Quem nunca ouviu uma criança dizendo que quer ser um piloto de avião? Ou talvez até mesmo já foi essa criança um dia?

Agora vamos além, você já ouviu alguma criança ou adolescente dizendo que sonha em construir um avião? Está achando que eu fui longe demais com a minha imaginação, não é mesmo?

Sou obrigada a concordar que parece um sonho maduro demais para uma criança ou adolescente, mas não para Ozires Silva e Benedito César (Zico), os grandes sonhadores da Embraer.

Ficou curioso para saber como o sonho de duas crianças se tornou realidade? Então venha comigo, que vou te contar tudo!

 

O que é a Embraer?

 

 

A Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer) é responsável pela fabricação de aviões militares, comerciais, executivos ou agrícolas.

A Embraer é a terceira maior empresa do mundo em aviação executiva, e vem diminuindo o domínio de empresas européias e americanas no setor, segundo o site EXAME.

 

Como surgiu esse sonho?

 

O sonho de criar uma fábrica de aviões começou em Bauru, interior de São Paulo, com Ozires Silva e seu amigo Benedito.

Mas você deve estar se questionando o que deu início a esse desejo de fabricar aviões, não é mesmo?

Então, esse desejo foi despertado através dos incentivos de um alemão que fabricava aviões na suíça. Ele mostrava para as crianças ao redor dele as maravilhosas invenções que existiam dentro de um avião.

Foi a partir desse entusiasmo passado pelo alemão, que Ozires e Benedito, entre 14 e 15 anos, começaram a sonhar em fabricar aviões.

 

Como foi a jornada desse sonho?

 

 

Durante os diversos questionamentos feitos pelos jovens ao alemão, eles descobriram a profissão de engenheiro aeronáutico. A partir desse momento começaram a sonhar com essa profissão.

Porém, no Brasil, naquela época, mais ou menos no ano de 1945, ainda não existia esse curso disponível, apesar do primeiro curso de engenharia aeronáutica ter surgido na França em aproximadamente 1918.

No aeroclube frequentado pelos amigos havia várias revistas dos Estados Unidos com anúncios de várias escolas de aeronáutica. Foi então que Ozires e Benedito escreveram para essas universidades e, para a surpresa deles, receberam resposta de algumas.

Mas infelizmente eles não eram de famílias favorecidas, as vidas de ambos eram bem apertadas financeiramente, então estudar fora do país era um sonho que não estava dentro da realidade naquele momento.

Foi então que ambos conseguiram uma proposta de prestarem um concurso para a FAB (Força Aérea Brasileira). Logo na primeira tentativa, não conseguiram passar.

Diante dessa situação, o alemão que era o grande inspirador dos dois jovens sonhadores disse: 

Vocês têm que entender que a vida é uma escada, às vezes íngreme e com grandes degraus. Vocês falharam em subir o primeiro degrau, mas não podem desistir, vocês precisam colocar energia nisso, estudem bastante e façam de novo.

Eles fizeram isso e foram aprovados no concurso em 1947. Formaram-se então em 1951, na Aeronáutica, e foi a partir desse momento que, infelizmente, Ozires e Zico começaram a trilhar caminhos diferentes.

Ozires escolheu caminhar na FAB, na área de avião de transporte, foi para Belém do Pará, começando sua vida aos 22 anos, e Zico decidiu ir para a área de aviação de caça e, infelizmente, em 1955 ele veio a falecer após um acidente.

 

Qualificação do engenheiro Ozires Silva - fundador da Embraer

 

 

Após a morte de Zico, Ozires ficou com seus sonhos adormecidos durante um tempo, até que um dia conheceu o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), em uma conversa durante um voo no seu trabalho.

Foi nessa conversa que o sonho de construir aviões reacendeu dentro dele, e mesmo com uma carreira promissora na FAB ele abandonou tudo e foi atrás para realizar o sonho que fazia parte da sua vida.

Ozires fez a prova para o ITA e conseguiu uma bolsa para ingressar no tão sonhado curso de engenharia aeronáutica.

Foi então que, em 1962, Ozires realizou seu grande sonho e se formou como engenheiro aeronáutico.

No dia em que ele recebeu o diploma, ao descer da mesa da diretora com o canudo na mão, em lágrimas ele conta em uma entrevista que disse: “Zico, conseguimos!

 

Como surgiu a Embraer?

 

 

Nesse momento, Ozires já tinha a qualificação certa e estava no local certo. Agora, para subir mais um degrau do seu grande sonho, ele precisava criar o momento certo.

E para isso ele começou a conversar com colegas, passando para eles a ideia de montar uma indústria aeronáutica.

Juntamente com mais quatro colegas, Ozires começou a pensar na fabricação de um avião para a aviação regional (os jatos regionais).

Em 1966, foi iniciado esse projeto através do protótipo do primeiro avião, a grande maioria olhava para esse projeto e torcia o nariz, uns diziam até mesmo que o avião não iria voar, o que não faltava eram pessoas para desmotivar a equipe de Ozires.

Um dos grandes diferenciais de Ozires em meio a toda essa situação era a sua persistência, e foi isso que fez com que no dia 22 de outubro de 1968 o primeiro protótipo voasse.

Mesmo depois do primeiro sucesso, eles não conseguiram investimentos para dar continuidade ao projeto.

Foi então que, no dia 20 de abril de 1969, Ozires como atual major da FAB, recebeu um telefonema pedindo para que ele recebesse o presidente do Brasil dentro de 15 minutos em São José dos Campos.

Ozires teve 1 hora para convencer o presidente de investir no seu projeto de construir a Embraer.

Após aquela conversa o presidente ficou bastante entusiasmado com a proposta apresentada e decidiu marcar uma reunião para apresentar a ideia aos demais.

Foi então que no dia 26 de junho de 1969, Ozires apresentou detalhadamente uma estratégia completa para a criação da Embraer, para o atual presidente e mais quatro ministros.

A proposta foi muito bem aceita e, com isso, dois meses depois, a lei foi publicada no Diário Oficial e o engenheiro Ozires Silva foi indicado como o primeiro presidente da Embraer.

Com os investimentos do governo, a Embraer aumentou a sua linha de produtos e, em 1985, fez ainda mais sucesso ao lançar um avião comercial para linhas regionais: o Embraer EMB 120 Brasília.

 

E aí, o que achou da história inspiradora da Embraer?

 

Que história de tirar o fôlego não é mesmo?

O empreendedor e engenheiro Ozires Silva sem dúvida é referência para qualquer um que vê obstáculos em seu caminho. Ele garante que não basta sonhar grande, tem que sonhar enorme e acreditar sempre.

Ozires sempre acreditou no poder de se pensar grande, é como ele diz:

Quando temos um objetivo a atingir lá na frente, quando sabemos aonde queremos chegar, a escolha do caminho a seguir fica mais fácil. Nós temos a resposta para o desenvolvimento, não temos que agir como cidadãos de segunda classe. Se tivermos problemas, nós podemos achar a solução e criar oportunidades”.

 

Conheça as histórias de outras empresas de sucesso!

 

 

Dica Bônus

 

Quer ir além? Quer uma dica gratuita para alavancar os seus negócios?

Então lá vai: a Voitto preparou um curso TOTALMENTE GRATUITO especialmente para você, uma pessoa visionária, que não gosta da zona de conforto e está sempre em busca de melhorar e se profissionalizar.

Não perca tempo, clique no botão abaixo e venha conferir o nosso curso GRATUITO de Agile Scrum, o método mais ágil utilizado no mundo para impulsionar carreiras e negócios.

Ah! Não se esqueça de nos contar nos comentários o que achou deste artigo, o seu feedback é de extrema importância para nós.

Compartilhe também este artigo com um amigo que quer saber mais sobre a história da Embraer.