O que é a Certificação PMP® - Project Management Professional?

 

Muitas pessoas que ingressam na área do Gerenciamento de Projetos, seja trabalhando em um Escritório de Projetos ou até mesmo em aulas de pós-graduação, escutam falar dessa certificação e você, provavelmente, é uma delas.

A certificação PMP®, traduzida para o português, Profissional do Gerenciamento de Projetos é uma das certificações mais reconhecidas no mundo, sendo válida em mais de 150 países.

 

Quem acredita essa Certificação PMP®?

 

Nada mais, nada menos que o Instituto Nacional de Padrões dos EUA (ANSI), juntamente com a Organização Internacional para Padronização (ISO) que inclui requisitos rigorosos para a elaboração e manutenção do exame de certificação.

 

O que a Certificação PMP® comprova?

 

Ela atesta que você possui formação, experiência prática e capacidade de gerenciar projetos, de acordo com as boas práticas estabelecidas pelo PMI (Project Management Institute) e consolidadas no PMBOK (Project Management Book of Knowledge).

Não se preocupe se você nunca ouviu falar esses dois nomes, pois irei esclarecer tudo abaixo para você. Ok?

 

Quem é o PMI®?

 

Traduzido para o português, é o Instituto de Gerenciamento de Projetos (Project Management Institute – PMI®), conhecido como uma das maiores associações do mundo para profissionais que trabalham diretamente com o gerenciamento de projetos.

A missão do PMI® é auxiliar e dar suporte aos seus mais de 700.000 membros, profissionais certificados e voluntários para que consigam obter sucesso em seus projetos através do amadurecimento das suas competências gerenciais.

 

E como o PMI® se organiza para ajudar essa galera toda?

 

O PMI® é dirigido por um Conselho composto por 15 diretores e todos os anos são eleitos 5 diretores para exercerem um mandato de 3 anos.

 

Mas como eles conseguem chegar a pessoas como você?

 

A resposta para essa pergunta está na criação de Capítulos, que atuam no fomento das boas práticas do gerenciamento de projetos de forma local.

Hoje são mais de 200 Capítulos espalhados pelo mundo. No Brasil, devido à sua grande área geográfica, temos Capítulos Estaduais, por exemplo: PMI® - RJ, PMI® - SP, PMI® - DF e por aí vai.

Coloquei abaixo o mapa do Brasil com os estados que possuem. Eles estão na sua localidade?

 

 

E o Guia PMBOK®? Ou seria “PMBOOK”? O que é?

 

O Guia PMBOK® identifica um conjunto de conceitos, ferramentas e técnicas que são consideradas como boas práticas em um gerenciamento de projetos. Não importa se você está trabalhando em um projeto de Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE) ou em um projeto de Construção Residencial. Podem ser aplicadas essas práticas para ambos os casos, levando em consideração o tamanho do projeto, ou seja, nem tudo que está no Guia precisa ser utilizado.

Está achando legal? Quem que pode se candidatar? Será que você pode ser uma delas? A resposta está abaixo.

 

Quem deve se candidatar à Certificação PMP®?

 

Quando me perguntam dessa certificação, eu sempre falo que devemos pensar em dois pilares principais como critério de decisão: Conhecimento e Experiência.

Portanto, os candidatos devem possuir experiência na liderança de equipes de projeto e ter um bom conhecimento das ferramentas, técnicas e boas práticas do gerenciamento de projetos, estabelecidas pelo PMBOK®.

Se você quer saber um pouco mais sobre critérios de certificação PMI, assista esse vídeo que eu separei para você:

 

 

Quais os pré-requisitos da Certificação PMP® ?

 

São basicamente duas categorias diferentes e certamente você se enquadra em alguma delas. Não há diferença na certificação, só muda a exigência com os requisitos.

 

Categoria I

 

- Diploma de graduação com duração mínima de 4 (quatro) anos;

- Mínimo de 3 (três) anos de experiência com gerenciamento de projetos;

- Mínimo de 4.500 horas na liderança e condução de projetos;

- 35 Horas de formação em gerenciamento de projetos.

 

Categoria II

 

- Diploma de ensino médio;

- Mínimo de 5 (cinco) anos de experiência com gerenciamento de projetos;

- Mínimo de 7.500 horas de liderança e condução de projetos;

- 35 Horas de formação em gerenciamento de projetos.

 

Aí você se pergunta: o que eu ganho sendo certificado PMP®?

 

- Aumento da empregabilidade, pois muitas empresas sabem da validade desse certificado;

- Reconhecimento na empresa na qual você trabalha;

- Qualificação internacional, que na minha opinião é o grande diferencial.

Assista o vídeo abaixo e conheça um pouco mais sobre as competências de um gerente de projetos.

 

 

Se interessou? Quer fazer o exame de certificação PMP®?

 

Então vamos lá! São duas etapas: Qualificação e o Exame propriamente dito. Vou colocar bem detalhado abaixo para que você não fique com dúvidas.

1ª Etapa – Qualificação: Você irá enviar os documentos solicitados pelo PMI® e esses serão verificados para determinar se você está apto ou não para realizar o exame. Se estiver tudo certo, o PMI® irá te fornecer um voucher de identificação.

2ª Etapa – O Exame: Agora é encontrar algum centro certificador do PMI® mais próximo de você. Infelizmente a Voitto ainda não é Centro Certificador desse exame, mas para lhe ajudar você pode clicar no Link para Registro PMI e fazer o seu cadastro. O voucher fornecido na etapa anterior servirá para você se identificar para realizar o exame.

 

E o exame de Certificação PMP®, como que é? É difícil?

 

- São 200 Questões de múltipla escolha com 4 opções de resposta;

- As 200 questões são divididas em 175 questões válidas para o exame e 25 de validação;

- Você terá 4 Horas para finalizar o exame. É isso mesmo, quase um vestibular;

- Você deve acertar 106 das 175 questões.

 

As questões possuem o mesmo peso? Como funciona?

 

Todas as questões possuem o mesmo peso e são dividas da seguinte forma:

11% - Iniciação

23% - Planejamento

27% - Execução

21% - Monitoramento e Controle

9% - Encerramento

9% - Responsabilidade profissional

 

http://3.bp.blogspot.com/_B10h372h6wo/SxBX3BYQXgI/AAAAAAAAAGc/jAOA1YhyWsA/s1600/fases.png

 

Observação: a prova é em inglês, mas você pode solicitar um segundo idioma. Logo, se você solicitar o exame em português as questões terão dois enunciados (inglês e português). Em caso de dúvida, o texto em inglês prevalece, ou seja, ter domínio do inglês é um facilitador.

 

Como se preparar para o PMP®?

 

Leia o PMBOK® várias vezes, pois ele será sua principal referência (mas não a única) para estudo, pois nele você encontrará os grupos de processos de cada fase do gerenciamento, ferramentas, técnicas e entradas/saídas de cada processo. O candidato deve:

- Dominar o fluxo de processos definido no PMBOK®;

- Ferramentas e técnicas utilizadas em cada situação em um projeto;

- Vantagens e desvantagens em relação a outras técnicas aplicáveis.

Quer mais informações? O PMI fornece vários documentos e dicas para você na página Dicas para exame de Certificação PMP®. Dá uma conferida.

 

Quanto custa o exame Certificação PMP®?

 

- Para membros do PMI®: US$405.00;

- Para não membros do PMI®: US$555.00

 

E quem deseja manter a Certificação PMP®?

 

Se você busca somente o título, infelizmente essa certificação não é para você. Os profissionais PMP® devem exercer constantemente a função no Gerenciamento de Projetos, satisfazendo as condições do Programa Contínuo de Requisitos (PCR) de Certificação do PMI®.

Este programa se baseia na acumulação de Unidades de Desenvolvimento Profissional (PDU). Cada PDU equivale a uma hora de aprendizado ou de atuação profissional no Gerenciamento de Projetos. Assim, para a manutenção da certificação são necessários 60 PDUs a cada três anos, além do constante comprometimento com o código de conduta profissional do PMI®.