O Marketing Digital está cada vez mais presente dentro das empresas e uma de suas principais vantagens é a facilidade em mensurar resultados. Essa mensuração de dados é realizada através de métricas ou KPIs (Key Performance Indicator), termo utilizado pelos profissionais da área.

Existem várias métricas ou indicadores de performance no Marketing Digital. Esses números, quando contextualizados podem mostrar quais estratégias de marketing estão contribuindo ou não para os resultados da sua empresa.

Para te ajudar a ter um maior controle sobre o retorno do seu investimento em Marketing, desenvolvemos uma planilha com quatro exemplos de indicadores de marketing digital: SEO Site, SEO Blog, Redes Sociais e E-mail Marketing.

A seguir, falaremos um pouco sobre cada indicador e como é importante acompanhá-los para verificar a evolução das suas ações na web. Confira!

 

Faça junto com a gente!

 

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar a planilha!

Com esta ferramenta, você é capaz de gerenciar seus indicadores de marketing digital de forma simples e eficaz, a fim de canalizar esforços e investimentos para os canais que possam trazer mais retorno, em termos de abrangência.

Uma excelente ferramenta para potencializar o seu funil de vendas e alavancar seu negócio!

Então não perca tempo, baixe agora essa planilha e tenha controle da progressão do seu marketing.

 

 

Veja na vídeoaula abaixo o funcionamento da planilha

 

 

Entenda a Ferramenta

 

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Clique no Título dos gráficos para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a respectiva aba.

Os gráficos apresentados são uma síntese e resumem os valores cadastrados nas abas anteriores. Os resultados dos indicadores de marketing presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

 

 

Cadastro de Dados

 

Os dados devem ser cadastrados nas células em branco das planilhas. As células coloridas na cor cinza contêm fórmulas e são de preenchimento automático, portanto, não devem ser alteradas. Os dados que deverão ser cadastrados nas abas SEO Sites - SEO Blog e Redes Sociais - Email Marketing deverão ser distribuídos ao longo do ano.

 

SEO Sites - SEO Blog

 

O significado de SEO é Search Engine Optimization que em português seria uma Otimização do Site/Blog de forma que o mesmo apareça como um dos primeiros resultados da pesquisa do Google. O SEO depende de fatores internos como a estruturação do site/blog e externos como links de outros sites/blogs que apontam para o seu site/blog. A consequência de um bom gerenciamento dos indicadores de marketing SEO leva a um maior número de visitas, consequentemente maior abrangência do seu marketing.

 

 

Número de Visitas: número de visitas que o site recebeu em cada mês durante o ano;

Variação:é uma métrica da variação do número de visitas do mês atual comparado com o mês anterior;

Bounce Rate: é baseado em quantas pessoas visitam uma única página dividido pelo número total de visitantes do site;

Páginas por Visita: (média de páginas por sessão), exibe o número médio de páginas visualizadas durante uma visita ao site;

Duração Média das Visitas: tempo médio de duração da sessão;

Taxa de Conversão: essa métrica mostra a porcentagem de visitas que resultaram em uma conversão para uma meta pré-estabelecida;

Backlinks: são links presentes em outros sites e que apontam para o seu. Levando em consideração este aspecto podemos chegar à conclusão de que quanto mais backlinks seu site possuir, melhor ele será visto pelo Google, que o indexará em melhores posições e consequentemente será visitado por mais pessoas;

Domain Authority: é um dos indicadores de marketing mais importantes usados por sites de busca para classificar o seu site. Em outras palavras, é usado para ver o quão confiável é o seu site comparado com outros da sua concorrência, ou qualquer outro que apareça durante uma busca da sua palavra-chave principal.

 

 

Número de Visitas: número de visitas que o site recebeu em cada mês durante o ano;

Variação: taxa de variação do número de visitas do mês atual comparado com o mês anterior;

Páginas por Visita: (média de páginas por sessão), exibe o número médio de páginas visualizadas durante uma visita ao site;

Duração Média das Visitas: tempo médio de duração da sessão.

 

Redes Sociais - Email Marketing

 

O sucesso das redes sociais gera também grande abrangência de marketing, principalmente através do Twitter e do Facebook. Esta abrangência, principalmente em cima do público de jovens e jovens adultos, pode ser mediada através de indicadores de marketing como o número de likes (curtidas) ou followers (seguidores). O e-mail, com suas newsletters ou e-mails de notícias e promoções, abrange um público mais heterogêneo, com pessoas das mais diferentes idades e profissões.

 

 

Facebook Likes: é o número de avaliações positivas de sua postagem;

Alcance no Facebook: é o número de pessoas que visualizaram a sua postagem;

Gasto em Adwords: gasto em propaganda no facebook;

Custo por Like: em essência, quanto mais avaliações positivas o seu site tem, maior será o custo para mantê-lo;

Crescimento do Mês: taxa de variação do número de likes do mês atual comparado com o mês anterior.

 

 

Número de Assinantes: é o número de pessoas que assinam para receber sua newsletter;

Número de Newsletters Enviadas: é o número de e-mails de marketing enviados parra os assinantes da newsletter;

E-mails Enviados: é o número de e-mails enviados pela empresa;

Taxa de Abertura Média: é a taxa de e-mails enviados que são abertos;

Taxa de Cliques Média: é a taxa de cliques nos links disponibilizados nos e-mails enviados.

 

Já conhece as principais funções do Excel?

 

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder o curso de Introdução ao Excel.

E quer saber mais? O curso é totalmente GRATUITO! Isso mesmo, a Voitto disponibiliza para você de graça um curso onde você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que? Não perca tempo e clique na imagem abaixo para começar o curso!