Quando as redes sociais, do Orkut ao Instagram, entraram na sociedade de forma avassaladora, algumas pessoas tiveram resistência e criticaram a exposição, outras já se jogaram com tudo neste novo segmento proporcionado pela tecnologia.

O fato é: hoje mais de 90% dos brasileiros utilizam alguma rede social e com um volume tão grande de pessoas conectadas, o marketing das empresas viu uma oportunidade de aumentar o alcance de suas marcas

Dessa forma, as redes sociais além de um meio de distração, se tornaram também uma poderosa ferramenta de trabalho para muitos empreendedores.

Uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil hoje é o Instagram.

É claro que a maior escola de gestão do país não iria ficar de fora dessa! Siga o Grupo Voitto no Instagram, interaja conosco, fique por dentro de todas as nossas novidades tenha acesso a diversos conteúdos inovadores e agregadores.

 

Siga a Voitto no Insta

 

Vamos conhecer a história incrível dessa rede social que com apenas 2 anos de mercado foi vendida por 1 bilhão de dólares?

 

O que é o Instagram?

 

Logo do Instagram

 

O instagram é uma rede social focada em fotos e vídeos de curta duração, nos quais o usuário pode aplicar efeitos.

O próprio símbolo do Instagram é uma câmera, o que deixa bem evidente o foco desta rede social.

Essa rede também possui conexão com outras redes sociais, como Facebook e Twitter por exemplo, onde o usuário pode compartilhar as publicações feitas no Instagram.

Para acompanhar as publicações de alguém basta seguir esta pessoa.

Além disso, é comum o uso das hashtags, que tem como objetivo facilitar a busca por um determinado conteúdo.

.

Como tudo começou?

 

Kevin Systrom e Mike Krieger: Criadores do Instagram

 

A história do instagram é muito impressionante pelo fato de que ele foi criado em apenas um mês e meio.

Tudo começa com um dos criadores do instagram, Kevin Systrom, engenheiro de software. Ele aprendeu a programar à noite, depois do trabalho. E criou um protótipo HTML5 (linguagem de programação usada para a navegação na Web) chamado Burbn e pediu para seus amigos testarem.

Em seguida, Kevin conheceu alguns investidores em uma festa e mostrou o Burbn. Eles lhe deram U$500.000,00 em financiamento. Sendo assim, Kevin deixou o emprego e se concentrou no Burbn. A primeira tentativa foi um aplicativo de fotos, que não ficou bom. Mas ele resolveu que seria ao segmento de fotos que se dedicaria.

Então, criou um outro protótipo de aplicativo de fotos, mas que também possuía outras funções.

Foi neste momento que Kevin conheceu o co-fundador do Instagram, Mike Krieger, também engenheiro de software. Eles criaram o Burbn em um aplicativo para iPhone. Mas acharam que estava desorganizado e resolveram eliminar as outras funções, restando apenas fotos.

Renomearam como Instagram e lançaram na Apple Store. No mesmo dia era o aplicativo número 1 de fotos.

O Instagram foi lançado em Dezembro de 2010, e naquele mesmo mês já haviam mais de 1 milhão de usuários.

No ano de 2011 já eram mais de 50 milhões de pessoas utilizando o Instagram.

Dois anos após a criação do Instagram, ele foi comprado pelo Facebook por 1 bilhão de dólares.

 

Ferramentas do Instagram

 

Vamos falar agora sobre como é o funcionamento desta rede social.

 

Seguir pessoas

 

Para acompanhar as publicações de alguém basta ir no perfil da pessoa e clicar em seguir conforme a imagem abaixo.

 

 

Como seguir alguém no Instagram

 

Você possui a opção de deixar o seu perfil aberto e qualquer pessoa poderá te seguir e ver suas fotos. Ou você pode deixar sua conta privada e as pessoas vão precisar solicitar sua autorização para te seguir, só então poderão ver suas publicações.

É bem simples, basta acessar as configurações e ativar “conta privada”. Como na imagem abaixo.

 

Conta privada desativada            Conta privada Ativada


 

Edições de imagens

 

O instagram possui inúmeras opções de filtros, além da possibilidade de ajustar o tamanho das imagens.


Filtros do Instagram

 

Marcação em fotos

 

Ao publicar fotos, você pode marcar pessoas. Após selecionar a foto, vai aparecer a opção “marcar pessoas”, basta clicar ali e digitar o nome de quem você deseja marcar.

 

Como marcar pessoas em fotos

 

Localização

 

No instagram você pode adicionar sua localização na foto. Funciona da mesma forma que a marcação de outras pessoas.

 

Como marcar pessoas em fotos

 

Curtir fotos

 

Para curtir fotos é bem simples. Basta apertar o coração que fica embaixo da publicação.

 

Como curtir fotos

 

Comentar em fotos

 

Para comentar basta clicar no balãozinho do lado do coração. E digitar o que deseja.

 

Como comentar a foto

 

Você também possui a opção de bloquear comentários de alguém. Ou permitir que apenas determinadas pessoas comentem suas fotos.

Para isso, basta ir em configurações e depois em comentários.

 

Como configurar os comentários

 

E então você terá as opções “permitir comentários” ou “bloquear comentários”. Basta escolher.

 

Explorar

 

Nesta aba, você tem acesso a várias fotos de pessoas do mundo todo, escolhidas com base nas suas curtidas e nas pessoas que você segue.


 

Aba explorar

Direct

 

É uma espécie de chat, no qual você pode trocar mensagens com as pessoas de forma particular.

Para acessar o Direct basta clicar na setinha marcada conforme a imagem abaixo.

 

Como acessar o direct

 

Stories

 

Essa é a parte preferida da maioria das pessoas que utilizam o instagram. Traduzindo para o português, as histórias permitem ao usuário compartilhar momentos que ficam visíveis durante 24 horas.

Podem ser vídeos ou fotos e você pode adicionar emojis, escrever o que quiser e marcar pessoas. Se alguém te marcar em uma história, você tem a opção de repostá-la.

Outra questão interessante é que você pode ver quem visualizou seus stories.

Alguns recursos interessante dos stories são:

 

  • Boomerang: é um vídeo bem curto que se repete infinitamente.

  • Mãos livres: com este recurso você filma pelo tempo que quiser.

  • Transmissão ao vivo: você pode transmitir em tempo real para seus seguidores, onde você está, o que você está fazendo, uma palestra ou o que mais você quiser.

 

Como o Instagram pode impactar seu negócio

 

Marketing digital

 

No Brasil, é estimado que as pessoas passam, em média,  4 horas por dia no celular. Uma das principais atividades online são as redes sociais. Por isso, o marketing digital vem ganhando cada vez mais força no mercado.

O Instagram é uma ferramenta tão poderosa que há pessoas que nem possuem lojas físicas, elas criam uma conta no Instagram e divulgam ali seus produtos.

Quando alguém se interessa, entra em contato pelo Direct e após a realização do pagamento o produto é enviado.

Se você tem alguma dúvida do quanto é importante para uma empresa ter e saber usar bem o instagram, vamos te mostrar as principais vantagens dessa rede social.

 

Foco voltado para imagens:

 

As imagens criam instantaneamente uma conexão com quem está vendo. O texto exige concentração. Muitas vezes as pessoas associam a leitura com algo massante, que vai levar tempo.

Uma dica importante é não sair simplesmente jogando imagens de seus produtos no Instagram, use a rede social para cativar o usuário, para se conectar a ele.

 

Instagram ADS

 

Uma ferramenta muito utilizada pelas empresas são os anúncios no Instagram. É simples: basta ir na publicação que você deseja anunciar e clicar em promover.

É interessante porque você pode direcionar a sua publicação para um determinado público-alvo.

 

Perfil comercial

 

Você tem a opção de passar o seu perfil no Instagram de pessoal para comercial. E qual a vantagem disso? O perfil comercial permite que você obtenha informações valiosas como o alcance da sua publicação, além de dados pessoais como gênero e idade.

 

Engajamento do público

 

É possível medir o engajamento do público de acordo com a sua interação. Curtidas, comentários e mensagens no Direct são indicadores de envolvimento

Você também pode interagir com seu público-alvo da mesma forma.

 

E aí, o que você achou do Instagram?

 

Incrível a história dos criadores do Instagram, não é mesmo? Como vimos, esta é uma rede social para quem gosta de fotos e vídeos.

Mas aprendemos também que o Instagram vai muito além de uma rede social para se distrair e passar o tempo. Pode ser uma poderosa ferramenta de marketing para empresas e para empreendedores.

Não se esqueça de deixar seu comentário dizendo o que achou deste artigo, aguardo o seu feedback!

 

Conheça as histórias de outras empresas de sucesso !

 

 

Dica Bônus

 

Quer saber outras formas de impulsionar sua carreira e o seu negócio? Confira o curso GRATUITO de Agile Scrum, o método mais ágil utilizado no mundo, que a Voitto preparou para você.   


Curso de Introdução ao Agile Scrum!