Dica de ouro!
O que é Excel VBA?
Conhecendo o editor do Excel VBA
Como acessar o ambiente Excel VBA?
Funcionamento do Excel VBA
Criando Macros no Excel VBA
Saiba mais!

Você sabe o que é e como funciona o Excel VBA?

Compreenda agora a definição e a utilidade do Excel VBA, bem como seu funcionamento e a estrutura do ambiente Visual Basic for Applications.

Leonardo Rodrigues
Por: Leonardo Rodrigues
Você sabe o que é e como funciona o Excel VBA?

Assim como nós nos comunicamos através de um idioma, os softwares também possuem sua maneira de comunicar com o usuário. Essa comunicação, no caso do Microsoft Office, é feita através da linguagem de programação em VBA.

Mas se você deseja aprender essa linguagem, não precisa se desesperar, pois a linguagem VBA é mais fácil de ser aprendida do que um novo idioma, por exemplo, e basta um pouco de empenho e dedicação.

E aí, você sabe o que significa VBA? VBA é uma sigla inglesa que significa Visual Basic for Applications. E se você quer saber exatamente o que é o Excel VBA, para que ele serve e como utilizar, não deixe de conferir esse post.

Dica de ouro!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel


Agora, vamos lá!

O que é Excel VBA?

O Microsoft Excel conta com uma linguagem muito poderosa chamada Visual Basic for Applications, que permite resolver os problemas mais facilmente e explorar recursos adicionais do programa.

Ensinar ao Excel, através da gravação de macros é um método fácil de construir uma Macro, no entanto possui suas limitações.

Uma vez que uma Macro nada mais é do que um tipo de programa escrito em Excel VBA, por que não a tratar como tal e dirigir-se a seu código, alterando-o de forma a melhorar a sua eficiência ou a corrigir problemas?

É possível ainda, criar desde sua raiz, aproveitando todo o poder de uma linguagem tão eficaz como o VBA. Vamos então nos dirigir para esse ambiente de programação e aprender mais?

Excel x VBA

Conhecendo o editor do Excel VBA

As observações, testes e modificações dos códigos dos procedimentos VBA são feitas num ambiente de programação conhecido como Visual Basic Editor (VBE) do Excel, um ambiente de interface amigável ao usuário.

Nele, também podemos escrever os nossos procedimentos (Macros e funções) a partir do zero, isto é, sem a utilização do gravador de Macros.

Os procedimentos VBA desenvolvidos no VBE tornam-se parte da pasta na qual eles foram desenvolvidos, e quando a pasta é salva, os componentes do projeto (Macros, módulos, userforms) são salvos ao mesmo tempo.

Como acessar o ambiente Excel VBA?

Para o uso do VBA e do VBE é preciso, assim como em outras funções mais avançadas do Excel, habilitar a guia desenvolvedor.

Para isso, basta clicar na Guia Arquivo > Selecionar o botão "Opções" > Personalizar Faixa de Opções, e selecionar o desenvolvedor como mostrado a seguir:

Como acessar o VBA?


Feito isso, basta acessar a Guia Desenvolvedor no menu da planilha Excel, e em Código selecionar Visual Basic. Dessa forma, aparecerá para você uma nova janela, como mostrado a seguir.

Como acessar o VBA?


Esta janela é dividida em três grandes áreas: Projeto - VBAProject, Propriedades e a Janela de Edição de Texto (lado direito da ilustração). A seguir, separei uma sucinta explicação de cada um desses ambientes. Confira!

Projetos - VBA Project

Esta janela se localiza no canto superior esquerdo da tela. Traz um agrupamento dos elementos de programação do Excel. A princípio, iremos focar apenas no conjunto "Módulos", que agrupa os códigos tanto das Macros gravadas como escritas manualmente.

VBA Project

Propriedades

Presente logo abaixo da janela Projetos. Agrupa as propriedades do elemento selecionado e serve como dica para trabalharmos com essas características dentro dos nossos códigos.

Propriedades no VBA

Janela de Edição

A janela de edição surgirá no espaço em cinza. A partir da tela de projetos, selecione e abra a pasta "Módulos" (repare que dentro desta já há um objeto chamado "Módulo 1"), onde as Macros gravadas são salvas.

Dê um duplo clique neste e a terceira janela abrirá, revelando o código gerado a partir da gravação da Macro que já fora criada anteriormente. Caso você tenha aberto um arquivo Excel do zero e ainda não tenha gravado nenhuma macro, essa janela aparecerá em branco.

A janela de edição nos permite, portanto, criar e editar códigos diretamente no Visual Basic, facilitando a leitura, estruturação e organização dos mesmos.

Funcionamento do Excel VBA

Como já disse anteriormente nesse artigo, entendemos por código de Macro como uma linguagem onde traduzimos todos os nossos anseios de forma que o computador os entenda.

Por exemplo, imagine que você contratasse um bom engenheiro indiano para lhe auxiliar em um grande projeto de melhorias, e que você mesmo tivesse que treiná-lo, de modo a realizar as tarefas necessárias ao andamento deste projeto.

Primeiramente você verificaria qual linguagem o engenheiro tem aptidão, e constatando que ele entende muito bem o inglês, então passariam a adotar esta linguagem como padrão para suas conversas, não é mesmo?

Pois bem, com o computador não é diferente. Ele também segue essa mesma lógica para o funcionamento.

Cada programa é construído seguindo uma linguagem e podemos tranquilamente classificar as Macros como pequenos programas. Assim sendo, para que o computador possa entender estes novos programas, precisamos escolher uma linguagem que ele entenda.

Em sua maioria, a linguagem do Visual Basic se aproxima do inglês, portanto, o conhecimento desse idioma torna mais simples e intuitivo o aprendizado dos comandos utilizados nos códigos e pode te ajudar nesse momento.

Criando Macros no Excel VBA

Quando se grava uma Macro no Excel, este tem um comportamento em background que realiza a respectiva codificação para Visual Basic for Applications.

Cada Macro que se cria tem um comportamento concreto e autônomo em relação à outras Macros implementadas, e tem como objetivo executar um determinado número de instruções que respondam à exigências do utilizador.

Cada Macro criada dá origem a um procedimento ou rotina. E existem dois tipos de rotinas: sub-rotinas e funções. Vamos a elas?

Sub-rotinas

As sub-rotinas são aquelas cuja definição é delimitada pelas palavras-chave Sub e End Sub.

Assim, se reparar, toda a Macro gravada no Excel é deste tipo. veja a estrutura na imagem a seguir.

Criando sub-rotinas no VBA


Estas sub-rotinas são designadas pelo nome que lhe atribuímos e não recebem parâmetros do exterior, diferentemente do que acontece com as funções. Mas essa rotina veremos no tópico a seguir.

As sub-rotinas têm como função desempenhar um conjunto de tarefas que compõem o seu corpo.

O corpo da Macro, é assim composto por um conjunto de instruções, sendo que cada instrução diferente necessita de estar numa linha diferente.

Funções

Funções são rotinas cuja definição começa com a palavra-chave Function e termina com as palavras End Function. Muito similar à rotina anterior, não é mesmo?

Todas as funções que utilizamos no Excel são deste tipo de rotina. A sua definição tem a estrutura seguinte.

Criando funções no VBA


Como você pôde observar, nesse caso de rotina, se faz necessário um transporte de parâmetros para que a função seja executada corretamente.

Saiba mais!

Existem, é claro, inúmeras funções e formas de se programar, e ficaria inviável mencioná-las aqui. E é por isso que nós do Grupo Voitto criamos o curso de VBA aplicado a negócios.

Este treinamento é conduzido com base na construção lógica de algoritmos, evidenciando mais de 30 recursos e comandos para criação de sistemas automatizados em Excel VBA por meio da realização de mais de 20 exemplos e exercícios de várias indústrias.

Ao término desse curso, você será capaz de montar algoritmos no ambiente VBA para construção de sistemas operacionais, bem como desenvolver estruturas de controle e de repetição para replicar comandos rotineiros.

Curso de VBA Aplicado a Negócios. Se inscreva já!

Não deixe de nos presentear com seu comentário. Conte para mim o que você achou desse post e me ajude a melhorar ainda mais nosso conteúdo. Seu feedback é importante para nós!

Leonardo Rodrigues

Leonardo Rodrigues

Possui curso Técnico em Agroindústria pelo IFF (Instituto Federal Fluminense), onde foi o monitor principal da disciplina de matemática. Acumulou por 3 anos, menções honrosas por bom desempenho na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). É graduado em Engenharia Mecânica pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), onde além de continuar lecionando através de monitoria das disciplinas de cálculo 3, resistência dos materiais (I e II), e fundamentos de combustão, participou do movimento empresa júnior. Também foi presidente da equipe universitária de eficiência energética da faculdade, nessa área teve um artigo acadêmico aceito e o apresentou no EMMEC (Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica). Leonardo foi estagiário na empresa MRS Logística S.A. onde trabalhou com planilhas gerenciais e liderança de equipes de trabalho a partir da definição de metas. Tem formação complementar Master em MS Excel, Black Belt em Lean Seis Sigma, Análises Estatísticas, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo Web. Atualmente ê Mestrando do programa de pós-graduação em Modelagem Computacional da UFJF e colaborador do Grupo Voitto na área de Pesquisa e Desenvolvimento.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Vba Aplicado A Negócios

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.