O que é plano de carreira?
Qual a importância de elaborar um plano de carreira?
Como elaborar um plano de carreira em 5 passos?
Modelo de como elaborar um plano de carreira
Dica bônus

Aprenda como criar um plano de carreira focado em seus objetivos e alcance o sucesso.

Entenda o que é plano de carreira, qual sua importância e aprenda como elaborar um plano de carreira em 5 passos simples e práticos.

Mateus Carpanez
Por: Mateus Carpanez
Aprenda como criar um plano de carreira focado em seus objetivos e alcance o sucesso.

Onde você quer estar daqui cinco, dez anos? Se você ainda não se perguntou sobre isso, saiba que é o pontapé para você aprender a como elaborar um plano de carreira.

É importante ter essa resposta em mente para se guiar no mercado de trabalho. Parece óbvio, mas o primeiro passo para atingir seus objetivos é saber claramente quais são eles, principalmente se suas metas são dinâmicas.

Hoje são raras as empresas que elaboram e guiam um plano de carreira do colaborador. Logo, somos nós que precisamos assumir as rédeas de nossa carreira profissional, traçar nossos objetivos, metas e os meios que chegaremos ao lugar de destaque almejado. Ou seja, devemos fazer nosso próprio plano de carreira.

Quer saber como elaborar um plano de carreira que aumente as suas chances de sucesso e que evite investir tempo nas atividades que não te levarão aos seus objetivos?

Neste artigo, você aprenderá:.

  • O que é plano de carreira?
  • Qual a importância de elaborar um plano de carreira?
  • Como elaborar um plano de carreira em 5 passos?
  • Modelo de como elaborar um plano de carreira.

O que é plano de carreira?

Plano de carreira é o planejamento de ações e stage-points que você define, de forma estratégica, para alcançar o sucesso na carreira que almeja.

Você tem anseios profissionais, mas não tem muito claro os passos que precisa seguir na carreira para chegar aos seus objetivos? Com o Workshop Planejamento de Carreira você aprenderá a como elaborar um plano de carreira de acordo com suas preferências profissionais. Dessa forma, você planejará e executará um plano de ação estratégico que não o desviará da sua meta profissional.

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Workshop Planejamento de Carreira

Qual a importância de elaborar um plano de carreira?

É importante fazer um plano de carreira porque isso te ajudará a trilhar os caminhos que levarão a suas metas. Se o objetivo profissional dos nossos pais era ter um emprego estável em uma grande empresa, a geração Z chega ao mercado de trabalho querendo desenvolver todo seu potencial.

Nós aceitamos riscos e mudanças, vamos passar menos tempo em cada companhia, trabalharemos em Startups ou até mesmo abriremos nosso próprio negócio. Essa forma de ver o mercado de trabalho traz um número maior de escolhas, o que, consequentemente, torna essa caminhada mais imprevisível.

Tá meio perdido com tanta informação e possibilidades? Recomendo a leitura do artigo "Onde você pretende chegar na sua carreira profissional?" que esclarece alguns pontos sobre o que é carreira profissional, tipos e diferença em relação à profissão.

Como elaborar um plano de carreira em 5 passos?

1º Passo: Definir onde você quer chegar.

O primeiro passo para elaborar um plano de carreira é identificar o que você gostaria de fazer e onde você quer chegar. Essas são questões abstratas, eu sei, mas um bom direcionamento é pensar onde você quer estar daqui dois, cinco e dez anos.

Portanto, questões como qual mercado atuar, tipo de trabalho, nível hierárquico e até qual cidade quer morar são importantes. A finalidade dessas questões não é atingir exatamente suas respostas, mas sim seu perfil profissional.

E você sabe qual seu perfil profissional? Se não sabe ou está com dúvidas e interessado em saber mais, que tal ler nosso artigo Teste DISC: descubra qual é seu perfil comportamental agora mesmo?

Temos ainda o Teste DISC para que você descubra agora mesmo se você é perfil Dominante, Influente, Estável ou Condescendente e como essa sua característica influencia nas suas decisões e dia a dia profissional!

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2º Passo: Mapear onde você está

Você já fez algum exercício de autoconhecimento? Agora que você já sabe onde quer chegar, você precisa saber onde você está, pois só assim conseguirá comparar suas habilidades/competências atuais com as quais precisará ter para chegar aos seus objetivos. O caminho entre esses dois pontos será seu plano de carreira!

Algumas reflexões podem te ajudar nessas considerações, como:

  • Qual é seu cargo atual?
  • Você está feliz com essa ocupação?
  • Quais características desse cargo mais te satisfaz ?
  • Quais atividades da sua profissão você não gosta de fazer?
  • Quais seus pontos fortes profissionais?
  • Que competências precisa desenvolver?

Para responder a essas perguntas, você pode fazer uso da técnica Gosto/Faço para direcionar suas escolhas futuras no processo de planejamento de carreira.

Técnica Gosto/Faço


Você percebeu que esse passo demanda autoconhecimento? Para ajudá-lo nessa descoberta sobre você, indico a leitura do artigo Autoconhecimento como princípio de liderança que disponibiliza ferramentas como matriz swot e ikigai (razão para ser) para facilitar esse seu processo.

3º Passo: Definir metas e prazos

Se daqui a um ano você quiser dar uma entrada de R$ 10 mil em um carro, quanto precisa poupar por mês a partir de hoje? Essa atividade é para identificar a etapa em que você se encontra, pois, sabendo o ponto de saída e onde você quer chegar, agora é a hora de dividir em degraus e, principalmente, estipular prazos para cumprir cada passo do seu plano de carreira!

Dividir um plano em metas menores e definir prazos para alcançá-las é de extrema importância para o sucesso. Com metas menores você saberá se está tendo progressão e ainda poderá mudar de direção seus esforços, se necessário.

Para orientar quais metas devem ser traçadas, um bom caminho é mapear o que você precisa aprender e melhorar para chegar ao seu objetivo.

Ou seja, você precisará montar um plano de carreira personalizado, exclusivamente seu. Para auxiliar você na elaboração de um plano de carreira estratégico e focado em suas características pessoais, temos o artigo Planejamento estratégico pessoal: 5 passos para fazer o seu!

4º Passo: Faça networking.

Antecipe-se! Há atalhos para saber se você está indo no caminho certo e evitar se perder neste processo, como por exemplo, conversar com pessoas que já estão nos cargos que você deseja ocupar. Sente com seu gestor e pergunte sobre sua trajetória até aquela posição, como foi a evolução e o que foi importante/necessário para ele chegar até lá.

Dessas conversas você pode perceber a necessidade de capacitação profissional, novos cursos para ampliar seu conhecimento ou até mesmo estudar uma nova língua.

E se eu te disser que é interessante também você fazer uma agenda de networking para quem sabe até ser indicado a trabalhar em uma empresa? Segue o modelo!

Agenda de networking


Uma outra dica para ter um direcionamento estratégico na carreira é ter contato com pessoas referências, a exemplo um mentor. Você já ouviu falar sobre essa possibilidade de auxílio profissional? Caso não, temos o artigo Como um programa de mentoria pode acelerar sua carreira!

5º Passo: Invista na sua marca pessoal

No mundo do trabalho competitivo dos dias de hoje, E como se sobressair dentre os inúmeros profissionais? Investindo no seu personal branding.

Se quiser aprender mais sobre a importância de uma marca pessoal e como ter ações estratégicas para propiciar uma imagem positiva sua enquanto profissional, inscreva-se no nosso Workshop Personal Branding e seja mais procurado e almejado por clientes e empresas!

Workshop personal branding

Colocar no papel todos esses passos é fundamental para você gerenciar melhor seu plano de carreira. Procure manter seu plano atualizado, isso te ajudará a não desviar do foco.

Quer mais dicas de como se desenvolver e alcançar de maneira mais rápida a meta profissional que estabeleceu? Leia nossos outros artigos sobre carreira e desenvolvimento pessoal e profissional:

Modelo de como elaborar um plano de carreira

Modelo de Plano de carreira


Construir uma carreira atualmente significa escrever sua própria história profissional.

Dica bônus

Você quer desenvolver habilidades e competências necessárias para se tornar um grande líder?

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Com mais de 122 horas de duração, o programa tornará você capaz de desenvolver habilidades e competências de um líder de sucesso e te ajudará a ser mais autoconfiante para tomar decisões e guiar um time, além de torná-lo apto a lidar com situações complexas e desafiadoras no ambiente de trabalho.

E lembre-se: soft skills, competências e habilidades de liderança são o fator de diferenciação entre profissionais comuns e aqueles que, de fato, se destacam!

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Mateus Carpanez

Mateus Carpanez

Estudante de Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificado em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Entusiasta na área de desenvolvimento pessoal. Estagiário na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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