Você provavelmente já assistiu Star Wars, ou pelo menos sabe um pouco a respeito, certo? Pois neste artigo vou falar sobre o mestre Yoda do framework Scrum, o mestre Jedi da gestão ágil de projetos.

Esse é o Scrum Master, responsável por transmitir os ensinamentos e valores da metodologia ágil Scrum. Sendo um dos 3 papéis do Scrum Team, juntamente com o Product Owner e o Time de Desenvolvimento, ele trabalha para facilitar o trabalho de toda a equipe, principalmente no que diz respeito à compreensão dos conceitos do Scrum.

Então, para saber mais sobre como o Scrum Master atua e qual sua relação com os outros membros da equipe, continue lendo esse artigo.

 

Quem é o Scrum Master?

 

O Scrum Master é o membro do Time de Scrum que detém, em geral, maior conhecimento sobre esse framework. Logo, ele é responsável por potencializar o trabalho da equipe e garantir que todos entendam e apliquem os princípios do Scrum.

Uma de suas principais características são as soft skills, que são habilidades de comunicação, facilitação e política.

Além disso, ele precisa ser proativo e disposto a fazer as mudanças necessárias, além de remover os impedimentos levantados pela equipe durante a execução de cada Sprint. O Scrum Master deve ser neutro, pois tem como objetivo desenvolver a independência do Time de Scrum, para que consigam chegar às soluções sozinhos.

Assim, pode-se dizer que o Scrum Master é o líder técnico da equipe, como um gerente de projetos, o orientador que guia o Product Owner quanto ao Time de Desenvolvimento a trabalhar no projeto nos moldes do Scrum.

 

Scrum" />

 

Agora que você já sabe quem é o Scrum Master que tal ficar alinhado com a metodologia Scrum? Afinal, o Scrum é uma metodologia de gestão ágil de projetos importantíssima para você aumentar a produtividade do seu time!

Então, você não pode perder a oportunidade de fazer nosso curso gratuito de Introdução ao Agile Scrum! Clique no botão abaixo e aproveite o curso!

 

Qual a função de um Scrum Master?

 

A primeira coisa que deve ser dita quanto às funções do Scrum Master é que ele é um facilitador. Isto é, ele busca facilitar e potencializar de todos os integrantes da equipe envolvida no projeto Scrum.

Ele trabalha para que tanto o Product Owner quanto o Time de Desenvolvimento consigam se comunicar de forma direta, sem sua interferência.

Dessa forma, o Scrum Master conseguirá atingir um dos objetivos de metodologias ágeis como o Scrum, que é a construção de times auto-organizados, capazes de agirem de forma independente, direcionando o rumo do projeto.

E, então, para exercer esse papel de facilitador, vamos citar a seguir 3 questões que devem ser administradas de perto pelo Scrum Master.

 

1. Remoção de impedimentos

 

Uma função importante desse membro do Time de Scrum é a de garantir a remoção de impedimentos que surgem durante as Sprints e atrapalham no cumprimento da meta estabelecida para cada uma delas.

Assim que o Time de Desenvolvimento identifica um impedimento, o Scrum Master deve agir para remover esse problema. Para isso, ele pode agir por si mesmo ou mobilizar recursos e pessoas.

Para tratar esses impedimentos, não basta propor soluções temporárias ou que atinjam pequenos pontos do problema. Pelo contrário, deve-se buscar as causas raízes do problema, que pode ser feito através do Diagrama de Ishikawa, para poder eliminar o impedimento de forma conclusiva.

 

2. Cumprimento de eventos

 

Ainda sobre o Time de Desenvolvimento, o Scrum Master deve ajudar e orientar para que consigam cumprir e praticar os eventos Scrum, como a Daily Scrum, reunião diária de alinhamento sobre as atividades do dia anterior e definindo o serviço do dia atual.

 

3. Product Owner e o Product Backlog

 

Em relação ao Product Owner, o Scrum Master deve orientá-lo de forma que ele consiga montar o Product Backlog de acordo com o Scrum, ou seja, priorizando os requisitos certos para obter o maior valor possível.

Além disso, o Scrum Master deve se certificar de que o Product Owner está mantendo o Product Backlog atualizado, acrescentando os incrementos que são verificados como necessários após reuniões com o cliente e com o Time de Desenvolvimento, principalmente após a entrega de cada Sprint.

Lembre-se de que o único que tem o poder decisório no Time de Scrum é o Product Owner, logo o Scrum Master deve ajudá-lo a tomar essa decisão visando sempre o bem maior, que é o desenvolvimento do produto gerando o máximo de valor para o cliente.

 

Como o Scrum Master faz cumprir o Scrum?

 

 

A essa altura, já deve ter ficado bem claro que o Scrum Master preza pelo cumprimento do Scrum, agindo como um líder técnico, a voz da sabedoria para todos os envolvidos no projeto.

Para isso, ele trabalha para promover todas as mudanças organizacionais que sejam necessárias para o bom cumprimento do Scrum. E não somente pelo cumprimento do Scrum, mas também para facilitar o trabalho da equipe, aumentando a efetividade de todo o time.

E como ele promove essas mudanças organizacionais? Por exemplo, se um impedimento identificado pelo Time de Desenvolvimento é causado pela estrutura da empresa, o Scrum Master trabalhará de forma persistente para mudar essa estrutura, independente do quão difícil e lento isso possa parecer.

Essa é uma atribuição importantíssima desse profissional, essa transição entre o Time de Scrum e a organização encarregada do projeto. É através de suas habilidades políticas e de comunicação que ele consegue promover o alinhamento dos objetivos de ambas as partes, assegurando, portanto, o sucesso do projeto.

 

Pronto para se tornar um Scrum Master?

 

Agora que você aprendeu tudo sobre o mestre Jedi do Scrum, o que achou?  Já está pronto para se tornar um?

Bem, para te ajudar nessa caminhada, temos um curso de Formação de Scrum Master! Neste curso você irá aprender a como pensar de maneira ágil, melhorar continuamente os processos, além de ver aplicação do Scrum em diferentes tipos de projetos complexos!

Não deixe essa oportunidade passar! Clique no botão abaixo e confira o curso de Formação de Scrum Master!

Se ficou alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo. Ah, e se por um acaso você trabalha como Scrum Master, conte-nos sua experiência, pois será muito útil para nossos leitores. Seu feedback é importante para nós!