Pesquisa de Clima é uma importante ferramenta para o gestor que deseja mensurar, monitorar e melhorar o clima organizacional, isto é, o grau de satisfação das pessoas que integram a organização.

Além disso, a análise do ambiente interno, através da percepção dos funcionários, permite ao gestor conhecer os principais pontos fortes e fracos dentro de uma empresa, e consequentemente, tomar decisões mais acertadas em relação à melhoria do clima, e crescimento organizacional.

O principal objetivo desta planilha é possibilitar o levantamento, o registro e a análise os dados, de modo que o gestor conheça as percepções e o grau de satisfação dos colaboradores em relação à organização.

Dessa forma, aplicar a pesquisa de clima organizacional com o auxílio de uma planilha no Excel facilitará a gestão de pessoas e a melhoria contínua do ambiente de trabalho.

 

Faça junto com a gente!

 

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica e saber onde começar , não deixe de baixar a planilha! Ela vai ser uma grande ajuda no seu processo de criação do questionário de pesquisa e de análise dos resultados obtidos.  Basta clicar no botão abaixo.

 

 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha

 

 

Entenda a Ferramenta abaixo

 

A página inicial da planilha de Pesquisa de Clima possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão (ou na figura) e você será direcionado para a aba respectiva. Para retornar à página inicial (aba “Início”) é só clicar em uma seta preta localizada na parte superior esquerda em qualquer uma das demais abas.

 

 

Formulário (para impressão)

 

A aba denominada “Formulário (para impressão)” contém um formulário, que poderá ser impresso e entregue aos funcionários/colaboradores que irão responder à Pesquisa de Clima. Essa é a etapa de levantamento das informações e por isso, é essencial que o funcionário/colaborador sinta-se à vontade para responder às questões de forma sincera. É uma sugestão para melhorar a confidencialidade dos dados, bem como deixar os colaboradores mais a vontade para responderem.

O seu formato já se encontra no padrão para ser impresso. Caso queira, a pesquisa poderá ser feita também de modo virtual, enviando essa planilha para cada colaborador, concatenando posteriormente as informações na próxima aba.

Sugestão: prepare uma urna lacrada e estabeleça um prazo para que os funcionários/colaboradores possam colocar os formulários preenchidos. Assim, eles poderão preenchê-los no momento mais oportuno e se sentirão mais à vontade para falar sobre as questões levantadas com sinceridade.

Vamos entender como formulário deve ser preenchido:

 

 

  • Cabeçalho do Formulário: O funcionário/colaborador deverá preenchê-lo com o seu nome e posteriormente com a sua área/departamento;

  • Perguntas com respostas em níveis de satisfação: para cada pergunta da coluna esquerda do formulário, o colaborador deverá marcar um “X” na coluna “Muito Satisfeito” OU “Satisfeito” OU “Insatisfeito” OU “Muito Insatisfeito”, indicando sua resposta;

  • Perguntas com resposta do tipo Sim/Não: para cada pergunta da coluna esquerda do formulário, o colaborador deverá marcar um “X” na coluna “Sim” OU “Não”, indicando sua resposta;Observação: Todas as perguntas da aba “Formulário (para impressão)” estão vinculadas a perguntas da aba “Respostas (dados)”, portanto se precisar fazer alguma modificação nas perguntas faça na aba “Respostas(dados)” conforme explicação desse mesmo tópico deste manual. Assim você garantirá que as perguntas do formulário serão sempre as mesmas do registro.

 

 

Respostas

 

Esta é a aba na qual serão registradas todas as respostas obtidas no formulário que cada colaborador respondeu. As colunas cinza “Colaborador” e “Área/Departamento” correspondem à identificação do colaborador/funcionário que respondeu ao formulário.

 

 

As colunas subsequentes na cor rosa são as perguntas que cada colaborador respondeu de acordo com o formulário. Após ter preenchido as colunas de identificação com o nome e a área/departamento, o responsável pelo registro deverá preencher na respectiva linha, as respostas dadas por esse funcionário/colaborador para cada pergunta.

Para isso, é preciso escolher uma das opções “Muito Satisfeito”, “Satisfeito”, “Insatisfeito” ou “Muito Insatisfeito” na setinha que aparece do lado direito de cada célula que será preenchida com essas informações. Para as perguntas cuja resposta não seja de múltipla escolha, ou seja, apenas do tipo Sim/Não, o procedimento é o mesmo, exceto pelas opções disponíveis. Veja um exemplo:

 

 

Caso tenha feito um registro errado e queira trocar a resposta, é possível alterá-la ao clicar novamente na setinha e escolher outra opção. Se quiser apagar a resposta, basta selecionar a célula e deletar o conteúdo utilizando a tecla delete.

Nesta aba, também poderão ser feitas as modificações nas perguntas: selecione a célula na qual está a pergunta dê dois cliques ou pressione F2 para editar o conteúdo da forma que quiser. Como as perguntas do formulário e da aba “Gráficos” estão vinculadas às perguntas dessa aba, elas deverão ser atualizadas automaticamente.

 

Gráficos

 

A última aba “Gráficos” apresenta os resultados obtidos com as respostas da Pesquisa de Clima considerando todos os colaboradores/funcionários que responderam à mesma. Esta aba permite uma visão geral e uma análise completa dos resultados. Para cada pergunta teremos um gráfico  indicando a porcentagem de colaboradores “Muito Satisfeito”, “Satisfeito”, “Insatisfeito” e “Muito Insatisfeito” de acordo com os critérios da pergunta, ou ainda uma porcentagem dos que responderam “sim” e “Não” para as pergunta do tipo Sim/Não. Vejamos os dois exemplos de gráficos:

 

  

 

Perceba que, antes de cada gráfico, tem-se a pergunta e a tabela de dados que originou o mesmo.

Na tabela constam as possíveis respostas para a pergunta, a quantidade de vez que cada resposta apareceu, bem como a porcentagem referente à este número.

Na área do gráfico, temos novamente a pergunta, o gráfico propriamente dito, que é a representação da coluna porcentagem da tabela, e a legenda, que permite a identificação por cores da porcentagem de cada resposta.

A análise dos gráficos permitirá ao gestor uma visão clara e objetiva dos elementos que compõem o clima organizacional e de como eles são percebidos pelos seus recursos humanos em cada vez que for aplicada.

Dessa forma, o gestor tem em mãos uma importante ferramenta que servirá como base para tomada de decisões que possibilitem o desenvolvimento de um ambiente mais produtivo.

 

Já conhece as principais funções do Excel?

 

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder o curso de Introdução ao Excel.

E quer saber mais? O curso é totalmente GRATUITO! Isso mesmo, a Voitto disponibiliza para você de graça um curso onde você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que? Não perca tempo e clique na imagem abaixo para começar o curso!