O DMAIC Ágil (ou Agile DMAIC) é uma metodologia que busca a melhoria contínua nos processos e projetos. Em um cenário tão competitivo como o atual, essa ferramenta pode ser o diferencial para garantir a maior qualidade nos processos e atender as exigências dos clientes.

Por isso, neste artigo vamos apresentar esse novo método, como ele funciona e como se relaciona com o Lean Seis Sigma e com o Scrum, por meio dos tópicos a seguir:

  • O que é Agile DMAIC?

  • Agile DMAIC e DMAIC Tradicional;

  • Como funciona esse método? 

  • Relação dos eventos Scrum com o Agile DMAIC e suas etapas;

  • Os Belts do LSS e os papéis do Scrum e sua relação 

Vamos lá?

 

O que é o Agile DMAIC?

 

O Agile DMAIC é uma técnica aplicada na união das metodologias de excelência operacional, o Lean Six Sigma (LSS), com a de gestão de projetos, o Scrum, em busca de soluções dos problemas com a qualidade e produtividade dos processos e projetos.

Essa abordagem ocorre porque os conceitos dos métodos são insuficientes desacompanhados, e como o objetivo é de solucionar as falhas é necessário avaliar quais as melhores metodologias para elaborar uma integração.

Nesse caso são utilizadas as técnicas e ferramentas do LSS e os princípios e práticas do Scrum.

Com isso o Lean Seis Sigma traz o método do DMAIC tradicional, que é o procedimento aplicado para a melhoria de processos, e da sua integração com o Scrum foi estruturado o método chamado Agile DMAIC.

Caso você tenha interesse em conhecer mais sobre os conceitos do Lean Six Sigma e também sobre o método DMAIC tradicional, o Curso Gratuito de White Belt em Lean Seis Sigma, disponibilizado pela Voitto, é uma oportunidade imperdível para você! Para saber mais, clique no botão abaixo:

Curso de White Belt

Relação entre o Agile DMAIC e o DMAIC Tradicional

 

O DMAIC tradicional tem um conceito aplicado em formato cascata em uma configuração onde a execução das suas fases são dependentes umas das outras, e no ponto de vista do Agile DMAIC, as fases são executadas de forma iterativa e incremental, isso pela aplicação das metodologias ágeis com as de excelência operacional.

Além disso, esse novo conceito apresenta uma configuração mais simplificada do tradicional, possibilitando uma duração reduzida e a introdução de melhorias em relação ao tradicional DMAIC.

 

Como funciona o método Agile DMAIC?

 

O DMAIC Ágil (ou Agile DMAIC) atua com o objetivo de identificar e tratar possíveis problemas, possibilitando uma gestão quantitativa e avaliando o uso das práticas do Scrum a cada processo. 

Para entender como são executados os processos é importante conhecer sobre a aplicabilidade das metodologias separadamente.

 

DMAIC tradicional

O DMAIC tradicional é uma submetodologia do Lean Seis Sigma, e seu objetivo é aprimorar os processos para caminhar na direção certa. O termo é um acrônimo para a execução de 5 passos, que são eles:

  • Definir (Define):  o momento para planejamento, estabelecer todas as premissas e processos com clareza e elaborar o contrato do projeto; 

  • Medir (Measure): conhecer e observar o cenário atual e conhecer as possíveis causas do problema para estabelecer os focos do projeto; 

  • Analizar (Analyse): identificar as causas raízes do problema com fatos e dados;

  • Melhorar (Improve): apresentar solução para o problema e avaliar a sua implementação;

  • Controlar (Control): monitorar os resultados e estabelecer uma manutenção para garantir que os resultados não se percam.  

 

Scrum

O Scrum é um framework que contém métodos ágeis por meio de eventos para gestão de projetos buscando a otimização dos processos. Os eventos do Scrum são rotineiros e assim evitam eventos não planejados e tem como objetivo monitorar e adaptar algo. Os eventos são:

  • Sprint: é um ciclo de entregas onde contém metas para a criação ou melhoria de um produto;

  • Reunião de planejamento: é um encontro de planejamento de cada Sprint para o seu desenvolvimento;

  • Reunião Diária: é um evento realizado diariamente de duração ágil para analisar o andamento da Sprint;

  • Revisão da Sprint: é o feedback do produto entregue ao final de cada Sprint;

  • Retrospectiva da Sprint: é o evento para criar um plano de melhoria para a próxima Sprint.

 

Relação dos eventos Scrum com o Agile DMAIC e suas etapas

 

A integração das metodologias propõem a resolução dos problemas de produtividade, onde o Scrum é utilizado para o desenvolvimento das melhorias e o LSS é implementado a partir do Scrum para melhorar os processos e o próprio Scrum.

Um ponto importante sobre o DMAIC Ágil é que a execução é realizada em paralelo com a execução de Sprints do Scrum, e a cada Sprint são feitas as melhorias então é realizado o Backlog do Produto (Product Backlog) e o Backlog de Melhorias a cada Sprint.

Para serem feitas as avaliações e a melhoria na gestão desses métodos é necessário criar uma estratégia formada por 3 componentes, sendo eles:   

  • Índice de Medição do Nível do Scrum (IMS): aplicação para adoção de  avaliação das práticas do Scrum por projeto e identificar as causas e como melhorar os resultados;

  • Checklist de Avaliação do Scrum (CAS): é utilizado para identificar os problemas e coletar a percepção das equipes quanto ao uso de práticas e princípios do Scrum;

  • DMAIC: utilizado para definição de metas, identificação e analise de causas raízes, implantação e controle de melhorias para possibilitar a gestão quantitativa da implementação do Scrum.

 

A partir da elaboração do Product Backlog são identificados quais os itens da lista estão relacionados com cada etapa do DMAIC, e a cada etapa é necessário aplicar as estratégias de avaliação e melhoria, como mostrado na imagem abaixo.

Etapas do Agile DMAIC

Fonte: FERRAZ, Thiago. Sless 2.0: uma evolução da abordagem de integração do scrum e lean six sigma para aplicações móveis. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Federal do Ceará, 2014. Pág. 84.

Para a aplicação do DMAIC Ágil é fundamental que o Product Owner e o Scrum Master realizem capacitações nas técnicas do Lean Six Sigma, o que gera uma necessidade de investimento de custo e tempo para treinamento.

Com isso vamos entender agora como funcionam os papéis dos profissionais nesse método.

 

Os Belts do LSS e os papéis do Scrum e sua relação

 

Para o mapeamento dos papéis no DMAIC Ágil é apresentado uma combinação onde um mesmo profissional pode assumir papéis de ambas metodologias. 

Para a execução do Agile DMAIC é necessário que haja um profissional Green Belt em Lean Six Sigma atuando como Product Owner ou Scrum Master, os dois podem ser Green Belt, mas é ideal que pelo menos um deles seja Green Belt ou Black Belt.

Para o time de desenvolvimento é fundamental o conhecimento das duas metodologias.

O Green Belt atua como Product Owner, e será responsável por certificar que o time de desenvolvimento esteja agregando valor ao incremento e que todos estejam alinhados as premissas de produtividade e qualidade. 

Já o Scrum Master, sendo um Green Belt, tem como responsabilidade nortear o time nos DMAICs de melhoria e avaliação para garantir o uso das práticas e princípios do Scrum.

O Product Owner é responsável pela priorização do backlog do produto e o Scrum Master auxilia o time nas análises para identificação de falhas dos processos.   

 

Confira o treinamento Green Belt da Voitto!

 

E aí, depois de descobrir os papéis dos Belts com o Scrum, quer saber mais sobre a capacitação Green Belt da Voitto? Se você como profissional deseja executar seus projetos Seis Sigma com foco em solucionar problemas esse curso é ideal para você! 

Com essa capacitação você será capaz de ocupar posições de destaque e de liderar projetos de melhoria ajudando as empresas a reduzir custos, otimizar processos e aumentar sua competitividade no mercado. É só clicar no botão abaixo e conferir o treinamento!

 Curso de Gree Belt