O que é o Agile DMAIC?
Quer saber mais?
Relação entre o Agile DMAIC e o DMAIC Tradicional
Como funciona o método Agile DMAIC?
Relação dos eventos Scrum com o Agile DMAIC e suas etapas
Os Belts do LSS e os papéis do Scrum e sua relação
Dica de Ouro!

Saiba como o DMAIC Ágil relaciona o Scrum com o LSS

Um método utilizado para avaliar e melhorar seus projetos com uma forma simplificada do DMAIC tradicional. Descubra neste artigo como funciona o Agile DMAIC.

Alícia Emanoele
Por: Alícia Emanoele
Saiba como o DMAIC Ágil relaciona o Scrum com o LSS

O DMAIC Ágil (ou Agile DMAIC) é uma metodologia que busca a melhoria contínua nos processos e projetos. Em um cenário tão competitivo como o atual, essa ferramenta pode ser o diferencial para garantir a maior qualidade nos processos e atender as exigências dos clientes.

Por isso, neste artigo vamos apresentar esse novo método, como ele funciona e como se relaciona com o Lean Seis Sigma e com o Scrum, por meio dos tópicos a seguir:

  • O que é Agile DMAIC?
  • Agile DMAIC e DMAIC Tradicional
  • Como funciona esse método?
  • Relação dos eventos Scrum com o Agile DMAIC e suas etapas
  • Os Belts do LSS e os papéis do Scrum e sua relação

Vamos lá?

O que é o Agile DMAIC?

O Agile DMAIC é uma técnica aplicada na união das metodologias de excelência operacional, o Lean Six Sigma (LSS), com a de gestão de projetos, o Scrum, em busca de soluções dos problemas com a qualidade e produtividade dos processos e projetos.

Essa abordagem ocorre porque os conceitos dos métodos são insuficientes desacompanhados, e como o objetivo é de solucionar as falhas é necessário avaliar quais as melhores metodologias para elaborar uma integração.

Nesse caso são utilizadas as do LSS e os princípios e práticas do Scrum.

Com isso o Lean Seis Sigma traz o método do que é o procedimento aplicado para a melhoria de processos, e da sua integração com o Scrum foi estruturado o método chamado.

Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre os conceitos do Lean Six Sigma, confira abaixo!

Quer saber mais?

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Relação entre o Agile DMAIC e o DMAIC Tradicional

O DMAIC tradicional tem um conceito aplicado emem uma configuração onde a execução das suas fases são dependentes umas das outras, e no ponto de vista do Agile DMAIC, as fases são executadas de forma iterativa e incremental, isso pela aplicação das metodologias ágeis com as de excelência operacional.

Além disso, esse novo conceito apresenta uma configuração mais simplificada do tradicional, possibilitando uma duração reduzida e a introdução de melhorias em relação ao tradicional DMAIC.

Como funciona o método Agile DMAIC?

O DMAIC Ágil (ou Agile DMAIC) atua com o objetivo de identificar e tratar possíveis problemas, possibilitando uma gestão quantitativa e avaliando o uso das práticas do Scrum a cada processo.

Para entender como são executados os processos é importante conhecer sobre a aplicabilidade das metodologias separadamente.

DMAIC tradicional

O DMAIC tradicional é uma submetodologia do Lean Seis Sigma, e seu objetivo é aprimorar os processos para caminhar na direção certa. O termo é um acrônimo para a execução de 5 passos, que são eles:

  • Definir (Define): o momento para planejamento, estabelecer todas as premissas e processos com clareza e elaborar o contrato do projeto
  • conhecer e observar o cenário atual e conhecer as possíveis causas do problema para estabelecer os focos do projeto
  • identificar as causas raízes do problema com fatos e dados
  • apresentar solução para o problema e avaliar a sua implementação
  • monitorar os resultados e estabelecer uma manutenção para garantir que os resultados não se percam.

Scrum

O Scrum é um que contém métodos ágeis por meio de eventos para gestão de projetos buscando a otimização dos processos. Os são rotineiros e assim evitam eventos não planejados de forma ágil e tem como objetivo monitorar e adaptar algo. Os eventos são:

  • é um ciclo de entregas onde contém metas para a criação ou melhoria de um produto
  • Reunião de planejamento: é um encontro de planejamento de cada Sprint para o seu desenvolvimento
  • Reunião Diária: é um evento realizado diariamente de duração ágil para analisar o andamento da Sprint
  • Revisão da Sprint: é o feedback do produto entregue ao final de cada Sprint
  • Retrospectiva da Sprint: é o evento para criar um plano de melhoria para a próxima Sprint.

Relação dos eventos Scrum com o Agile DMAIC e suas etapas

A integração das metodologias propõem a resolução dos problemas de produtividade, onde o Scrum é utilizado para o desenvolvimento das melhorias e o LSS é implementado a partir do Scrum para melhorar os processos e o próprio Scrum.

Um ponto importante sobre o DMAIC Ágil é que a execução é realizada em paralelo com a execução de Sprints do Scrum, e a cada Sprint são feitas as melhorias então é realizado o Backlog do Produto (Product Backlog) e o Backlog de Melhorias a cada Sprint.

Para serem feitas as avaliações e a melhoria na gestão desses métodos é necessário criar uma estratégia formada por 3 componentes, sendo eles:

  • aplicação para adoção de avaliação das práticas do Scrum por projeto e identificar as causas e como melhorar os resultados
  • Checklist de Avaliação do Scrum (CAS): é utilizado para identificar os problemas e coletar a percepção das equipes quanto ao uso de práticas e princípios do Scrum
  • DMAIC: utilizado para definição de metas, identificação e analise de causas raízes, implantação e controle de melhorias para possibilitar a gestão quantitativa da implementação do Scrum.

A partir da elaboração do Product Backlog são identificados quais os itens da lista estão relacionados com cada etapa do DMAIC, e a cada etapa é necessário aplicar as estratégias de avaliação e melhoria, como mostrado na imagem abaixo.

Fonte: FERRAZ, Thiago. Sless 2.0: uma evolução da abordagem de integração do scrum e lean six sigma para aplicações móveis. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, 2014. Pág. 84.

Para a aplicação do DMAIC Ágil é fundamental que o Product Owner e o Scrum Master realizem capacitações nas técnicas do Lean Six Sigma, o que gera uma necessidade de investimento de custo e tempo para treinamento.

Com isso vamos entender agora como funcionam os papéis dos profissionais nesse método.

Os Belts do LSS e os papéis do Scrum e sua relação

Para o mapeamento dos papéis no DMAIC Ágil é apresentado uma combinação onde um mesmo profissional pode assumir papéis de ambas metodologias.

Para a execução do Agile DMAIC é necessário que haja um profissional Green Belt em Lean Six Sigma atuando como Product Owner ou Scrum Master, os dois podem ser Green Belt, mas é ideal que pelo menos um deles seja Green Belt ou Black Belt.

Para o time de desenvolvimento é fundamental o conhecimento das duas metodologias.

O Green Belt atua como Product Owner, e será responsável por certificar que o time de desenvolvimento esteja agregando valor ao incremento e que todos estejam alinhados as premissas de produtividade e qualidade.

Já o Scrum Master, sendo um Green Belt, tem como responsabilidade nortear o time nos DMAICs de melhoria e avaliação para garantir o uso das práticas e princípios do Scrum.

O Product Owner é responsável pela priorização do backlog do produto e o Scrum Master auxilia o time nas análises para identificação de falhas dos processos.

Dica de Ouro!

O ciclo DMAIC é um dos pilares do Lean Seis Sigma, possuindo diversas ferramentas para cada etapa e que podem melhorar, e muito, a eficiência dos processos da sua empresa. Você sabe quais são elas?

Neste ebook você encontrará um guia sobre cada uma das etapas do DMAIC e quais ferramentas utilizar para as mais diversas situações. Você será capaz de gerir o ciclo de melhorias a serem implementadas na sua empresa!

Acesse e descubra qual a ferramenta ideal para resolver o seu problema e o da sua empresa. Baixe agora nosso material e saiba mais sobre as ferramentas do ciclo DMAIC!


 Ferramentas do DMAIC

Alícia Emanoele

Alícia Emanoele

Grad. em Engenharia Civil pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) no Campus Piumhi. Possui experiência como Projetista na área da construção civil. Participou como Cofundadora e Diretora de Gestão de Pessoas na empresa júnior Igêtis Jr. e atua como voluntária da Associação Atlêtica Imortais do IFMG - Campus Piumhi como Secretária. Possui certificação em Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

[eBook] Como funciona o DMAIC Ágil

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Como Funciona O Dmaic ÁGil

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.