O que é Excelência Operacional?
Onde surgiu o conceito de excelência operacional?
O que é o Programa de Excelência Operacional?
5 Práticas para alcançar a excelência operacional

Use a Excelência Operacional para levar sua empresa rumo ao sucesso. Aprenda aqui!

Excelência Operacional é um processo que une 4 elementos para ajudar sua empresa a trilhar o caminho do sucesso. Leia este artigo e descubra como!

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Use a Excelência Operacional para levar sua empresa rumo ao sucesso. Aprenda aqui!

Se você não conhece o termo "Excelência Operacional", tenho certeza que o conceito de excelência você conhece. Estou certa? Já te adianto queele tem tudo a ver com a melhoria contínua!

Pois é, o fato é que todos nós sempre estamos à procura da excelência, não é mesmo?! Posso até te dar exemplos: quem nunca virou a noite estudando para tirar 100% em uma prova na faculdade ou até mesmo treinou todos os dias para bater seu recorde na corrida ou pegar mais peso na academia?

No ambiente organizacional, não é nada diferente, mas a excelência está relacionada a várias questões dentro da empresa, e por isso, o termo excelência operacional.

Assim como os indivíduos, as empresas também querem alcançar a excelência, e por essa razão vamos aprender agora os primeiros passos para sua empresa caminhar rumo à Excelência Operacional. Confira a seguir os tópicos aque iremos abordar:

  • O que é Excelência Operacional?
  • Onde surgiu o conceito de excelência operacional?
  • O que é o Programa de Excelência Operacional?
  • 5 Práticas para alcançar a excelência operacional na empresa.

Está preparado? Então, vamos lá!

O que é Excelência Operacional?

Excelência Operacional é um conceito muito utilizado pelas empresas para indicar a qualidade e produtividade dos seus processos e projetos.

A busca pela excelência independe de qual metodologia está aplicada na sua empresa. A excelência depende, na verdade, da visão, missão e valores do seu negócio.

A Excelência Operacional caminha junto com a melhoria contínua, e sim, você está lendo isso novamente! Esse é um dos termos mais falados atualmente.

Com o mundo VUCA, o conceito de Excelência Operacional e melhoria contínua são termos-chave para garantir a competitividade no mercado. Mas onde esse primeiro surgiu? É o que vamos te contar agora!

Onde surgiu o conceito de excelência operacional?

O termo "Excelência Operacional" apareceu pela primeira vez em 1982 no livro de Tom Peters, chamado In Search of Excellence. Na obra, o autor explica que a excelência operacional é diferente para cada empresa e deve ser formulada de acordo com os seus objetivos.

Mas foi a Toyota a responsável pela disseminação do conceito com a criação do modelo da Casa Toyota, mostrado na imagem abaixo, que exemplifica, de maneira simples, o Sistema Toyota de Produção.

Modelo da Casa Toyota

O modelo traz uma analogia da construção de uma casa, em que cada elemento tem seu papel, sendo: base, paredes/colunas e o teto.

Neste modelo podemos perceber que cada elemento é dependente um do outro e assim será possível atingir a melhor qualidade, reduzir custos e o tempo gasto nos processos.

Com a criação do modelo de produção da Toyota, surgiu a metodologia Lean Manufacturing, que com o passar do tempo e com a evolução dos processos, se uniu com a metodologia Seis Sigma.

O relacionamento do Lean com o Seis Sigma mostrou um aumento na produtividade, redução de desperdícios e, consequentemente, maior qualidade. Com esses conceitos acoplados o foco é sempre a melhoria contínua, o que permite caminhar para a excelência operacional.

Existe também a metodologia de excelência operacional unindo as práticas ágeis, essa união resulta no DMAIC Ágil.

O que é o Programa de Excelência Operacional?

O Programa de Excelência Operacional é exclusivo para cada empresa, baseado nos princípios, processos e objetivos dela. Não existe um padrão para criar um programa de excelência operacional, visto que cada negócio possui uma estrutura organizacional.

É fundamental realizar um estudo, identificando quais os problemas e quais as causas deles.

Existe uma estratégia para nortear a elaboração de um programa de excelência operacional, chamada de Roda da Excelência Operacional. Esse plano é dividido em 4 elementos: Estratégia, Gestão, Processos e Pessoas.

Roda da excelência operacional

Estratégia

Deve ser o primeiro elemento a ser planejado, a fim de estabelecer o caminho a percorrer no processo. É essencial que a organização esteja com todas as estratégias de negócio estabelecidas.

Algumas perguntas a serem feitas são:

  • Onde vamos?
  • Como vamos?
  • Por que vamos?

As respostas a essas perguntas levam todos os envolvidos a entender, com clareza, todos os pontos do processo.

Gestão

A gestão é um conceito muito importante, sendo ela a base para a melhoria contínua.

De maneira análoga, para que seu dia saia da maneira esperada, é necessária uma gestão, certo? Assim será possível o planejamento e a organização das tarefas.

A gestão empresarial caminha no mesmo sentido. Uma empresa precisa gerenciar seus processos e obter um padrão para que os processos sejam executados.

Processos

Nesse ponto de análise dos processos, é essencial compreender quais são os processos que não agregam valor para a empresa ou produto.

Uma solução é a realização de mapas de processospara que possam ilustrar todas as atividades e visualizar como estão sendo executadas.

Pessoas

O último elemento, mas não menos importante, é manter as pessoas capacitadas, empenhadas e alinhadas com a empresa.

Um exemplo seria a implementação de treinamentos, workshops, reuniões para avaliação dos processos, entre outras medidas.


Diante disso, na elaboração do programa de Excelência Operacional é muito importante não esquecer o envolvimento de todas as áreas da empresa, já que uma área depende da outra.

Para começar a trilhar o caminho da excelência operacional, fique atento às 5 dicas a seguir!

5 Práticas para alcançar a excelência operacional

Se você está se perguntando “Como alcançar a Excelência Operacional”, a resposta é que é preciso que a empresa estabeleça uma rota para alcançar as suas metas e isso requer esforços.

Para aprofundar os seus conhecimentos práticos no assunto, além das dicas, é importante assistir ao vídeo a seguir:

Separamos as 5 práticas que você pode implementar na sua organização para ar a excelência operacional!

1. Defina seus objetivos

Na vida pessoal, todos temos objetivos, e na sua empresa não pode ser diferente. Determine os objetivos, faça o planejamento estratégico, tático e operacional.

Com os objetivos claros e bem estruturados, o seu negócio estará direcionado para o caminho da excelência.

2. Gerencie processos

Tenha uma rotina e garanta que tudo que está sendo feito esteja alinhado com os objetivos da organização. É muito importante que cada processo seja realizado corretamente para garantir uma visão de ponta a ponta, ou seja, sempre pensar para onde vai o produto final, ou seja, seu cliente.

O gerenciamento dos processos é a melhor forma da empresa avaliar seus resultados e buscar a melhoria contínua.

3. Capacite as pessoas

Não adianta você ter tudo planejado e gerenciado se você e sua equipe não são capacitados para tal operação. O conhecimento é essencial para qualquer atividade, por isso faça treinamentos, workshops, reuniões com sua equipe.

4. Gerencie pessoas

A interação entre os membros da equipe é fundamental para um bom funcionamento da empresa. É importante também realizar ações para que todos se mantenham alinhados ao propósito da empresa.

Afinal, uma empresa é um trabalho em equipe, com um bom relacionamento entre as pessoas e uma ótima comunicação, consequentemente, diminui os problemas e gera melhores resultados na organização.

5. Invista em recursos

O investimento está relacionado à capacitação das pessoas e às tecnologias. Por isso, ofereça o melhor para os seus colaboradores.

Atualmente, existem inúmeras tecnologias que auxiliam no processo de melhoria da qualidade dos processos e redução de tempo.

Não se engane ao pensar que utilizar máquinas significa substituir os humanos, na verdade, é apenas uma melhora a execução dos processos.

Dica!

Com o kit Gestão de Qualidade, você receberá 6 planilhas para gerenciar operações na sua empresa de modo mais assertivo e organizado.

As planilhas são Acompanhamento de Pedidos, Avaliação de Fornecedores, Controle de Ações, Controle de Entregas Logísticas, Controle de Estoque e Controle de Veículos e Motoristas.

Se interessou? Não perca essa oportunidade de ouro e baixa agora o KIT de Gestão de Qualidade!

Gestao de Operacoes

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

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