O que é Certificação Six Sigma?
O que é a Certificação Green Belt e Black Belt?
Como tirar a Certificação Six Sigma?
Passo a passo de como se tornar um Especialista Black Belt
Potencialize a eficiência e qualidade dos processos de sua empresa!
5 motivos para você buscar a Certificação Six Sigma
Qual o preço da Certificação Six Sigma?
Continue aprendendo sobre o Lean Seis Sigma!

Descubra 5 razões pelas quais é vantajoso buscar uma Certificação Six Sigma!

Veja como uma Certificação Six Sigma pode te ajudar a alavancar sua carreira, além de te capacitar para liderar projetos estratégicos em sua empresa!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra 5 razões pelas quais é vantajoso buscar uma Certificação Six Sigma!

A Certificação Six Sigma é um processo que valida o conhecimento e as habilidades de um profissional nas metodologias e ferramentas do Six Sigma.

Na era do conhecimento, a Certificação Six Sigma ganha destaque! A busca por capacitação torna-se uma sábia estratégia por dois motivos claros:

  • Atua diretamente no ativo mais importante e estratégico que você pode possuir: seu conhecimento.
  • Atua diretamente no ativo mais importante e estratégico que sua empresa pode possuir: seu conhecimento.

Sim, o conhecimento se tornou o ativo mais importante de uma pessoa/organização.

Os colaboradores são, de fato, o grande diferencial das empresas. Afinal, máquinas não desenvolvem empresas de sucesso!

Apenas pessoas são capazes de inovar, de analisar criticamente e melhorar processos.

Assim, cada vez mais, grandes empresas estão investindo na capacitação e desenvolvimento intensivo de sua mão de obra.

E você, quer se tornar um profissional desejado no mercado de trabalho, mas ainda está com dúvidas sobre o porquê buscar uma certificação Lean Six Sigma? Fique neste artigo que você verá:

  • O que é Certificação Six Sigma?
  • O que é a Certificação Green Belt e Black Belt?
  • Como tirar a Certificação Six Sigma?
  • Passo a passo de como se tornar um Especialista Black Belt;
  • 5 motivos para você buscar a Certificação Six Sigma;
  • Qual o preço da Certificação Six Sigma?

O que é Certificação Six Sigma?

A Certificação Six Sigma é concedida àqueles profissionais que têm certificado que realizaram treinamento de Green Belt ou Black Belt e que lideraram a execução de um projeto de melhoria com base nos princípios dessa metodologia.

Para conquistar a certificação, é preciso executar e apresentar um projeto Lean Seis Sigma que, caso aprovado por avaliadores, resultará na sua certificação e em um enorme diferencial no seu currículo!

O que é a Certificação Green Belt e Black Belt?

Dentro da metodologia Lean Seis Sigma, temos alguns níveis, sendo eles:

Neste tópico, iremos te mostrar o que é a certificação Green Belt e Black Belt em Lean Seis Sigma.

Certificação Seis Sigma Green Belt

Para que serve o curso de Green Belt?

A certificação Green Belt, em geral, é buscada por administradores e engenheiros a nível de supervisão, os quais dedicam, em média, 20 a 30% de seu tempo a atividades de melhoria contínua e execução de projetos Seis Sigma, respondendo hierarquicamente a seu superior imediato.

Certificação Seis Sigma Black Belt 

Já a certificação Lean Seis Sigma Black Belt corresponde ao nível voltado para profissionais com cargo efetivo na hierarquia da empresa, respondendo diretamente ou indiretamente ao Master Black Belt (MBB).

Eles também estão ligados à área de gestão da organização e disponibilizam, de preferência, 100% de seu tempo ao programa Seis Sigma. Trabalham principalmente na execução e no monitoramento de projetos.

Como tirar a Certificação Six Sigma?

O primeiro passo para obter a sua certificação é a capacitação. Realizando o treinamento Green Belt ou Black Belt em Lean Seis Sigma, você receberá o certificado de participação e poderá dar início ao desenvolvimento do seu projeto (indispensável para conquistar a certificação).

São considerados Especialistas os profissionais que primeiro realizaram o treinamento - adquiriram conhecimentos necessários sobre a metodologia - e que, posteriormente, lideraram a execução de um projeto de melhoria utilizando os princípios Lean Seis Sigma.

Passo a passo de como se tornar um Especialista Black Belt

Ainda está com dúvidas? Então veja o passo a passo abaixo de como chegar a ser um Especialista Black Belt:

  • Passo 01: Realizar capacitação Lean Seis Sigma Green Belt ou Black Belt;
  • Passo 02: Execução do primeiro projeto de melhoria (Green Belt);
  • Passo 03: Submissão do primeiro projeto realizado (Green Belt);
  • Passo 04: Emissão do certificado de especialista em Lean Seis Sigma Green Belt;
  • Passo 05: Execução do segundo projeto de melhoria (Black Belt);
  • Passo 06: Submissão do segundo projeto de melhoria (Black Belt);
  • Passo 07: Emissão do certificado de especialista em Lean Seis Sigma Black Belt.

Após a submissão e aprovação do seu projeto Lean Seis Sigma, de acordo com os requisitos e padrões de certificação, você receberá o título de Especialista Lean Seis Sigma Green Belt ou Especialista Lean Seis Sigma Black Belt.

Especialista Lean Seis Sigma Green Belt e Especialista Lean Seis Sigma Black Belt

Potencialize a eficiência e qualidade dos processos de sua empresa!

Você quer se aprofundar no mundo do Lean Seis Sigma e descobrir como impulsionar a eficiência e qualidade dos processos em sua organização?

Não perca a oportunidade de baixar o ebook Guia Definitivo do Lean Seis Sigma da Voitto. Este ebook abrangente e repleto de conhecimentos valiosos irá fornecer insights sobre ferramentas e estratégias do Lean Seis Sigma.

Aprenda a identificar e eliminar desperdícios, reduzir variações e melhorar a produtividade em sua empresa.

Clique na imagem abaixo e baixe o ebook gratuitamente hoje mesmo!

Banner do ebook Guia Definitivo do Lean Seis Sigma.


Para que você fique ainda mais confiante sobre a escolha de ter uma certificação seis sigma, separei 5 motivos! Veja no próximo tópico.

5 motivos para você buscar a Certificação Six Sigma

O Seis Sigma valoriza o capital humano da empresa e promove o engajamento de colaboradores na busca do que realmente importa: RESULTADOS! Essa é a grande sacada.

A partir do entendimento dos desafios estratégicos, cada um compreende sua contribuição no processo e é estimulado a gerar resultados diretos na performance da empresa.

Pessoas de sucesso constroem empresas de sucesso. Então, nada melhor do que investir pesado na capacitação dos funcionários de uma empresa.

Vamos entender então os 5 Motivos Básicos para você buscar a Certificação Six Sigma:

1- Aumento da empregabilidade

A busca de profissionais para a certificação de projetos tem se tornado ainda maior em tempos de crise e a razão é simples: neste momento as empresas buscam profissionais capazes de reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar resultados.

Com os conhecimentos de um curso Green Belt ou Black Belt em mãos, você estará frente aos concorrentes do mercado de trabalho. Isso fará de você o profissional desejado por qualquer empresa!

2- Conquista de maiores salários 

Uma pesquisa feita pela ASQ em 2014 afirmou que um profissional Seis Sigma ganham 12% a mais que outros profissionais do mesmo ramo.

Em estudos recentes, foi possível perceber que os candidatos com certificação Black Belt possuem uma média salarialentre 15% e 20% maiordo que profissionais não certificados.

Isso é facilmente explicado pela escassez desse tipo de conhecimento entre candidatos a vagas de emprego e pelo retorno que esse profissional é capaz de trazer para a empresa.

Viu como investir em você nunca é caro? Com um pequeno investimento inicial você irá colher inúmeros frutos no futuro.

3- Maior versatilidade de atuação

O Green Belt ou Black Belt tem um amplo leque de atuação profissional já que o Seis Sigma permite atuação nas mais diversas empresas e setores.

Sendo usado em qualquer processo industrial ou administrativo, esse profissional terá o objetivo de:

  • Aumentar a produtividade de um processo de manufatura; 
  • Diminuir o tempo de ciclo de uma determinada atividade; 
  • Melhorar o fluxo de caixa da companhia; 
  • Diminuir os custos variáveis;  
  • Entregar o produto ou serviço dentro do prazo acordado.

4- Desenvolvimento de habilidades analíticas

Por meio de um bom curso de Lean Seis Sigma, você será capaz de desenvolver suas habilidades analíticas, fazendo com que você esteja muito mais preparado para resolver problemas dos mais diversos tipos.

Além do mencionado, você será capaz de otimizar os processos de qualquer tipo de empresa e alinhar seu time a partir das ferramentas do Lean Inception.

5- Capacidade de liderar projetos

Com uma capacitação Green Belt ou Black Belt, você desenvolve suas habilidades de liderança, sendo capaz de realizar mudanças e melhorias de processos. Você terá a real noção de quais mudanças geram os maiores resultados para sua empresa. Muito legal, não é mesmo?

Qual o preço da Certificação Six Sigma?

O preço da certificação Six Sigma pode variar dependendo de diversos fatores, como o nível de certificação (por exemplo, Yellow Belt, Green Belt, Black Belt), a instituição ou organização que oferece o programa de certificação e o local geográfico.

Os custos envolvidos na obtenção da certificação incluem taxas de inscrição, custos de treinamento e materiais de estudo, além de eventuais taxas de exame.

O treinamento pode ser realizado presencialmente ou online, e os preços podem variar de acordo com a duração e a abrangência do curso.

Continue aprendendo sobre o Lean Seis Sigma!

Você está interessado em descobrir o que é Lean Seis Sigma e como essa metodologia pode impulsionar a eficiência e qualidade dos processos em sua organização?

Então não perca a chance de baixar o ebook "O Que é Lean Seis Sigma?" da Voitto. Neste ebook informativo, você irá explorar os conceitos fundamentais do Lean Seis Sigma e como ele pode revolucionar sua empresa.

Clique na imagem abaixo agora mesmo e faça o download do ebook "O Que é Lean Seis Sigma?" gratuitamente!

Banner do ebook O que é e como funciona o Seis Sigma?

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

certificacao seis sigma

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Guia Para Certificação Especialista Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.