Usualmente, costumamos chamar todo e qualquer arquivo do MS Excel de planilha, não é mesmo? Eu te digo que nem tudo isso é uma planilha.

Planilha é exclusivamente uma aba dentro de um arquivo em Excel.

E no artigo de hoje, irei te explicar como fazer planilha no Excel, de maneira simples, rápida e prática, aplicando alguns conceitos. Vamos lá?

 

Como fazer planilha no Excel?

 

As tabelas são o instrumento de trabalho do Excel. Podemos trabalhar com mais de uma tabela no Excel ao mesmo tempo, através de suas abas. Recurso que permite que analisemos e façamos cálculos diferentes de forma rápida e inter-relacionada.

 

 

Como já mencionei anteriormente, muitas pessoas confundem a terminologia. O arquivo em Excel se chama Pasta de Trabalho. A região acima que se chama aba ou planilha.

Sem mais delongas, para criar planilhas no Excel, basta inserir uma nova aba, você pode escolher a opção de utilizar o atalho Shift + F11 ou clicar no “+” ao lado da nomenclatura das planilhas.

 

Como fazer planilha no Excel: Navegando entre planilhas

 

Geralmente possuímos várias bases de dados ou informações diferentes, devendo essas ser colocadas em abas ou planilhas diferentes para facilitar na organização.

Para navegar entre as abas ou planilhas, pode-se clicar com o botão esquerdo sobre cada uma delas ou utilizar o atalho CTRL + PgDn para avançar ou CTRL + PgUp para recuar.

Várias vezes você já deve ter desenvolvido tabelas iguais em planilhas diferentes em que apenas os dados internos variam, certo?

Esse tipo de situação é bem comum para pessoas que trabalham com controles periódicos (diários, semanais, mensais). Vejamos no Excel o passo a passo de como trabalhar com esse tipo de situação por meio de um exemplo.

 

Como fazer planilha no Excel: Exemplo

 

Imaginemos que a empresa Voitto Metais fabrica insumos para construções de pequeno porte e possui três turnos de trabalho.

O gerente geral Leonardo Rodrigues pretende levantar os dados da produção de todas as linhas e turnos. Vamos então criar planilhas no Excel para tal feito.

Vamos criar e renomear 6 planilhas, clicando com o botão direito (ou clicando duas vezes com o botão esquerdo) no título de cada uma, com os nomes: “Painel”, “Resumo da Produção”, “Turno 1”, “Turno 2”, “Turno 3” e “Gráficos”, respectivamente, como mostrado a seguir:

 

 

Quando estiver trabalhando com várias abas/planilhas, uma opção para separar áreas afins é colocar cores diferentes nas guias clicando com o botão direito do mouse em cima da guia, em seguida clicar em Cor da Guia e escolher cores diferentes para cada uma delas.

Quando se tem planilhas parecidas, e para não precisar refazer um trabalho várias vezes, é interessante utilizar um atalho do Microsoft Excel que permite replicar o que está sendo feito em uma planilha para outras planilhas.

Basta então, manter as planilhas desejadas selecionadas simultaneamente, e realizar as operações.

Para isso, clique na planilha “Resumo da Produção” e, com a tecla SHIFT pressionada, clique na planilha “Turno 3”. Com todas as abas selecionadas, iremos confeccionar a tabela abaixo.

 

 

Dessa forma, esta tabela estará presente em todas as quatro guias citadas acima.

 

Como fazer planilhas no Excel: Hiperlink

 

Continuando o trabalho com os dados da produção da nossa fábrica, vamos agora aplicar um modo mais ágil e eficiente de navegar entre nossas planilhas.

A primeira aba da planilha “Painel” deve possuir hiperlinks que direcionam para os três turnos, para o resumo e para os gráficos, facilitando a navegação.

Confeccionei o seguinte layout para facilitar a navegação nesta pasta de trabalho. Veja!

 

 

Os hiperlinks são atribuídos com maior frequência a três tipos de referências: selecionando células, formas e imagens. Vamos trabalhar agora esses três tipos de referência.

Primeiramente, vamos inserir uma forma e uma imagem à nossa planilha. Seguiremos o procedimento: Inserir > Ilustrações > Formas > Retângulo de cantos arredondados.

 

 

Posicionar a forma no campo delimitado por linhas tracejadas e ajustá-la de acordo com essa delimitação.

 

 

A forma pode ser alterada recorrendo à Guia Ferramentas de Desenho > Formatar > Estilos da forma. Nesta guia podemos usar formatos pré-definidos ou você mesmo criar um formato a partir da seleção do preenchimento, contorno e efeito de forma.

Após aplicar uma formatação, basta adicionar o nome “Resumo da Produção” à forma. Isso pode ser feito clicando com o botão direito > editar texto ou apenas clicar com o botão esquerdo na forma e digitar o nome. Os demais ajustes de posicionamento do texto podem ser feitos na página inicial.

 

 

Por último, vamos inserir uma imagem no campo delimitado. Para isso, basta clicar em Inserir > Imagem > E selecionar a imagem. Assim como foi feito o ajuste da forma, será feito o ajuste da imagem ao contorno delimitado pelas linhas tracejadas.

 

 

Para inserir hiperlinks para (“Turno 1”, “Turno 2”, “Turno 3”, “Resumo da Produção” e “Gráficos”), podemos:

  • Selecionar item desejado e utilizar atalho Ctrl+K;
  • Selecionar item desejado > Guia Inserir > Link.

 

 

Devemos então, clicar com botão direito item desejado e selecionar Link.

 

 

Após a abertura da janela, selecionar “Colocar neste documento” > atribuir referência aos respectivos nomes.

 

 

Agora, basta repetir esse procedimento para todas as referências.

Para ter uma navegação completa pelas nossas planilhas, devemos criar hiperlinks nas demais abas que retornam para o Painel, seguindo o mesmo padrão.

 

Como fazer planilha no Excel: Associação de planilhas

 

Após inserir sua base de dados nas planilhas de turno, é interessante realizar as operações de total produzido, %aproveitável e quantidade útil para cada célula a fim de preencher sua tabela.

Feito isso, devemos também ir até a planilha resumo da produção e criar fórmulas oriundas das planilhas de turno, com o intuito de realmente resumir a produção total em uma única planilha.

Por exemplo, o valor de pregos produzidos na linha 1 da planilha de resumo da produção será a soma do valor de pregos produzidos da linha 1 de cada uma das planilhas de turno, e assim sucessivamente para as informações pertinentes a cada linha e coluna da sua planilha de controle.

O intuito da planilha “Gráficos”, como o próprio nome já diz é trazer uma apresentação de gráficos e dashboards de gestão para melhor visualização dos resultados desta empresa.

 

Saiba mais!

 

Agora que você já sabe o básico de como fazer planilhas no Excel, é importante que se aprenda alguma das principais fórmulas desse software para assim aprimorar suas planilhas, não é mesmo?

Eu te convido então a se capacitar GRATUITAMENTE com o Grupo Voitto sobre essa incrível ferramenta no nosso curso online de Introdução ao Excel 2016.

Nesse curso, você terá um contato com a versão mais atual desse software, irá aprender a como formatar células, inserir imagens, além de aprender sobre as fórmulas e funções elementares do MS Excel.

 

 

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