O que é Master Black Belt?
Quais são as responsabilidades de um Master Black Belt?
Qual a diferença entre o Black Belt e o Master Black Belt?
Por que devo me tornar um Master Black Belt?
Como se tornar um Master Black Belt?
Preciso aplicar um projeto para ser Especialista Master Black Belt?
Entenda tudo sobre o Lean Seis Sigma!

Torne-se um Master Black Belt e alcance o cargo mais alto da metodologia Seis Sigma

Aprenda, neste artigo, a diferença do Master Black Belt para o Black Belt e o porquê de você precisar se tornar um especialista na metodologia Lean Seis Sigma!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Torne-se um Master Black Belt e alcance o cargo mais alto da metodologia Seis Sigma

O Master Black Belt é um profissional com uma formação completa sobre metodologias de qualidade, como o Lean Seis Sigma, que tem como principal objetivo a redução de desperdícios e variações e a otimização de processos.

Além disso, um Master Black Belt possui uma visão estratégica abrangente, sendo capaz de identificar oportunidades de melhoria, estabelecer metas desafiadoras e liderar grandes equipes multifuncionais.

O termo "Black Belt" é proveniente das artes marciais, onde a cor preta representa o mais alto nível de maestria. Logo, podemos resumir que o Master Black Belt é o profissional que atingiu um alto nível de conhecimento e habilidade de liderança e projetos.

Se você deseja entender o percurso para também se tornar um faixa preta na área, continue a leitura do nosso artigo! Abordaremos a seguir: i

  • O que é Master Black Belt?
  • Quais são as responsabilidades de um Master Black Belt?
  • Qual a diferença entre o Black Belt e o Master Black Belt?
  • Por que devo me tornar um Master Black Belt?
  • Como se tornar um Master Black Belt?
  • Preciso aplicar um projeto para ser Especialista Master Black Belt?

Vamos lá?

O que é Master Black Belt?

Master Black Belt é a certificação mais alta da metodologia Six Sigma!

Os Master Black Belts são os especialistas na metodologia Seis Sigmaresponsáveis por aplicá-la dentro das organizações. São profissionais com conhecimento técnico de todas as ferramentas estatísticas, além de habilidades em gestão, liderança e todo o processo de coaching.

Além disso, um Master Black Belt desempenha um papel crucial na promoção da excelência operacional e no alcance de resultados excepcionais.

Afinal, ele opera nos três níveis de uma organização: estratégico, tático e operacional.

Quais são as responsabilidades de um Master Black Belt?

As responsabilidades do Master Black Belt são:

  • Desenvolver pelo menos um projeto por ano em uma área de interesse estratégico para o negócio;
  • Fornecer suporte metodológico aos Black Belts e Green Belts durante a execução dos projetos;
  • Treinar os Yellow Belts e White Beltse, para algumas empresas, os Green Belts e Black Belts;
  • Monitorar a performance e gerenciar as atividades do programa Lean Six Sigma na empresa;
  • Participar das reuniões executivas para apresentação de projetos Lean Seis Sigma aos Sponsors;
  • Participar de reuniões das equipes de projetos com os Champions;
  • Auxiliar os Sponsors e Champions na seleção de projetos e de candidatos a Black Belts e Green Belts.

Qual a diferença entre o Black Belt e o Master Black Belt?

A diferença entre o Black Belt e o Master Black Belt está principalmente no conhecimento de gestão e na relação com a alta administração.

O Black Belt é um aplicador da metodologia Seis Sigma e um profundo conhecedor das ferramentas estatísticas, responsável por liderar projetos que envolvem mais de uma área.

Já o Master Black Belt (MBB) é um profissional voltado para um nível mais estratégico, ainda que opere em todos os níveis.

O Master Black Belt possui conhecimento estatístico mais profundo do que o Black Belt e, além disso, precisa saber liderar equipes maiores, lidar com a alta administração da empresa e prestar mentorias aos Belts durante a execução de projetos.

Por que devo me tornar um Master Black Belt?

Tornar-se um Master Black Belt não é uma tarefa fácil, mas acarretará em grandes resultados. O Master Black é o "cérebro" de toda cultura Seis Sigma em uma empresa, precisando sempre pensar no gerenciamento de mudanças durante a implantação da melhoria de processos.

Um profissional capaz de receber e lidar com tanta responsabilidade é altamente visado pelas empresas, pois é capaz de gerar, por meio de sua visão cíclica,  pontos de melhoria dentro de uma organização.

Além disso, tornando-se um Master Black Belt, você adquire conhecimento sobre liderança, aprende como montar uma boa equipe de melhoria, como obter excelência operacional e quais são as novas tecnologias do mercados, pois precisa estar sempre estudando para se manter atualizado.

Como se tornar um Master Black Belt?

Para se tornar um Master Black Belt você pode seguir dois caminhos: o primeiro é a famosa hierarquia. Se você for Black Belt e tiver 2 anos ou mais de experiências, conhecimento de gestão, liderança e domínio das ferramentas Seis Sigma, você pode alcançar esse patamar.

O outro caminho é por meio do Pacote Especialista Master Black Beltda Voitto! Nele você aprende sobre o papel do Master Black Belt em uma organização, como implantar e gerenciar um programa Lean Seis Sigma, a visão financeira que esse profissional precisa ter e a atuação do MBB como líder coach.

Preciso aplicar um projeto para ser Especialista Master Black Belt?

Sim, você precisa aplicar um projeto para ser Especialista Master Black Belt. Porém, se serão 3 projetos ou apenas 1, depende do seu nível atual.

Como assim? Para se tornar um Especialista Green Belt, você precisa aplicar um projeto. Para ser especialista Black, você precisa aplicar 2 projetos, sendo que o de Green pode contar como um projeto.

Ou seja, se você já for um Especialista Black, precisará aplicar somente um projeto para se tornar Especialista Master Belt. Porém, se não tiver nenhum certificado de especialista, precisará aplicar 3 projetos.

Na Voitto disponibilizamos um Projeto Prático Aplicado na Área de Serviçose um Projeto Prático Aplicado na área Industrial. Eles servem para obtenção do certificado de Especialista Green e Black.

Porém, como entendemos que o certificado de Especialista Master é o ápice dessa metodologia, ao se inscrever no pacote você receberá o direito de se certificar como especialista Master Black Belt.

Contudo, terá que aplicar um projeto dentro de uma organização e, ao final, enviar para nossa equipe validar, sem nenhum custo a mais.

Entenda tudo sobre o Lean Seis Sigma!

Deseja alcançar o maior nível de especialização na metodologia Lean Seis Sigma? Então descubra os principais segredos das empresas de sucesso com o nosso e-book Guia Definitivo Lean Seis Sigma!

Saiba como melhorar a eficiência dos processos, reduzir custos e desperdícios e aumentar a satisfação dos consumidores com ferramentas para impulsionar a produtividade e a qualidade.

Torne-se o profissional que o mercado deseja! Baixe gratuitamente o e-book e comece já a sua jornada pela metodologia mais utilizada nas indústrias!

E-book Guia Definitivo Lean Seis Sigma

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

certificacao seis sigma

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Guia Para Certificação Especialista Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.