Empreender não é nada fácil. Por mais que muitos sonhem e se dediquem a isso, acabam fracassando. Mas existem algumas estratégias e conselhos que, ao adotarmos, conseguimos diminuir os riscos inerentes à criação de um novo negócio.

Nesse caso, podemos aprender muito com as histórias de empreendedores de sucesso, pois, mesmo passando dificuldades, eles conseguiram encontrar um diferencial e se firmar no mercado. 

Pensando nisso, separei neste artigo 11 lições que empreendedores de sucesso nos ensinam através de suas histórias. E que histórias! Pronto para se inspirar? 

 

 1 - “Seja um parâmetro de qualidade”

 

Uma das características mais marcantes de Steve Jobs era o seu perfeccionismo. Isso fazia com que os seus colaboradores sofressem uma pressão constante para fornecer produtos com o mais alto nível de qualidade possível. Tudo era cobrado nos mínimos detalhes. 

Um dos empreendedores de sucesso mais admirados do mundo, Jobs fazia questão de utilizar apenas 10% do tempo destinado ao desenvolvimento de um novo produto ao projeto em si, enquanto os outros 90% eram empregados na criação de protótipos e testes, a fim de identificar incansavelmente pontos de melhoria até que  o aparelho fosse considerado perfeito. 

Para ele, é fundamental focar naquilo em que você é bom e manter o foco, pois “Simples pode ser mais difícil de fazer do que complexo; você tem que trabalhar duro para clarear seu pensamento a fim de torná-lo simples”.

 

 

2 - “O reinvestimento é o caminho obrigatório para crescer com solidez”

 

Essa frase foi dita pelo empreendedor de sucesso brasileiro que revolucionou o mercado do chocolate no Brasil: Alexandre Costa, o fundador da Cacau Show

Se você já provou um produto da marca, sabe do que eu estou falando! Além de obter um diferencial de custo, Alexandre garantiu produtos de altíssima qualidade e se tornou a referência que é hoje.

Mas voltando à lição nº2, para que o seu empreendimento tenha sucesso, segundo ele, você deve manter os pés no chão!  Assim, por mais que seja tentador, evite pegar empréstimos e empregar o dinheiro ganho inicialmente em sonhos pessoais. Nessa primeira etapa, é essencial ter foco e reinvestir todo o lucro obtido!  

 

 

3 - “Enxergue deficiências do mercado como oportunidades”

 

Desde pequeno, Ozires Silva sonhava em fabricar aviões. Porém, quando chegou a hora de escolher a sua carreira no início de sua vida adulta, não existia no Brasil nenhum curso de engenharia aeronáutica. O sonho parecia distante e o único caminho possível, desistir. 

Ozires poderia, então, ter parado por aí. Seguido outra carreira, encontrado outro sonho, mas decidiu enxergar essa deficiência do mercado como uma oportunidade e continuar buscando a concretização de seu objetivo. Ainda bem!

Ele não apenas conseguiu cursar a tão sonhada faculdade de engenharia aeronáutica, como foi o responsável pela criação da primeira empresa a fabricar aviões no Brasil: a Embraer! Um grande exemplo de empreendedor de sucesso, não é mesmo?

 

 

4 - “Você é tão bom quanto as pessoas que você contrata”

 

Essa lição vem do grande empreendedor de sucesso, Ray Kroc, nada mais, nada menos que a mente por trás da formulação da rede McDonald’s

Para Kroc, não adiantava conseguir pessoas ricas que pudessem investir em seu negócio na fase inicial, se essas pessoas não compartilhassem os mesmos valores que ele. 

O empreendedor selecionava a dedo sua equipe e exigia apenas aqueles que estavam dispostos a dar o melhor a cada dia. 
 

 

5 - “O maior risco é não correr risco nenhum”

 

Realmente! Se Mark Zuckerberg não tivesse se arriscado, não teria sido protagonista da história de sucesso da gigante Facebook

Para ele, a única estratégia que certamente terá o fracasso como consequência é não assumir riscos, pois, como vivemos em mundo de constantes mudanças, permanecer na zona de conforto não é uma opção.  

Um dos mais famosos empreendedores de sucesso de todos os tempos, Mark afirma que, para começar, não é necessário se sentir preparado. Afinal, poucos se sentem. O importante é seguir em frente. Inevitavelmente, você irá cometer erros, e é com eles que você deve aprender.

 

 

6 - “Um grande líder é exemplo pela atitude e não pelo discurso”

 

Nossa sexta lição vem de um dos maiores empreendedores de sucesso do Brasil: 

Robinson Shiba. Não o conhece? Deveria, pois ele tem muito a ensinar!

Fundador da franquia China in Box, Robinson tem uma história de empreendedorismo incrível!

Enquanto fazia o curso de odontologia, foi estudar inglês por um tempo nos Estados Unidos. Lá ele teve seu dinheiro roubado logo de início e a alternativa que encontrou para obter o seu sustento foi trabalhar em uma rede de fast-food.

Acha que ele reclamou? De forma alguma! 

Enxergou aquilo como uma oportunidade e começou a estudar sobre fast-foods. Quando voltou ao Brasil, aliou o conhecimento adquirido à oportunidade de investir em um novo nicho de mercado: o de comida chinesa. Deu certo!
 

 

7 - “Precisamos ser estratégicos, trabalhando em primeiro lugar o foco, e dominando as nossas emoções”

 

Segundo Flávio Augusto, “para atingir uma alta performance, aprender a administrar problemas é fundamental”. Muitas pessoas fracassam porque são prisioneiras de seus próprios sentimentos. Assim, a inteligência emocional, um importante fator em comum entre os empreendedores de sucesso, se faz cada vez mais necessária.

Além disso, o fundador da Wise Up e autor de diversos best-sellers de sucesso, prega que, para empreender, são necessários três pilares: visão, coragem e competência. Você deve saber como criar uma oportunidade, tirar a ideia do papel e ter conhecimento para executá-la.  

 

 

8 - “Se você é focado na competição, você terá que esperar até que um competidor faça algo. Se você é focado nos clientes, poderá ser pioneiro”

 

Nossa oitava lição vem do empreendedor de sucesso, Jeff Bezos. Você pode até não saber quem é, mas com certeza conhece a sua empresa! Trata-se da referência mundial, Amazon, conhecida como a “loja de tudo”. 

Esse renomado empresário conta que mesmo nas fases de crescimento acelerado da Amazon, a empresa estava constantemente em busca de novas estratégias de expansão. Até hoje, Jeff diz que não está satisfeito e quer mais. Nada mais, nada menos do que conquistar o resto do universo, através da tecnologia espacial que vem desenvolvendo. Coisa básica, né? 

 

 

9 - “Ter um sonho grande dá o mesmo trabalho de ter um sonho pequeno”

 

E não é que é verdade? 

Essa é a famosa lição de Jorge Paulo Lemann, o segundo empresário mais rico do Brasil. Seu sucesso é tanto que o empresário já chegou a ganhar R$ 2,26 milhões por hora em um ano e sua fortuna chegou ao marco de R$ 100 bilhões. O sonho de qualquer empresário, né?

O empreendedor de sucesso, que é dono da Ambev, diz que foi justamente por acreditar nessa lição que conseguiu conquistar tudo o que tem hoje. Ele sempre teve grandes objetivos e sempre pensou em fazer mais e melhor.  
 

 

10 - “Seus clientes menos satisfeitos são a maior fonte de aprendizado”

 

Essa lição de Bill Gates nos mostra o quanto é importante aprendermos com os nossos erros. Afinal, é com eles que nós evoluímos. 

Quando se trata de um cliente insatisfeito, é indispensável entender o seu lado e o que causou a insatisfação. Encare as razões como oportunidades de melhoria e use o atendimento para mostrar ao cliente que a empresa se importa com a sua opinião. 

Esse grande empreendedor de sucesso ainda afirma que, em sua empresa,todos os dias nos perguntamos: como podemos fazer nossos clientes felizes? Como podemos estar à frente em matéria de inovação nesta indústria? Porque, se nós não o fazemos, alguém mais o fará.

 

 

11 - “Quando algo é importante o suficiente, você realiza mesmo que as chances não estejam a seu favor”

 

Quem garante isso é o empreendedor de sucesso, Elon Musk, CEO da SpaceX, Tesla Motors e SolarCity

Para ele, o importante para abrir o seu próprio negócio é ter objetivos de longo prazo. O empresário sempre teve sonhos considerados surreais desde criança. Foi justamente se apegar a eles e buscar constantemente a concretização dos mesmos o que permitiu que ele pudesse alcançar os seus objetivos. 

Assim, nunca aceite um “não” como resposta! Pense grande e não se preocupe em ser considerado louco por suas ideias. Afinal, Musk conseguiu lançar foguetes, desenvolver carros elétricos confortáveis e fazer com que a SolarCity se tornasse a maior empresa de instalação de painéis solares nos EUA. Tudo o que haviam falado para ele que era impossível.

 

 

Agora é com você!

 

Com todas essas lições que você obteve de grandes empreendedores de sucesso, deve estar se sentindo mais preparado para encarar os desafios de abrir um novo negócio. 

Não tenha medo de buscar os seus sonhos! Como você viu, é preciso arriscar!

Para te ajudar a transformar esse sonho em realidade, a Voitto formulou o curso de Formação Empreendedora. Nele você encontra todos os passos, dicas e ferramentas que você precisa para empreender. Desde a criação da ideia até a execução, você será direcionado e terá muito mais chances de obter sucesso! Para saber mais detalhes, clique no botão abaixo: