O que faz o Gerente?
Qual a função do Gerente?
Qual a importância de um Gerente?
Como se tornar um Gerente?
8 Tipos de Gerente
Diferença entre Gerente, gestor, líder e administrador
Invista na sua carreira de Gerente!

Gerente: o que fazer para alcançar esse cargo e comandar equipes engajadas

Você tem o sonho de se tornar Gerente de uma empresa? Saiba quais são as tarefas essenciais do cargo e que tipo de áreas podem ser seguidas!

Thales Campissi
Por: Thales Campissi
Gerente: o que fazer para alcançar esse cargo e comandar equipes engajadas

Todos sabemos que o cargo de gerente é um dos mais cobiçados dentro de uma empresa ou loja, independente do segmento ou área de atuação da mesma.

Porém, quando questionadas sobre as funções desta ocupação dentro de uma empresa, poucas pessoas sabem definir com precisão.

A principal responsabilidade do cargo de gerência é fazer a mediação entre a diretoria da empresa e os demais colaboradores. O que exige algumas habilidades específicas, como organização e liderança.

Neste artigo, você vai encontrar as outras obrigações desse profissional e os meios para alcançar tal posição. Confira o que você verá aqui:

  • O que faz um Gerente?
  • Qual a função do Gerente?
  • Qual a importância de um Gerente?
  • Como se tornar um Gerente?
  • 8 tipos de Gerente.
  • Diferença entre Gerente, gestor, líder e administrador

O que faz o Gerente?

O gerente é o responsável por coordenar os recursos que estão à disposição da sua área em prol de resultados colaborativos da equipe.

Devido à semelhança, por se tratarem de funções que requerem liderança, a posição é muito confundida com os cargos de diretor e presidente. Na verdade, a primeira tem suas diferenças e, normalmente, precede as outras duas.

O gerente deve intermediar a relação entre a direção da empresa e o setor operacional, traduzindo as estratégias no trabalho propriamente dito, buscando convergir os interesses da empresa com os resultados.

Além disso, o profissional deve desenvolver um sistema de comunicação para que consiga esclarecer todas as informações corretamente e evitar ruídos.

Também é ele que consegue motivar o time para os projetos que são pensados pela diretoria de uma empresa. Afinal, o cargo de gerência auxilia na projeção de objetivos e tomada de decisão.

Qual a função do Gerente?

O cargo de gerência pode desempenhar várias funções. Como por exemplo, o treinamento de funcionários, mediação de projetos e controle de finanças. Listamos as principais:

Delegar tarefas

Uma das funções é a delegação de tarefas. Para isso, é preciso estar atento aos objetivos dos projetos e as habilidades de cada colaborador.

O gestor deve ser bastante observador e fazer escolhas estratégicas no momento de escolher as atividades desempenhadas por cada um.

Treinamento de funcionários

Quando novos colaboradores entram na empresa, é necessário ter um profissional que guie e ensine a cultura da firma. Portanto, quem está responsável pela gerência costuma fazer esse acompanhamento.

Organização

O profissional também é responsável por organizar materiais, documentos e planejamento de atividades.

Além disso, deve haver uma monitoração do que está sendo feito e quais os próximos passos de um projeto. Tudo isso requer uma preparação.

Definir metas

O cargo de gerência é encarregado de definir quais são as metas para equipe. Por isso, é interessante ter conhecimento sobre os dados da empresa e quais objetivos a diretoria deseja implementar na empresa.

Qual a importância de um Gerente?

O cargo é de extrema importância para as empresas, uma vez que é ele que define os objetivos para o time e consegue dividir as atividades de cada colaborador.

Sem a gerência, não há organização e avaliação de desempenho. Além disso, o profissional consegue desenvolver pessoas e engajar a equipe.

Como se tornar um Gerente?

Tendo visto acima como são importantes as funções do profissional e os potenciais resultados provindos de sua boa atuação, você já deve estar imaginando que não é tão simples alcançar este cargo, não é mesmo? E você está completamente certo!

Mas não se assuste! Conheça, agora, quais são as principais habilidades necessárias para alcançar e se manter neste almejado cargo, deixando você mais próximo desta realização.

Geralmente, quem almeja o cargo é alguém que se destaca em sua área operacional, realizando com excelência todas as tarefas daquele cargo.

A partir daí, o profissional que dominou bem a função de gerar precisará aprender a gerir recursos buscando alcançar os melhores resultados.

Se torna necessário desenvolver suas "soft skills" (habilidades não técnicas), já que estão entre as responsabilidades do gerente o dever de gerir a mão de obra, cada membro da equipe, estratégias de venda, engajar e desenvolver pessoas e resolver conflitos.

O profissional deve ter uma visão de melhoria contínua.

Falando nisso, que tal aprender sobre as principais ferramentas de melhoria contínua?

Ferramentas de Melhoria Contínua

Agora que você já conhece o conceito e as ferramentas da melhoria contínua, vamos continuar falando sobre as visões que um gerente precisa ter:

  • Atenção ao time

Estar atento ao rendimento e ao comportamento de cada membro do seu time, preparando medidas para corrigi-los e potencializá-los.

  • Boa comunicação

É preciso boa comunicação, organização, oratória, liderança, habilidades de persuasão e muito tato nas relações interpessoais.

  • Proatividade

É esperado que tenha muita proatividade e sede por resultados, cumprindo metas e respeitando prazos, organizando a si e à sua equipe dia a dia para isto.

Em resumo, o profissional deve ser um ótimo gestor, sabendo sempre as melhores formas de lidar com os recursos, humanos e materiais, que lhe são confiados para obtenção dos melhores resultados.

8 Tipos de Gerente

Existem diversos tipos de gerente para  diferentes segmentos de uma mesma empresa. Conheça os 8 tipos principais!

1. Gerente Administrativo

Gerente administrativo é o responsável por todo o planejamento estratégico e também pela sistematização e análise de informações provindas de todas as áreas da empresa.

É a área mais abrangente da gerência. Ele deve gerir, analisar e supervisionar todas as funções de apoio e coordenar as funções administrativas em geral.

O salário médio desse cargo é R$ 2.844,00.

2. Gerente Comercial

Gerente comercial é o responsável pela melhoria do atendimento ao cliente da empresa.

Realiza treinamentos de forma a alinhar todos os integrantes da equipe de vendas com as normas e objetivos da empresa. Esta função está profundamente interligada e atrelada com a seguinte, "gerente de vendas".

O salário médio desse cargo é R$ 4.655,00.

3. Gerente de Vendas

Gerente de vendas é o responsável pelo incentivo e controle de vendas. Ele deve traçar metas e criar estratégias para a equipe de vendas da empresa.

Nesse cargo se fazem muito necessárias as habilidades de oratória, liderança e tato nas relações interpessoais citadas anteriormente.

Deve-se entender o perfil de cada vendedor da sua equipe, saber lidar com cada um deles, pressionando e motivando de acordo com este perfil para extrair de cada um o seu melhor resultado.

O salário médio desse cargo é R$ 4.190,00.

4. Gerente de Marketing

Gerente de marketing é o cargo que vai criar, analisar e melhorar todas as estratégias de publicidade e divulgação da empresa.

O profissional deve ter domínio de atividades como:

  • Definição de personas e público alvo;
  • Análise de métricas e indicadores tais como: o CAC (Custo de Aquisição de clientes), o NPS (Net Promoter Score) e o LTV (Lifetime Value);
  • Uso de redes sociais para divulgação e tomada de decisões de investimento em divulgação.

O salário médio desse cargo é R$ 7.135,00.

5. Gerente de Projetos

O gerente de projetos é o responsável por gerenciar o desenvolvimento de algum projeto estratégico dentro da empresa.

Este profissional deve ter:

  • Competências técnicas: uso de ferramentas para acompanhamento e análise de processos;
  • Competências gerenciais: conhecimento em ferramentas de gestão de projetos; e
  • Competências comportamentais: tais como linguagem corporal e capacidade de expressão.

Que tal então obter a mais respeitada certificação do ambiente corporativo no que se refere à gestão de projetos? A certificação de PMP (Project Management Professional) vai, com certeza, te deixar mais próximo desta posição dentro da empresa dos seus sonhos!

O salário médio desse cargo é R$ 9.026,00.

6. Gerente de Produção

Cada vez mais requisitado dentro de empresas que contam com algum processo produtivo, este cargo vem sendo muito ocupado por administradores e engenheiros de produção.

Isto se deve ao fato de que, para o cargo são necessárias habilidades profundas de controle de qualidade e quantidade de produção, além de conhecimentos específicos sobre todo o processo produtivo, a linha de produção e o produto final.

O salário médio desse cargo é R$ 4.622,00.

7. Gerente Financeiro

Sua responsabilidade é fazer o controle do fluxo de caixa. Então, o profissional sabe o que está sendo investido e pode aconselhar a melhor maneira de lidar com as finanças.

Além disso, o gerente produz relatórios financeiros e ajuda na tomada de decisões de negócios.

O salário médio desse cargo é R$ 4.114,00.

8. Gerente de Recursos Humanos

Os processos seletivos de uma empresa e a criação de um organograma, tudo isso é pensado estrategicamente pelo gerente de recursos humanos.

Outras funções são:

  • Criação de pesquisa de clima organizacional;
  • Treinamento e desenvolvimento de talentos;
  • Desenvolvimento dos colaboradores da empresa através de feedbacks;

O salário médio desse cargo é R$ 8.240,00.

Diferença entre Gerente, gestor, líder e administrador

Alguns cargos dentro de uma empresa podem se assemelhar, por isso, muitas vezes há uma confusão sobre a diferença entre eles. Confira a seguir:

  • Gerente: planeja e coordena as decisões de uma equipe, além disso, desenvolve estratégias para solucionar problemas. Dentro da hierarquia, está acima de seus subordinados e abaixo da diretoria;
  • Gestor: é o profissional responsável pelo detalhamento de mecanismos e que faz decisões ágeis. Além disso, ele possui uma hierarquia superior no organograma da empresa;
  • Líder: é quem guia a equipe em busca dos objetivos comuns, não tem necessariamente um cargo superior aos outros membros em relação ao organograma;
  • Administrador: está ligado às questões operacionais e, normalmente, atua em vários departamentos da empresa. Em resumo, faz o gerenciamento dos recursos da empresa.

Invista na sua carreira de Gerente!

Aprenda a gerenciar projetos de maneira prática e fácil!

O MS Project é um dos melhores softwares de gestão de projetos, por meio dessa ferramenta, você alcançará metas e terá sucesso na sua execução.

A plataforma é utilizada no dia a dia por gestores, engenheiros e gerentes. Afinal, são cargos que necessitam de planejamento ou monitoramento de atividades.


Confira o eBook MS Project: Como Gerenciar Seus Projetos e entenda mais sobre alcançar excelentes resultados!

Neste eBook, você verá como gerenciar seus projetos utilizando um dos softwares mais usados nessa área, o MS Project.

Ficou interessado? Não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso conteúdo!

ms project

Thales Campissi

Thales Campissi

Grad. de Engenharia Elêtrica com habilitação em Sistemas de Potência pela UFJF e técnico em Eletromecânica pelo IF Sudeste MG. Possui formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Construção de Websites, Linguagem HTML, Padrões W3C, Recursos de Formatação, Marketing de Rede e Excel Intermediário. Foi bolsista como monitor das disciplinas Cálculo I e Análise de Investimentos em Engenharia e Gestão de Obras na UFJF. SEO Funcional Manager e head da equipe de produção de conteúdos na área de Pesquisa e Desenvolvimento do blog da Voitto.

teste lider e chefe

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Líder E Chefe

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.