Quando conhecemos algum serviço novo, tendemos a ter uma certa desconfiança, não é mesmo?

Foi isso que aconteceu com a Uber. Mas os seus preços atrativos, seus carros novos com ar condicionado e os motoristas super educados fizeram com que a empresa logo caísse nas graças do mundo todo.

Você quer saber tudo sobre essa empresa e se inspirar para criar sua própria startup de sucesso? Continue conosco neste artigo.

 

O que é Uber?

 

 

A Uber é uma empresa americana, que presta serviços eletrônicos na área de transporte urbano privado em todo o mundo.

É um serviço que se assemelha ao táxi, porém com algumas diferenças que conquistaram o público muito rápido. Uma delas, é o preço que muitas vezes é bem menor. Outra, são os carros que precisam ser novos e com ar condicionado e há ainda a exigência quanto a qualidade do atendimento do motorista.

Além disso, no quesito segurança, ao fazer uma viagem pela Uber, você pode compartilhar seu trajeto com algum contato de confiança, e essa pessoa poderá ir acompanhando toda a sua viagem até que chegue ao seu destino.

Todos esses fatores fizeram dessa startup um fenômeno mundial. Neste artigo, vamos te contar como a Uber se tornou tudo o que ela representa hoje e quais foram as dificuldades encontradas no caminho.

 

Como tudo começou?

 

 

Muitas vezes, grandes ideias surgem de alguma necessidade. Algum produto que você precisa e não existe, ou algo que já exista mas precisa ser melhorado. Com a Uber não foi diferente.

O ano era 2009, os fundadores da empresa, Travis Kalanick e Garret Camp, haviam acabado de vender suas companhias.

A RedSwoosh, uma empresa de compartilhamento de arquivos, foi vendida por Travis Kalanick por 20 milhões de dólares. Enquanto Garret Camp, vendeu o site de buscas StumbleUpon por 75 milhões de dólares. Eles tinham acabado de ficar milionários.

Travis e Garret estavam em Paris para um evento de empreendedorismo e tecnologia. A noite estava muito fria e nevava. Os amigos não conseguiam encontrar um táxi e então pensaram em um serviço, no qual se poderia pedir um carro particular pelo celular.

Quando voltaram para São Francisco, na Califórnia, fundaram a Uber em março de 2009.

O aplicativo foi oficialmente lançado em Julho de 2010, com versões disponíveis para Android e iOS. O objetivo inicial era que fosse um serviço que ofertasse carros luxuosos, como os que estão nas figuras abaixo:

 

 

 

A primeira dificuldade, de muitas que seriam encontradas pela frente, foi quebrar a resistência dos motoristas que já realizavam esse trabalho para hotéis da região. Os primeiros a aceitar foram os brasileiros, presentes em grande número naquela região dos Estados Unidos.

Por incrível que pareça, um fator que colocou a Uber sob os holofotes da mídia, tornando a marca conhecida, foi justamente a implicância da secretaria de transportes de São Francisco com a empresa.

Pois é, a briga do governo com a empresa foi o “tiro saindo pela culatra” e a Uber, chamando a atenção de investidores anjo, passou a receber investimentos milionários.

Nessa época, a corrida na Uber chegava a custar 5 vezes a mais que uma corrida de táxi. Mas como o serviço era voltado para carros luxuosos, os clientes estavam dispostos a pagar.

A Uber continuou se expandindo por outras cidades dos Estados Unidos e depois para o exterior e continuou encontrando problemas com taxistas e governos, mas não se deixou intimidar.

No ano de 2012, foi criado o UberX, em que qualquer proprietário de automóvel pode se cadastrar como motorista e partir daí a startup deslanchou de forma exponencial pelo mundo inteiro.

Até mesmo serviço de táxi aéreo por helicóptero a empresa oferece.

No ano de 2018, já eram mais de 75 milhões de usuários no mundo e mais 3 milhões de motoristas.

Hoje, a Uber é avaliada em mais de 50 bilhões de dólares.

A Uber continua se reinventando e recentemente criou um serviço de delivery de alimentos, chamado UberEats, mostrando que vai em busca de dominar cada vez mais mercados.

 

Controvérsias

 

A Uber é uma concorrência muito forte ao serviço do táxi, principalmente por conseguir oferecer um preço mais baixo sem perder a qualidade no atendimento.

Mas por que isso acontece?

Porque na maioria das cidades do mundo os táxis são regulamentados pelo governo, ou seja, pagam altos impostos.

E os sindicatos dos taxistas alegam que a Uber não respeita as legislações de transporte.

Por isso, a empresa enfrentou muitas questões legais em todas as cidades que chegou.

Mas respondeu com uma postura implacável, usando promoções agressivas, acusando as frotas de táxis de agirem como cartel e alegando que a Uber não é uma empresa de transporte, mas sim de tecnologia.

O que se sustenta, uma vez que a empresa não possui carros e nem motoristas contratados.

Até agora, a empresa vem se mantendo de pé, apesar de todos os ataques que vem sofrendo, e o fato de ter o apoio da maioria da população só fortalece ainda mais a marca.

 

Como usar o Uber app

 

Vamos te mostrar agora como usar o app Uber.

 

Cadastro

 

O primeiro passo é fazer o download do aplicativo na Google Play ou na Apple Store, ou ainda acessar a página de navegação.

Feito isso, crie uma conta, você precisa apenas de um e-mail e número de telefone.

 

 

Para onde?

 

Ao abrir o aplicativo é possível digitar o endereço de onde você deseja ir e vai aparecer o preço e você precisa confirmar a corrida.

 

 

Encontre seu motorista

 

 

Se o seu app tiver programado para o pagamento ser realizado em dinheiro, você vai pagar o motorista ao final da corrida, mas se estiver escolhido o modo cartão de crédito, o valor da corrida será cobrado automaticamente no seu cartão.

Feito isso, você espera algum motorista aceitar a sua corrida. Assim que ele aceitar, você tem uma previsão de quantos minutos ele irá demorar para chegar, basta ir para o ponto de embarque escolhido por você.

 

Segurança

 

Assim que o motorista aceitar sua viagem, aparece o nome dele, a foto, o modelo e a placa do carro. Não entre no carro se os dados não forem compatíveis.

 

 

Como já falamos anteriormente, você pode compartilhar seu trajeto com algum contato de sua confiança.

 

 

Avaliação

 

Chegando ao seu destino, você vai avaliar a viagem de 1 a 5 estrelas. Você pode também deixar um elogio para o motorista ou até mesmo uma gorjeta.

 

 

Se você der menos que 5 estrelas, a Uber vai te perguntar o que aconteceu de errado.

 

Torne-se um motorista Uber

 

Pode ser uma boa pedida se você quiser trabalhar como motorista profissional ou até mesmo quiser ganhar uma renda extra.

Aqui estão os pré-requisitos:

 

  • Não pode ter antecedentes criminais;

  • Possuir um smartphone;

  • Não ter processo em aberto;

  • Ser maior de 21 anos.

  • Possuir EAR na habilitação.

  • Caso não possua, vá ao site do DETRAN, peça a renovação da CNH, selecione a opção "EXERCERÁ ATIVIDADE REMUNERADA”. Pague o boleto, faça o exame médico e psicotécnico e quando a nova habilitação chegar envie uma foto a Uber.

 

Quanto ao carro:

 

  • Ter menos de 10 anos ou em algumas cidades, menos de 8;

  • Ter ar condicionado;

  • Ter GPS;

  • Ter 4 portas;

  • Cor branca ou cores escuras;

  • Sem adesivo;

  • Estar em ótimo estado.

 

Caso você não tenha carro, existem algumas empresas que alugam carro que possuem parceria com a Uber.

Atendendo a estes requisitos, basta ir no aplicativo e se cadastrar.

 

 

Você vai precisar enviar a sua CNH, o Atestado de Antecedentes e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Feito isso é só aguardar um ou dois dias úteis e já pode começar.

O motorista fica com 80% do valor da corrida e a Uber com 20%.

 

E aí, o que você achou da Uber?

 

Como já foi dito, muitas vezes uma grande ideia vem de uma situação inesperada do dia a dia, e a Uber é uma grande prova disso.

Além de ter feito seus fundadores ainda mais milionários, emprega milhões de pessoas pelo mundo inteiro e oferece um serviço de qualidade por um preço justo, que possibilitou o acesso de pessoas que antes não podiam pagar por este tipo de serviço.

E você, o que achou da Uber e de como a empresa surgiu? Não se esqueça de deixar seu feedback e contar o que achou deste artigo!

 

Conheça as histórias de outras Startups de Sucesso !

 

 

Dica Bônus

 

Quer saber outras formas de impulsionar sua carreira e obter resultados cada vez melhores nos seus negócios? Confira o curso GRATUITO de Introdução ao Agile Scrum que a Voitto preparou para você e garanta já a sua certificação!