Quem é o Scrum Master?
Quais são as principais Soft Skills que um Scrum Master deve possuir?
Qual a função de um Scrum Master?
Como o Scrum Master preza pelo cumprimento do Scrum?
Quais são os 3 pilares que o Scrum Master deve seguir?
Seja um profissional do futuro: seja ágil!

Conheça quais são as funções e a importância de um Scrum Master para um Scrum Team!

Conheça o papel do Scrum Master, facilitador e potencializador do Scrum Team, que busca sempre manter os princípios e valores do framework Scrum.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça quais são as funções e a importância de um Scrum Master para um Scrum Team!

O Scrum Master é responsável por transmitir os ensinamentos e valores da metodologia ágil Scrum.

Sendo um dos 3 papéis do Scrum Team, juntamente com o Product Owner e o Time de Desenvolvimento, ele trabalha para facilitar o trabalho de toda a equipe. Principalmente no que diz respeito à compreensão dos conceitos do Scrum.

Ou seja, ele é o especialista do framework Scrum e da gestão ágil de projetos.

Então, para saber mais sobre como o Scrum Master atua e qual sua relação com os outros membros da equipe, continue lendo este artigo.  Você vai encontrar por aqui os seguintes tópicos:

  • Quem é o Scrum Master?
  • Quais são as principais Soft Skills que um Scrum Master deve possuir?
  • Qual a função de um Scrum Master?
  • Como o Scrum Master preza pelo cumprimento do Scrum?
  • Quais são os 3 pilares que o Scrum Master deve seguir?

Quem é o Scrum Master?

O Scrum Master é o membro do Time de Scrum que detém, em geral, maior conhecimento sobre esse framework. Logo, ele é responsável por potencializar o trabalho da equipe e garantir que todos entendam e apliquem os princípios.

É o Scrum Master que facilita diversos processos do Scrum, como as daily meetings, reuniões de planejamento de Sprint, produção de relatórios, review, retrospectiva e refinamento.

Uma das principais características desse profissional são as soft skills, que são habilidades de comunicação, facilitação e política que são extremamente importantes para a ocupação dessa posição.

Quais são as principais Soft Skills que um Scrum Master deve possuir?

Um Scrum Master deve possuir uma série de soft skills essenciais para desempenhar efetivamente o seu papel.

Algumas das principais soft skills que um Scrum Master deve possuir são:

  • Resolução rápida de obstáculos; 
  • Disseminar os valores do Scrum
  • Protetor das interferências externas; 
  • Senso de dono; 
  • Boa comunicação;
  • Empatia;
  • Coach: motivar o time e inspirá-los;
  • Facilitador de impedimentos;
  • Boa organização;
  • Colaborativo.

Veja algumas das soft skills mais importantes na imagem abaixo:

Infográfico com as principais soft skills de um Scrum Master

Além disso, ele precisa ser proativo e disposto a fazer as mudanças necessárias, além de remover os impedimentos levantados pela equipe durante a execução de cada Sprint.

O Scrum Master deve ser neutro, poistem como objetivo desenvolver a independência do Time de Scrum, para que consigam chegar a soluções sozinhos.

Assim, pode-se dizer que o Scrum Master é o lídertécnico da equipe, como um gerente de projetos, o orientador que guia o Product Ownerquanto ao Time de Desenvolvimento a trabalhar no projeto nos moldes do Scrum.

Qual a função de um Scrum Master?

A primeira coisa que deve ser dita quanto às funções do Scrum Master é que ele é um facilitador. Isto é, ele busca facilitar e potencializar as habilidades de todos os integrantes da equipe envolvida no projeto Scrum.

Ele trabalha para que tanto o Product Owner quanto o Time de Desenvolvimento consigam se comunicar de forma direta, sem sua interferência.

Dessa forma, o Scrum Master conseguirá atingir um dos objetivos de metodologias ágeis como o Scrum, que é a construção de times auto-organizados, capazes de agirem de forma independente, direcionando o rumo do projeto.

E, então, para exercer esse papel de facilitador, vamos citar a seguir 5 questões que devem ser administradas de perto pelo Scrum Master.

1. Remoção de impedimentos

Uma função importante desse membro do Time de Scrum é a de garantir a remoção de impedimentos que surgem durante as Sprints e atrapalham no cumprimento da meta estabelecida para cada uma delas.

Assim que o squadde Desenvolvimento identifica um impedimento, o Scrum Master deve agir para remover esse problema. Para isso, ele pode agir por si mesmo ou mobilizar recursos e pessoas.

Para tratar desses impedimentos, não basta propor soluções temporárias ou que atinjam pequenos pontos do problema.

Pelo contrário, deve-se buscar as causas raízes do problema, que pode ser feito por meio do Diagrama de Ishikawa, para poder eliminar o impedimento de forma conclusiva.

2. Levantamento sobre possíveis adversidades

O Scrum Master deve ser capaz tornar o time mais proativo, buscando uma melhoria contínua. Como consequência, é necessário fazer uma análise sobre quais problemas podem surgir.

Por este motivo, o Scrum Master deve ter capacidade analítica para identificar questões que ainda não tenham sido observadas.  É fundamental fazer inspeções sobre o Scrum e o progresso da Sprint para prever alterações indesejadas.

3. Cumprimento de eventos

Ainda sobre o Time de Desenvolvimento, o Scrum Master deve ajudar e orientar para que consigam cumprir e praticar os eventos Scrum, como a Daily Scrum, reunião diária de 15 minutos onde é feito o alinhamento sobre as atividades do dia anterior e definindo o serviço do dia atual.

4. Product Owner e o Product Backlog

Em relação ao Product Owner, o Scrum Master deve orientá-lo de forma que ele consiga montar o Product Backlog de acordo com o Scrum, ou seja, priorizando os requisitos certos para obter o maior valor possível.

Além disso, o Scrum Master deve se certificar de que o Product Owner está mantendo o Product Backlog atualizado, adicionando os incrementos que são verificados como necessários após reuniões com o cliente e com o Time de Desenvolvimento, principalmente após a entrega de cada Sprint.

Lembre-se de que o único que tem o poder decisório no Time de Scrum é o Product Owner, logo o Scrum Master deve ajudá-lo a tomar essa decisão visando sempre o bem maior, que é o desenvolvimento do produto gerando o máximo de valor para o cliente.

5. Treinamento da equipe

Como você já deve imaginar, o Scrum Master tem como função ensinar sua equipe a realizar vários processos até que ela possa se autogerenciar.

Nesse sentido, o profissional precisa se tornar um verdadeiro coach, incentivando toda a equipe e assegurando que as regras sejam seguidas.

Sobretudo, o treinamento também é primordial para melhorar as habilidades do time e gerar um bom trabalho.

Como o Scrum Master preza pelo cumprimento do Scrum?

A essa altura, já deve ter ficado bem claro que o Scrum Master preza pelo cumprimento do Scrum, agindo como um líder técnico, a voz da sabedoria para todos os envolvidos no projeto.

Para isso, ele trabalha para promover todas as mudanças organizacionais que sejam necessárias para o bom cumprimento do Scrum. E não somente pelo cumprimento do Scrum, mas também para facilitar o trabalho da equipe, aumentando a efetividade de todo o time.

E como ele promove essas mudanças organizacionais?

Por exemplo, se um impedimento identificado pelo Time de Desenvolvimento é causado pela estrutura da empresa, o Scrum Master trabalhará de forma persistente para mudar essa estrutura, independente do quão difícil e lento isso possa parecer.

Essa é uma atribuição importantíssima desse profissional, essa transição entre o Time de Scrum e a organização encarregada do projeto.

É por meio de suas habilidades políticas e de comunicação que ele consegue promover o alinhamento dos objetivos de ambas as partes, assegurando, portanto, o sucesso do projeto.

Quais são os 3 pilares que o Scrum Master deve seguir?

Para que o Scrum Master consiga dominar a metodologia e aplicá-la, existem 3 pilares dentro do Scrum que são relevantes e podem ajudá-lo no processo. São eles: a transparência, a inspeção e a adaptação.

1. Transparência

É sobre ter uma visão ampla do que está acontecendo. Todos que estão no time devem ter clareza sobre o processo do qual fazem parte. Pouca transparência aumenta o risco das ações.

2. Inspeção

Todo projeto Scrum deve ser inspecionado com frequência para garantir sua qualidade e impedir problemas. Assim, o Scrum Master poderá corrigir o que for necessário em um curto período de tempo.

3. Adaptação

O terceiro pilar permite que se façam adaptações dependendo do que for necessário. Dessa maneira, ajustes são feitos para que seja possível chegar no melhor resultado.


Se você ainda tem alguma dúvida sobre como funciona a metodologia Scrum, entenda agora quais os papéis e eventos do Scrum com o Descomplica Voitto! Assista o vídeo:

Seja um profissional do futuro: seja ágil!

Descubra como impulsionar a agilidade e a eficiência dos seus projetos com o curso gratuito de Introdução ao Agile Scrum da Voitto.

Aprenda os fundamentos do framework Scrum, melhore a colaboração da sua equipe, aumente a produtividade e entregue resultados de alto valor aos seus clientes.

Não perca essa oportunidade de se destacar no mercado e alavancar o sucesso dos seus projetos. Matricule-se agora e comece a trilhar o caminho da agilidade!

Ah! E utilize o cupom BLOG100 para garantir esse curso gratuitamente!

Banner do curso Introdução ao Agile Scrum.

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Ebook Scrum para Gestão ágil de Projetos, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Scrum Para Gestão áGil De Projetos Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.