Em projetos dinâmicos, em que mudanças acontecem constantemente e o trabalho é feito em pequenos pacotes, é essencial que haja um acompanhamento constante das atividades realizadas.

É aí que entra a Daily Scrum, essencial para o funcionamento do modelo de gestão ágil baseado no framework Scrum. Para entender melhor o que é a Daily Scrum e qual sua importância, fique ligado neste artigo!

 

O que é Daily Scrum?

 

A Daily Scrum é uma reunião rápida, com duração máxima de 15 minutos, realizada no início de cada dia de desenvolvimento da Sprint. Essa reunião diária visa repassar as atividades do dia anterior e planejar o dia de trabalho que se inicia.

É importante que ela seja realizada no mesmo local e na mesma hora, para que se torne natural e o time se acostume. Falando em time, é o Time de Desenvolvimento que conduz a reunião, e sua presença é obrigatória.

Tanto o Product Owner quanto o Scrum Master podem participar da Daily Scrum, mas como ouvintes. Essa não é uma reunião de cobrança ou status report. Lembre-se de que não há um chefe em um Scrum Team.

Durante a Daily Scrum, todos os membros do time devem responder três perguntas:

 

  • O que eu fiz desde a última Daily Scrum?

  • O que vou fazer hoje?

  • Quais são os impedimentos que estão me atrapalhando a realizar meu trabalho?

 

Com as respostas para essas perguntas, a equipe organiza meios de resolver os impedimentos, contando com a ajuda do Scrum Master, que tem como uma de suas funções remover os impedimentos que surgem durante o andamento do projeto e atrapalham o Time de Desenvolvimento.

Assim, a reunião facilita a compreensão de quais atividades cada pessoa está fazendo e em que essa pessoa precisa de ajuda, fortalecendo a unidade dos membros da equipe. Vale ressaltar que a resolução dos problemas levantados durante a reunião não é feita durante a reunião, mas sim após ela com as pessoas envolvidas.

Um conceito muito utilizado na Daily Scrum é o Stand-up Meeting, ou seja, reunião realizada com todos de pé, para manter o foco e ficar dentro do timebox de 15 minutos. Mas não é obrigatório que essa reunião aconteça de pé, é apenas uma prática comum para torná-la mais produtiva.

É bom reforçar que essa reunião acontece todos os dias em que a Sprint está sendo desenvolvida e seu grande objetivo é saber o quão perto da meta do Sprint o Time de Desenvolvimento está.

Ou seja, essa reunião estabelece um plano de ação curto de 24 horas, com as atividades que serão realizadas dentro do dia atual. Vou falar mais uma vez: a Daily Scrum não é uma reunião para resolver problemas.

Outro ponto a se destacar é que não é necessário esperar pela Daily Scrum para comunicar um impedimento, na verdade isso é recomendado, informar na hora que o identificar. O objetivo de se comunicar um impedimento durante a reunião é dar visibilidade ao time sobre o que está atrapalhando o trabalho.

Dessa forma, a Daily Scrum é, em essência, uma reunião de planejamento. Por isso, é bom que seja realizada perto do Quadro de Tarefas, para que a atenção seja voltada a essas tarefas, atentando para as prioritárias.

Assim, todos trabalham como uma equipe, dividindo as tarefas e com um único objetivo: alcançar a meta da Sprint.

 

Que tal aprender mais sobre Scrum?

 

E aí, entendeu o que é a Daily Scrum e qual sua importância para o Scrum? Quando aplicada da forma correta, evitando-se os erros na compreensão do objetivo dessa reunião, a Daily Scrum é essencial para que as Sprints sejam conduzidas de forma efetiva e que tenham suas metas alcançadas.

Então, se você se interessou por esse assunto e quer saber mais sobre a metodologia Scrum, tenho uma ótima notícia para você! O Grupo Voitto disponibiliza GRATUITAMENTE para você o curso Introdução ao Agile Scrum, onde você aprenderá os principais conceitos dessa metodologia ágil.

 

 

Não se esqueça de deixar seu comentário, dizendo o que você achou deste artigo para que possamos melhorar cada vez mais nosso conteúdo. Se tiver alguma dúvida, mande para nós também que responderemos. Seu feedback é importante para nós!