Já sabe o que é gestão ágil de projetos e Scrum? Ainda não? Então dá uma paradinha aqui nesse artigo e clique nos links anteriores. Aprendeu? Então vamos continuar. Para testar seus conhecimentos e provar que você sabe o que é necessário sobre Scrum a ponto de aplicar projetos do tipo, você precisa de um certificado.

E é exatamente sobre isto que vou falar nesse post: a certificação Scrum. Abordarei o que é essa certificação, o que ela faz e qual sua importância.

 

O que é a certificação Scrum?

 

A certificação Scrum é um atestado de conhecimento da metodologia Scrum emitido por uma instituição reconhecida internacionalmente e dado a quem é aprovado em um teste específico.

 

Por que é importante ter uma certificação Scrum?

 

Quando os criadores do Scrum Jeff Sutherland e Ken Schwaber deram início a essa metodologia para gestão ágil, elaboraram uma série de princípios, conceitos e práticas para assegurar a efetividade do Scrum.

Para facilitar a vida de quem deseja empregar essa metodologia, eles disponibilizaram gratuitamente um guia completo do Scrum, com tudo o que você precisa saber. Inclusive, esse guia possui versão oficial em português do Brasil, que você pode conferir aqui.

Sendo assim, o certificado é uma garantia de que os princípios do Scrum foram aprendidos de forma correta, trazendo segurança para o processo de aplicação desse método ágil. Em suma, a certificação Scrum atesta que todos os pré-requisitos da metodologia foram cumpridos.

Além disso, certificações abrem portas, permitindo que você seja chamado para uma entrevista, dado que muitas empresas as pedem como pré-requisitos. Isso não fará que você será contratado, pois possuir certificação é apenas um dos requisitos na hora da seleção, mas claro, pode ser usado como critério de desempate.

Portanto, como já foi dito, a certificação garante que você possui um conhecimento teórico sobre Scrum, mas sem assegurar experiência prática. A experiência só vem com a aplicação dos conceitos teóricos aprendidos.

Outro ponto a se destacar sobre certificações, principalmente as internacionais, é que padroniza o conhecimento em todo o mundo, ou seja, os conceitos aprendidos valem em qualquer lugar do mundo.

 

Tipos de certificação Scrum

 

Aqui na Voitto, usamos como base a certificação da EXIN, visto que é uma das melhores e únicas do mercado a disponibilizar os materiais de estudo e o teste também em português (BR), além do já tradicional inglês.

Neste artigo, destacamos as três principais certificações Scrum fornecidas pela instituição, com seus respectivos escopos, requisitos, durações e mais detalhes.

Uma característica interessante desses testes de certificação Scrum da EXIN é que não é possível colar, pois o exame precisa de permissão de acesso a sua webcam, gravando assim tudo que você faz e também a tela do computador.

Há também a opção de agendar o teste ao vivo, com o acompanhamento de um profissional da EXIN.

 

Agile Scrum Foundation - ASF

 

Agile Scrum Foundation é uma certificação que valida o conhecimento de um profissional na combinação das metodologias ágeis com as práticas Scrum. O exame testa o entendimento dos candidatos quanto aos principais conceitos e suas aplicações.

Em particular, a certificação é apropriada para os profissionais que trabalham nas áreas de: Gerenciamento de Projetos, Desenvolvimento de Software, Gerenciamento de Serviços de TI e Gerenciamento de Negócios.

O teste é composto por 40 questões de múltipla escolha, podendo ser feito on-line ou em papel. Para ser aprovado, é necessário acertar 65%, ou seja, 26 das 40 questões.

O teste tem uma duração de 60 minutos, o que resulta em um tempo por questão de 1 minuto e meio. Essa é a certificação de entrada e o nível de conhecimento exigido é intermediário.

Outro ponto a se ressaltar é que a EXIN não exige treinamento de preparação, mas recomenda fortemente que se tenha feito um. Há alguns requisitos para esse treinamento, como ter 14 horas de duração de carga horária mínima e ser credenciado pela EXIN.

A indicação de tempo de estudo para o exame é de 60 horas, variando de acordo com o conhecimento prévio do candidato.

O corpo de conhecimento exigido pode ser melhor visualizado na imagem abaixo.

 

Fonte: Guia de preparação EXIN Agile Scrum Foundation

 

Para mais informações, você pode baixar o guia de preparação em português na página da EXIN.

 

Agile Scrum Master - ASM

 

Agile Scrum Master é uma certificação que busca confirmar tanto as habilidades quanto o conhecimento das práticas Ágeis e do framework Scrum, permitindo que o detentor deste certificado possa atuar como Scrum Master. Essa certificação Scrum exige nível de conhecimento avançado.

Para obter o certificado, é necessário realizar o teste, composto também por 40 questões de múltipla escolha. O percentual para aprovação também é de 65%, mas o tempo de prova é maior, passando de 60 para 90 minutos. O teste pode ser on-line ou em papel.

Para essa certificação, é necessário ter feito um treinamento de acordo com as exigências da EXIN, contando com 16 horas de duração, além de exercícios práticos, que não estão incluídos nessas 16 horas.

Além disso, é altamente recomendável que se tenha feito o exame Agile Scrum Foundation, embora não seja obrigatório. O tempo de preparação e estudo recomendado para o ASM é de 120 horas, dependendo do conhecimento que o candidato já possui.

O corpo de conhecimento exigido pode ser melhor visualizado na imagem abaixo.

 

Fonte: Guia de preparação EXIN Agile Scrum Master

 

Para mais informações, você pode baixar o guia de preparação em português na página da EXIN.

 

Agile Scrum Product Owner - ASPO

 

Agile Scrum Product Owner é uma certificação que busca confirmar as habilidades e o conhecimento estrutura Ágil e da metodologia Scrum, especialmente levando-se em consideração o papel do Product Owner.

Possuir essa certificação Scrum garante que o candidato pode liderar projetos Agile e Scrum com sucesso, no contexto de vida útil do produto e serviço em geral, de forma a agregar o máximo possível de valor para o cliente.

O exame necessário para obtenção do certificado segue o mesmo padrão do anterior, com 40 questões de múltipla escolha, sendo necessário 65% para aprovação. O tempo de prova é de 90 minutos e o teste pode ser on-line ou em papel. O nível de conhecimento é avançado.

É exigido um treinamento credenciado pela EXIN para o ASPO com carga horária de 16 horas, com Tarefas Práticas à parte. Também é recomendado conhecimento da terminologia Scrum, que pode ser obtido através do exame ASF.

Para se preparar para a prova, é recomendado um tempo de estudo de 120 horas, que pode variar de acordo com o conhecimento já possuído pelo candidato.

O corpo de conhecimento exigido pode ser melhor visualizado na imagem abaixo.

 

Fonte: Guia de preparação EXIN Agile Scrum Product Owner

 

Para mais informações, você pode baixar o guia de preparação em português na página da EXIN.

 

Já sabe por onde começar?

 

Agora que você sabe tudo sobre certificação Scrum, pode ir pensando por onde quer começar sua jornada nessa metodologia ágil que tem transformado a forma como projetos são conduzidos nas empresas.

Para te ajudar com isso, nós da Voitto, separamos um curso online totalmente gratuito para você.

Confira o nosso curso  de Introdução ao Agile Scrum, através dele você irá dar os primeiros passos nessa metodologia incrível. Clique no botão abaixo e tenha acesso!