Se você não conhece o termo ”excelência operacional”, tenho certeza que o conceito de excelência você conhece. Estou certa?

Pois é, o fato é que todos nós sempre estamos a procura da excelência, não é mesmo?! Posso até te dar exemplos: quem nunca morreu de estudar para tirar 100% em uma prova na faculdade ou até mesmo bater seu recorde na corrida ou pegar mais peso na academia.

No ambiente organizacional, não é nada diferente, mas a excelência está relacionada a várias questões dentro da empresa, e por isso, o termo excelência operacional.

Assim como os indivíduos, as empresas também querem alcançar a excelência, e por essa razão vamos aprender agora os primeiros passos para sua empresa caminhar rumo a excelência operacional. Confere aí os tópicos a serem abordados. 

  • O que é Excelência Operacional?

  • Onde surgiu o conceito de excelência operacional?

  • Programa de Excelência Operacional;

  • 5 Práticas para alcançar a excelência operacional na empresa

Está preparado? Então, vamos!

 

O que é Excelência Operacional?

 

Excelência Operacional é um conceito muito utilizados pelas empresas para indicar a qualidade e produtividade dos seus processos e projetos. 

A busca pela excelência independe de qual metodologia está aplicada na sua empresa, na verdade, está relacionada à visão, missão e valores do seu negócio.

A excelência operacional caminha junto com a melhoria contínua, e sim, você está ouvindo isso novamente! Esse é um dos termos mais falados atualmente.

Com o mundo VUCA o conceito de excelência operacional e melhoria contínua são termos-chave para garantir a competitividade no mercado. 

 

Onde surgiu o conceito de excelência operacional?

 

O termo “Excelência Operacional” apareceu, pela primeira vez, no livro de Tom Peters, chamado In Search of Excellence em 1982. Na obra, o autor explica que a excelência operacional é diferente para cada empresa e deve ser formulada de acordo com os seus objetivos.

Mas, foi a Toyota que disseminou o conceito, por ter criado o modelo da Casa Toyota, mostrado na imagem abaixo, que exemplifica, de maneira simples, o Sistema Toyota de Produção.

Modelo da Casa Toyota

O modelo traz uma analogia da construção de uma casa, em que cada elemento tem seu papel, sendo: base, paredes/colunas e o teto.

Neste modelo podemos perceber que cada elemento é dependente um do outro e assim será possível atingir a melhor qualidade, reduzir custos e o tempo gasto nos processos.

Com a criação do modelo de produção da Toyota, surgiu a metodologia Lean Manufacturing, que com o passar do tempo e com a evolução dos processos, se uniu com a metodologia Seis Sigma.

O relacionamento do Lean com o Seis Sigma mostrou um aumento na produtividade, redução de desperdícios e, consequentemente, maior qualidade. Com esse conceitos acoplados o foco é sempre a melhoria contínua, o que permite  caminhar para a excelência operacional.

Para se aprofundar mais nos conceitos do Lean Seis Sigma, nós da Voitto, temos uma capacitação ideal para isso. O Curso de White Belt em Lean Seis Sigma vai impulsionar sua carreira, te ensinando como compreender e utilizar as ferramentas para a melhoria contínua. 

Clique no botão abaixo e garanta essa oportunidade!

Curso de White Belt em Lean Seis Sigma

Garantiu seu curso? Claro né! Agora vamos aprender os processos para alcançar a excelência operacional na sua empresa.

 

Programa de Excelência Operacional

 

O Programa de Excelência Operacional é criado exclusivamente para cada empresa, baseado nos seus princípios, processos e objetivos da mesma. Não existe um padrão para criar um programa de excelência operacional, visto que cada negócio possui uma estrutura organizacional. 

É fundamental realizar um estudo, identificado quais os problemas e quais as causas deles. 

Existem algumas estratégias para nortear a elaboração de uma programa de excelência operacional, chamada de Roda da Excelência Operacional. Esse plano é dividido em 4 elementos: Estratégia, Gestão, Processos e Pessoas.

Roda da Excelência Operacional

Estratégia

Deve ser o primeiro elemento a ser planejado, a fim de estabelecer o caminho a percorrer no processo. É essencial que a organização esteja com todas as estratégias de negócio estabelecidas. 

Algumas perguntas a serem feitas são:

  • Onde vamos?

  • Como vamos?

  • Porquê vamos?

As respostas a essas perguntas levam todos os envolvidos a entender, com clareza, todos os pontos do processo.

 

Gestão

A gestão é um conceito muito importante, sendo ela a base para a melhoria contínua. 

De maneira análoga, para que seu dia saia nos conformes é necessário uma gestão, certo? E assim, será possível o planejamento e a organização das tarefas. 

A gestão empresarial caminha no mesmo sentido, uma empresa precisa gerenciar seus processos, obter um padrão para que os processos sejam executados.

 

Processos

Nesse ponto de analise dos processos, é essencial compreender quais são os processos que não agregam valor para a empresa ou produto.

Uma solução é a realização de mapas de processos para que possa ilustrar todas as atividade e visualizar como estão sendo executadas. 

 

Pessoas

O último elemento, mas não menos importante, é a manter as pessoas capacitadas, empenhadas e alinhadas com a empresa. 

Um exemplo seria a implementação de treinamento, workshops, reuniões para avaliação dos processos, entre outras medidas. 

 

Diante disso, na elaboração do programa de excelência operacional é muito importante não esquecer o envolvimento de todas as áreas da empresa, já que uma área depende da outra. 

Para começar a trilhar o caminho da excelência operacional fique atento às 5 dicas que vamos passar para você! 

 

5 Práticas para alcançar a excelência operacional

 

Para a excelência operacional ser alcançada é preciso que a empresa estabeleça uma rota para alcançar as suas metas e isso requer esforços. Veja agora as 5 práticas que você pode implementar na sua organização para alcançar a excelência operacional.

 

1. Definir seus objetivos

 

Na vida pessoal, todos temos objetivos, e na sua empresa não pode ser diferente. Determine os objetivos, faça o planejamento estratégico, tático e operacional. 

Com os objetivos claros e bem estruturados o seu negócio estará direcionado para o caminho da excelência. 

 

2. Gerenciar processos

 

Tenha uma rotina e garanta que tudo que está sendo feito está alinhado com os objetivos da organização. É muito importante que cada processo seja realizado corretamente para garantir uma visão de ponto a ponto, ou seja, sempre pensar para onde vai o produto final, ou seja, seu cliente.

O gerenciamento dos processos é a melhor forma da empresa estar avaliando seus resultados e buscar a melhoria contínua.

 

3. Capacitar pessoas

 

Não adianta você ter tudo planejado e gerenciado se você e sua equipe não são capacitados para tal operação. O conhecimento é essencial para qualquer atividade, por isso faça treinamentos, workshops, reuniões com sua equipe.

 

4. Gerir pessoas

 

As pessoas estão sempre suscetíveis a problemas, por inúmeros motivos, por isso é preciso interagir com elas, para que seus colaboradores estejam alinhados aos mesmo propósitos da empresa.

Afinal, uma empresa é um trabalho em equipe, com um bom relacionamento entre as pessoas e uma ótima comunicação, consequentemente, diminui os problemas e gera melhores resultados na organização. 


5. Investir recursos

 

O investimento está relacionado a capacitação das pessoas quanto as tecnologias também, com isso, ofereça o melhor para os seus colaboradores. Atualmente, existem inúmeras tecnologias que auxiliam no processo de melhoria da qualidade dos processos e redução de tempo.

Não se engane que utilizar das máquinas significa substituir os humanos, na verdade, é melhorar a execução dos processos.

 

Que tal dar o primeiro passo?

 

Comece agora o caminho para a excelência operacional da sua empresa!

Nós da Voitto temos para você um pacote sensacional, o Pacote Voitto Premium, com várias capacitações e aqui você vai encontrar qual a melhor metodologia para aplicar no seu negócio. 

Clique no botão e escolha o plano que combina com você!

Voitto Premium