Alcançar o topo é sempre uma sensação prazerosa, não é mesmo? Seja o topo de uma escalada, a nota mais alta de uma prova, ser o melhor funcionário do mês, qualquer um desses eventos é uma realização pessoal para quem os alcança. E ser um Master Black Belt com certeza está entre essas sensações que nos trazem satisfação.

Ainda mais sabendo que a metodologia Seis Sigma está cada vez mais presente no mundo todo, em empresas gigantes como Ford, Toyota, dentre outras que eu poderia citar. Saber que você alcançou o grau máximo de uma metodologia de sucessos é altamente gratificante.

 

 

Com este guia você vai aprender o passo a passo para Certificação e tirar todas as suas dúvidas para obter uma certificações mais valorizadas pelo mercado profissional.

Quer saber quem são esses profissionais? Qual seu diferencial? Por que devo me tornar um Master Black Belt? Essas respostas não estarão sexta no Globo Repórter, mas sim neste artigo!


 

Quem são os Master Black Belts?

 

Os Master Black Belts são os especialistas na metodologia Seis Sigma responsáveis por aplicá-la dentro das organizações. São profissionais com conhecimento técnico de todas as ferramentas estatísticas, além de conhecimento em gestão, liderança e todo o processo de coaching.

Ele opera nos três níveis de uma organização, ou seja, estratégico, tático e operacional. Dentre as responsabilidades deste profissional, podemos destacar:

 

  • Desenvolver pelo menos um projeto por ano em uma área de interesse estratégico para o negócio;

  • Fornecer suporte metodológico aos Black Belts e Green Belts durante a execução dos projetos;

  • Treinar os Yellow Belts e White Belts e, para algumas empresas, os Green Belts e Black Belts;

  • Monitorar a performance e gerenciar as atividades do programa Lean Six Sigma na empresa;

  • Participar das reuniões executivas para apresentação de projetos Lean Seis Sigma aos Sponsors;

  • Participar de reuniões das equipes de projetos com os Champions;

  • Auxiliar os Sponsors e Champions na seleção de projetos e de candidatos a Black Belts e Green Belts.

 

Qual a diferença entre o Black Belt e o Master Black Belt?

 

A diferença está principalmente no conhecimento de gestão, e na relação com a alta administração. O Black Belt é um aplicador da metodologia Seis Sigma, um profundo conhecedor das ferramentas estatísticas, responsável por liderar projetos que envolvem mais de uma área.

Já o Master Black Belt é um profissional voltado para um nível mais estratégico, ainda que opere em todos os níveis. Possui conhecimento estatístico mais profundo do que os Black Belts, e além disso, precisa saber liderar equipes maiores, lidar com a alta administração da empresa e mentorear os Belts durante a execução de projetos.

 

Por que devo me tornar um Master Black Belt?

 

Creio que as responsabilidades acima deixam claro o papel do Master Black Belt dentro das organizações. Ele é o cérebro de toda cultura Seis Sigma em uma empresa, precisando sempre pensar no gerenciamento de mudanças durante a implantação da melhoria de processos.

Um profissional capaz de receber e lidar com tanta responsabilidade é altamente visado pelas empresas, pois são capazes de gerar grandes resultados, através de sua visão clínica para identificar pontos de melhoria dentro de uma organização.

Além disso, tornando-se um Master Black Belt você adquire conhecimento sobre liderança, aprende como montar uma boa equipe de melhoria, como obter excelência operacional e quais são as novas tecnologias do mercados, pois precisa estar sempre estudando para se manter atualizado.

 

Como posso me tornar um Master Black Belt?

 

Existem dois caminhos que você pode seguir rumo a se tornar esse tipo de profissional. O primeiro é o famoso caminho hierárquico que sempre existe dentro das organizações. Ou seja, se você for Black Belt, tiver 2 anos ou mais de experiências, conhecimento de gestão, liderança e domínio das ferramentas Seis Sigma, você pode alcançar esse patamar.

O outro caminho é o Pacote Especialista Master Black Belt! Nele você vai aprender o papel do Master Black Belt numa organização, como implantar e gerenciar um programa Lean Seis Sigma, tudo sobre a visão financeira que esse profissional precisa ter e a atuação do MBB como líder Coach.

 

Preciso aplicar um projeto para ser especialista Master Black Belt?

 

A resposta é sim! Porém, se serão 3 projetos ou apenas 1, depende do seu nível atual. Como assim? Para se tornar um Especialista Green Belt, você precisa aplicar um projeto. Para se especialista Black, você precisa aplicar 2 projetos, sendo que o de Green pode contar como um projeto.

Ou seja, se você já for um Especialista Black, precisará aplicar somente um projeto para tornar-se especialista Master. Porém, se não tiver nenhum certificado de especialista, precisará aplicar 3 projetos.

Na Voitto nós disponibilizamos um Projeto Prático Aplicado na Área de Serviços e um Projeto Prático Aplicado na área Industrial. Eles servem para obtenção do certificado de Especialista Green e Black.

Porém, como entendemos que o certificado de Especialista Master é o ápice dessa metodologia, ao se inscrever no pacote você receberá o direito a se certificar especialista Master Black Belt, entretanto, terá que aplicar um projeto dentro de uma organização, e ao final enviar para nossa equipe validar, sem nenhum custo a mais.

Então não perca mais tempo e se inscreva agora para começar sua jornada rumo ao topo.