O que é Carreira Profissional?
O que é profissão?
Qual a diferença entre profissão e carreira?
Quais os tipos de carreira?
Áreas de atuação para Carreira Profissional
O que é uma carreira de sucesso?
Qual a importância de um planejamento de carreira?
Passos para planejar sua carreira de sucesso
Cresça dentro deste mercado competitivo!

Já sabe onde você pretende chegar na sua Carreira Profissional? Descubra hoje!

Muitas pessoas encontram dificuldades quando se trata de Carreira Profissional e o futuro. Aprenda como planejar sua jornada em busca dos seus sonhos.

Lícia Calvet
Por: Lícia Calvet
Já sabe onde você pretende chegar na sua Carreira Profissional? Descubra hoje!

Se você está aqui, provavelmente é porque sentiu alguma inquietação sobre seu futuro e com a sua carreira profissional. Por pressão interna ou até mesmo externa! Frases como "E aí, já sabe o que quer?" podem levar até a irritações por ser uma pergunta tão frequente, mas que talvez, mesmo assim, você ainda não tenha a resposta ou um plano de ação para executar.

Caso não tenha ideia de como responder, está no lugar certo. E se já tiver uma resposta, mas nada muito planejado, também está no lugar certo. Vou te trazer alguns direcionamentos do que fazer, a partir de HOJE, para começar a planejar e algumas dicas e ficar cada vez mais perto dos seus objetivos.

As dicas que vou te trazer vão te ajudar a aproveitar ao máximo esse período acadêmico e já começar a se destacar antes mesmo da entrada no mercado de trabalho! Nunca é tarde para refletir sobre seus objetivos e pensar numa transição de carreira!

Fique aqui comigo e mergulhe nesse mundo da carreira profissional!

  • O que é Carreira Profissional?
  • O que é profissão?
  • Qual a diferença entre profissão e carreira?
  • Quais os tipos de carreira?
  • Áreas de atuação para Carreira Profissional;
  • O que é uma carreira de sucesso?
  • Qual a importância de um planejamento de carreira?
  • Passos para planejar sua carreira de sucesso.

O que é Carreira Profissional?

Carreira é a sua trajetória profissional, é o seu percurso durante a universidade e/ou no mercado de trabalho em si. É por onde você passou, por onde trilhou para chegar até aqui ou por onde pretende trilhar para atingir seus objetivos na profissão.

É o processo de construção de sua marca pessoal enquanto visibilidade e reconhecimento profissional como referência/autoridade em um assunto ou uma área.

Mais importante do que ter habilidades é conseguir transmiti-las através da sua marca pessoal. Por isso, as empresas valorizam, cada vez mais, pessoas capazes de se destacarem na sua área de atuação.

O que é profissão?

Profissão é sua ocupação referente ao seu curso escolhido. Exemplo: se você escolher o curso de engenharia, terá a profissão/será um profissional de engenharia, caso escolha a administração, um administrador e se psicologia, um psicólogo.

É através dela que você terá sua carreira dos sonhos e a qual passará seu futuro trabalhando e conquistando espaço entre os diversos outros profissionais.

E você, já escolheu sua profissão? Caso ainda esteja no período de escolha, temos um artigo que fala quais serão as profissões do futuro!

Qual a diferença entre profissão e carreira?

Profissão é o ofício que você ocupa, as atividades que você realiza que já são definidas previamente de acordo com seu curso escolhido.

Carreira profissional é o caminho que você percorreu ou percorrerá, em geral, a partir da escolha do curso. Ou seja, é composta pelo conjunto de conhecimentos, experiências e cargos acumulados por você ao longo do tempo para atingir o sucesso.

Então vamos supor que escolheu medicina, esta será sua profissão: médico, e sua carreira é tudo aquilo que complementa, ou seja, os cursos por fora, simpósios, publicações, local que fez residência e especialização.

Quais os tipos de carreira?

Certo, mas aí vem a pergunta: quais são as áreas que posso seguir? Essa não é uma resposta difícil, mas a sua escolha será diferente nos ramos gerais que deseja seguir, venha comigo e descubra os 3 tipos:

Carreira tradicional

É o tipo de carreira escolhido por aqueles que visam crescimento dentro de uma mesma organização/empresa. Em geral, há um tempo significativo de permanência na empresa e um percurso de promoções no trabalho.

Carreira acadêmica

É o tipo de carreira relacionada a uma trajetória na academia/IES. Escolhida, geralmente, por aqueles interessados em obter mestrado e doutorado ou em atuar na formação de outros estudantes.

Carreira empreendedora/consultoria

É o tipo de carreira daqueles que almejam trabalhar para si, ter seu próprio negócio. Em geral, aqueles que fazem essa escolha objetivam se tornar referência no seu nicho escolhido, aumentando portfólio de produtos, número de filiais e alcance a nível local, estadual, nacional ou até mesmo internacional!

Quer começar sua jornada empreendedora?

Falando em empresas próprias, você sabe por onde começar?

A Voitto, em seu começo, não encontrava um guia para ajudar nos primeiros passos de um empreendedorismo, mas com os anos viramos uma empresa de renome que pensa em cada aluno inscrito na plataforma, então vimos te dar umas dicas de nossa aprendizagem para seu começo na área dos negócios!

Conheça o e-book Guia para Consultores de A a Z! Aqui suas maiores dúvidas serão sanadas, então não perca tempo e baixe já!

Guia para consultores de A a Z

Áreas de atuação para Carreira Profissional

Existem diversas áreas de atuação e cada dia que passa são criadas mais, de acordo com necessidade da sociedade e consequentemente do mercado, veja algumas listadas abaixo:

  • Ciências Humanas, Letras e Artes;
  • Ciências Exatas e da Natureza;
  • Ciências da Saúde;
  • Ciências Sociais Aplicadas;
  • Engenharias;
  • Tecnologia;
  • Ciências biológicas;
  • Ciências Agrárias.

E muito mais…

E aí, gostou de alguma? Se sim, procure mais sobre as que você se interessou e continue conosco para saber mais sobre sua construção de carreira!

O que é uma carreira de sucesso?

Sucesso é alcançar a realização almejada por você. Portanto, a definição de sucesso é atrelada aos objetivos de cada profissional.

Para você, o que seria o sucesso? Ganhar quantia X por mês? Assumir X cargo? Abrir sua própria empresa? Conseguir conciliar trabalho e família? Atingir a qualidade de vida desejada? Ser chamado para palestras?

As opções de definições são inúmeras! Já pensou na sua? Então esse é o resultado esperado por você, sua definição exclusiva/pessoal/particular de sucesso!

Qual a importância de um planejamento de carreira?

O planejamento é o meio utilizado para aumentar suas chances de alcançar seus resultados. Você deve estar se perguntando: Mas por que ele facilitaria esse processo de atingimento de metas?

Um planejamento é feito baseado em uma análise do mercado (oportunidades e ameaças) e de uma análise pessoal também: Onde você quer chegar? Quais são as suas forças? Quais as suas fraquezas? É a partir desse alinhamento que se tornará mais fácil para você ter um direcionamento de ações a tomar para chegar onde deseja.

O mercado de trabalho tem uma infinidade de opções de carreiras, o que resulta em múltiplos caminhos que você poderá optar a seguir. Por isso, a necessidade de um planejamento de carreira.

A escolha e o planejamento de uma carreira, então, levará em conta alguns pontos que vou te explicar mais abaixo:

  • Autoconhecimento: Você sabe como é o seu modo de funcionamento? Do que mais gosta de fazer? O que sabe fazer de melhor?
  • Mercado: Quais conteúdos são tendência no mercado hoje? Qual o tipo de profissional que o mercado deseja hoje e no futuro?
  • Objetivos: O que é importante para você conquistar quando falamos de profissão? Qual sua meta enquanto profissional de sucesso?
  • Desenvolvimento: Como é o seu processo de aprendizagem? Que meios utiliza para se manter atualizado profissionalmente?
  • Networking: Quais são as características das pessoas com quem convive? Elas te influenciam de alguma forma?

Passos para planejar sua carreira de sucesso

1. Autoconhecimento 

O primeiro passo é conhecer a si mesmo! É através do autoconhecimento que será possível construir uma carreira profissional de sucesso que é a sua cara. E, para isso, é fundamental que você saiba o que te motiva, quais são suas necessidades, suas maiores qualidades e os seus pontos de melhoria. A estratégia-chave para alavancar sua carreira é!

Se você é muito bom em comunicação, por que não utiliza dessa habilidade para apresentar propostas no trabalho e quem sabe conquistar uma promoção? Ou para apresentar sobre seus resultados em um processo seletivo e conseguir a sonhada vaga de emprego?

Ah, e sobre os pontos a melhorar, identifique aqueles que podem te ajudar a conquistar seus objetivos profissionais atuais e busque esse desenvolvimento pessoal hoje mesmo!

Dica: oratória é um recurso indispensável no meio profissional, viu?

2. Conheça o mercado

Quem nunca jogou campo minado e de início pensou que era sorte, mas depois que leu e conheceu sobre os elementos conseguiu pensar em estratégias? Assim é o mercado de trabalho e a carreira profissional de sucesso.

De antemão, é necessário conhecer as características do mercado que estamos inseridos (mais ainda do nosso nicho, né?). Com essas informações fica bem mais fácil alinhar com nossos objetivos profissionais.

Exemplo: Qual a qualificação destaque da minha área agora? Tem esse curso na minha cidade natal? Por onde as empresas que querem esses profissionais contratam?

É a partir das respostas a perguntas como essas que conseguirá definir que ações você deve tomar para acompanhar as tendências, manter sua empregabilidade e se destacar enquanto profissional estrategista e que, portanto, conseguirá chegar a seus resultados mais rapidamente.

3. Defina objetivos

Por que você deve definir objetivos?

Porque é o passo necessário para ter uma noção do que você almeja alcançar e, assim, delimitar os "stage points"/que vão te direcionar para a sua meta final e indicar se você está no caminho certo ou se está desviando. E aí, já sabe onde pretende chegar?

A carreira é como o caminho no gps: se você não coloca o destino que deseja, ele não saberá para onde ir... e você não saberá nem qual a próxima rua a virar.

Agora imagine que você coloca seu ponto de chegada desejado e a cada metro caminhado ele atualiza o tempo restante de viagem para chegar e esse tempo é reduzido? Isso significa que você está no caminho certo!

É interessante colocar um prazo, ok? Em geral, conseguimos focar mais nos nossos objetivos quando colocamos um prazo (ano, data, mês ou dia). Isso dá um senso de urgência. Você sabe o quanto direcionamos esforços especialmente sob pressão de tempo, né? (Procrastinadores irão entender a emoção próximo do prazo).

4. Desenvolvimento contínuo

A busca por desenvolvimento, por melhoria contínua é a regra atual caso você queira se manter competitivo. Estamos no Mundo VUCA, um contexto de volatilidade, incerteza, complexidade, ambiguidade em que as atualizações e desafios surgem e mudam a todo momento.

Você deve estar se perguntando: "Então, o que eu posso fazer para caminhar lado a lado com essas transformações e novidades?"

Então preste atenção nessa lista!

  • LEITURA! Diariamente blogs e jornais trazem atualizações de temas e notícias que estão em alta.
  • EVENTOS! Participar de eventos é um meio de adquirir novos conhecimentos sobre temas da sua área (e assim trazer aquele UP para a sua performance!)
  • CONVERSAS! Esteja em grupos com pessoas da sua área para compartilharem experiências e materiais.

E não esqueça de fazer uso dessas dicas e compartilhar sobre seu crescimento e tudo de novo que aprendeu. Esse é o momento de deixar registrado seu compromisso com seu desenvolvimento e ainda de reforçar sua Marca Profissional e atrelar credibilidade e compromisso à sua atuação profissional. Faça aquele post e compartilhe no Linkedin!

5. Networking

Networking é a sua rede de contatos: família, amigos da faculdade, professores, colegas de trabalho, participantes de um mesmo grupo ou evento que você participou… são pessoas que te conhecem e sabem um pouco sobre você: quais são seus interesses de estudo, de atuação e em que você é bom.

Quem nunca já quis ou precisou de um produto/serviço, mas não tinha nenhuma referência de empresa e quando um conhecido indicou uma foi lá e comprou?

Você consegue perceber que a indicação te deu um direcionamento, supriu sua necessidade, ofereceu confiança e ainda reduziu seu tempo de busca por lojas? É mais ou menos isso que acontece no mercado de trabalho.

Alguém da sua rede networking pode te ajudar desde direcionamentos, como sugerindo um curso da sua área que vai ter na cidade ou mesmo te indicando para uma vaga em aberto na empresa em que trabalha... E sabe por que essa pessoa faz isso? Simplesmente porque você mantém contato com ela e consegue deixar claro seus interesses e competências.

Se pudesse te dar uma única dica, CONECTE-SE COM PESSOAS!

Cresça dentro deste mercado competitivo!

Fornecemos aqui algumas dicas valiosas que você pode levar consigo e se preparar para o futuro! Mas não terminamos por aqui, afinal aqui só tem o começo da sua jornada, então se quiser realmente ter um planejamento de carreira crescente viemos te apresentar seu guia a seguir.

Conheça o Workshop de Planejamento de Carreira que vai te ajudar a estruturar a construção da sua jornada rumo ao sucesso! Não perca tempo e se inscreva!

Workshop Planejamento de Carreira

Lícia Calvet

Lícia Calvet

Grad. em Psicologia (UFMA) e Pós-Grad. em MBA Gestão Estratégica de Pessoas (ESTRATEGO). Experiência de mais de 3 anos em Empresa Júnior, onde assumiu 4 cargos de liderança: Diretora, Vice-Presidência, Presidência e Conselho Fiscal. Participante de Grupo de estudos e pesquisas sobre trabalho e subjetividade. Formação Master DISC Fundamental com Tecnologia para Gestão de Perfil. Apaixonada pela Psicologia Organizacional e gestão de negócios, com foco em carreira e desenvolvimento pessoal e profissional de líderes. Atua no RH do Grupo Voitto, com ênfase em gestão de pessoas.

 Teste DISC, descubra qual é o seu perfil profissional. Faça agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Teste Disc, Descubra Qual é O Seu Perfil Profissional Botão Lateral

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.