Todos sabemos que o cargo de gerente é um dos mais cobiçados dentro de uma empresa ou loja, independente do segmento ou área de atuação da mesma. Porém, quando questionadas sobre as funções desta ocupação dentro de uma empresa, poucas pessoas sabem definir com precisão.

Então eu te pergunto, você sabe o que faz um gerente?

Se a resposta foi “não”, não se preocupe. Eu vou te explicar agora quais são as funções, os tipos e as áreas onde ele atua e ainda, habilidades que você deve ter para alcançar este tipo de cargo e atingir os resultados esperados para sua empresa.

 

O que faz o gerente?

 

Gerente é o responsável por coordenar os recursos que estão à disposição da sua área em prol de resultados colaborativos da equipe.

Devido à semelhança, por se tratarem de funções que requerem liderança, a posição é muito confundida com as posições de diretor e presidente. Na verdade, a primeira tem suas diferenças e, normalmente, precede as outras duas.

O gerente deve intermediar a relação entre a direção da empresa e o setor operacional, traduzindo as estratégias no trabalho propriamente dito, buscando convergir os interesses da empresa com os resultados.

Quer saber quais são as competências de um Gerente? Então baixe agora gratuitamente nosso E-book Competências de um Gerente de Projetos!

E-book Competências de um Gerente de Projetos

 

Como se tornar um gerente?

 

Tendo visto acima como são importantes as funções do profissional e os potenciais resultados provindos de sua boa atuação, você já deve estar imaginando que não é tão simples alcançar este cargo, não é mesmo? E você está completamente certo!

Mas não se assuste! Eu vou te explicar agora quais são as principais habilidades necessárias para alcançar e se manter neste almejado cargo, deixando você mais próximo desta realização.

O gerente é alguém que, geralmente, se destaca em sua área operacional, realizando com excelência todas as tarefas daquele cargo. A partir daí, o profissional que dominou bem a função de gerar precisará aprender a gerir recursos buscando alcançar os melhores resultados.

Se torna necessário desenvolver suas “ soft skills” (habilidades não técnicas), já que estão entre as responsabilidades do gerente o dever de gerir a mão de obra, cada membro da equipe, estratégias de venda, engajar e desenvolver pessoas e resolver conflitos.

O profissional deve ter uma visão de  melhoria contínua.

É preciso ficar atento ao rendimento e ao comportamento de cada membro do seu time, preparando medidas para corrigi-los e potencializá-los. Para isso, é preciso boa  comunicação, organização,  oratória liderança habilidades de persuasão e muito tato nas relações interpessoais.

Além disso, o gerente é quem deve fazer acontecer o negócio. Sendo assim, é esperado dele que tenha muita proatividade e sede por resultados, cumprindo metas e respeitando prazos, organizando a si e à sua equipe dia a dia para isto.

Em resumo, o gerente deve ser um ótimo gestor, sabendo sempre as melhores formas de lidar com os recursos, humanos e materiais, que lhe são confiados para obtenção dos melhores resultados.

 

Quais os tipos de gerente?

 

Existem diversos tipos de gerente para diferentes segmentos de uma mesma empresa. Vem comigo que agora eu vou te explicar quais são os principais tipos de gerente.

 

Gerente Administrativo

Gerente administrativo é o responsável por todo o planejamento estratégico e também pela sistematização e análise de informações provindas de todas as áreas da empresa.

É a área mais abrangente da gerência. Ele deve gerir, analisar e supervisionar todas as funções de apoio e coordenar as funções administrativas em geral.

 

Gerente Comercial

Gerente comercial é o responsável pela melhoria do atendimento ao cliente da empresa. Realiza treinamentos de forma a alinhar todos os integrantes da equipe de vendas com as normas e objetivos da empresa. Esta função está profundamente interligada e atrelada com a seguinte, “gerente de vendas”.

 

Gerente de Vendas

Gerente de vendas é o responsável pelo incentivo e controle de vendas. Ele deve traçar metas e criar estratégias para a equipe de vendas da empresa.

Nesse cargo se fazem muito necessárias as habilidades de oratória, liderança e tato nas relações interpessoais citadas anteriormente. Deve-se entender o perfil de cada vendedor da sua equipe, saber lidar com cada um deles, pressionando e motivando de acordo com este perfil para extrair de cada um o seu melhor resultado.

 

Gerente de Marketing

Gerente de marketing é o cargo que vai criar, analisar e melhorar todas as estratégias de publicidade e divulgação da empresa.

Para se tornar gerente de marketing, o profissional deve ter domínio de atividades como:

  • Definição de personas e público alvo;

  • Análise de  métricas e  indicadores tais como: o  CAC (Custo de Aquisição de clientes), o  NPS (Net Promoter Score) e o  LTV (Lifetime Value);

  • Uso de redes sociais para divulgação e tomada de decisões de investimento em divulgação.

 

Gerente de Projetos

gerente de projetos é o responsável por gerenciar o desenvolvimento de algum projeto estratégico dentro da empresa. 

Este profissional deve ter:

  • Competências técnicas: uso de ferramentas para acompanhamento e análise de processos;

  • Competências gerenciais: conhecimento em ferramentas de gestão de projetos; e 

  • Competências comportamentais: tais como linguagem corporal e capacidade de expressão.

 

Que tal então obter a mais respeitada certificação do ambiente corporativo no que se refere à gestão de projetos? A  certificação de PMP (Project Management Professional) vai, com certeza, te deixar mais próximo desta posição dentro da empresa dos seus sonhos!

 

Gerente de Produção

Cada vez mais requisitado dentro de empresas que contam com algum processo produtivo, este cargo vem sendo muito ocupado por administradores e engenheiros de produção.

Isto se deve ao fato de que, para o cargo são necessárias habilidades profundas de controle de qualidade e quantidade de produção, além de conhecimentos específicos sobre todo o processo produtivo, a linha de produção e o produto final.

 

Se destaque!

 

Como dito anteriormente, os profissionais escolhidos para os cargos de gerência são geralmente aqueles que obtém destaque em sua área de atuação.

Sendo assim, se você almeja atingir algum destes cargos, tenha em mente que deverá se capacitar e obter diferenciais por meio de muito estudo, cursos e principalmente, prática!

É fundamental que o gerente de determinada empresa conheça bem o setor operacional da mesma e as ferramentas lá utilizadas.

Se dedique, vista a camisa da empresa e demonstre sede por melhores resultados.

Seus resultados vão atrair atenção de seus supervisores, enquanto suas soft skills vão te revelar como um profissional responsável, inteligente, capacitado e com um potencial incrível para exercer estas funções.

Para você que deseja aperfeiçoar suas habilidades em busca destes cargos, oferecemos o curso gratuito de “ Introdução ao Gerenciamento de Projetos na Prática”.

Neste curso você vai aprender a iniciar, planejar e executar um projeto com maestria, coletar analisar e tratar dados e informações e ainda, desenvolver habilidades para comunicar-se de maneira eficiente e concisa.