Onde você quer chegar? Esta é uma pergunta clássica em que diversas vezes nos pegamos pensando na resposta.

Seja na área pessoal ou profissional, o ser humano muitas vezes tem a necessidade de ter um alvo, uma meta ou algo que dê forças para levantar todos os dias e ir executar determinada tarefa ou mesmo a própria rotina diária.

Além dessa necessidade, que normalmente temos intrínseca em nós, dificilmente conseguiremos chegar em algum lugar ou conquistar coisas grandes se não criarmos metas e planejarmos o que precisamos fazer em cada dia, semana ou mês.

Mas qual a melhor maneira de desenvolver esse planejamento de metas? Antes de responder a esse questionamento, tenho um presente especialmente para você que quer um conteúdo extra para se aprofundar mais nesse incrível assunto.

Preparamos um ebook totalmente gratuito para te auxiliar nessa jornada de criação de metas. Clique na imagem abaixo e confira!

Agora, sem enrolação, vamos ao que você precisa saber para desenvolver o planejamento de metas ideal para você e para sua empresa.

 

Por onde começar?

 

 

A grande dificuldade da maioria das pessoas ao pensar em planejamento de metas é saber por onde começar.

E a primeira dica que eu dou é separar um tempo para pensar onde você quer chegar.

Inicialmente você pode ter dificuldade em achar uma resposta para essa pergunta, mas calma, não desista, irei te ajudar com isso nos próximos tópicos.

Um bom passo a passo a seguir, independente do tipo de metas que você quer planejar, para a sua vida pessoal ou profissional, é:

7 Passos para criar seu planejamento de metas

  • Não ter medo de definir metas grandiosas: Um dos elementos que impedem as pessoas de terem metas grandiosas é o medo de errar, o medo de definir um alvo grandioso, difícil de atingir e não conseguir conquistá-lo. Não caia nessa cilada.
  • Descrever em detalhes qual a sua meta: Quanto mais descrever a meta, melhor será para conseguir alcançá-la, pois você saberá exatamente aonde você quer chegar.
  • Dividir grandes metas em pequenas metas: Após escrever suas metas em detalhes, ficará mais fácil subdividir essa meta. E vale ressaltar que essa subdivisão é muito importante, pois mostrará para você o quão perto está de concluir.
  • Definir a importância e a prioridade de cada meta: Dificilmente temos uma única meta na vida, então, por isso, é necessário definir o nível de importância de cada uma delas, para que assim o planejamento de metas seja bem sucedido mais facilmente.
  • Estabelecer prazo: Metas são objetivos com prazos de validade, então, para criarmos um planejamento de metas, precisamos que cada etapa a ser concluída tenha um prazo.
  • Montar um plano de ação: Agora que você já definiu com clareza suas metas, cada etapa, estipulou níveis de prioridades e prazos, está na hora de montar um plano de ação, ou seja, definir o que você vai fazer para alcançar cada etapa definida, afinal, planejamento é exatamente isso.
  • Acompanhar o progresso das suas metas: Essa etapa é tão importante quanto as acima, e muitas pessoas falham nesse ponto em acompanhar o desenvolvimento das metas; então, atenção, crie uma rotina para acompanhar cada desenvolvimento, seja pessoal ou da sua empresa.

 

Segundo Mark Murphy, no livro, Metas que desafiam:

 

“Pessoas que têm metas grandiosas, realmente metas que dão frio na espinha, se sentem 70% mais motivadas para a vida do que pessoas que têm metas pequenas.” 

 

Pense nisso!

 

Estabelecendo Metas Pessoais

 

 

Se neste momento o seu objetivo é definir uma meta na sua vida pessoal, nesse caso, você deve começar a pensar por que você faz o que faz. Ficou confuso? Então vamos lá!

Diariamente fazemos diversas coisas, certo? Como estudar, trabalhar, deixar de comprar determinado item que queremos para fazer uma reserva, fazemos amizades ou nos afastamos de pessoas.

Tudo isso é feito por algum motivo, então te convido a refletir, qual têm sido o seu motivo?

Provavelmente você encontrou motivos diferentes para cada conjunto de atitudes e decisões, isso é normal, afinal, comumente um ser humano tem mais de uma meta na vida, como já dissemos, e isso não é um problema, a questão que faz toda diferença é como você organiza essas metas.

Então, se você quer fazer um plano de metas para a sua vida pessoal, comece colocando em um papel todos os motivos por trás das suas atitudes e decisões, pois assim você vai ter uma visão mais panorâmica e conseguirá definir o nível de prioridades para cada meta.

Então vamos lá, pegue um café, um papel e uma caneta e mão na massa!

 

Estabelecendo Metas Empresariais

 

 

Assim como na vida pessoal, é de extrema importância que a sua empresa tenha um planejamento de metas para se guiar.

Mas quando estamos falando de empresa, precisamos ter um certo cuidado, pois na sua vida pessoal somente você vai seguir aquele planejamento, agora em uma empresa todos os seus colaboradores deverão se guiar por um planejamento estratégico criado por você.

Com isso, é importante ser extremamente claro em cada etapa, para que não fique nenhuma dúvida.

Afinal, metas bem estabelecidas e comunicadas claramente têm o poder de motivar a equipe em prol de um objetivo comum.

Vale lembrar que o planejamento de metas, além de estratégico, tem de ser motivador para todos os colaboradores que fazem parte da sua empresa.

Uma meta tem de ser feita para conseguir ser alcançada, pois, caso contrário, em vez de ser algo que te motive e motive a equipe terá o efeito contrário.

 

Quer conhecer uma ferramenta incrível que vai te ajudar nesse processo de planejamento e criação de metas? Então, clique aqui.

 

Preparado?

 

Te convido a fazer um planejamento de metas para todas as áreas da sua vida, como para leitura, alimentos saudáveis que você precisa comer e rotinas saudáveis que você precisa ter.

Estabeleça metas em seu planejamento que realmente fazem seu coração vibrar e se comprometa em dar o seu máximo em cada etapa até alcançá-las.

É como disse Lewis Carroll: Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.

Então, para você que decidiu que quer mudar e crescer, tanto na sua vida pessoal, como profissional, te convido a conhecer o nosso plano de assinatura Voitto Premium.

Nele você vai ter acesso a 12 cursos incríveis com profissionais que são referências na área, bem como workshops exclusivos, diversos podcasts sobre carreira e mercado de trabalho e muito mais! Clique na imagem abaixo e confira.

Te convido a deixar o seu feedback nos comentários, e também a compartilhar este artigo com um amigo que está precisando de uma luz para iniciar o seu planejamento de metas.