Dica de ouro!
O que é dashboard?
Para que serve o dashboard?
Os tipos de dashboard
Microsoft Excel para criação de Dashboards
A criação do Dashboard de Gestão
Aprenda mais!

Você sabe o que é Dashboard? Entenda como montar o seu!

Quer aprender tudo sobre Dashboard? Entenda para que serve essa ferramenta e como criar um dashboard de forma fácil!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Você sabe o que é Dashboard? Entenda como montar o seu!

Você provavelmente já ouviu a seguinte expressão: “a informação tem poder!”, estou certo? No contexto corporativo essa frase faz cada vez mais sentido, ainda mais atualmente, com a digitalização das informações.

Muitos dados são gerados a todo momento, e a fase de análise do método DMAICnos ensina a analisá-los.

No entanto, esse excesso de dados e informações acabam se perdendo mediante os gestores. E, para resolver essa questão, facilitar a gestão e sintetizar as informações é que você deve saber o que é dashboard e como utilizá-lo.

Neste artigo, você irá aprender:

  • O que é Dashboard?
  • Para que serve o Dashboard? 
  • Os tipos de Dashboard
  • Microsoft Excel para criação de Dashboard
  • A criação de Dashboard de Gestão

Dica de ouro!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

O que é dashboard?

O dashboard é uma representação visual das informações mais importantes em forma de painel de controle para auxiliar na tomada de decisões.

Ou seja, se pega uma grande base de dados disponível na empresa e transformamos ela nos principais indicadores de desempenho, com gráficos e tabelas relevantes.

Os dashboards devem ser exibidos em forma de apresentação visual em uma única tela do painel de controle, evitando-se barras de rolagem, de forma que se consiga fazer comparações e acompanhar as metas.

Para que serve o dashboard?

O dashboard, como você já deve ter reparado, tem como foco apresentar de forma resumida o grande volume de informações, visando sempre os objetivos do negócio.

Além disso, sua disposição em forma de painel permite a análise, a comparação e o acompanhamento dos indicadores de forma direta e imediata.

Eles também proporcionam aos gestores uma tomada de decisão mais segura, por meio da visualização rápida da situação da empresa.

Os tipos de dashboard

Existem alguns tipos de dashboard: operacional, de manutenção, e financeiro.

Dashboard Operacional

O setor operacional da empresa, mais do que os outros setores, precisa ser acompanhado diariamente para o bom funcionamento da operação.

Ou seja, os dashboards operacionais são dashboards com os indicadores de operação mais relevantes para seu gestor.

Como exemplo poderíamos citar painéis com informações em tempo real sobre a produção de uma fábrica.

Certo, agora já sei o que é dashboard operacional, mas e o que é dashboard de manutenção? E o financeiro?

Dashboard de Manutenção

O dashboard de manutenção, nada mais é do que um dashboard cujo os indicadores são voltados para a área de manutenção da empresa. Intuitivo, não?

Um exemplo disso, seria um painel com tempo de falha de cada componente em um determinado equipamento.

Dashboard Financeiro

De forma similar, os dashboards financeiros são aqueles que possuem informações sobre a área financeira da empresa, para que com isso se possa avaliar a saúde financeira da instituição.

Alguns exemplos de indicadores financeiros que podem estar inseridos nesse tipo de dashboard são: Break Even PointROAe ROI.

Microsoft Excel para criação de Dashboards

Uma das ferramentas mais utilizadas para se criar dashboards é o MS Excel. Isso se dá por conta de suas inúmeras vantagens. Dentre elas posso citar:

  • A ferramenta está presente em praticamente todas as empresas;
  • Possui diversas ferramentas e mecanismos que filtram e resumem informações de bases de dados;
  • Possui conexão com diversas fontes de dados (Access, Navegadores Web, entre outros);
  • É um software bastante flexível.

A relação custo-benefício da criação de Dashboards pelo MS Excel é excelente, visto que o custo de desenvolvimento é muito baixo quando comparado ao custo de se implementar um software específico para medição do desempenho.

A criação do Dashboard de Gestão

Agora que você já sabe o que é dashboard, bem como para que serve e para que é importante, já é possível entender quais são as etapas para criação do seu próprio painel de bordo. Vamos lá?

Antes de tudo, faça o planejamento da montagem do seu dashboard. Assim como tudo na vida, com planejamento tudo fica melhor.

Tenha sempre em mente quem é o cliente da informação, todas as informações contidas no dashboard tem que estar de fácil compreensão para ele.

Defina os indicadores que serão relevantes para que esses clientes tomem algum tipo de ação. Não adianta ter informações que não dizem respeito ao principal interessado nesse dashboard.

Escolha os tipos de ferramentas que serão utilizadas, e aí sim, você está pronto para montar o seu próprio dashboard.

Dica: Para a criação de painéis eficientes o fator design deve ser levado em conta, busque sempre uma disposição harmoniosa entre as informações e utilize cores adequadas.

Para te ajudar, preparei um exemplo visual de o que é dashboard para você. Nele, escolhi alguns indicadores com base no cliente desse produto, não se prenda a ele, fique a vontade para inovar no seu!

Dashboards de gestão

Aprenda mais!

Confira o nosso eBook gratuito Dashboards de Power BI e se especialize no assunto!

Com Dashboards de Power BI, você aprenderá o que são e como utilizá-las para gerenciar bancos de dados de forma realmente estratégica e efetiva na sua empresa.

Aproveite e baixe agora mesmo!


dashboards de power bi

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Excel Para Iniciantes

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.