O que é um “Bom Currículo”?
Dicas de como fazer um bom currículo
Como fazer um bom currículo para o primeiro emprego?
Erros mais comuns no currículo
Aprenda o passo a passo de como fazer um bom currículo
Seja aprovado em seu próximo processo seletivo!

Você como fazer um Bom Currículo para chamar a atenção dos recrutadores? Aprenda aqui

Entenda, neste artigo, como acelerar sua entrada no mercado de trabalho aprendendo como fazer um Bom Currículo que destaque seu potencial para a vaga!

Mateus Carpanez
Por: Mateus Carpanez
Você como fazer um Bom Currículo para chamar a atenção dos recrutadores? Aprenda aqui

Um bom currículo é um documento bem organizado, claro e objetivo que apresenta suas habilidades, experiências e qualificações de forma atrativa para o empregador em potencial. Ele deve destacar as informações mais relevantes e ser adaptado para cada vaga desejada.

Você já se perguntou sobrecomo fazer um bom currículo? Você ou um conhecido já devem ter se candidatado a alguma vaga e não ter tido retorno, acertei? O motivo pode ter sido a forma que você se apresentou.

Seis segundos. Esse é o tempo médio que um recrutador demora para saber se um currículo deve ser mantido ou descartado. Então, o que você pode fazer para chamar atenção nesse curto tempo? Você irá descobrir que isso não é um bicho de sete cabeças.

O currículo é como um cartão de visita, saber fazê-lo é um diferencial.

Por isso, selecionamos algumas dicas para descomplicar as formas de como fazer um bom currículo. Fizemos, também, um resumo de como seria um currículo ideal. Esperamos que assim você alcance o lugar de destaque tão desejado.

Nesse artigo você aprenderá sobre:

  • O que é um “Bom Currículo”?
  • Dicas de como fazer um bom currículo;
  • Como fazer um bom currículo para o primeiro emprego?
  • Erros mais comuns no currículo;
  • Aprenda o passo a passo de como fazer um bom currículo.

O que é um “Bom Currículo”?

Um bom currículo é aquele que apresenta de forma clara e objetiva as informações mais relevantes para o recrutador sobre o perfil e experiência profissional do candidato.

Ele deve ser organizado, limpo, sem erros de ortografia e gramática, e deve destacar as habilidades e competências que mais se adequem à vaga em questão.

Além disso, o currículo deve ser personalizado para cada vaga, evitando informações desnecessárias e irrelevantes. É importante lembrar que o currículo é a primeira impressão que o recrutador terá de você, por isso é fundamental que ele seja atrativo e bem elaborado.

Currículo ou Curriculum? Qual o certo?

Ambas as formas estão corretas e são utilizadas, mas o termo mais utilizado no Brasil é "currículo".

A palavra curriculum vem do latim e geralmente é utilizada com a palavra vitae, o que, em um tradução livre, seria “o curso da vida” ou “trajetória de vida”.

Dicas de como fazer um bom currículo

Agora que você já sabe o que é um bom currículo, veja nossas dicas de como fazer um!

1. Seja sincero!

Antes de começar a falar sobre como ter um bom currículo, tenha uma coisa em mente: Ninguém quer contratar uma pessoa desonesta, os recrutadores são treinados para "pegar" essas mentiras.

As informações cadastradas no seu currículo serão alvo de perguntas durante uma provável entrevista, não só por pessoas do RH, mas também por pessoas com conhecimento técnico da área.

Não há vantagens em adicionar competências que você não possui, afinal, caso entre na vaga, será esperado que você desempenhe essas competências descritas.

Algumas empresas pedem as certificações das informações na etapa de admissão, portanto, no caso de não possuir o certificado de um curso ou de um workshop o ideal é não colocar no currículo.

Caso queira saber mais sobre a postura esperada por um (futuro) colaborador, leia nosso artigo: Saiba o que é a Ética Profissional e a importância dela no ambiente de trabalho.

2. Selecione as informações que entrarão no currículo

Seu currículo não será o resumo da sua vida

Seu currículo deve ser um documento direto. Os recrutadores de grandes empresas precisam analisar dezenas, ou até centenas, de currículos por dia, um currículo disperso, genérico ou vago não é nada atraente.

A objetividade ajuda o recrutador a achar as respostas o mais rápido possível.

Busque focar nas informações importantes para a vaga desejada

Por exemplo: Uma descrição das suas experiências com linguagens de programação é importante para uma vaga de TI, mas se tornam pouco atrativas para uma vaga comercial.

Não possuir um currículo genérico também é importante para se destacar. Mesmo para disputar cargos parecidos, as empresas valorizam coisas diferentes.

Empreendedorismo, inovaçãoe trabalho voluntário são exemplos de competências buscadas por algumas empresas que podem não ser tão valorizadas em outras. Sempre pesquise sobre o local que você está se candidatando à vaga.

Dica: Possua currículos personalizados para diferentes vagas, é interessante também adequar seu currículo à empresa desejada, sempre pensando em quais são as habilidades para o cargo.


Curiosidade! Os recrutadores buscam palavras-chaves no seu currículo, certo? Se você entrar no site Mapa de Carreirae digitar o seu cargo desejado, você terá acesso às palavras-chaves relacionadas e desejadas pelas empresas nessa função :)

3. Boa apresentação visual

Minimalismo na construção do currículo destaca sua organização e objetividade. Para não errar, os recrutadores recomendam apostar em papel branco, fontes clássicas e formatação simples.

Recursos gráficos para enfeitar o currículo, bordas e efeitos são dispensáveis. Um currículo bem organizado e formatado facilita a compreensão do recrutador.

Atente-se, também, para como você vai descrever suas competências, é esperada uma descrição formal, mas sem ser rebuscado. O objetivo é ser simples de entender.

Existe a forma certa e a forma errada de chamar atenção. Não procure chamar a atenção visualmente, a não ser em áreas criativas como design. Há como fazer um currículo bom e simples.

Uma das melhores maneiras de chamar atenção de forma assertiva, transmitindo uma boa impressão para o recrutador, é investindo no seu personal branding.

Quer saber as vantagens e as principais dicas para praticar a sua marca pessoal? Então inscreva-se no nosso Workshop Personal Branding!

Banner do Workshop Personal Branding.

4. Liste suas experiências profissionais

Talvez esse é o momento mais importante de como fazer um bom currículo, então trate-o com um carinho especial. Uma maneira organizada é listar suas experiências das mais recentes para as mais antigas.

Os dados que não podem faltar são:

- Nome da empresa;

- Período de permanência;

- Cargo ocupado e função desempenhada;

- Breve descrição das atividades realizadas na empresa (não passar de três linhas);

- Principais resultados que conquistou (diferencial).

Caso as informações fiquem muito extensas, não se esqueça das dicas anteriores, experiências fora da área de atuação da vaga desejada não são muito sedutoras. Priorize, no máximo, as quatro mais relevantes.

Quer fazer brilhar os olhos do recrutador? Mostre que você fez diferença pelas empresas que passou. Foque em resultados baseados em fatos. Você pode deixar isso bem claro respondendo brevemente algumas perguntas:

  • Como você fez a diferença? 
  • Quais projetos que você participou? 
  • Quais foram os resultados desses projetos?

5. Lembre-se de informações importantes

Não se esqueça de falar sobre a sua formação, de onde estuda ou estudou, quando começou e quando acabou ou vai acabar. Outros cursos também são bem-vindos, caso relacionados com a vaga.

Com a globalização, cursos de idiomas são muito importantes, mesmo para vagas em empresas nacionais. Colocar o nível de proficiência em uma língua estrangeira também é interessante, ainda que subjetivo. Coloque seu intercâmbio.

Dica: É esperado de profissionais jovens que eles estejam atualizados, portanto, a participação em eventos profissionais e workshops são um diferencial.

Como fazer um bom currículo para o primeiro emprego?

Não tenho experiências, e agora? Como fazer um bom currículo com pouca experiência? Calma. Todo mundo passou pela etapa do primeiro emprego, há como fazer um bom currículo mesmo assim. O importante aqui é mostrar sua iniciativa e proatividade, sua vontade de aprender.

Destaque o estágio que fez, caso tenha. Trabalhos voluntários também contam muito nessa hora, seja em empresas juniores, diretório acadêmico, equipes de competição ou segmentos estudantis.

O importante é passar os projetos que você participou e o alcance que eles atingiram.

Erros mais comuns no currículo

Tão importante quanto acertar, é não errar. Quer fazer um currículo bem elaborado? Então, não caia nessas "pegadinhas" a seguir:

- A primeira informação importante do currículo deve ser seu nome;

- Esqueça as fotos, a menos que pedido pela empresa. Caso necessário opte por fotos simples e profissionais (estilo 3x4);

- Dados pessoais excessivos. Se necessário, a empresa pedirá o número dos seus documentos;

- Revise seu texto. Cuidado com erros de português, é interessante pedir para alguém revisar por você.

Aprenda o passo a passo de como fazer um bom currículo

Deu para entender tudo? É muita coisa para assimilar? Resumi para você a estrutura de como fazer um bom currículo!

Informações pessoais

-Nome, endereço, telefone e e-mail;

- Informações como estado civil ou número de filhos só são relevantes em caso de vagas com necessidade de viagens ou mudança;

- Não é necessário número de documentos.

Objetivo

- Para qual função você está se candidatando?

Formação

-Seus cursos, sem esquecer da instituição e da data, começando do mais recente.

Qualificações

- Escreva o que você sabe fazer e softwares que você sabe utilizar.

Experiências profissionais

- Cite o nome da empresa, data de início, saída e seu cargo;

- Cite as principais atividades desempenhadas, o que você realizou na empresa (máximo de três linhas);

- Coloque sobre seus resultados/conquistas

Idiomas

- Cite os idiomas e sua proficiência.

Informações adicionais

- Aqui vai o que você achar relevante: Prêmios, intercâmbios, trabalhos voluntários...

Quer ver um exemplo de como fazer um bom currículo? Tenha a imagem abaixo como base para fazer o seu.

Exemplo de Currículo.

Aprendeu como fazer um bom currículo? Agora é só colocar a mão na massa e fazer o seu! Mas não vá achando que será fácil, ok? Você precisa "quebrar a cabeça" para montar seu bom currículo. Separe algumas horas do seu dia, em um ambiente tranquilo e silencioso.

Dica! Se você está buscando modelos de currículos prontos para editar e usar, veja as sugestões do site Canvas.

Lembrando que o currículo é só a primeira etapa da jornada para a conquista de sua vaga no mercado.

Se você quer aprender a se dar bem nas outras etapas como dinâmica de grupo e entrevista, leia nossos artigos sobre processo seletivo:

Seja aprovado em seu próximo processo seletivo!

Agora que você já sabe as principais estratégias de como fazer um bom currículo, que tal aprender mais sobre um processo seletivo?

Muitas pessoas podem pensar que um processo seletivo baseia-se apenas em enviar o currículo para a empresa, mas não é bem assim…

O processo seletivo pode variar de acordo com a empresa e vaga que você está se candidatando. E é extremamente importante que você esteja preparado para qualquer etapa que surja após a seleção de seu currículo.

Confira a videoaula Principais perguntas de uma entrevista de processo seletivo que estamos disponibilizando gratuitamente do curso de "Como ter sucesso em processos seletivos", ministrado pela consultora Carol Portilho, e se prepare para a entrevista de um processo seletivo de emprego, estágio ou trainee. Clique aqui e assista agora!

Videoaula Principais perguntas de uma entrevista de processo seletivo, assista agora!

Mateus Carpanez

Mateus Carpanez

Estudante de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificado em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Entusiasta na área de desenvolvimento pessoal. Estagiário na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

ebook curriculo do papel ao linkedin

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Currículo: Do Papel Ao Linkedin

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.