Um profissional com certificação Green Belt é capaz de comprovar o seu conhecimento na utilização da metodologia Seis Sigma (ou Six Sigma) e consolidar o direcionamento a geração de resultados estratégicos para as empresas. 

Com a certificação Green Belt, o profissional dedica parte do seu tempo a atividades de melhoria contínua e execução de projetos Seis SigmaAlém disso, já sabemos que apenas um diploma superior não basta para o sucesso profissional, hoje em dia é preciso mais.

Uma das formas de acelerar este ingresso, conquistar uma promoção ou até mesmo alcançar um cargo melhor é através da formação em Lean Seis Sigma - que não é só para engenheiros, viu?

Caso você já tenha interesse nesta metodologia e deseja começar hoje mesmo o seu treinamento profissional, nós oferecemos um curso GRATUITO de White Belt em Lean Seis Sigma

Você aprenderá os conceitos básicos da metodologia, como usar mais de dez ferramentas práticas, como analisar e planejar melhoria de processos e muito mais!

Então não perca está oportunidade, comece agora mesmo o seu treinamento profissional. É só clicar no botão abaixo. 

 

 

Agora, para responder algumas dúvidas que muitos estudantes e profissionais se deparam ao decidir sobre a capacitação nesta inovadora metodologia de melhoria gerencial, eu vou contar para você as vantagens de ser um especialista Lean Seis Sigma e por que a certificação é tão importante. 

Vamos a imersão? 

 

Por que ser especialista Green Belt Six Sigma?


 

Antes de adotar a metodologia Seis Sigma em uma instituição é necessário ter pessoas capacitadas para coordenar, identificar as potenciais falhas e corrigi-las.

Além disso, para a compreensão dos resultados e o uso das ferramentas em projetos Lean é necessário um bom treinamento, que ofereça conteúdos teóricos e práticos. 

Pensando nisso, ser um profissional com certificação Green Belt abre portas para experiências enriquecedoras dentro de um novo projeto. Com a capacidade de liderar e executar projetos estratégicos de melhoria contínua

Abaixo vou listar para você cinco motivos que te ajudarão na tomada de decisão. 

 

Maior empregabilidade 

Como já foi dito, o mercado busca por profissionais com certificações que vão além das consideradas básicas para o mercado.

Sendo assim, ser um profissional capaz de reduzir custos e otimizar recursos deixa você no radar das melhores oportunidades - e a certificação Green Belt te ajuda com isso. 

 

Maiores salários 

A ASQ é líder em formação e certificação individual, que busca qualificar o profissional com o uso de ferramentas e conceitos de qualidade. 

Em 2014 eles afirmaram que um profissional Seis Sigma ganha 12% a mais que outros profissionais do mesmo ramo. Ou seja, ter uma certificação Green Belt ou em outra especialidade Lean Six Sigma te deixa na frente dos concorrentes. 

 

Diversificação de atuação

A metodologia Seis Sigma exige uma composição de profissionais certificados para formar a sua estrutura. Os tipos de profissionais e suas qualificações são diferenciadas por faixas. 

São elas: White Belts, Yellow Belts, Green Belts, Black Belts e Master Black Belt

Com uma certificação Seis Sigma você consegue atuar em diversas empresas e setores, pois a gama de conhecimento adquirido é bem ampla e prática. 

 

Diferencial curricular 

O mercado procura por profissionais competentes e capazes de gerenciar seus próprios projetos

Quem é identificado como um Green Belt consegue cumprir estes requisitos e passa a concorrer com as melhores oportunidades de trabalho. 

 

Credibilidade 

Já imaginou poder trabalhar em qualquer lugar do mundo? Com a certificação Green Belt esse sonho pode se tornar realidade. 

Devido a credibilidade das certificações Seis Sigma a sua capacitação pode ser útil mundialmente, com isso você tem acesso as melhores oportunidades de desenvolvimento e profissionalização. Muito bom né?!

Agora que você já conhece o diferencial de um especialista Green Belt Six Sigma, chegou a hora de listar os cinco motivos pelos quais a certificação Green Belt é hoje muito requisitada no mercado de trabalho.

Vem comigo!

 

1. É mais eficiente na execução de suas responsabilidades

 

Todo funcionário de uma empresa tem suas próprias tarefas rotineiras para cumprir, correto?

Executá-las com maior eficiência e objetividade é um dos benefícios na contratação de um profissional com a certificação Green Belt, já que este, além de possuir conhecimento e know-how sobre a função que exerce, também é capacitado para aplicar em suas atividades de trabalho inúmeras técnicas e ferramentas de melhoria contínua que lhe foram apresentadas no treinamento.
 

2. É um expert na resolução de problemas

 

Problemas surgem e são descobertos aos montes e, na maioria das vezes, até diariamente.

Se tratando de resolução de problemas, contratar um especialista com certificação Green Belt irá promover melhores resultados - tanto a curto, quanto a longo prazo, já que este profissional é treinado para tomar decisões sempre pautadas em fatos e dados e não em achismos e opiniões.

Isto é, quando surgir um problema com necessidade de resolução urgente, o Green Belt é treinado para interpretá-lo de forma clara, rápida e objetiva antes de tomar qualquer decisão. É somente com decisões coerentes no contexto em que está inserido que resultados mais eficazes são obtidos - e o problema, por sua vez, resolvido.


 

3. Desenvolve projetos de melhoria de desempenho em sua área

 

Se por um lado contratar um profissional de certificação Green Belt ajuda em maior eficiência na execução de suas atividades, pelo outro, também estimula maior eficácia na obtenção de desempenhos ainda mais elevados na área em que ele já ocupa. Ou seja, além ser eficiente na sua função, ele também possibilita o alcance de melhores resultados através de projetos de melhoria de desempenho nos processos do qual já faz parte.
 

4. Participa ativamente em projetos de melhoria multifuncionais

 

Além de desenvolver projetos de melhoria em sua própria área de atuação, o colaborador com a certificação Green Belt também é muitas vezes relacionado para participar em projetos de melhoria que compreendam também outros setores.

São vários os problemas e oportunidades de melhoria nos ambiente fabris e empresariais que necessitam ser resolvidos com mais cuidado e de forma mais estruturada, não é verdade?

Como deve saber, a maioria deles – senão em praticamente todos os casos, compreende não só um setor, mais vários.

Contar com pelo menos um Green Belt na equipe de resolução deste problema multifuncional estimula a geração de ideias e a adoção de práticas e ferramentas mais adequadas por toda a equipe.

As suas habilidades em enxergar todo o contexto que o problema abrange de modo prático e objetivo permite que os demais membros conheçam e discutam diferentes pontos de vista para tomarem juntos a melhor decisão.
 

5. É um potencial colaborador para crescer na companhia

 

Independente da função que o profissional de certificação Green Belt exerça na organização – seja ela de produção, processos, qualidade, planejamento ou até mesmo no financeiro, por contar com todos os benefícios anteriores ligados a sua competência profissional, ele é visto com bons olhos tanto pelos seus colegas, quanto pelos seus superiores por sempre estar entregando resultados rentáveis para a companhia.

Ao longo do tempo, realizando com consistência todas estas facilidades que possui, é difícil imaginar que quando surgir uma vaga em um nível superior o seu perfil não seja um dos escolhidos para concorrer, não é mesmo?
 

Green Belt em Lean Seis Sigma: quer se tornar um?

 

Se você chegou aqui é porque já passou pelos principais pontos que tratam as vantagens de ser um especialista Green Belt. Além disso, já deve ter concluído que essa certificação é muito requisitada no mercado de trabalho, não é mesmo?

Agora chegou o momento de se especializar e conquistar a sua certificação Green Belt.

Para isso, convido você a dar uma olhada no curso de Green Belt em Lean Seis Sigma aqui da Voitto. 

Com este curso você irá conhecer todos os princípios e fundamentos do Lean Seis Sigma, cada fase do método DMAIC e sua vasta gama de ferramentas, além de também descobrir como desenvolver o seu próprio projeto na empresa em que atua.

E aí, que tal se tornar um?

 

 

O que você achou do nosso artigo? Espero que tenha gostado! Não se esqueça de deixar seu comentário e compartilhar com o aquele seu amigo que está procurando uma nova especialização.