O gerente de projetos é o profissional que desempenha o papel de gerenciar o desenvolvimento de um ou mais projetos estratégicos em uma empresa.

Ele deve ser capaz de atingir os objetivos de cada um dos projetos por ele gerenciados conforme todas as áreas de conhecimento, processos e pessoas envolvidas.

A importância de uma companhia contar com um gerente de projetos consiste na possibilidade de obter perante suas aptidões e habilidades um retorno mais elevado perante o desenvolvimento destes projetos.

Veja bem, estratégias corporativas são desdobradas em metas menores, certo? Então, é para alcançar estas metas cada vez mais desafiadoras que um gerente de projetos qualificado é tão essencial nos dias de hoje.

Neste artigo, você irá conhecer as 3 competências profissionais que todo gerente de projetos deve buscar desenvolver, além de conferir também o que é e do que se trata a certificação PMP e quais as razões que levam ela ser tão requisitada por estes especialistas em projetos.

Não podemos esquecer que entre as habilidades e competências que um gerente de projetos precisa ter, uma delas é a habilidade de liderança, para saber coordenar sua equipe da maneira mais eficiente.

Pensando nisso , nós da Voitto preparamos para você um Ebook totalmente GRATUITO das 5 práticas exemplares de liderança que irá te ajudar nessa habilidade, baixe agora clicando no botão abaixo.

 

 

Se quiser conhecer outras as habilidades de um gerente de projeto além da liderança, não deixe de conferir o artigo que fizermos especificamente sobre esse assunto, clicando aqui.

Está curioso para saber as competências de um gerente de projetos? Então vamos lá.

 

As 3 principais competências exigidas para um gerente de projetos

 

Nada melhor para compreender a importância de um gerente de projetos, entendendo quais são suas competências.

Então vamos aprender quais são essas competências e a importância de cada uma.

 

1. Competência técnica

 

Esta modalidade de competência é atrelada ao conhecimento e a capacidade de aplicação das melhores práticas de gestão e planejamento em projetos.

Para desenvolvê-la, o gerente de projetos pode contar com o guia PMBOK, que por meio de seus 5 grupos de processos de gerenciamento e 10 áreas de conhecimento orienta da maneira mais eficiente possível todo profissional deste setor. E lógico, ferramentas auxiliares como Excel, MS Project e AutoCAD podem também aqui ajudar.

 

2. Competência gerencial

 

Um gerente financeiro possui conhecimentos específicos principalmente em finanças e controladoria; um gerente de recursos humanos em gestão de pessoas; um gerente de manutenção em tecnologias, máquinas e demais equipamentos; e assim por diante, certo?

Agora, quando falamos de um gerente de projetos, já parou pra pensar sobre quais competências de gestão ele deve contar?

Com praticamente todas estas e muitas outras. A razão disso é atrelada ao dinamismo na função e a exigência de saber de tudo um pouco, já que não são apenas uma ou duas áreas de conhecimento que são relacionadas na gestão de um projeto, mas sim 10 delas, que são:

 

  • Escopo;

  • Tempo;

  • Custos;

  • Qualidade;

  • Recursos humanos;

  • Aquisições;

  • Riscos;

  • Comunicação;

  • Partes interessadas;

  • Integração.

 

3. Competência comportamental

 

A última mas não menos importante, a competência comportamental, ela é relacionada às características comportamentais do gerente de projetos.

Esta competência é atrelada a sua linguagem corporal, a sua capacidade de se expressar tanto de modo escrito ou falado de forma clara e coerente, da maneira como trata seus subordinados e toda a equipe e por aí vai.

Portanto, além das competências técnicas e de gestão, é também crucial para este profissional desenvolver habilidades ligadas a práticas de liderança e de relacionamentos interpessoais mais eficazes.

Um gerente de projetos precisa ter um relacionamento ético, transparente e eficiente com todos os membros da equipe e também fora dela, pois isso é essencial para garantir um bom resultado.

 

Certificação PMP: quais os motivos para obtê-la?

 

Antes de te explicar o que é e do que trata a certificação de PMP (Project Management Professional), permita-me te apresentar o PMI (Project Management Institute), pode ser?

Esta é uma das mais reconhecidas associações do mundo empresarial destinada a profissionais que exercem funções atreladas ao gerenciamento de projetos.

Então, é por meio do PMI que é oferecida a certificação de PMP, compreendeu? Assim como seu decorrente instituto, essa credencial também é considerada a mais respeitada no ambiente corporativo no que rege a gestão de projetos – inclusive, foi em 1999 que o PMI tornou-se a primeira organização a ter seu programa de certificação reconhecido pela ISO 9001.

Com base nestas informações, ficou bem mais claro quais benefícios a conquista desta credencial traz a um gerente ou qualquer outro especialista em projetos, certo?

A certificação de PMP eleva a sua empregabilidade no mercado, aumenta seu prestígio profissional por colegas e pela própria empresa e proporciona uma qualificação reconhecida internacionalmente.

 

Quer desenvolver estas competências ligadas a gestão de projetos?

 

Para isso, a Voitto preparou para você um curso online de MS Project para Gerenciamento de Projetos. O que acha de conferir a proposta desta formação e refletir quais benefícios você pode conquistar ao realizá-lo? Afinal de contas, como você conferiu aqui no artigo, para iniciar sua busca por competências mais eficazes atreladas a projetos, a capacitação é o melhor caminho!

 

 

Ainda tem dúvidas sobre a importância da figura de um gerente de projeto? Não deixe de nos contar aqui nos comentários!

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