O que é Uber?
Quem criou a Uber?
Desafios da Uber
Como usar o Uber app?
E aí, o que você achou da Uber?
Conheça as histórias de outras Startups de Sucesso!
Escreva sua história de sucesso também!

Conheça a história do Uber e como ter transporte de qualidade e barato

Descubra como surgiu a ideia do Uber, empresa bilionária e presente no mundo todo, e seus desafios durante sua trajetória até se tornar um negócio de sucesso.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça a história do Uber e como ter transporte de qualidade e barato

Quando conhecemos algum serviço novo, tendemos a ter uma certa desconfiança, não é mesmo?

Foi isso que aconteceu com a Uber. Mas os seus preços atrativos, seus carros novos com ar condicionado e os motoristas super educados fizeram com que a empresa logo caísse nas graças do mundo todo.

Você quer saber mais sobre essa empresa e se inspirar para criar sua própria startup de sucesso? Continue conosco neste artigo. Nele você verá:

  • O que é Uber
  • Quem criou a Uber
  • Desafios
  • Como usar o Uber app.

O que é Uber?

Uber


A Uber é uma empresa americana, que presta serviços eletrônicos na área de transporte urbano privado em todo o mundo.

É um serviço que se assemelha ao táxi, porém com algumas diferenças que conquistaram o público muito rápido. Uma delas, é o preço que muitas vezes é bem menor. Outra, são os carros que precisam ser novos e com ar condicionado e há ainda a exigência quanto a qualidade do atendimento do motorista.

Além disso, no quesito segurança, ao fazer uma viagem pela Uber, você pode compartilhar seu trajeto com algum contato de confiança, e essa pessoa poderá ir acompanhando toda a sua viagem até que chegue ao seu destino.

Todos esses fatores fizeram dessa startup um fenômeno mundial. Neste artigo, vamos te contar como a Uber se tornou tudo o que ela representa hoje e quais foram as dificuldades encontradas no caminho.

Mas antes de seguir, se você gosta de histórias de sucessos de grandes empresas, precisa estar atualizado com as tendências de mercado e estudar muito!

Você gostaria de acelerar o crescimento do seu negócio? Se você é um empresário, ou mesmo pensa em ser um, e deseja levar a sua ideia a um grande número de pessoas, é hora de aplicar o Growth Hacking na sua organização! Pensando em te capacitar nesse assunto, desenvolvemos o curso Fundamentos do Growth Hacking.

Com esse curso, você irá aumentar sua base de clientes, desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação. Você aprenderá sobre Product/Market Fit, índices CAC e LTV e muito mais!

Ficou interessado? Cliquena imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos do Growth Hacking.

Fundamentos do Growth Hacking

Quem criou a Uber?

Criadores da Uber


Muitas vezes, grandes ideias surgem de alguma necessidade. Algum produto que você precisa e não existe, ou algo que já exista mas precisa ser melhorado. Com a Uber não foi diferente.

O ano era 2009, os fundadores da empresa, Travis Kalanick e Garret Camp, haviam acabado de vender suas companhias.

A RedSwoosh, uma empresa de compartilhamento de arquivos, foi vendida por Travis Kalanick por 20 milhões de dólares. Enquanto Garret Camp, vendeu o site de buscas StumbleUpon por 75 milhões de dólares. Eles tinham acabado de ficar milionários.

Travis e Garret estavam em Paris para um evento de empreendedorismo e tecnologia. A noite estava muito fria e nevava. Os amigos não conseguiam encontrar um táxi e então pensaram em um serviço, no qual se poderia pedir um carro particular pelo celular.

Quando voltaram para São Francisco, na Califórnia, fundaram a Uber em março de 2009.

O aplicativo foi oficialmente lançado em Julho de 2010, com versões disponíveis para Android e iOS. O objetivo inicial era que fosse um serviço que ofertasse carros luxuosos, como os que estão nas figuras abaixo:

Carro de luxo

Carro de luxo


A primeira dificuldade, de muitas que seriam encontradas pela frente, foi quebrar a resistência dos motoristas que já realizavam esse trabalho para hotéis da região. Os primeiros a aceitar foram os brasileiros, presentes em grande número naquela região dos Estados Unidos.

Por incrível que pareça, um fator que colocou a Uber sob os holofotes da mídia, tornando a marca conhecida, foi justamente a implicância da secretaria de transportes de São Francisco com a empresa.

Pois é, a briga do governo com a empresa foi o "tiro saindo pela culatra" e a Uber, chamando a atenção de investidores anjo, passou a receber investimentos milionários.

Nessa época, a corrida na Uber chegava a custar 5 vezes a mais que uma corrida de táxi. Mas como o serviço era voltado para carros luxuosos, os clientes estavam dispostos a pagar.

A Uber continuou se expandindo por outras cidades dos Estados Unidos e depois para o exterior e continuou encontrando problemas com taxistas e governos, mas não se deixou intimidar.

No ano de 2012, foi criado o UberX, em que qualquer proprietário de automóvel pode se cadastrar como motorista e partir daí a startup deslanchou de forma exponencial pelo mundo inteiro.

Até mesmo serviço de táxi aéreo por helicóptero a empresa oferece.

No ano de 2018, já eram mais de 75 milhões de usuários no mundo e mais 3 milhões de motoristas.

Hoje, a Uber é avaliada em mais de 50 bilhões de dólares.

A Uber continua se reinventando e recentemente criou um serviço de delivery de alimentos, chamado UberEats, mostrando que vai em busca de dominar cada vez mais mercados.

Desafios da Uber

A Uber é uma concorrência muito forte ao serviço do táxi, principalmente por conseguir oferecer um preço mais baixo sem perder a qualidade no atendimento.

Mas por que isso acontece?

Porque na maioria das cidades do mundo os táxis são regulamentados pelo governo, ou seja, pagam altos impostos.

E os sindicatos dos taxistas alegam que a Uber não respeita as legislações de transporte.

Por isso, a empresa enfrentou muitas questões legais em todas as cidades que chegou.

Mas respondeu com uma postura implacável, usando promoções agressivas, acusando as frotas de táxis de agirem como cartel e alegando que a Uber não é uma empresa de transporte, mas sim de tecnologia.

O que se sustenta, uma vez que a empresa não possui carros e nem motoristas contratados.

Até agora, a empresa vem se mantendo de pé, apesar de todos os ataques que vem sofrendo, e o fato de ter o apoio da maioria da população só fortalece ainda mais a marca.

Como usar o Uber app?

Vamos te mostrar agora como usar o app Uber.

Como faço meu cadastro no Uber?

O primeiro passo é fazer o download do aplicativo na Google Play ou na Apple Store, ou ainda acessar a página de navegação.

Feito isso, crie uma conta, você precisa apenas de um e-mail e número de telefone.

Cadastro no Uber

Como definir o destino no Uber?

Ao abrir o aplicativo é possível digitar o endereço de onde você deseja ir e vai aparecer o preço e você precisa confirmar a corrida.

Como definir o destino no Uber?

Como encontrar um motorista de Uber?

Como encontrar um motorista de Uber?


Se o seu app tiver programado para o pagamento ser realizado em dinheiro, você vai pagar o motorista ao final da corrida, mas se estiver escolhido o modo cartão de crédito, o valor da corrida será cobrado automaticamente no seu cartão.

Feito isso, você espera algum motorista aceitar a sua corrida. Assim que ele aceitar, você tem uma previsão de quantos minutos ele irá demorar para chegar, basta ir para o ponto de embarque escolhido por você.

Uber é seguro?

Assim que o motorista aceitar sua viagem, aparece o nome dele, a foto, o modelo e a placa do carro. Não entre no carro se os dados não forem compatíveis.

Dados do motorista


Como já falamos anteriormente, você pode compartilhar seu trajeto com algum contato de sua confiança.

Como compartilhar seu trajeto

Como faço uma avaliação no Uber?

Chegando ao seu destino, você vai avaliar a viagem de 1 a 5 estrelas. Você pode também deixar um elogio para o motorista ou até mesmo uma gorjeta.

Avaliando a viagem de 1 a 5 estrelas


Se você der menos que 5 estrelas, a Uber vai te perguntar o que aconteceu de errado.

Como ser um motorista Uber?

Pode ser uma boa pedida se você quiser trabalhar como motorista profissional ou até mesmo quiser ganhar uma renda extra.

Aqui estão os pré-requisitos:

  • Não pode ter antecedentes criminais
  • Possuir um smartphone
  • Não ter processo em aberto
  • Ser maior de 21 anos.
  • Possuir EAR na habilitação.
  • Caso não possua, vá ao site do DETRAN, peça a renovação da CNH, selecione a opção "EXERCERÁ ATIVIDADE REMUNERADA". Pague o boleto, faça o exame médico e psicotécnico e quando a nova habilitação chegar envie uma foto a Uber.

Quanto ao carro:

  • Ter menos de 10 anos ou em algumas cidades, menos de 8
  • Ter ar condicionado
  • Ter GPS
  • Ter 4 portas
  • Cor branca ou cores escuras
  • Sem adesivo
  • Estar em ótimo estado.

Caso você não tenha carro, existem algumas empresas que alugam carro que possuem parceria com a Uber.

Atendendo a estes requisitos, basta ir no aplicativo e se cadastrar.

Como se tornar um motorista de Uber?


Você vai precisar enviar a sua CNH, o Atestado de Antecedentes e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV). Feito isso é só aguardar um ou dois dias úteis e já pode começar.

O motorista fica com 80% do valor da corrida e a Uber com 20%.

E aí, o que você achou da Uber?

Como já foi dito, muitas vezes uma grande ideia vem de uma situação inesperada do dia a dia, e a Uber é uma grande prova disso.

Além de ter feito seus fundadores ainda mais milionários, emprega milhões de pessoas pelo mundo inteiro e oferece um serviço de qualidade por um preço justo, que possibilitou o acesso de pessoas que antes não podiam pagar por este tipo de serviço.

E você, o que achou da Uber e de como a empresa surgiu? Não se esqueça de deixar seu feedback e contar o que achou deste artigo!

Conheça as histórias de outras Startups de Sucesso!

Escreva sua história de sucesso também!

Seu objetivo é acelerar o desenvolvimento do seu negócio e alcançar ganhos expressivos? Então, chegou o momento de você se tornar um Especialista em Growth Hacking!

Com nossa formação, você aprenderá como lançar sua ideia no mercado de forma a criar e aumentar sua base de clientes por meio de conceitos como Product/Market Fit; desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação.

Não perca tempo! Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação de Especialista em Growth Hacking!

Formação de Especialista em Growth Hacking

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Do Growth Hacking

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.