A boa comunicação é uma das principais qualidades requisitadas no mercado de trabalho atual, pois influencia no seu relacionamento tanto com os clientes quanto com seus colegas de trabalho.

A assertividade pode te ajudar a ser um bom comunicador, já que é um bom método para minimizar conflitos, controlar seus sentimentos, ter suas necessidades atendidas da melhor forma e construir relações mais positivas na vida pessoal e no ambiente de trabalho.

Que tal aprofundar mais seu conhecimento? Seja Premium!

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada. Não perca tempo e se torne um Premium!

 

Continue lendo este artigo, pois iremos tirar todas as suas dúvidas sobre comunicação assertiva. Vamos lá!

 

O que é comunicação assertiva?

 

Nem sempre é fácil de identificar um comportamento realmente assertivo. Muitas vezes as pessoas confundem assertividade com agressividade, já que a linha entre os dois comportamentos é tênue.

A comunicação assertiva é baseada no equilíbrio. Ela requer que você seja franco sobre seus desejos e necessidades, mas sempre levando em conta os direitos, necessidades e desejos dos outros.

Quando você pratica a comunicação assertiva, isso mostra que você está seguro de si e se aproveita disso para provar seu ponto de maneira firme, justa e com empatia.

Que tal um exemplo para ficar mais fácil? Vamos lá, quando um chefe coloca uma pilha de trabalho na sua mesa no seu último dia antes de sair de férias, e exige que seja entregue imediatamente, ele está sendo agressivo.

O trabalho precisa ser feito, mas quando ele delega a você em uma hora inapropriada, mostra desrespeito e falta de consideração com suas necessidades e sentimentos.

Quando você, em resposta, informa ao seu chefe que o trabalho será feito apenas depois que você voltar de férias, você encontrou o ponto certo entre passividade (não ser assertivo o suficiente) e agressividade (ser hostil ou rude).

Você consegue reivindicar seus direitos ao mesmo tempo que reconhece a necessidade do seu chefe sobre o trabalho realizado.

 

Comunicação assertiva x agressiva x passiva

 

 

Benefícios da comunicação assertiva

 

Um dos principais benefícios em exercer a comunicação assertiva é poder gerar maior autoconfiança, uma vez que você aumenta seu conhecimento sobre quem você é e o valor que você tem a oferecer.

Em geral, pessoas assertivas:

 

  • Tornam-se ótimos líderes: é essencial tratar as pessoas de maneira justa e respeitosa para que elas possam te tratar da mesma forma em retorno. Por isso, um líder que tem uma comunicação assertiva, é alguém com quem as pessoas desejam trabalhar.
     

  • Negociam soluções benéficas para todos: é importante estar atento ao valor da outra parte para conseguir negociar um meio termo que agrade a todos.
     

  • São melhores executores e solucionadores: é preciso se sentir empoderado para fazer o que é necessário, buscando sempre a melhor solução.
     

  • São menos estressados e ansiosos: é crucial ser seguro de si e apresentar inteligência emocional quando as coisas não acontecem da maneira que foi planejada.

 

Como ter uma boa comunicação assertiva

 

Não é fácil se tornar mais assertivo, mas é possível. Provavelmente não vai acontecer da noite para o dia, mas praticando as técnicas apresentadas a seguir de maneira regular, você vai conseguir a confiança necessária para dominar a comunicação assertiva!

Então, se você acredita que tem disposição a ser mais passivo ou agressivo, se liga nestas 8 dicas que vão te ajudar a melhorar sua comunicação:

 

1. Valorize você e seus direitos

 

Para ser mais assertivo, você precisa ter uma boa compreensão sobre si mesmo, assim como uma forte crença no seu valor inerente e no que você representa para a sua equipe ou organização.

Essa crença pessoal é a base para a autoconfiança e comportamento assertivo. Isso vai te ajudar a reconhecer que você merece ser tratado com dignidade e respeito, te dá a confiança para lutar por seus direitos e ser verdadeiro consigo mesmo.

 

2. Explicite suas necessidades e desejos com confiança

 

Se você deseja desempenhar no seu máximo potencial, então você precisa garantir que suas prioridades sejam atendidas.

Não espere que outra pessoa reconheça sua necessidade, você pode acabar esperando para sempre! Tome a iniciativa e comece a identificar o que você precisa. Então, trace metas para que você possa atender suas prioridades.

Feito isso, você pode falar, de maneira clara e confiante, com seu chefe e colegas de trabalho exatamente o que você precisa deles para te ajudar a alcançar seus objetivos.

Encontre maneiras de realizar pedidos que evitem sacrificar necessidades de outras pessoas. Lembre-se: você quer que as pessoas te ajudem, e pedir pelas coisas de maneira agressiva pode até mesmo comprometer o relacionamento entre vocês.

 

3. Entenda que você não pode controlar o comportamento de outras pessoas

 

Não cometa o erro de assumir a responsabilidade sobre como as pessoas vão reagir à sua assertividade. Se eles, por exemplo, agirem de maneira agressiva ou ressentida com você, tente evitar responder da mesma forma.

Lembre-se que você pode controlar apenas você mesmo e seu próprio comportamento, então faça seu melhor para se manter calmo e comedido quando as coisas ficarem tensas, pois isso também faz parte da comunicação assertiva.

Enquanto você se mantiver respeitoso e não violar as necessidades de outra pessoa, então você tem o direito de dizer ou fazer o que você quiser.

 

4. Expresse seus sentimentos de maneira positiva

 

É importante dizer o que está na sua mente, mesmo quando precisa lidar com alguma dificuldade. Mas você deve fazer isso de maneira construtiva e sensível.

Não tenha medo de se defender e confrontar pessoas que te desafiem. Você pode se permitir ficar nervoso! Mas se lembre de controlar suas emoções e continuar respeitoso em todos os momentos.

 

5. Mantenha-se aberto a críticas e elogios

 

Um ponto importante da comunicação assertiva é aceitar os feedbacks, sejam eles positivos ou negativos, de forma graciosa, humilde e positiva. Se você não concorda com a crítica recebida, então precisa estar preparado para falar sobre isso, sem entrar na defensiva ou se estressar.

 

6. Aprenda a falar “não”

 

Dizer “não” é algo difícil a se fazer, ainda mais se você não está acostumado, mas é vital se você deseja se tornar mais assertivo.

Conhecer seus próprios limites e saber quanto trabalho você é capaz de fazer vai te ajudar a gerenciar suas tarefas de maneira mais eficiente, além de te auxiliar a identificar as áreas do seu trabalho que você sente que está sendo aproveitado.

 

7. Preste atenção na sua expressão corporal

 

Você precisa ajustar a sua linguagem corporal para ter uma boa comunicação assertiva, o jeito que você fala é tão importante quanto o que você fala. Seu interlocutor vai receber uma mensagem confusa se você estiver falando firmemente, mas de cabeça baixa.

Tente sempre olhar nos olhos da outra pessoa, se manter ereto e relaxar sua expressão facial. Além disso, é preciso estar atento para o volume e o tom de sua voz.

 

8. Faça uso de técnicas de comunicação assertiva

 

Existem várias técnicas simples mas eficientes de comunicação assertiva que irá te ajudar, como por exemplo:

 

  • Use frases com “eu”: faça uso de expressões como “eu quero” ou “eu preciso” para fazer afirmações simples e provar seu ponto.

  • Evite exageros com palavras como “sempre” ou “nunca”.

  • Tente falar com fatos e não com julgamentos.

  • Empatia: sempre tente entender a maneira com que a outra pessoa enxerga a situação.

 

Aprenda mais!

 

Viu só como uma comunicação assertiva pode ser essencial para seu sucesso pessoal e profissional?

Se você deseja continuar praticando e aprimorando suas técnicas de comunicação, eu tenho uma dica incrível para você: faça agora o curso de Oratória e Técnicas de Apresentação aqui da Voitto, não perca mais tempo e venha se qualificar.

Para se inscrever, basta clicar no botão abaixo:

Se você gostou desse artigo, deixe seu feedback abaixo e, além disso, compartilhe esse post com algum amigo que queira aprender mais sobre comunicação assertiva. Fique ligado no nosso blog, pois produzimos conteúdos novos diariamente. Até mais!