O gerenciamento de projetos é um tema que vem crescendo a cada dia e o domínio dessa arte vem se tornando, cada vez mais, necessário no mercado de trabalho. Sendo assim, temos o MS Project, que é o software de gerenciamento de projetos mais utilizado em todo o mundo.

Se você não sabe o que é MS Project, provavelmente já deve tê-lo visto pelo menos no pacote Office e até mesmo se perguntado para que serve ou quando seria utilizado. Talvez tenha até pensado que é só mais um software para completar o pacote, certo? Não poderia estar mais enganado.

O MS Project é o que permite o responsável pelo planejamento, execução ou controle de uma série de atividades que se relacionam, trabalhar alinhado à utilização de recursos, custos, cronograma e as demais áreas do PMBOK (Guia mundial de boas práticas em gerenciamento de projetos).

O Microsoft Project permite que você determine a melhor solução a partir da sua necessidade de negócio.

 

Por que o MS Project é importante?

 

Tão importante quanto saber o que é MS Project, é saber sua importância. MS Project é um software de gerenciamento de projetos e atua em diferentes etapas da gestão. Porém, as esferas em que ele é mais diretamente relacionado são nas missões de planejamento e controle.

É o software de maior aceitação mundial para Gerenciamento de Projetos por sua facilidade de utilização e versatilidade de aplicação.

 

Para que serve o MS Project?

 

Agora você sabe o que é MS Project e sua importância, mas pra que exatamente ele serve?

A utilização do MS Project é fundamental para garantir o sucesso do planejamento e execução de projetos. Através de sua aplicação, gestores conseguem gerenciar recursos, avaliar orçamentos, criar cronogramas, medir o desempenho, analisar oportunidades e avaliar riscos.

Com a correta utilização deste software, você tem controle total sobre seus projetos e fica preparado para tomar decisões estratégicas.

Através do seu uso, você também pode idealizar e programar atividades, controlar prazos, estabelecer custos, designar recursos e qualificar o grau de importância de um projeto como um todo.

O MS Project popularizou-se, especialmente, pela versatilidade de adequação a diferentes circunstâncias. Agora, imagine-se em alguma destas etapas...

Você precisa tomar uma grande decisão sobre seu projeto e isto poderá definir seu êxito – então, você se perguntará: como garantir uma escolha acertada? Qual o melhor caminho?

É aí que entra o MS Project, para te dar respostas rápidas para perguntas frequentes nestes momentos. As dúvidas mais comuns são:

  • Quais tarefas preciso executar?
  • Existe alguma ordem para concretizá-las?
  • Como saberei os prazos de cada tarefa? Quem estará envolvido nestes processos?
  • Quais serão os gastos?
  • Como devo comunicar as particularidades do projeto a quem está envolvido no projeto?
  • Qual é o caminho crítico que pode gerar atraso no prazo estipulado?

 

Você conseguirá ter como claras todas estas questões quando aplica o MS Project ao seu projeto.

 

Em que áreas eu preciso do MS Project?

 

Se você é gestor, engenheiro, gerente ou qualquer profissional que seja responsável pelo planejamento, execução ou controle de uma série de atividades que se relacionam - certamente usará o MS Project no seu dia a dia.

Mas não precisa ser um gerente de projetos para tirar proveito dessa ferramenta. Ela pode te ajudar a organizar um projeto como pintar sua casa, comprar um carro e mantê-lo, e até mesmo construir uma casa na árvore! Já deu para perceber que é um software muito útil, não é mesmo?

 

Comece já!

 

A tendência que vemos no mundo é a utilização cada vez maior de softwares que auxiliam no controle e planejamento de atividades em todos os âmbitos. Dentro de nossas rotinas, executamos diversos projetos, sem mesmo nos dar conta. Logo, você mais cedo ou mais tarde precisará desta ferramenta.

Para você que está começando agora e sente a necessidade de compreender melhor a dinâmica deste software, nós, aqui da Voitto, preparamos este E-book para ensiná-lo sobre alguns dos conceitos básicos do MS Project. Confira!

 

 

Agora que você terminou de ler nosso artigo e conferiu esse E-book incrível, tenho certeza que você aprendeu o que é MS Project, então que tal fazer um dos nossos cursos gratuitos, Introdução ao MS Project para Gerenciamento de Projetos? Isso mesmo, você leu certo, gratuito! Não perca tempo e aproveite essa oportunidade!