home
Logo Voitto
  • Home do Blog

  • Materiais Educativos

  • Segmentos

  • Lean Seis Sigma

  • Metodologia Ágil

  • Microsoft Excel

  • Power BI

  • Liderança

  • Gestão

  • Finanças

  • Empreendedorismo

  • Tecnologia e Inovação

  • Carreira

  • Cursos

  • Colunistas

  • Sobre Nós

  • Voitto Casts

  • Seja um colunista

Larissa Nunes 26/08/2019 - 12 mins de leitura

9 formas de motivar colaboradores que vão além do dinheiro

Esqueça o dinheiro e saiba o que a Harvard Business Review fala sobre as melhores formas de motivar colaboradores!

De acordo com estudos realizados por uma professora da Harvard Business Review, chamada Ashley V. Whillans, usar o dinheiro para motivar colaboradores nem sempre é a melhor estratégia.

Mais de 80% dos funcionários analisados em sua pesquisa sentem que não são reconhecidos, nem recompensados por seus esforços, apesar de receberem um bom salário. 

Hoje, a motivação no trabalho tem estado cada vez mais ligada a incentivos como horário flexível, home office, gift cards, bônus e, até mesmo, um simples “obrigado”.

Por outro lado, as empresas estão em busca, constantemente, de captar e manter talentos, de forma a reduzir as altas taxas de turnover (taxa de rotatividade). 

Assim, Whillans se propôs a estudar o que realmente gera felicidade no trabalho e como motivar os funcionários de forma eficaz sem utilizar o dinheiro como principal meio. 

Os resultados de sua pesquisa mostram que o mais importante para o clima organizacional de uma empresa e para o alcance de melhores resultados consiste em fazer os colaboradores se sentirem valorizados e apreciados. Para isso, muitas estratégias vêm sendo desenvolvidas, como a Gamificação.

Quer conhecer mais algumas? Continue por aqui! Pois neste post, você vai ver quais são as 9 melhores formas encontradas, através da pesquisa de Harvard, de motivar colaboradores!

E, se você está buscando formas de melhorar o desempenho da sua equipe, aqui está a sua oportunidade! A Voitto disponibiliza o curso gratuito de Introdução ao Agile Scrum para que você conheça uma nova metodologia de gerenciamento de projetos. Para se inscrever, clique no botão abaixo:

 

 

Por que motivar colaboradores funciona?

 


Segundo Whillans, motivar colaboradores realmente funciona, pois as pessoas possuem três necessidades básicas em relação ao trabalho:

 

  • Autonomia: desfrutar da liberdade de escolher como executar o trabalho;
  • Sentimento de pertencimento: estabelecer uma conexão com os colegas e relacionamentos significativos; e
  • Competência: sentir que possuem as habilidades necessárias para desempenhar as tarefas daquele trabalho.

 

Assim, é preciso satisfazer essas necessidades para que os funcionários se sintam mais motivados, engajados e comprometidos com o ambiente de trabalho, e menos dispostos a deixar a empresa. 

Além disso, quando os colaboradores se sentem motivados, a produtividade tende a aumentar, metas são batidas e a empresa se beneficia com resultados melhores.

As empresas que ganharam os melhores lugares para trabalhar no período de 1984 a 2011, por exemplo, desfrutaram de um desempenho superior à concorrência em retorno de ação com margem de 2,3% a 3,8% ao ano.

Sendo assim, motivar funcionários é importante não apenas para promover uma boa gestão de pessoas, mas também para o próprio rendimento da empresa.

 

9 formas de motivar colaboradores

 

1 - Reforce os benefícios desde o processo seletivo

 

Uma boa forma de motivar colaboradores pode começar desde o processo seletivo. Ao anunciar a vaga de emprego, atente-se para listar os benefícios do emprego, como horário flexível, plano de saúde e capacitações, por exemplo, pois assim a empresa receberá um número muito maior de candidatos interessados.

A pesquisa realizada por Whillans, com base em mais de 92.000 anúncios de vagas em aberto, em 2018, confirmou a efetividade dessa tática, mostrando que quanto maiores são as vantagens de trabalhar numa organização, maiores são as taxas de inscrição.

Além disso, para motivar colaboradores, é importante se atentar à fase de adaptação do funcionário à empresa, fornecendo treinamentos de qualidade e a assistência necessária para que ele seja bem inserido no ambiente de trabalho. 

 

2 - Dinheiro pode motivar em certos tipos de trabalho

 

 

Apesar de dinheiro não ser a principal forma de motivar colaboradores, ele pode ser um incentivo imbatível em determinados tipos de trabalhos, principalmente quando  eles forem medidos de forma quantitativa. 

No setor de serviços e na área de vendas, por exemplo, os estudos mostraram que as recompensas em dinheiro resultam em um grande aumento no número de vendas e na melhoria do atendimento ao cliente

O mesmo ocorre na manufatura, em que os prêmios em dinheiro são capazes de elevar de forma significativa a produtividade diária dos trabalhadores. 

Já em trabalhos que exigem criatividade e desenvolvimento de ideias, não é interessante motivar colaboradores com base no dinheiro, pois o que realmente traz resultados é fazer com que eles se sintam motivados a se esforçar mais pelo prazer e pela identificação com o trabalho.

Uma boa forma de fazer isso é através da criação de espaços de lazer dentro da empresa, algo que tem se tornado cada vez mais comum.

A Google, por exemplo, possui academia, piscina, salão de beleza, lavanderia e refeições gratuitas à disposição de seus funcionários. 

 

3 - Se for dar dinheiro, deixe um bilhete

 

“Se você puder encontrar uma maneira de atribuir significado além dos zeros na recompensa em dinheiro”, diz Whillans, “essa mesma recompensa irá mais longe”.

Assim, se for usar grana como incentivo, faça um cheque separado com o bônus e evite simplesmente adicioná-lo ao salário. 

Aliado a isso, escreva também um bilhete à mão sobre o porquê daquele funcionário ter se destacado e recebido a recompensa. 

As palavras são uma poderosa arma de transformação em uma organização, então não hesite em usá-las para motivar colaboradores!

 

4 - Repense os incentivos baseados em desempenho

 

Mostrar que certo resultado acarretará em uma determinada quantia de dinheiro para o funcionário pode fazer com que ele se torne obcecado com aquilo e pense naquilo como o objetivo final de sua atuação.

Assim, é mais vantajoso dar um benefício de forma não combinada após a realização de um trabalho bem feito, do que entregá-lo de antemão.

Também é interessante que o funcionário entenda o verdadeiro propósito do seu trabalho e como a sua atuação impacta a organização como um todo. Reforçar a missão, visão e valores da empresa é essencial para que ele compreenda o significado por trás das tarefas que executa e que o que deve nortear o seu trabalho não é apenas o dinheiro.

 

5 - Dê preferência a presentes 

 

 

Enquanto o bônus em dinheiro é muitas vezes destinado a necessidades básicas do dia a dia, um presente, como um eletrônico ou uma viagem, pode ser algo mais memorável e efetivo para motivar colaboradores. 

Além disso, receber um presente é algo que as pessoas tendem a comentar com os outros e demonstrar gratidão, enquanto o dinheiro é um assunto delicado, que muitos não gostam de sair por aí se gabando de terem ganhado. 

Dica: experimente conversar com os funcionários e entender suas paixões e interesses, a fim de escolher um presente que seja adequado ao seu gosto e que realmente se torne um evento marcante. 

 

6 - Dê o presente do tempo - e outros presentes intangíveis

 

Fornecer a possibilidade de um horário flexível ou de um home office pode ser algo muito mais efetivo para motivar colaboradores que o dinheiro, pois são questões que tangem a qualidade de vida e o bem-estar da equipe.

Além disso, pesquisas mostram que os funcionários que tiram folga ficam menos estressados, mais criativos e mais produtivos. 

A empresa Deloitte leva essa dica bastante a sério, concedendo o incrível tempo de seis meses sabáticos para os seus funcionários se renovarem e voltarem mais criativos!

Então, não deixe de presentear os seus funcionários com o tempo, não apenas por meio de políticas de férias generosas, mas de outras formas. Uma dica é calcular os horários de trabalho flexíveis para que os funcionários gastem menos tempo no trânsito.

 

7 - Encoraje os funcionários a se presentearem

 

Uma ótima forma de motivar colaboradores é fazer com que os próprios funcionários incentivem uns aos outros. 

A empresa pode fazer isso, através de um sistema de pontuação, no qual os funcionários podem dar pontos de recompensa a um colega que se destacou por uma conquista no trabalho. Ao acumular pontos, o colaborador pode adquirir uma vantagem estipulada pela organização, como um cartão de vale-refeição em um restaurante ou um dia de folga.

Também é interessante investir em outras formas de unir a equipe, como eventos nos finais de semana ou happy hours na empresa, que aproximam os colaboradores e reforçam o sentimento de pertencimento (um dos pilares da motivação).

 

8 - Torne o reconhecimento público

 

 

"Se você consegue criar uma experiência social em torno da recompensa, ela se torna mais significativa e algo que o funcionário vai lembrar”, diz Whillans.

Sendo assim, não hesite em tornar público um incentivo dado a um colaborador. Pelo contrário, a empresa pode criar eventos para presentear os funcionários que receberam bônus e falar sobre o porquê daquele reconhecimento ter sido conquistado. 

 

9 - Diga “obrigado”!

 

Feedback é fundamental! Então, para motivar colaboradores, é importante dar aquele simples e sincero agradecimento para que eles se sintam valorizados. 

Para potencializar ainda mais esse efeito, destaque pontos fortes e ações específicas daquele funcionário, citando exemplos. 

Apesar de parecer algo simples, essa prática é altamente negligenciada no ambiente de trabalho, o que gera desmotivação e problemas de clima organizacional. 

 

Dica bônus: invista na qualificação

 

Uma excelente forma de motivar colaboradores é investindo na capacitação profissional e no desenvolvimento de habilidades de sua equipe. 

Afinal, um dos pilares da motivação é a competência, que advém do sentimento do funcionário de que ele possui os conhecimentos necessários para executar aquele trabalho da melhor forma possível.

Então, forneça treinamentos e cursos que possam beneficiá-lo, assim como beneficiar a empresa indiretamente. 

Para saber mais sobre qualificação em empresas, confira o artigo: Treinamentos In Company: o que são e por que contratá-los?

Quer ir além?

 

Você com certeza sabe que o conhecimento é a principal arma tanto para se tornar um profissional qualificado, quanto para alavancar o seu negócio!

Então, fica claro que você não pode perder a oportunidade de estudar com referências em liderança e gestão e fazer parte de uma rede de alta performance para desenvolver habilidades e se preparar para o emprego dos sonhos!

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Seja Premium!


seja premium