Viajar é, sem dúvidas, uma das experiências mais prazerosas da vida, não é mesmo?

Podemos conhecer lugares maravilhosos, pessoas de diferentes culturas, viver aventuras inimagináveis e crescer com os imprevistos que podem acontecer.

Muitas pessoas têm como maior sonho conhecer o mundo.

 

 

Você pode imaginar um site que não apenas viabiliza, como também facilita e barateia uma das partes mais complexas da viagem, que é a hospedagem?

Neste artigo vamos te contar tudo sobre o Airbnb!

 

O que é Airbnb?

 

 

O Airbnb é uma plataforma na qual pessoas de todos os lugares do mundo oferecem acomodações para alugar a viajantes. Essas acomodações podem ser: uma casa, um apartamento ou mesmo um quarto.

É uma ótima opção pois você pode encontrar e reservar, de onde estiver, hospedagens com preços dentro do seu orçamento e na localização que você deseja.

Por exemplo, você vai fazer um intercâmbio de 6 meses em outro país e quer alugar um quarto em uma casa de família, que seja perto do local de trabalho. Pelo Airbnb você pode achar um local que atenda a todas essas exigências e viajar tranquilo, pois já tem um lugar para ficar e sabe quanto pagará.

Da mesma forma, se você quer alugar uma casa com piscina perto da praia em uma viagem de férias com seus amigos ou sua família, o Airbnb te ajudará a encontrar o que você deseja.

Ou seja, o Airbnb oferece um leque de opções para atender suas necessidades ou preferências.

 

Segurança no airbnb

 

Esse é um quesito levado muito a sério pelo Airbnb. É feita uma verificação minuciosa dos cadastros. Além de dados pessoais, é necessário também o envio de fotos e vídeos.

Uma outra forma de verificação é a análise feita por pessoas que já ficaram naquela casa, o que permite aos usuários lerem sobre as experiências anteriores naquele local antes de fecharem o negócio.

Além disso, existem as regras estabelecidas pelo anfitrião, se você não respeitar e causar algum problema, todos na rede saberão e talvez não aceitem mais suas solicitações.

É importante que as duas partes ajam conforme o combinado, de forma correta e honesta.

 

Como tudo começou?

 

 

O Airbnb nasceu em 2008 durante um momento de dificuldade de seus fundadores. Dois estudantes, Brian Chesky e Joe Gebbia, moravam em São Francisco e não tinham dinheiro para pagar o aluguel.

A oportunidade surgiu quando estava tendo um evento de designers que quase completou a lotação dos hotéis da cidade.

Eles tiveram a ideia de alugar 3 colchões de ar no chão e oferecer café da manhã para os hóspedes. E então, fizeram um site simples (airbedandbreakfast.com) para anunciar a oferta.

Surpreendentemente apareceram 3 pessoas interessadas, com perfis totalmente diferentes: uma mulher de meia idade, um indiano e um pai de família. Cada um pagou U$80,00.

A experiência foi tão interessante para todos os envolvidos que até hoje mantiveram contato entre eles, inclusive foram convidados para a festa de casamento do indiano.

Após esse primeiro momento bem sucedido, eles perceberam que essa poderia ser uma grande ideia e convidaram um outro colega, Nathan Blecharczyk, como co-fundador para construir o site.

Já de posse do site eles fizeram o lançamento do mesmo no SXSW (um dos mais importantes festivais de tecnologia e economia criativa do mundo). E receberam um investimento de U$20.000,00 de Paul Graham (programador e investidor).

Nessa época, eles ganhavam U$200 por semana mas ficaram meses estagnados.

Até que tiveram a ideia de ir a Nova Iorque tirar fotos de casas que estivessem no site para alugar. Os rendimentos passaram para U$400,00 por semana.

Apresentaram, então, sua ideia para Fred Wilson, um dos mais renomados investidores do ramo de tecnologia dos Estados Unidos. Ele não acreditou no projeto e se recusou a investir no Airbnb.

Em contrapartida, o famoso cantor e compositor Barry Manilow alugou uma casa inteira através do Airbnb. A partir daí, foram conseguindo vários investidores, entre eles o ator Ashton Kutcher.

No ano de 2014 o Airbnb já valia 10 bilhões de dólares.

 

Quais as ferramentas do Airbnb?

 

Agora que já sabemos o que é o Airbnb e conhecemos sua história, vamos aprender a utiliza-lo.

 

Como fazer o seu cadastro

 

O primeiro passo para utilizar o Airbnb é realizar o seu cadastro. Você pode utilizar o aplicativo no celular que está disponível tanto para iOS quanto para Android. Ou pode usar o site clicando aqui.

Ao realizar o seu cadastro, provavelmente eles irão te pedir uma foto de algum documento seu para que seja feita a sua identificação. Esse rigor é importante para a sua segurança e de todos que utilizam a plataforma.

 

Pesquisando acomodações

 

Você irá preencher os campos disponíveis com as datas de chegada e saída, a cidade onde você deseja se hospedar e o número de hóspedes.

 

 

Feito isso, aparecem as acomodações disponíveis e os preços. Clicando sobre o imóvel você pode fazer um tour completo por ele, com fotos de todos os ambientes, o que está incluso no local e um mapa com a localização.

Na hora de escolher, não se esqueça de olhar a nota e as avaliações daquele local. Uma dica é buscar acomodações que tenham sido avaliadas com no mínimo 4 estrelas.

 

Formas de pagamento

 

Podem variar de acordo com o país. Mas no geral o pagamento pode ser efetuado por cartão de crédito, de débito ou boleto bancário.

O valor também pode ser parcelado em até 3 vezes no cartão de crédito.

 

Concluindo a reserva

 

Alguns imóveis precisam da aprovação do locador, nesses casos você precisa escrever um texto falando sobre você e explicando porque quer se hospedar naquele local. Após a aprovação o pagamento é efetuado.

Em outros casos, a reserva é feita imediatamente, sem necessidade de aprovação.

Quando tiver um raio amarelo sobre o preço, não é preciso autorização. Na imagem abaixo mostramos a diferença.

 

 

Torne-se um anfitrião

 

Para anunciar no Airbnb você não paga nada. As taxas são cobradas apenas quando alguma reserva é efetuada.

O Airbnb possui um seguro de 1 milhão de dólares americanos para que, caso ocorram danos à propriedade, o anfitrião não fique no prejuízo.

Além disso, existem as regras preenchidas pelo anfitrião que devem ser cumpridas pelo hóspede. Caso contrário o hóspede será mal avaliado e terá sua reputação manchada na comunidade Airbnb.

Assim como os hóspedes, os anfitriões podem e devem observar as avaliações dos viajantes antes de aceitá-los.

 

Conheça alguns locais inusitados encontrados no Airbnb

 

Separamos alguns locais curiosos nos quais você pode se hospedar utilizando essa plataforma incrível.

 

Casa na árvore


 

 

Esta charmosa e aconchegante casa na árvore fica em Monte Verde, Minas Gerais.

 

Torre Privativa

 

 

Essa torre que nos lembra um castelo fica ao sul da Ilha Grega de Creta.

 

Farol de Medulin

 

 

Você pode se hospedar nesse farol que fica em Medulin, Croácia.

 

Bolha na Floresta

 

 

A Bolha na Floresta que fica em Fermanagh, Reino Unido, é uma ótima pedida pra quem sonha em dormir sob o céu estrelado, em meio a natureza, mas sem perder o conforto de uma cama quentinha.

 

Carruagem Cigana

 

 

Mais um desses lugares incríveis que você pode encontrar através do Airbnb é essa carruagem cigana que fica em Helston, Reino Unido.

 

E aí, o que você achou do Airbnb?

 

O Airbnb é uma mão na roda para os viajantes, não é mesmo?

Além de possibilitar que você encontre acomodações em qualquer lugar do mundo, que estejam de acordo com suas preferências e com o preço que você pode pagar, ainda oferece segurança para os usuários.

Ademais, o Airbnb pode proporcionar uma intensa troca de cultura entre aqueles que hospedam e os que são hospedados. O que muitas vezes não acontece quando você se hospeda em um hotel e não tem contato com os moradores da região.

E você, já utilizou o Airbnb? Conte-nos como foi sua experiência nos comentários e não esqueça de dizer o que achou deste artigo, aguardo o seu feedback!

 

Conheça as histórias de outras empresas de sucesso !

 

 

 

Dica Bônus

 

Quer saber outras formas de impulsionar sua carreira e o seu negócio? Confira o curso GRATUITO de White Belt em Lean Seis Sigma que a Voitto preparou para você!