O que é Planejamento de Metas?
Como fazer um Planejamento de Metas?
Como estabelecer metas pessoais?
Como estabelecer metas empresariais?
Que tal tirar a meta de investir na sua formação?

Entenda o que é Planejamento de Metas e conheça o passo a passo para criar o seu!

Entenda o que é um Planejamento de Metas, qual a sua importância e aprenda o passo a passo de como estabelecer um para sua vida pessoal ou para sua empresa!

Maytê Pereira
Por: Maytê Pereira
Entenda o que é Planejamento de Metas e conheça o passo a passo para criar o seu!

O Planejamento de Metas, também conhecido como Plano de Metas,  é uma ferramenta utilizada para auxiliar na organização da vida pessoal ou profissional.

Os seres humanos muitas vezes têm a necessidade de ter um alvo, uma meta ou algo que o ajude a manter o foco em seus objetivos.

Além dessa necessidade, que normalmente temos intrínseca em nós, será muito mais difícil conseguirmos chegar ao nosso objetivo ou conquistarmos grandes feitos se não criarmos metas e planejarmos o que precisamos fazer em cada período de tempo.

Mas qual a melhor maneira de desenvolver um planejamento de metas? Se você também tem essa dúvida, então esse artigo é para você!

Veja os tópicos que abordaremos neste artigo:

  • O que é Planejamento de Metas?
  • Como fazer um Planejamento de Metas?
  • Como estabelecer metas pessoais?
  • Como estabelecer metas empresariais?

Agora, sem enrolação, vamos ao que você precisa saber para desenvolver o planejamento de metas ideal para você e para sua empresa!

O que é Planejamento de Metas?

O Planejamento de Metas é um instrumento que é feito para te ajudar a organizar a sua vida, seja ela pessoal ou profissional.

Ele pode ser feito de várias formas diferentes como: utilizando uma lista, uma planilha, um quadro, através de um aplicativo e de várias outras formas, o importante é que ele seja feito do melhor jeito para ajudar você com os seus objetivos!

Para começar a fazer o seu planejamento, é necessário que você tenha suas metas bem definidas. Se você não sabe como definir metas, não se preocupe, é só continuar lendo!

Por que o Planejamento de Metas é importante?

O Planejamento de Metas tem vários objetivos, mas o mais importante deles é manter você focado em suas metas em todos os momentos.

Tendo um bom planejamento e metas bem definidas você consegue se manter motivado mesmo em momentos de desânimo, além disso você provavelmente aumentará a sua produtividade e resiliência.

Como fazer um Planejamento de Metas?

A grande dificuldade da maioria das pessoas ao pensar em planejamento de metas é saber por onde começar. E a primeira dica que eu dou é separar um tempo para pensar onde você quer chegar.

Inicialmente você pode ter dificuldade em achar uma resposta para essa pergunta, mas calma, não desista, irei te ajudar com isso nos próximos tópicos.

Um bom passo a passo a seguir, independente do tipo de metas que você quer planejar, para a sua vida pessoal ou profissional, é:

7 passos para criar seu planejamento de metas.

Não tenha medo de errar!

Um dos elementos que impedem as pessoas de terem metas grandiosas é o medo de errar, o medo de definir um alvo grandioso, difícil de atingir e não conseguir conquistá-lo. Não caia nessa cilada.

Descreva em detalhes qual a sua meta

Quanto mais descrever a meta, melhor será para conseguir alcançá-la, pois você saberá exatamente aonde você quer chegar.

Divida grandes metas em pequenas metas

Após escrever suas metas em detalhes, ficará mais fácil subdividir essa meta. E vale ressaltar que essa subdivisão é muito importante, pois mostrará para você o quão perto está de concluir.

Defina a importância e a prioridade de cada meta

Dificilmente temos uma única meta na vida, por isso é necessário definir o nível de importância de cada uma delas, para que assim o planejamento de metas seja bem sucedido mais facilmente.

Estabeleça prazos

Metas são objetivos com prazos de validade, então, para criarmos um planejamento de metas, precisamos que cada etapa a ser concluída tenha um prazo.

Monte um plano de ação

Agora que você já definiu com clareza suas metas, cada etapa, estipulou níveis de prioridades e prazos, está na hora de montar um plano de ação, ou seja, definir o que você vai fazer para alcançar cada etapa definida, afinal, planejamento é exatamente isso.

Essa etapa é tão importante quanto as acima, e muitas pessoas falham nesse ponto em acompanhar o desenvolvimento das metas, então, atenção! Crie uma rotina para acompanhar cada desenvolvimento, seja pessoal ou da sua empresa.


Segundo Mark Murphy, no livro, “Metas que desafiam”:

"Pessoas que têm metas grandiosas, realmente metas que dão frio na espinha, se sentem 70% mais motivadas para a vida do que pessoas que têm metas pequenas."


Pense nisso!

Como estabelecer metas pessoais?

Se neste momento o seu objetivo é definir uma meta na sua vida pessoal, nesse caso, você deve começar a pensar por que você faz o que faz. Ficou confuso? Então vamos lá!

Diariamente fazemos diversas coisas, certo? Como estudar, trabalhar, deixar de comprar determinado item que queremos para fazer uma reserva, fazemos amizades ou nos afastamos de pessoas.

Tudo isso é feito por algum motivo, então te convido a refletir, qual tem sido o seu motivo?

Provavelmente você encontrou motivos diferentes para cada conjunto de atitudes e decisões, isso é normal, afinal, comumente um ser humano tem mais de uma meta na vida, como já dissemos, e isso não é um problema, a questão que faz toda diferença é como você organiza essas metas.

Então, se você quer fazer um plano de metas para a sua vida pessoal, comece colocando em um papel todos os motivos por trás das suas atitudes e decisões, pois assim você terá uma visão mais panorâmica e conseguirá definir o nível de prioridades para cada meta.

Então vamos lá, pegue um café, um papel e uma caneta e mão na massa!

Como estabelecer metas empresariais?

Assim como na vida pessoal, é de extrema importância que a sua empresa tenha um planejamento de metas para se guiar.

Mas quando estamos falando de uma empresa, precisamos ter um certo cuidado, pois na sua vida pessoal somente você vai seguir aquele planejamento, agora em uma empresa todos os seus colaboradores deverão se guiar por um criado por você.

Com isso, é importante ser extremamente claro em cada etapa, para que não fique nenhuma dúvida.

Afinal, metas bem estabelecidas e comunicadas claramente têm o poder de motivar a equipe em prol de um objetivo comum.

Vale lembrar que o planejamento de metas, além de estratégico, tem de ser motivador para todos os colaboradores que fazem parte da sua empresa.

Uma meta tem de ser feita para conseguir ser alcançada, pois, caso contrário, em vez de ser algo que te motive e motive a equipe terá o efeito contrário.


Se ainda está com dúvidas sobre como estabelecer suas metas, é só assistir esse vídeo que separamos para você:

Que tal tirar a meta de investir na sua formação?

Confira agora o eBook Definição de Metas e Defina onde sua empresa quer chegar!

A importância de estabelecer metas vem justamente do questionamento: Para onde eu quero ir? Tanto no âmbito pessoal quanto profissional temos a necessidade de estabelecer as metas que retratam os nossos objetivos para o futuro. A meta é capaz de criar uma organização para seus objetivos de uma forma alinhada.

Ficou curioso? Baixe agora o nosso eBook!

definicao de metas

Maytê Pereira

Maytê Pereira

Bacharel em Ciências Exatas e Graduanda em Engenharia Elêtrica pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui formação de Especialista em Power BI, White Belt em Lean Seis Sigma, Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Foi bolsista no projeto de treinamento profissional de Desenvolvimento de têcnicas de modelagem para problemas reais de programação matemática. Participou como voluntária do PET Elêtrica da UFJF. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

planejamento de metas para empresas

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Planejamento De Metas Para Empresas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.