O que é Intercâmbio?
Por que é importante fazer Intercâmbio?
Quais os tipos de Intercâmbio?
Quais as melhores agências de Intercâmbio?
Documentos necessários para o Intercâmbio
Como fazer Intercâmbio?
Quero conhecer o mundo!

Quer aperfeiçoar o idioma e enriquecer o currículo? Viva a experiência de um Intercâmbio!

Já pensou em passar um período fora do país vivendo trocas culturais e aprendendo um novo idioma? Leia nosso artigo e sane suas dúvidas acerca do Intercâmbio!

Aléxia Fontes
Por: Aléxia Fontes
Quer aperfeiçoar o idioma e enriquecer o currículo? Viva a experiência de um Intercâmbio!

O intercâmbio é uma atividade de troca de culturas, sendo assim, é um ótimo jeito de adquirir experiências. Existem diversas modalidades e destinos para que você possa enriquecer seu currículo e ainda aperfeiçoar o idioma desejado.

Porém, morar em outro país por um período significativo, seja para estudar, trabalhar ou apenas passear, pode ser algo bem trabalhoso. São muitos detalhes que requerem um planejamento bem completo!

Sendo assim, separei algumas informações que você deve saber antes de fazer um intercâmbio. Nesse artigo você aprenderá:

  • O que é Intercâmbio?
  • Por que é importante fazer Intercâmbio?
  • Quais os tipos de Intercâmbio?
  • Quais as melhores empresas ou agências de Intercâmbio?
  • Documentos necessários para o Intercâmbio
  • Como fazer Intercâmbio?

O que é Intercâmbio?

Intercâmbio é uma viagem cujo intuito do estudante é aperfeiçoar idiomas e ter novas experiências culturais. O chamado intercâmbio de conhecimento.

Anteriormente, o intercâmbio era realizado quando dois estudantes trocavam de país um com o outro para vivenciar a outra cultura. Hoje, não necessariamente precisa haver troca entre intercambistas.

Entretanto, mantém-se a proposta de promover um maior conhecimento e desenvolvimento pessoal após a vivência como intercambista.

Por que é importante fazer Intercâmbio?

Fazer um intercâmbio tem importância a nível pessoal e profissional do intercambista. Veja alguns benefícios:

Quais os tipos de Intercâmbio?

Antes de sair do país, é preciso saber qual objetivo você está buscando. No geral, as empresas oferecem um planejamento diferente para cada programa de intercâmbio, visto que a documentação muda e os custos se modificam.

Por isso, um dos pilares a se levar em conta ao pensar sobre o tipo de intercâmbio que deseja fazer é saber se você está se organizando o suficiente financeiramente.

Se você quer aprender como gerir melhor seu dinheiro, de forma a pagar os gastos mensais e ainda ser possível ter um valor destinado a realizar o seu sonho de intercâmbio, inscreva-se já no nosso Curso de Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira.

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

Cursos de idiomas

Os cursos de idiomas nos países nativos da língua que você deseja aprender, obviamente, proporcionam mais experiências e um aprendizado mais rico. Logo, o primeiro passo é escolher qual língua você deseja aprender ou aperfeiçoar. Conhecer uma língua diferente da sua é um importante aspecto do lifelong learning.

Com ajuda da empresa escolhida para auxiliar no intercâmbio, você tem acesso às melhores instituições de ensino de línguas em todo mundo. Nesse ponto, você também precisa conciliar a escolha da instituição com o país onde deseja aprender o idioma.

Também é importante ter em vista em quanto tempo o curso é oferecido, pois precisa estar dentro do seu orçamento! Você pode optar por cursos intensivos, básicos ou avançados.

Além da língua em si, há a possibilidade de fazer cursos voltados para conhecimentos específicos, que ajudem na sua carreira e no idioma desejado.

High School/Ensino Médio

A possibilidade de pode abrir muitas portas nas melhores universidades do mundo! Além de vivenciar o dia a dia das escolas e a cultura local, você terá acesso a à uma educação de qualidade enquanto aperfeiçoa seu aprendizado no idioma.

Mais uma vez, a empresa responsável por fazer seu planejamento indicará as melhores escolas, sendo públicas ou particulares, nos países disponíveis para esta modalidade.

Universidade: Graduação e Pós-graduação

A realização de um intercâmbio de graduação ou pós-graduação depende da universidade onde você deseja estudar. Cada uma delas possui um processo seletivo diferente e exige documentos específicos.

Algumas delas permitem a matrícula de acordo com a aprovação em exames de proficiência em inglês, como o TOEFL. Muitas ainda oferecem alguns meses de aulas do idioma antes do início das aulas.

Se você já iniciou uma graduação no Brasil, é interessante procurar o departamento responsável pelos intercâmbios da sua universidade, já que muitas vezes as instituições possuem convênios e parcerias.

Estágio

Se deseja realizar um intercâmbio de estágio no exterior, realmente o mais indicado é procurar uma agência especializada. Pois, nesse caso, o acesso à empresas que contratam estagiários de outro países é feito justamente através desses canais.

Esta modalidade é indicada para estudantes universitários ou profissionais formados que desejam dar um upgrade no currículo e/ou adquirir experiências no seu ramo para conquistar as melhores vagas no mercado de trabalho.

A escolha do país e empresa para a realização do estágio dependerá  da sua área de atuação e do seu currículo.

Trabalho Remunerado/Voluntário

Para ajudar a financiar os custos do intercâmbio, você pode trabalhar no exterior (e ganhar em dólar!) enquanto estuda o idioma ou faz algum curso profissionalizante.

Exemplo: Au pair. Esse programa de intercâmbio é voltado para meninas, entre 18 e 26 anos, que escolhem cuidar de bebês e crianças no exterior. O pagamento é semanal e inclui acomodação e refeições inclusas.

Contudo, existem legislações específicas em cada país. Em alguns, como por exemplo a Austrália, há um limite de horas semanais de trabalho.

E, além de trabalhos tradicionais, é possível realizar um intercâmbio de trabalho voluntário, onde você pode ajudar em causas e ações humanitárias em países como Índia, África do Sul e Tailândia.

Intercâmbio Grátis

Existem alguns programas que podem custear todo o intercâmbio, ou parte dele, para que você estude no exterior.

Um desses programas é da United World Colleges (UWC), que oferece bolsas de estudos em diversos países, focados em alunos com idades entre 15 e 18 anos para estudar o High School no exterior. O objetivo desses colégios internacionais é promover a paz e trocas culturais entre os países.

Para graduação e pós-graduação, existem diversos programas, como os do Santander, que oferecem bolsas integrais por períodos de tempo menores. Há também bolsas para atletas nas Universidades norte-americanas.

Quais as melhores agências de Intercâmbio?

No Brasil, são várias as agências que oferecem serviço de qualidade quando se trata de intercâmbio. Porém, algumas são destaque no mercado.

É uma boa dar uma olhada no site da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio para conhecer melhor as agências filiadas. Mesmo assim, também é importante bater um papo com pessoas que já fizeram intercâmbio para saber a experiência de cada uma delas em relação às respectivas empresas.

CI Intercâmbio

A empresa CI Intercâmbio, com 30 anos de atividade, tem lojas no Brasil e no exterior. A CI oferece intercâmbios de cursos de idioma, estágios, mochilão, e outros. Foi eleita como a melhor empresa de intercâmbio do Brasil e ganhou diversos prêmios.

EF Intercâmbio

A EF Intercâmbio (EF) oferece programas como cursos de idiomas e de férias para adolescentes, high school e preparatórios para exames, além de universidades no exterior, MBA e cursos para professores e executivos.

STB

Além dos programas de intercâmbio convencionais (curso de idiomas, estágio, etc), a STB oferece cursos para extensão universitária, programas para executivos, viagens de aventura e voluntariado.

IE Intercâmbio

O foco da  IE Intercâmbio é Educação Internacional e Carreira, com programas no exterior de cursos de inglês e outros idiomas, intercâmbio em universidades e high school, trabalhos temporários e programas de férias.

Curioso  para saber quanto custa fazer um intercâmbio? Entre em contato com uma dessas agências e peça um orçamento!

Documentos necessários para o Intercâmbio

A parte mais chata, porém uma das mais importantes, é juntar todos os documentos necessários antes de ir para o exterior. Justamente por estar em outro país, é necessário que toda a papelada esteja acertada para que o sonho de viajar não se torne um pesadelo.

Há países onde a entrada é mais rigorosa, e outros nem tanto. Entre os países do MERCOSUL, por exemplo, um brasileiro não necessita de passaporte nem visto, ao contrário dos Estados Unidos, que exige os dois para entrar legalmente no país.

Preparado para ver alguns dos documentos mais importantes quando se está na preparação de um intercâmbio? Segue a leitura!

1. Passaporte

O ideal é que você esteja bem preparado com todos os documentos possíveis, para que não haja surpresas. É importante conferir a validade do seu passaporte, e caso não tenha, pode solicitá-lo online no site da Polícia Federal.

2. Visto

Você pode obter o visto preenchendo o formulário disponibilizado pelo Consulado ou Embaixada do país de destino, e logo agendar uma entrevista. Lembre-se de conferir se os países onde acontecerão as conexões (se houver) também precisam de visto.

3. Seguro saúde

Em muitos países o custo com saúde pode ser exorbitante! Portanto, vale a pena investir em um seguro de saúde internacional antes de sair do país. Além disso, é importante, e em alguns casos obrigatório, estar com o cartão de vacinas em dia.

4. Passagem

Tenha em mãos uma cópia das passagens de ida e volta para apresentar à imigração. Dessa forma, você demonstra que sua permanência no país é temporária.

5. Extrato bancário

Para comprovar que você tem condições de se manter no país, é necessário uma cópia do extrato do seu cartão internacional. Contudo, levar dinheiro em espécie também é uma opção.

No caso dos intercambistas que vão à trabalho ou estudo, é essencial ter consigo os documentos que a empresa ou instituição de ensino exigiram, assim como cartas de aceitação e comprovantes de matrícula.

Viu a necessidade de um planejamento de orçamento para viagem e quer saber mais sobre como isso é necessário para o gerenciamento de suas finanças? Leia nosso artigo Educação financeira pessoal "como eu não fiz isso antes?".

Como fazer Intercâmbio? 

A depender do programa de intercâmbio que você escolher, o processo de intercâmbio pode variar, mas enquanto etapas comuns temos:

1. Definir seu objetivo com o intercâmbio: Estudo? trabalho?

2. Definir agência confiável de intercâmbio: Verificar anos de mercado e referências

3. Planejar as finanças para viagem: Quais serão os gastos?

4. Organizar documentos necessários: Quais os documentos necessários para o programa que escolheu?)

5. Escolher a data da viagem :)

Quero conhecer o mundo!

As opções de intercâmbio são muitas! E cada uma delas trará experiências únicas, fazendo com que você tenha acesso à riquezas culturais de várias partes do mundo.

Agora que você conhece todo esse processo, comece a estruturar seus passos, escolhendo seus objetivos, fazendo orçamentos e se planejando pessoalmente também.

Como você percebeu, o intercâmbio não é somente visitar um outro país e sim, também, a conciliação com momentos de aprendizados. Portanto, se você deseja ser intercambista é necessário que você aprenda a administrar seu tempo entre estudos e lazer para aproveitar ao máximo essa experiência!

Quer aprender  a gerenciar seu tempo no exterior e se tornar um estudante realmente produtivo? Faça nosso Curso de Gestão do Tempo e Produtividade Profissionalpara aprender a como administrar seus projetos pessoais e profissionais!

Curso de Gestão do Tempo e Produtividade Profissional

Aléxia Fontes

Aléxia Fontes

Graduanda em Engenharia Mecatrônica no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Participou de estudo voluntário na parte de programação, aprofundando no ambiente de desenvolvimento integrado Code Composer Studio (CCS). Bolsista nos projetos "Estudo do Processamento de Sinais de Sensores Aplicados à Navegação de Veículos Autônomos" e "Construção de um robô móvel de baixo custo baseado em Sistema Operacional de Robôs (ROS)", durante um ano. Possui certificação nos cursos de Produção de Conteúdo Web e Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Controle Financeiro Pessoal E Familiar

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.