Você com certeza já ouviu falar em “Q.I”, certo? O famoso “Quem indica” é uma das formas mais comuns de se conseguir uma boa indicação de serviço, produto ou de colaborador.

Podemos pensar no Network como uma espécie de “Q.I”, porém feito de maneira séria, profissional e organizada.

O Network é uma carta na manga que se usada da maneira certa poderá abrir muitas portas para você e sua empresa.

Que saber mais sobre o assunto e aprender como fazer um bom Network?

Continue lendo este artigo!

 

O que é Network?

 

 

Você já deve ter ouvido falar sobre o quanto ter um bom Network pode impactar o seu negócio, mas o que é exatamente Network?

A palavra Network é uma junção das palavras inglesas “net” que significa rede e “work” que significa trabalho. Se traduzirmos de forma literal, Network significa rede de trabalho.

Na prática, o network é uma rede de relacionamentos, da qual fazem parte as pessoas com as quais você mantém contato com alguma regularidade e, além disso, possa ser uma relação que agregue valor mutuamente.

Quando vamos a um restaurante e gostamos do serviço e indicamos para algum amigo ou colega, essa indicação foi viabilizada pelo Network.

Outro exemplo é quando indicamos uma pessoa conhecida para uma vaga de emprego por acreditar que ela será competente desempenhando aquela função.

Por isso, o Network é conhecido também como marketing boca a boca.

 

Quais vantagens o Network pode trazer para o seu negócio?

 

 

A vantagem mais evidente é que, quanto maior o seu Network, maior o número de possíveis clientes.

Outra vantagem importante é o marketing. É muito relevante a utilização das redes sociais e de mídias pagas para aumentar a visibilidade da sua marca.

No entanto, o famoso marketing boca a boca sempre será um grande diferencial pois as pessoas tendem a se sentir mais atraídas por alguma coisa quando recebem uma indicação de alguém conhecido.

Nos sentimos mais confiantes em utilizar um serviço ou produto que já foi adquirido e recomendado por um amigo ou familiar.

Pessoas falando bem sobre o seu negócio ocasionarão uma melhora na sua reputação.

O network também pode aumentar a sua influência no seu meio profissional.

 

Qual a diferença entre Network e Networking?

 

A capacidade de criar uma rede de contatos ou uma conexão com alguém ou alguma coisa é Networking, enquanto o Network é a rede de relacionamentos propriamente dita.

 

Os três níveis do Network

 

Existem três níveis de Network, cada nível é definido com base na proximidade entre você e o seu contato. São eles:

 

  • Rede primária: é na rede primária que se encontram as pessoas com vínculos pessoais, como amigos e familiares, por exemplo.

  • Rede secundária: faz parte deste grupo pessoas com as quais você possui relações mais formais, como colegas de trabalho.

  • Rede de referência: é aqui que se encontram os contatos que podem te ajudar a moldar o seu comportamento. Aqui, se encontram chefes e fornecedores.

 

Mas como construir um bom Network?

 

Não se preocupe! Nós iremos te ajudar!

 

 

Se você deseja ter uma boa rede de relacionamentos e não quer desperdiçar tempo, é preciso seguir algumas regras que serão listadas a seguir.

 

  1. Definir um objetivo: pense no seu propósito antes de sair falando com as pessoas. Mais importante do que manter contato com todas as pessoas que conhecer, é saber procurar pessoas que possuem algum interesse em comum com você.

  2. Tenha boa comunicação: cause uma boa impressão para que as pessoas tenham interesse em manter contato com você. Tenha iniciativa. Busque iniciar o contato você mesmo. Aprenda a interpretar as pessoas, pois isso pode ajudá-lo a saber se elas estão interessadas no que você tem a dizer.

  3. Manter-se atualizado: aprenda coisas novas, é sempre importante para seu desenvolvimento e sempre podemos aprender ouvindo o que outras pessoas tem a nos dizer.

  4. Crie uma rotina: estabeleça uma periodicidade para criar novos contatos, e também para entrar em contato com os antigos.

  5. Seja ético: não procure as pessoas apenas quando estiver precisando delas, porque isso pode causar uma má impressão. Não trate as pessoas de formas diferentes. Seja justo e respeitoso com todos.

  6. Cuide da sua aparência: esteja bem vestido e adequado com o ambiente onde se encontra, são fatores que ajudam a causar uma boa primeira impressão.

  7. Analise os resultados do seu network: crie mecanismos que te ajudem a saber se os resultados obtidos estão dentro do esperado. Afinal, você pode estar fazendo isso da forma correta ou não. Você não quer desperdiçar seu tempo, não é mesmo?

  8. Aproveite seus contatos já existentes: tão importante quanto conhecer e estabelecer novos contatos, é manter os antigos em sua rede.

  9. Persistência: busque ampliar cada vez mais seu network. Mesmo que você esteja no topo do seu ramo no mercado de trabalho, sempre haverá potencial de crescimento.

 

É mais importante quantidade ou qualidade?

 

A palavra de ordem é equilíbrio!

 

 

Já ouviu aquela expressão “não adianta querer abraçar o mundo”? Ela se encaixa muito bem quando se trata de Network.

Como já dissemos anteriormente, é importante buscar novos contatos com regularidade, mas é primordial cultivar e fidelizar os antigos.

O desejado é ter uma maioria de pessoas de áreas afins à sua, mas também separar uma parcela para pessoas de outros nichos que você admire ou que tenha alguma conexão emocional.

Uma forma de direcionar seu Network para seu mercado é frequentando feiras e eventos da sua área e de áreas similares.

Lembre-se de que é preciso envolvimento. Não basta sair distribuindo seus cartões ou pegando os de outras pessoas.

 

Confira 7 dicas que irão te ajudar a melhorar seu Network!

 

 

Agora, vamos às dicas para dar aquele upgrade no seu network!

 

  • Cartão para contato: ao pegar um cartão, anote onde você conheceu aquela pessoa. Isso te ajudará mais tarde a se lembrar porque deve entrar em contato com a pessoa novamente.

  • Paciência: para se construir uma boa rede de relacionamentos, leva-se tempo. Às vezes anos. Portanto, seja paciente!

  • Seja atencioso: o nosso mundo é movido pela pressa. Por isso, as pessoas percebem e valorizam quando são tratadas de maneira atenciosa e exclusiva.

  • Profissionalismo: não trate o contato com muita intimidade, se você acabou de conhecer. Vá com calma. Algumas pessoas são mais desconfiadas que outras e precisam ser conquistadas aos poucos.

  • Organização: sendo organizado, é menos provável que você se esqueça de algum contato. É importante também manter sempre sua lista de contatos atualizada.

  • Internet: uma das mais poderosas ferramentas hoje em dia é a internet. Não descuide de suas rede sociais. Você já ouviu falar em Linkedin? (se não ouviu, dá um confere nesse artigo!).

 

Pronto para construir seu Network?

 

Como vimos, o Network é imprescindível no crescimento e na consolidação de um negócio. É necessário que o desenvolvimento do Network faça parte do seu plano estratégico de negócios.

Quer saber outras formas de impulsionar sua carreira e o seu negócio? Confira o curso GRATUITO de White Belt em Lean Seis Sigma que a Voitto preparou para você.

 

 

Não se esqueça de deixar seu comentário nos dizendo o que você achou desse artigo, além das suas dúvidas, para que eu possa te responder. Aguardo seu feedback!