O que é Pinterest?
Como surgiu o Pinterest?
Como usar o Pinterest?
Curiosidades sobre o Pinterest
Conheça as histórias de outras Startups de Sucesso!
O que você achou do Pinterest?

Conheça a história do Pinterest e veja como colecionar fotos incríveis

Veja a história da fundação do Pinterest, quem são seus fundadores e saiba como utilizar essa rede social para as estratégias de crescimento da sua empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça a história do Pinterest e veja como colecionar fotos incríveis

Você é daquelas pessoas que adora fotos e redes sociais? Então o Pinterest é para você!

Com o avanço da tecnologia, uma das coisas que mais se desenvolveram foram as fotos. Hoje em dia, quase todo mundo tem um celular com câmera de alta qualidade.

Tornou-se comum tirar fotos de tudo o tempo todo e, com isso, as redes sociais voltadas para fotos tiveram um grande crescimento, estando entre as mais populares.

Uma dessas redes sociais é o Pinterest, cujo sucesso é resultado de muito trabalho e persistência de seus fundadores. Continue conosco que vamos te mostrar essa história incrível e contar porque essa rede social se diferencia das demais.

  • O que é Pinterest?
  • Como surgiu o Pinterest?
  • Como usar o Pinterest?
  • Curiosidades sobre o Pinterest.

O que é Pinterest?

logo pinterest


O Pinterest é uma rede social focada no compartilhamento de imagens. O principal objetivo é colecionar fotos que sejam de seu interesse, por exemplo, alguma roupa que você achou bonita, algum prato que você gostou e assim por diante.

O termo surgiu através da junção das palavras pin (alfinete) e interest (interesse), usando a ideia de que você organiza no seu mural tudo o que te desperta interesse, remetendo aos antigos murais de cortiça nos quais prendíamos as fotos com alfinete.

Enquanto o Instagram e o Facebook estão interessados no que você está fazendo ou já fez, aonde você jantou, com quem estava, etc, o Pinterest se diferencia das demais redes sociais porque seu foco está no futuro.

Você pode salvar fotos que tenha gostado e, quando precisar, elas estarão ali no seu mural.

Como surgiu o Pinterest?


A história do Pinterest é, sobretudo, uma prova de que a obstinação pode ser o divisor de águas entre o sucesso e o fracasso.

Ben Silbermann é filho de médicos e chegou a pensar na ideia de seguir os passos dos pais, mas mudou de ideia e se tornou consultor de negócios em Washington.

Deslumbrado com todas as novidades tecnológicas, Ben procurou um emprego no Google e conseguiu.

Mas não era bem o que ele esperava. Por mais que o Google fizesse coisas incríveis e que nunca haviam sido feitas antes, era um ambiente de engenheiros. Ele sabia que não haveria espaço para que criasse seu próprio produto.

Silbermann estava cansado de ficar o dia todo fazendo planilhas e falava muito sobre a ideia de começar uma startup. Foi então que sua namorada disse: "Faça! Ou pare de falar sobre isso!"

Então, em maio de 2008, Ben saiu do Google mesmo sem um grande plano. E nesse momento, convidou Paul Sciarra, um ex-colega de faculdade, para trabalhar com ele.

Juntos, construíram um aplicativo chamado Tote, para iPhone, que fracassou.

Foi aí que se juntou a Ben e Paul o terceiro co-fundador, Evan Sharp.

A ideia do Pinterest surgiu de um antigo hábito de Ben Silbermann e de Evan Sharp. Quando crianças, ambos eram colecionadores, então, por que não desenvolver um espaço onde as pessoas pudessem colecionar fotos?

Eles chegaram a criar 50 layouts diferentes e foram recusados por diversos investidores. Até que em março de 2010, foi lançado o Pinterest. Quatro meses depois, havia apenas 200 usuários.

Ben inscreveu pessoalmente os 5 mil primeiros usuários, chegando a oferecer seu telefone pessoal e até mesmo marcar encontros presenciais.

Nove meses após seu lançamento, o site contava com 10 mil usuários.

Até o ano de 2011, o crescimento do Pinterest era modesto, mas os fundadores Evan sharp e Paul Sciarra trabalharam, em seu próprio apartamento, incansavelmente na melhoria do design, até que os resultados começaram a aparecer e em 2013 o site já contava com 25 milhões de usuários.

Já em 2023, o Pinterest atingiu a marca de 450 milhões de usuários ativos.

Hoje, é o 35º site mais popular do mundo e é avaliado em mais de 15,8 bilhões de dólares.

Como usar o Pinterest?

Vamos falar agora sobre as ferramentas do Pinterest e aprender como usar esta rede social.

Como fazer meu cadastro no Pinterest?

Para se cadastrar, basta escolher se deseja usar seu Facebook, sua conta Google, ou algum e-mail.

login pinterest


Depois, basta preencher com alguns dados pessoais e pronto!

Como selecionar minhas áreas de interesse no Pinterest?

São as mais variadas possíveis: chocolates, viagens, praias, animais, decoração, artesanato, frases inspiradoras, comida e bebida, doces e sobremesas, humor, jardinagem, atividades infantis, astronomia, crochê, saúde e exercícios, pais de primeira viagem e uma infinidade de outros tópicos.

Você vai escolher as suas áreas de interesse, para que a plataforma possa te direcionar os conteúdos que mais te interessam.

interesses no pinterest


Após a escolha dos interesses, vão aparecer fotos dos temas que você escolheu na sua página inicial.

Página inicial Pisterest

Como seguir perfis no Pinterest?

Você pode seguir as páginas que tenham conteúdo que te desperte interesse.

Seguir perfis no Pinterest

Como adicionar fotos no Pinterest?

Quando você estiver na sua página inicial e clicar sobre o seu nome, poderá adicionar suas fotos (PINS), tanto por URL quando upando do seu computador.

Como adicionar fotos no Pinterest

Curiosidades sobre o Pinterest

Vamos falar agora sobre algumas curiosidades e fatos interessantes desta rede social:

  • O Pinterest gera mais tráfego para outros sites que o YouTube, LinkedIn e Google+ juntos!
  • O Pinterest foi classificado pela Time entre os 50 melhores sites do mundo em 2011;
  • Quase 60% dos usuários são mulheres;
  • 46 milhões de brasileiros utilizam o Pinterest (dado de 2023);
  • O Brasil é o único país da América Latina no qual o Pinterest possui escritório.

Conheça as histórias de outras Startups de Sucesso!

O que você achou do Pinterest?

O Pinterest pode te ajudar na hora de escolher um vestido, uma maquiagem, um artesanato e muitas outras coisas, não é mesmo?

Mas, como vimos, esta rede pode ser uma importante ferramenta para seu negócio, visto que ela possui um poderoso poder de gerar tráfego para outros sites.

O fato é: para se alcançar o sucesso hoje em dia, não se pode deixar de usar todas essas oportunidades oferecidas pela Internet.

Quer saber mais formas de impulsionar sua carreira e seu negócio? Confira nosso e-book Kit Empreendedorismoe aprenda como tirar suas ideias do papel e se tornar um empreendedor de sucesso. Clique e aproveite!

kit empreendedorismo

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Banner do Kit "Resumos de Livros sobre Empreendedorismo".

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit Pocket] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.