A Metodologia Ágil traz uma nova forma de criar produtos. Nesta metodologia, são trabalhados diversos conceitos para produção, que prometem evitar desperdícios e reduzir os custos de uma forma consciente. 

Dentro deste conceito, encontra-se o método Scrum, um dos mais conhecidos desta metodologia. Apresentado como uma ferramenta para elaboração de projetos, ele possui grande aplicação, principalmente em projetos mais complexos, que exigem diversas etapas para conclusão. 

Se você está pronto para mergulhar neste novo mundo de planejamento e ficou com vontade de conhecer mais desta metodologia ágil, dá uma conferida no nosso curso gratuito sobre esse tema e não fique para trás quando o assunto é inovação. 

 

 

Agora que você está mais por dentro do assunto, vamos conhecer as responsabilidades de um Scrum Master e entender por que este profissional é tão importante para o time de desenvolvimento Scrum

 

Quem é o Scrum Master?

 

Um Scrum Master pode ser identificado como um líder servidor, que detém todo o conhecimento do framework ágil e das áreas de negócio.

Ele é responsável por transmitir os valores da metodologia ágil e, por possuir esses conhecimentos, deve garantir que todos da equipe respeitem e sigam essas práticas de valores.

O Scrum Master é um membro do Scrum Team, que é divido em três partes, sendo: o Time de Desenvolvimento, o Product Owner e o Scrum Master

Cada elemento da equipe possui responsabilidades que levam o projeto ágil ao seu estágio final e cabe ao Scrum Master garantir a boa comunicação entre todas as partes.

Além disso, ele fica responsável por potencializar o trabalho da equipe e torná-la independente para a realização das funções, sem permitir a interferência na comunicação entre as partes envolvidas na produção.

 


 

Ele deve criar uma sintonia do Product Owner, responsável por planejar o Product Backlog, com a equipe que irá desenvolver o projeto, pois estes dois elementos da equipe precisam estar alinhados com a ordem das etapas a serem cumpridas. 

O Product Backlog é feito pelo Product Owner, de acordo com as exigências do cliente, e executado pelo Time de Desenvolvimento. Para o acompanhamento destas etapas são realizadas Sprints, reuniões diárias de curta duração, chamadas de Daily Scrum, em que são discutidos planejamentos, metas e empecilhos.

Até aqui vimos o papel de um Scrum Master dentro de uma equipe Scrum e como deve ser o alinhamento entre todos os membros do time para a elaboração de um projeto com o uso do framework ágil.

Agora continue aqui com a gente, porque chegou a hora de listar as sete responsabilidades de um Scrum Master.

 

7 responsabilidades de um Scrum Master

 

1. Agente de mudança

O Scrum Master é uma referência da aplicação do método Scrum. Ele é a pessoa que vai ser utilizada para observação das mudanças geradas pelo framework ágil e por lidar com pessoas que não possuem prática da aplicação desse método, ele pode atuar como um agente de mudança da equipe. 

 

2. Autoridade no processo

Esse profissional precisa conhecer o projeto em todas as suas etapas. Ele pode ser entendido como o gerente de projetos, ou seja, que cuida para que todas as partes estejam interligadas e funcionando, além de ser um “juiz” na análise do produto e da função de cada membro da equipe. 

 


 

3. Líder servil 

Ele não é o líder do Scrum Team, mas tem um papel de liderança diante da equipe. O Scrum Master deve acompanhar o desempenho da equipe, trabalhar para encontrar os pontos que atrapalham o andamento do projeto e resolvê-los.

 

4. Coach

O Scrum Master atua como um professor da sua equipe, mostrando-se a serviço para ajudá-los na implementação da Metodologia Ágil. Além de ser um exemplo na utilização do framework, garantindo a prática dos conceitos por toda a equipe de desenvolvimento. 

 

5. Removedor de empecilhos

Responsável por manter a ordem do time Scrum e garantir o bom funcionamento das etapas, durante as reuniões o Scrum Master deve ajudar a equipe identificando e solucionando qualquer problema que venha a surgir na rotina de desenvolvimento. 

 

6. Escudo contra interferência

O Scrum Master protege a equipe de toda a interferência que possa surgir no dia a dia do time de desenvolvimento. Quando a equipe se encontra no processo de desenvolvimento, toda interrupção ou dificuldade encontrada deve ser resolvida para que a equipe Scrum não seja prejudicada em suas etapas. 


 

 

7. Auxiliar o Product Owner

A relação que existe entre estas duas partes da equipe reflete diretamente no desenvolvimento do produto. O Scrum Master deve trabalhar de perto com o Product Owner na produção da Product Backlog para que ela fique de acordo com os requisitos do cliente e obtenha o maior valor possível. 

 

E agora, pronto para se tornar Scrum Master?

 

Nesse artigo, vimos as responsabilidades de um Scrum Master e como elas se aplicam a um Scrum Team, além de entender melhor os papéis desempenhados por esse profissional.

Agora que você já está mais familiarizado com a Metodologia Ágil, que tal dar um grande passo na sua carreira? A Voitto preparou um curso completo desta metodologia que vai revolucionar a sua forma de executar projetos. 


 

Gostou deste conteúdo? Então deixe seu comentário contando sobre a sua experiência pra gente e se tiver alguma dúvida nós te ajudaremos.