Se você está aqui, provavelmente é porque sentiu alguma inquietação sobre seu futuro e com sua carreira profissional. Por pressão interna ou até mesmo externa! Perguntas como “E aí, já sabe o que quer?” pode levar até a irritações por ser uma pergunta tão frequente, mas que talvez, mesmo assim, você ainda não tenha a resposta ou um plano de ação para executar.

Caso não tenha ideia de como responder, está no lugar certo. E se já tiver uma resposta, mas nada muito planejado, também está no lugar certo. Vou te trazer alguns direcionamentos do que fazer, a partir de HOJE, para começar a planejar e botar em ação algumas dicas e ficar cada vez mais perto dos seus objetivos.

- Ainda nem entrei na Universidade, esse texto é para mim? 

Sim, a carreira começa desde antes da escolha do curso!

- Estou na universidade ainda, nem comecei a trabalhar, esse texto é pra mim? 

Sim, as dicas que vou te trazer vão te ajudar a aproveitar ao máximo esse período acadêmico e já começar a se destacar antes mesmo da entrada no mercado de trabalho! 

- Já tenho alguns anos de formado, esse texto é pra mim?  

Nunca é tarde para refletir sobre seus objetivos e pensar numa transição de carreira

Fique aqui comigo e mergulhe nesse mundo da carreira profissional!

  • O que é carreira profissional?
  • O que é profissão?

  • Qual a diferença entre profissão e carreira?

  • Quais os tipos de carreira?

  • O que é uma carreira de sucesso?

  • Qual a importância de um planejamento de carreira?

  • Passos para planejar sua carreira de sucesso

 

O que é carreira profissional?

 

Carreira é a sua trajetória profissional, é o seu percurso durante a universidade e/ou no mercado de trabalho em si. É por onde você passou, por onde trilhou para chegar até aqui ou por onde pretende trilhar para atingir seus objetivos na profissão. 

É o processo de construção de sua marca pessoal enquanto visibilidade e reconhecimento profissional como referência/autoridade em um assunto ou uma área.

Mais impotante do que ter habilidades é conseguir transmiti-las através da sua marca pessoal. Por isso, as empresas valorizam, cada vez mais, pessoas capazes de se destacarem na sua área de atuação. Então te convido a conhecer o nosso Workshop de Personal Branding que mostra como tornar a sua marca pessoal mais estratégica e valorizada. Aproveite essa oportunidade, clique e se inscreva!

 

workshop de personal branding
 

O que é profissão?

 

Profissão é sua ocupação referente ao seu curso escolhido. Exemplos: se você escolher o curso de engenharia, terá a profissão/será um profissional de engenharia; caso escolha a administração, um administrador; e se psicologia, um psicólogo.

E você, já escolheu sua profissão? Caso ainda esteja no período de escolha, temos um artigo que fala quais serão as profissões do futuro!

 

Qual a diferença entre profissão e carreira?

 

Profissão é o ofício que você ocupa, as atividades que você realiza que já são definidas previamente de acordo com seu curso escolhido.

Carreira profissional é o caminho que você percorreu ou percorrerá, em geral, a partir da escolha do curso. Ou seja, é composta pelo conjunto de conhecimentos, experiências e cargos acumulados por você ao longo do tempo para atingir o sucesso.

 

Quais os tipos de carreira?

 

Carreira tradicional

É o tipo de carreira escolhido por aqueles que visam crescimento dentro de uma mesma organização/empresa. Em geral, há um tempo significativo de permanência na empresa e um percurso de  promoções no trabalho

 

Carreira acadêmica

É o tipo de carreira relacionada a uma trajetória na academia/IES. Escolhida, geralmente, por aqueles interessados em obter mestrado e doutorado ou em atuar na formação de outros estudantes.

 

Carreira empreendedora/consultoria

É o tipo de carreira daqueles que almejam trabalhar para si, ter seu próprio negócio. Em geral, aqueles que fazem essa escolha objetivam se tornar referência no seu nicho escolhido, aumentando portfólio de produtos, número de filiais e alcance a nível local, estadual, nacional ou até mesmo internacional!

Para você saber mais sobre os passos para ser um consultor, baixe o nosso Ebook Guia para Consultores de A a Z gratuito! Clique abaixo e comece hoje a planejar seu próprio negócio!



 

O que é uma carreira de sucesso?

 

Sucesso é alcançar a realização almejada por você.  Portanto, a definição de sucesso é atrelada aos objetivos de cada profissional. 

Para você, o que seria o sucesso? Ganhar quantia X por mês? Assumir X cargo? Abrir sua própria empresa? Conseguir conciliar trabalho e família? É atingir a qualidade de vida desejada? Ser chamado para palestras? 

As opções de definições são inúmeras! Já pensou na sua?  Então esse é o resultado esperado por você, sua definição exclusiva/pessoal/particular de sucesso

 

Qual a importância de um planejamento de carreira?

 

O planejamento é o meio utilizado para aumentar suas chances de alcançar seus resultados. Você deve estar se perguntando: Mas por que ele facilitaria esse processo de atingimento de metas?

Um planejamento é feito baseado em uma análise do mercado (oportunidades e ameaças) e de uma análise pessoal também: Onde você quer chegar? Quais são as suas forças? Quais as suas fraquezas? É a partir desse alinhamento que se tornará mais fácil para você ter um direcionamento de ações a tomar para chegar onde deseja. 

O mercado de trabalho tem uma infinidade de opções de carreira...o que resulta em múltiplos caminhos que você poderá optar a seguir. Por isso, a necessidade de um planejamento de carreira

A escolha e o planejamento de uma carreira, então, levará em conta alguns pontos que vou te explicar mais abaixo:

  • Autoconhecimento: Você sabe como é o seu modo de funcionamento? Do que mais gosta de fazer? O que sabe fazer de melhor?
  • Mercado: Quais conteúdos são tendência no mercado hoje? Qual o tipo de profissional que o mercado deseja hoje e no futuro?
  • Objetivos: O que é importante para você conquistar quando falamos de profissão? Qual sua meta enquanto profissional de sucesso?
  • Desenvolvimento: Como é o seu processo de aprendizagem? Que meios utiliza para se manter atualizado profissionalmente?
  • Networking: Quais são as características das pessoas com quem convive? Elas te influenciam de alguma forma?

 

Passos para planejar sua carreira de sucesso

 

1. Autoconhecimento 

O primeiro passo é conhecer a si mesmo! É através do autoconhecimento que será possível construir uma carreira profissional de sucesso que é sua cara. E, para isso, é fundamental que você saiba o que te motiva, quais são suas necessidades, suas maiores qualidades e os seus pontos de melhoria. A estratégia-chave para alavancar sua carreira é usar suas características pessoais a seu favor!

Se você é muito bom em comunicação, por que não utiliza dessa habilidade para apresentar propostas no trabalho e quem sabe conquistar uma promoção? Ou para apresentar sobre seus resultados em um processo seletivo e conseguir a sonhada vaga de emprego? 

Ah, e sobre os pontos a melhorar, identifique aqueles que podem te ajudar a conquistar seus objetivos profissionais atuais e busque esse desenvolvimento pessoal hoje mesmo!  Dica: oratória é um recurso indispensável no meio profissional, viu?

Mas me diz, você já consegue dizer qual é o seu perfil comportamental?

Dominante, Influente, Estável ou Condescendente? Se tiver interesse em saber sobre suas características comportamentais, faça o nosso teste!

 



 

2. Conheça o mercado

Quem nunca jogou campo minado e de início pensou que era sorte, mas depois que leu e conheceu sobre os elementos conseguiu pensar em estratégias? Assim é o mercado de trabalho e a carreira profissional de sucesso.

De antemão, é necessário conhecer as características do mercado que estamos inseridos (mais ainda do nosso nicho, né?). Com essas informações fica bem mais fácil alinhar com nossos objetivos profissionais.

Exemplo: Qual a qualificação destaque da minha área agora? Tem esse curso na minha cidade natal? Por onde as empresas que querem esses profissionais contratam? 

É a partir da respostas a perguntas como essas que conseguirá definir que ações você deve tomar para acompanhar as tendências, manter sua empregabilidade e se destacar enquanto profissional estrategista e que, portanto, conseguirá chegar a seus resultados mais rapidamente.

3. Defina objetivos

Por que você deve definir objetivos? Porque é o passo necessário para ter uma noção do que você almeja alcançar e, assim, delimitar os “stage points”/resultados-chaves que vão te direcionar para a sua meta final e indicar se você está no caminho certo ou se está desviando. E aí, já sabe onde pretende chegar?

A carreira é como o caminho no gps: se você não coloca o destino que deseja, ele não saberá para onde ir… e você não saberá nem qual próxima rua a virar.

Agora imagine que você coloca seu ponto de chegada desejado e a cada metro caminhado ele atualiza o tempo restante de viagem para chegar e esse tempo é reduzido? Isso significa que você está no caminho certo!

É interessante colocar um prazo, ok? Em geral, conseguimos focar mais nos nossos objetivos quando colocamos um prazo (ano, data, mês ou dia). Isso dá um senso de urgência. Você sabe o quando direcionamos esforços especialmente sob pressão de tempo, né? (Procrastinadores irão entender a emoção na proximidade de prazo).

4. Desenvolvimento contínuo

A  busca por desenvolvimento, por  melhoria contínua é a regra atual caso você queira se manter competitivo. Estamos no Mundo VUCA, um contexto de volatilidade, incerteza, complexidade, ambiguidade em que as atualizações e desafios surgem e mudam a todo momento.

Você deve estar se perguntando: “Então, o que eu posso fazer para caminhar lado a lado com essas transformações e novidades?”

Então presta atenção nessa lista!

  • LEITURA! Diariamente blogs e jornais trazem atualizações de temas e notícias que estão em alta.
  • EVENTOS! Participar de eventos é um meio de adquirir novos conhecimentos sobre temas da sua área (e assim trazer aquele UP para a sua performance!) 
  • CONVERSAS! Esteja em grupos com pessoas da sua área para que compartilhem experiências e materiais.

E não esqueça de fazer uso dessas dicas e compartilhar sobre seu crescimento e tudo de novo que aprendeu. Esse é o momento de deixar registrado seu compromisso com seu desenvolvimento e ainda de reforçar sua Marca Profissional e atrelar credibilidadecompromisso à sua atuação profissional. Faça aquele post e compartilhe no Linkedin!

5. Networking

Networking é a sua rede de contatos: família, amigos da faculdade, professores, colegas de trabalho, participantes de um mesmo grupo ou evento que você participou...são pessoas que te conhecem e sabem um pouco sobre você: quais são seus interesses de estudo, de atuação e em que você é bom.

Quem nunca já quis ou precisou de um produto/serviço mas não tinha nenhuma referência de empresa e quando um conhecido indicou uma foi lá e comprou?

Você consegue perceber que a indicação te deu um direcionamento, supriu sua necessidade, ofereceu confiança e ainda reduziu seu tempo de busca por lojas? É mais ou menos isso que acontece no mercado de trabalho.

Alguém da sua rede networking pode te ajudar desde de direcionamentos, como sugerindo um curso da sua área que vai ter na cidade ou mesmo te indicando para uma vaga em aberto na empresa em que trabalha… E sabe por que essa pessoa faz isso? Simplesmente porque você mantém contato com ela e consegue deixar claro seus interesses e competências.

Se pudesse te dar uma única dica, CONECTE-SE COM PESSOAS!

 

Quero alavancar minha carrreira agora!

 

Se você chegou até aqui, acredito que deve estar empolgado para alavancar sua carreira a partir de hoje! Você já entendeu os pontos de destaque para começar essa jornada, mas ainda quer mais conteúdo?

Preparamos um Workshop de Planejamento de Carreira que vai te ajudar a estruturar a construção de sua jornada rumo ao sucesso desejado.

Clique e se inscreva Gratuitamente!


workshop de planejamento de carreira
 

Gostou desse conteúdo? compartilhe!

Se ficou com alguma dúvida, comente.