Já notou que “ter domínio em Excel” é um pré-requisito comum nas descrições das vagas de emprego? É que esta ferramenta pode ser utilizada tanto para controlar melhor os gastos mensais de nossas casas, quanto para manipular uma grande quantidade de dados de maneira fácil e rápida no trabalho.

Embora seja uma ferramenta simples, há uma série de recursos avançados que a maioria das pessoas desconhece. Este é o grande erro que muitos candidatos cometem ao fazer uma entrevista de emprego: julgar ter um conhecimento avançado do software, quando, na verdade, não fazem a mínima ideia de como criar suas próprias planilhas, filtrar dados, usar tabelas dinâmicas, criar macros, etc.

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é preciso estar sempre um passo à frente na hora de concorrer a uma vaga de trabalho. Para que seu conhecimento em Excel não seja um limitador em sua vida profissional, é importante estar capacitado para não correr o risco de ser eliminado no momento da seleção.  

Caso você ainda não tenha percebido a necessidade do estudo e do aprofundamento dessa ferramenta, fique ligado!

 

9 razões para aprender Excel!  

 

1. O Excel é mais que um diferencial no mercado de trabalho

Saber Excel hoje em dia não representa apenas um diferencial no currículo, possuir esse tipo de conhecimento se tornou um pré-requisito para o ingresso no mercado. Só assim você poderá atender as primeiras exigências das empresas.

2. O Excel não vai ser extinto

O tempo passa e o Excel continua sendo o software mais utilizado pelas empresas. Ao contrário do que muitos pensam, o Excel não será extinto tão cedo. Pelo contrário, ele permanecerá ainda por muito tempo no mercado, pois não existe um rival à altura que seja desenvolvido e suportado por uma organização tão integra quanto a Microsoft.

3. Possui uma linguagem universal

Sempre vão haver aqueles que irão defender que o Excel não é tão bom quanto outro determinado programa. No entanto, ninguém pode negar que, por possuir uma linguagem universal, ele continua sendo o software mais utilizado pelas empresas ao redor do mundo.

4. Rapidez ao manipular uma grande quantidade de dados

Além de ser capaz de somar, subtrair, dividir e multiplicar números de forma automática, sem o auxílio de uma calculadora, o Excel é uma ótima ferramentas para administrar, compartilhar e analisar uma grande base de dados de forma rápida e eficiente.

5. Ajuda as empresas a ganhar tempo

Toda empresa sabe o que seu bem mais valioso é o tempo. Ao utilizar o Excel na resolução de problemas, o seu trabalho poderá ser automatizado, economizando muitas horas de tarefas repetitivas.

6. Possui função analítica para criar relatórios

Para que as empresas possam atender os seus clientes da melhor forma possível, é essencial coletar dados, analisá-los, tirar conclusões e apresentar essas informações para a diretoria. Com Excel você pode extrair essas informações e em seguida criar estudos e relatórios em geral.

7. Possibilidade de construir gráficos dinâmicos

As planilhas feitas no Excel são muito úteis para organizar números, mas algumas vezes estes dados são numerosos e complexos. Utilizar um gráfico dinâmico é uma maneira de demonstrar visualmente a análise de dados de uma planilha. É um recurso poderoso para que as informações apresentadas sejam bem compreendidas por quem está assistindo.

8. O Excel é um aplicativo portátil

As planilhas feitas com Excel são leves e podem ser armazenadas e enviadas facilmente por e-mails, pen-drives, celulares, etc. Além disso, se você precisar usar o Excel no computador de uma outra pessoa não haverá problema, pois, todo Windows possui o Excel no seu pacote de softwares.

9. Investir na sua qualificação é sempre um bom negócio

Em geral, os cursos de Excel não são muito extensos, porém são um excelente investimento para quem deseja conquistar o primeiro emprego, retornar ao mercado de trabalho ou, até mesmo, para atualizar-se e avançar em sua carreira.