Scrum Master: o facilitador da equipe
7 responsabilidades de um Scrum Master
E agora, pronto para se desenvolver?

Conheça as 7 responsabilidades de um Scrum Master dentro de uma empresa!

Aprenda qual o papel de um Scrum Master dentro de um Scrum Team, suas responsabilidades e a que esse profissional tem de corresponder.

Técia Carvalho
Por: Técia Carvalho
Conheça as 7 responsabilidades de um Scrum Master dentro de uma empresa!

A Metodologia Ágil traz uma nova forma de criar produtos. Nesta metodologia, são trabalhados diversos conceitos para produção, que prometem evitar desperdícios e reduzir os custos de uma forma consciente. Dentro do método Scrum, um dos mais conhecidos dentro da metodologia. Neste artigo, iremos conhecer as responsabilidades do Scrum Master, o profissional mais valorizado dentro do Scrum!

O Scrum é apresentado como uma ferramenta para elaboração de projetos, ele possui grande aplicação, principalmente em projetos mais complexos, que exigem diversas etapas para conclusão.

Mas antes de começarmos…

Presente da Voitto para você!

Você entende qual é a importância da agilidade para a realização de uma gestão efetiva?

O segredo para otimização de projetos está em usar um método ágil! O framework Scrum, por exemplo, é um método usado para o gerenciamento de projetos, baseado no desenvolvimento de software, que beneficia a empresa e os clientes com agilidade e flexibilidade em sua elaboração.

Quer saber como funciona a metodologia Scrum e entender como sua flexibilidade para se adaptar a diferentes exigências se dá por meio de entregas rápidas e com foco total nas exigências dos clientes?

Preparamos para você o curso de Introdução ao Agile Scrum para que você se desenvolva profissionalmente e ainda possa conhecer a nossa plataforma! É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais a respeito!

introdução ao agile scrum


Agora que você está mais por dentro do assunto, vamos conhecer as responsabilidades de um Scrum Master e entender por que este profissional é tão importante para o time de desenvolvimento Scrum.

Scrum Master: o facilitador da equipe

Um Scrum Master pode ser identificado como um líder servidor, que detém todo o conhecimento da framework ágil e das áreas de negócio.

Ele é responsável por transmitir os valores da metodologia ágil e, por possuir esses conhecimentos, deve garantir que todos da equipe respeitem e sigam essas práticas de valores.

O ScrumMaster é um membro do Scrum Team, que é dividido em três partes, sendo elas: o Time de Desenvolvimento, o Product Owner e o Scrum Master.

Cada elemento da equipe possui responsabilidades que levam o projeto ágil ao seu estágio final e cabe ao Scrum Master garantir a boa comunicação entre todas as partes.

Além disso, ele fica responsável por potencializar o trabalho da equipe e torná-la independente para a realização das funções, sem permitir a interferência na comunicação entre as partes envolvidas na produção.

Ele deve criar uma sintonia do Product Owner, responsável por planejar o Product Backlog, com a equipe que irá desenvolver o projeto, pois estes dois elementos da equipe precisam estar alinhados com a ordem das etapas a serem cumpridas.

O Product Backlog é feito pelo Product Owner, de acordo com as exigências do cliente, e executado pelo Time de Desenvolvimento. Para o acompanhamento destas etapas são realizadas Sprints, reuniões diárias de curta duração, chamadas de Daily Scrum, em que são discutidos planejamentos, metas e empecilhos.

Até aqui vimos o papel de um Scrum Master dentro de uma equipe Scrum e como deve ser o alinhamento entre todos os membros do time para a elaboração de um projeto com o uso do framework ágil.

Agora continue aqui com a gente, porque chegou a hora de listar as sete responsabilidades de um Scrum Master.

7 responsabilidades de um Scrum Master

1. Agente de mudança

O Scrum Master é uma referência da aplicação do método Scrum. Ele é a pessoa que vai ser utilizada para observação das mudanças geradas pelo framework ágil e por lidar com pessoas que não possuem prática da aplicação desse método, ele pode atuar como um agente de mudança da equipe.

2. Autoridade no processo

Esse profissional precisa conhecer o projeto em todas as suas etapas. Ele pode ser entendido como o gerente de projetos, ou seja, que cuida para que todas as partes estejam interligadas e funcionando, além de ser um "juiz" na análise do produto e da função de cada membro da equipe.

3. Líder servil

Ele não é o líder do Scrum Team, mas tem um papel de liderança diante da equipe. O Scrum Master deve acompanhar o desempenho da equipe, trabalhar para encontrar os pontos que atrapalham o andamento do projeto e resolvê-los.

4. Coach

O Scrum Master atua como um professor da sua equipe, mostrando-se a serviço para ajudá-los na implementação da Metodologia Ágil. Além de ser um exemplo na utilização do framework, garantindo a prática dos conceitos por toda a equipe de desenvolvimento.

5. Removedor de empecilhos

Responsável por manter a ordem do time Scrum e garantir o bom funcionamento das etapas, durante as reuniões o Scrum Master deve ajudar a equipe identificando e solucionando qualquer problema que venha a surgir na rotina de desenvolvimento.

6. Escudo contra interferência

O Scrum Master protege a equipe de toda a interferência que possa surgir no dia a dia do time de desenvolvimento. Quando a equipe se encontra no processo de desenvolvimento, toda interrupção ou dificuldade encontrada deve ser resolvida para que a equipe Scrum não seja prejudicada em suas etapas.

7. Auxiliar o Product Owner

A relação que existe entre estas duas partes da equipe reflete diretamente no desenvolvimento do produto. O Scrum Master deve trabalhar de perto com o Product Owner na produção da Product Backlog para que ela fique de acordo com os requisitos do cliente e obtenha o maior valor possível.

E agora, pronto para se desenvolver?

Baixe agora o nosso eBook Como Funciona o DMAIC Ágil e se especialize nessa metodologia!

No eBook Como funciona o DMAIC Ágil você entenderá como os processos da Melhoria Contínua e as Sprints do Scrum podem se complementar para garantir excelência e agilidade aos projetos de qualquer organização.

Aprenda como funciona o princípio básico da metodologia Lean Seis Sigma, explicando cada uma das fases e como executá-las de forma enxuta.

Gostou? Não perca tempo e acesse agora!

como funciona o dmaic agil

Técia Carvalho

Técia Carvalho

Grad. em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Integrante do GET Economia, onde desenvolve pesquisa e artigos sobre Tecnologias Sociais e Desenvolvimento Local. Certificação em White Belt Lean Seis Sigma, Produção de Conteúdo Web e em Marketing de Conteúdo. Estagiária na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Ebook Scrum para Gestão ágil de Projetos, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Scrum Para Gestão áGil De Projetos Botão De Ação

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.