O que é Melhoria Contínua?
Qual a importância de se implementar a Melhoria Contínua?
Quais são os pilares da Melhoria Contínua?
Como aplicar a Melhoria Contínua?
O Seis Sigma e a Melhoria Contínua
Quais são as ferramentas de Melhoria Contínua?
Aprenda tudo sobre o Lean Manufacturing!

O que é Melhoria Contínua? Entenda sua importância e conheça as ferramentas!

Conheça o que é e qual a importância da Melhoria Contínua, uma metodologia que tem o objetivo de aprimorar processos, produtos e serviços ao longo do tempo.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Melhoria Contínua? Entenda sua importância e conheça as ferramentas!

Antes de iniciar nossa jornada no mundo da melhoria contínua, a pergunta que não quer calar: existe alguma maneira de mensurar algo que está em constante melhoria?

Já dizia aquela famosa frase:"nada é tão bom que não possa melhorar", não é mesmo?

As empresas buscam resultados cada vez maiores e a concorrência por um emprego está cada vez mais acirrada, dentre inúmeros outros casos que eu poderíamos citar,  onde se não houver uma melhoria contínua, com certeza você ficará para trás!

Devido a isso, muito se tem falado sobre a metodologia da melhoria contínua. Por isso, neste artigo você poderá entender a definição desse conceito, como aplicar  e um exemplo real de como essa metodologia pode alavancar resultados!

  • O que é Melhoria Contínua?
  • Qual a importância de se implementar a Melhoria Contínua?
  • Quais são os pilares da Melhoria Contínua?
  • Como aplicar a Melhoria Contínua?
  • O Seis Sigma e a Melhoria Contínua;
  • Quais são as ferramentas de Melhoria Contínua?

O que é Melhoria Contínua?

A melhoria contínua é a prática adotada por diversas empresas visando tornar seus resultados cada vez melhores, mais eficientes e eficazes, sejam eles em produtos, processos ou serviços.

É um processo cíclico e sem fim, afinal, sempre há novas oportunidades de melhoria para serem identificadas e colocadas em prática.

Qual a importância de se implementar a Melhoria Contínua?

Implementar o processo de melhoria contínua em uma empresa é fundamental para o crescimento da mesma em diversos sentidos.

Em outras palavras, isso significa dizer que os efeitos que essa metodologia podem gerar são:

  • Aumento de capital financeiro;
  • Redução de resíduos, erros e desperdícios;
  • Melhoria de processos e qualificação de colaboradores;
  • Decisões mais informadas e embasadas em dados;
  • Maior capacidade da empresa se manter competitiva no mercado;
  • Mais inovação e criatividade dentro da equipe, ou seja, novas ideias e abordagens para resolver problemas. 

Quais são os pilares da Melhoria Contínua?

Como toda filosofia, a melhoria contínua possui fatores básicos que você precisa entender antes de aplicá-la. Vamos a eles?

  • Exige continuidade: é um processo cíclico e sem fim. Você melhora, analisa, estuda os pontos de melhoria e começa outro plano de ação!
  • É uma cultura: não se trata apenas de melhorar processos, mas sim de mudar toda a questão cultural da empresa. É uma filosofia de negócios e deve estar inserida em todos os níveis da empresa, desde a alta administração até os operários do chão de fábrica;
  • Benefícios para todos: a mudança deve trazer benefícios gerais envolvendo todas as áreas, não apenas uma específica. Todos os processos da empresa devem ser englobados, assim como a vida de todos os colaboradores responsáveis.

Como aplicar a Melhoria Contínua?

Se você deseja aplicar a melhoria contínua na sua empresa, ou até mesmo na sua vida pessoal, você precisa ficar atento a alguns princípios que o ajudarão a alcançar os resultados desejados. São eles:

1. Foco

É importante estabelecer pontos focais na hora de aplicar a melhoria contínua em sua empresa. Afinal, ao estudar pontos de melhoria, você encontrará inúmeras atividades que podem ser melhoradas.

É preciso ter foco naquelas que podem gerar mais resultados, pois se você se deixar levar com a vontade de melhorar tudo ao mesmo tempo, acabará não conseguindo realizar nenhuma melhoria, perdendo tempo e esforço em vão.

2. Medição

Qualidade é um conceito que depende muito do ponto de vista a ser adotado. No nosso curso de ISO 9001:2015 falamos disso, afinal, para alguém que usa muito a estrada de chão, uma caminhonete tem mais qualidade que uma BMW, que é um carro baixo, não é mesmo?

Mas o que isso tem a ver com medição? É simples. Para medir algo, é necessário avaliar o que estamos procurando. Se você não sabe o que é qualidade para você, como poderá definir indicadores para analisá-la?

Aproveitando que falamos de carro, vamos definir qualidade como o número de carros com defeito produzidos em uma fábrica. Se eu meço e vejo que produzo 10 carros com defeito a cada 10.000 que são produzidos, posso pensar em um projeto de melhoria contínua para diminuir esse número para 7,5, até alcançar o melhor resultado possível.

Percebe que para isso precisei definir o que é qualidade para mim, estabelecer indicadores e fazer a medição? Por isso esse é um princípio tão importante dessa filosofia!

3. Padronização

Como disse Taiichi Ohno: "Não há melhoria se não há padrão".

Esse precursor do Lean Manufacturing sabia do que estava falando. Se você não tem um padrão, fica impossível controlar os processos. Vamos exemplificar.

Suponha que em um processo você fabrique uma peça de um determinado jeito. No dia seguinte, você muda a forma de fabricação e obtém um resultado melhor. Porém, ao tentar aprimorar mais uma vez, você acaba piorando seus resultados.

Se você não tiver definido um padrão, não saberá quais processos mudaram no dia que melhorou e no dia que piorou? A padronização é fundamental por isso! Baseado no seu padrão, é possível estabelecer melhorias que devem ser acrescentadas ao padrão para que seus benefícios se mantenham durante os novos processos!

4. Tenha conhecimento técnico

Não adianta focar em um problema, medir seu desempenho e pensar em padronização se você não sabe o que deve ser feito. Se o objetivo é diminuir o número de carros com defeito produzidos, ele só não foi alcançado ainda porque você ainda não detém conhecimento para tal.

Hoje existem inúmeras técnicas que podem te ajudar a definir o que deve ser feito, dentre elas, Lean Manufacturing, Lean Seis Sigma, Ferramentas da Qualidade e PDCA.

As duas primeiras são as técnicas mais completas e famosas do mundo! Qualquer grande empresa que você consiga pensar já utiliza ambas as metodologias para melhoria contínua.

As ferramentas da qualidade também são incríveis para elaborar planos de ação e bem mais simples de usar. Ajudam a identificar a causa do problema e propor soluções rápidas e eficientes.

Por último e não menos importante, temos o PDCA! Podemos dizer que o PDCA é o próprio conceito de melhoria contínua, pois suas 4 etapas, Plan, Do, Check e Act compõem o ciclo de melhoria, que deve rodar continuamente dentro de uma empresa.

PDCA

O Seis Sigma e a Melhoria Contínua

Assim como o Lean, o Seis Sigma é a união de técnicas e valores para a aplicação da melhoria contínua, a diferença é que ele usa de inúmeras técnicas estatísticas para analisar dados e propor mudanças que irão gerar resultados positivos.

A partir da estratégia de gestão Seis Sigma é possível reduzir custos, otimizar produtos e processos, contribuir para a satisfação do cliente e principalmente reduzir o Lead Time dos processos.

Todos esses benefícios são característicos da melhoria contínua e podem ser implementados em qualquer tipo de negócio.

Quais são as ferramentas de Melhoria Contínua?

As ferramentas de melhoria contínua ajudam as empresas na busca por resultados incríveis. Conheça algumas dessas ferramentas para turbinar suas métricas!

Matriz BASICO

A Matriz BASICO é uma ferramenta de melhoria contínua que tem por foco a priorização de projetos, avaliando as possibilidades, através dos 6 critérios seguintes:

  1. B de benefícios para a organização;
  2. A de abrangência dos resultados;
  3. S de satisfação interna dos funcionários;
  4. I de investimento necessário;
  5. C de cliente externo: grau de impacto;
  6. O de operacionalização: grau de facilidade.

Diagrama de Ishikawa

O Diagrama de Ishikawa ou Diagrama Espinha de Peixe é uma ferramenta de melhoria contínua que aponta possíveis causas para problemas. Através da relação entre o cenário e as causas potenciais, ele analisa processos em diversas perspectivas.

Ciclo PDCA

O Ciclo PDCA é uma ferramenta que visa aprimorar processos e solucionar problemas. Geralmente, é aplicado na execução do planejamento estratégico, atuando diretamente nos processos da empresa de maneira eficiente.

Do inglês, a sigla PDCA se refere a “Plan, Do, Check and Act” que significa Planejar, Fazer, Verificar e Agir.

Ciclo Kaizen

O Ciclo Kaizen é uma ferramenta de melhoria contínua que possui as sete etapas seguintes:

  1. Encontrar problemas;
  2. Mapear processo;
  3. Identificar as causas e propor melhorias;
  4. Produzir evento Kaizen para implementar melhorias;
  5. Analisar novos dados;
  6. Padronizar procedimentos;
  7. Planejar os passos seguintes.

Aprenda tudo sobre o Lean Manufacturing!

O Lean é uma metodologia de melhoria contínua que oferece ferramentas para que as equipes mantenham a melhoria como prioridade, eliminando desperdício de tempo e recursos.e os mais diversos recursos.

Agora que você já aprendeu tudo sobre a melhoria contínua, busque se capacitar também no Lean Manufacturing, um dos braços do Lean Seis Sigma!

Com o e-book Lean Manufacturing de A a Z, você aprenderá quais são os tipos de desperdícios existentes e descobrirá as melhores métricas e ferramentas de melhoria para adotar o Lean Manufacturing na sua organização!

Clique na imagem abaixo e garanta o material gratuitamente!

E-book Lean Manufacturing

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

O que é e como funciona o Lean Manufacturing, baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

O Que é E Como Funciona O Lean Manufacturing?

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.