1) Relacionamento interpessoal
2) Comunicação
3) Motivação
4) Desenvolvimento pessoal e profissional
Os principais benefícios de uma boa gestão de pessoas
A gestão de pessoas e a segurança do trabalho
Preparado para ir além?

Conheça ações de gestão de pessoas capazes de transformar o seu negócio.

Descubra quais estratégias de gestão de pessoas você pode implementar em seu negócio para motivar seus colaboradores e aprimorar seus resultados.

Guia de Investimento
Por: Guia de Investimento
Conheça ações de gestão de pessoas capazes de transformar o seu negócio.

A procura por estratégias corporativas em prol da otimização de resultados é constante, o que também tem impacto no modelo de gestão de pessoas adotado. Afinal, trata-se de uma área das empresas que visa trabalhar o potencial de cada um e está sujeita a necessidade de inovações.

Para analisar a importância do setor de gestão de pessoas e aprimorá-lo, basta observar que o mercado está submetido às mudanças do cenário social, tecnológico e econômico, porém, embora fatores externos sejam comumente ressaltados, os colaboradores têm impacto direto nos resultados.

Desta forma, medidas internas também devem ser uma prioridade. É algo que apresenta relação, principalmente, com o fato de que a conciliação entre as metas estratégicas com os colaboradores é decisiva para a eficácia dos resultados obtidos.

Confira a seguir os principais fatores e práticas a serem trabalhados na implantação ou aprimoramento da gestão de pessoas.

Mas antes, confira nossa super dica!

Com o kit de Recursos Humanos, você receberá 9 planilhas para ajudar na gestão de Recursos Humanos na sua empresa.

Estas 9 ferramentas foram pensadas especialmente em você que deseja se tornar um profissional organizado e planejador na área de Recursos Humanos. Com ele, aprenda definir a avaliação de desempenho de competências, avaliação de treinamentos, controle de treinamentos, escala de trabalho, folha de pagamento, indicadores de recursos humanos, pesquisa de clima organizacional, plano de cargos e salários e registro de Ponto com cálculo de hora extra.

Está esperando o que? Não vai perder essa rica oportunidade de se transformar em um profissional completo!

Recursos Humanos

1) Relacionamento interpessoal

Como exemplificação de um cenário de gestão de pessoas em que práticas podem ser adotadas para trabalhar o relacionamento interpessoal, pode-se citar uma fábrica de móveis planejados.

Primeiramente, é válido abordar que trata-se de um dilema em muitos locais devido questões como competitividade, pressão, metas, organização e particularidades das pessoas.

Certamente, quando não há o gerenciamento adequado, são fatores que comprometem o ambiente de trabalho e consequentemente, os resultados obtidos. O gerenciamento de informações, organização, acabamento dos projetos e outros fatores podem ser comprometidos.

Se há um projeto de móveis planejados para escritório, assim como qualquer outro caso, ele pode não alcançar o potencial necessário na ausência de sinergia entre os profissionais. Por isso, é interessante que haja o reforço da atuação em equipe.

Alguns pontos que podem ser trabalhados nesse cenário, pensando na gestão de pessoas, são reuniões com as equipes, momentos dinâmicos, a estimulação de desafios e principalmente, mostrar que os conflitos podem ser uma fonte significativa de crescimento para cada um.

Sendo assim, é crucial que a pessoa responsável pelas equipes não só busque cada vez mais conhecimento, como também tente compartilhá-lo de maneira clara com os liderados.

2) Comunicação

Comunicação

A comunicação é um dos fatores de maior potencial nesse cenário, pois ruídos, ausência ou até mesmo medidas inadequadas neste sentido podem ter resultados extremamente comprometedores para as empresas.

Um ponto de grande destaque nesse cenário que tratamos da gestão de pessoas, é que a qualidade de vida existente na corporação também tem ligação com a adaptabilidade. Afinal, o conhecimento do lugar em que atua ou irá atuar faz toda a diferença para os colaboradores.

É o caso de uma empresa que atua com a comercialização de equipamentos de primeiros socorros e conta com um gestor que transmita claramente as informações sobre a atuação da empresa, posicionamento, entre outras questões, provavelmente não apresentará problemas em relação a adaptabilidade.

É válido analisar a possibilidade de que uma comunicação mais aberta permite que os feedbacks sejam transmitidos com maior precisão, metas alinhadas, assim como os estímulos sejam de fato absorvidos por todos.

Para isso, é possível empregar canais de comunicação, principalmente digitais para apresentar maior praticidade para todos.

3) Motivação

É importante que exista o questionamento de quais formas diferenciadas de trabalhar a motivação dos colaboradores podem ser implantadas. Afinal, promover uma cultura organizacional que supere as expectativas e realmente aposte na inovação pode potencializar os resultados da gestão de pessoas.

Uma das soluções que podem ser aplicadas é o endomarketing, também conhecido como marketing interno. Trata-se de uma estratégia que atende a proposta de conquistar o público interno das empresas. Nessa situação, podem ser realizadas pesquisas de satisfaçãopalestras motivacionais e planos de carreiras. Além disso, você pode inspirar e despertar a motivação nos colaboradores por meio de frases de sucesso de personalidades bem-sucedidas.

Certas vezes, os estímulos financeiros são uma grande prioridade. No entanto, é interessante que os gestores compreendam que essa não é a única maneira de motivação, pois muitos fatores possuem impacto para o dia a dia dos colaboradores.

Além das opções apresentadas para a gestão de pessoas, é possível propor diferentes bonificações. Por exemplo, se o gestor de uma empresa de confecção de uniformes profissionais busca elevar o empenho, uma proposta diferente é flexibilizar os horários ou apresentar uma bonificação de horas conforme os resultados obtidos.

4) Desenvolvimento pessoal e profissional

Nesse caso, há uma série de opções que podem ser incorporadas para contribuir com o desenvolvimento profissional e pessoal, como a realização de cursos e palestras que viabilizem a obtenção de conhecimento, integração e valorização profissional.

É interessante que exista a conscientização do papel do colaborador para que ele se desenvolva, afinal, embora a empresa tenha uma participação significativa para implantar as iniciativas citadas na gestão de pessoas, cabe a cada um buscar aproveitamento.

Outra prática que pode ser significativa neste cenário é o feedback. Muitas vezes, apenas o feedback negativo é visado, mas da mesma forma que há o impacto neste caso, priorizar o positivo pode contribuir significativamente com o desenvolvimento do colaborador e o mais interessante é que contribui com todos os pontos da lista.

Afinal, tanto os aspectos positivos quanto os negativos, ao serem apontados adequadamente, podem ser uma forma de estimular as relações interpessoais sobre a maneira da equipe se fortalecer, trabalhar a motivação, além de ser um fator crucial para a autoavaliação dos profissionais.

Os principais benefícios de uma boa gestão de pessoas

Benefícios de uma boa gestão de pessoas

Com as práticas abordadas, pode-se dizer que a proposta a gestão de pessoas está essencialmente relacionada com o gerenciamento e potencialização dos colaboradores nas corporações. Desta forma, com os recursos certos, é possível obter diversas vantagens, tais como:

  • Atrair e reter talentos;
  • Fortalecer a empresa;
  • Aumentar a produtividade; e
  • Diferencial diante o mercado.

Nota-se que as ações citadas abrangem essencialmente a valorização dos colaboradores e na aposta no potencial existente. Desta forma, há maiores possibilidades não apenas de captar talentos, como também de retê-los.

Basta imaginar o exemplo um colaborador de uma fábrica de embalagens plásticas onde a gestão de pessoas não é eficaz, o que compromete iniciativas de desenvolvimento e valorização de profissionais. Nesse caso, há um maior risco de que o profissional busque outra oportunidade.

O fortalecimento, assim como o diferencial são alcançados devido a estruturação geral que a gestão de pessoas promove, em especial, por apresentar diferentes pilares que são empregados de acordo com os valores de cada empresa. A partir desse ponto, a marca ganha uma força evidente.

Já no que diz respeito ao diferencial, pode-se dizer que acaba se tornando uma consequência dos fatores anteriores, tanto para possíveis colaboradores, clientes quanto para investidores.

A gestão de pessoas e a segurança do trabalho

segurança do trabalho é uma alternativa que potencializa a gestão de pessoas, afinal, tem influência nas melhorias, solução de problemas e prevenção de acidentes. Desta forma, pode-se dizer que é algo que funciona de maneira complementar.

Para que o desenvolvimento de ambas tenha resultados satisfatórios, existe a necessidade de identificar quais ações específicas devem ser adotadas para o modelo de empreendimento e seu segmento.

Por exemplo, uma empresa de impermeabilização lida essencialmente com a proteção de estruturas contra os efeitos da infiltração, que pode comprometer grande parte da estrutura. Nesse caso, muitas vezes os trabalhos são realizados em altura, como em lajes e fachadas.

Desta forma, tanto a conscientização quanto o treinamento adequado dos colaboradores a respeito dos riscos e formas de uso de equipamentos de segurança, como por meio do treinamento de EPI (Equipamento de Proteção Individual), tornam-se significativas.

É válido abordar que o acidente de trabalho pode estar associado tanto às condições inseguras do ambiente de atuação quanto com atos imprudentes, sejam eles intencionais ou não, e isso deve ser considerado na gestão de pessoas da empresa.

Caso a empresa busque por suporte profissional para identificar os fatores de risco e traçar um planejamento para solucionar tais questões, recorrer a uma assessoria em segurança do trabalho pode ser favorável.

Ainda mais, trata-se de um modo de atender de forma precisa as normas propostas pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego), o que evita penalidades e reduz a possibilidade de acidentes.

Preparado para ir além?

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina!

Além disso, é necessário que você também tenha conhecimento das ferramentas corretas que farão com que você alcance uma gestão de excelência.

Então, para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso Formação Empreendedora!

Com a formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades e chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Então, se você quer liberdade de tempo, autonomia de decisão e independência financeira, não perca tempo. Clique na imagem abaixo e se inscreva no curso Formação Empreendedora.

Curso Formação Empreendedora


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Guia de Investimento

Guia de Investimento

Guia de Investimento é um blog que oferece diversas dicas para melhorar o desenvolvimento dos negócios, independente do setor. Você pode acompanhar diariamente conteúdos relevantes para melhor andamento dos seus negócios, processos burocráticos e ainda para esclarecimento de dúvidas em relação à alguns procedimentos.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.