Já notou que “ter domínio em Excel” é um pré-requisito comum nas descrições das vagas de emprego? É que esta ferramenta pode ser utilizada tanto para controlar melhor os gastos de nossas casas no dia dia, quanto para manipular uma grande quantidade de dados de maneira fácil e rápida no trabalho.

Embora o Excel seja uma ferramenta simples, há uma série de recursos avançados que a maioria das pessoas desconhece. Este é o grande erro que muitos candidatos cometem ao fazer uma entrevista de emprego: julgar ter um conhecimento avançado do software, quando, na verdade, não fazem a mínima ideia de como criar suas próprias planilhas, filtrar dados, usar tabelas dinâmicas, criar macros, etc.

Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é preciso estar sempre um passo à frente na hora de concorrer a uma vaga de trabalho. Para que seu conhecimento sobre Excel não seja um limitador em sua vida profissional, é importante aprender a usar o software e estar capacitado para não correr o risco de ser eliminado no momento da seleção.  

Caso você ainda não tenha percebido a necessidade de aprender Excel e dominar essa ferramenta, fique ligado!

Ah, e como tenho certeza que ao ler esse post você vai querer aprender Excel o quanto antes, tenho uma oportunidade para você começar agora mesmo! A Voitto disponibiliza o Ebook gratuito com os “Primeiros passos no Excel”. Então, não perca essa oportunidade e clique na imagem para baixar o arquivo:

 

 

Agora, vamos lá!
 

9 razões para aprender Excel!  

 

1. O Excel é mais que um diferencial no mercado de trabalho

 

 

O primeiro motivo para aprender Excel é que o conhecimento da ferramenta hoje em dia não representa apenas um diferencial no currículo, mas sim um pré-requisito para o ingresso no mercado.

Só ao aprender Excel, você poderá atender as primeiras exigências das empresas e saber executar muitas de suas tarefas básicas!

Além disso, você pode usar os seus conhecimentos sobre a ferramenta para fazer com que o seu currículo se destaque em um processo seletivo. Para isso, você pode especificar que sabe como usar a função PROCV e outras, construir macros e gerar relatórios e gráficos, assim como outras funcionalidades do Excel.  

 

2. O Excel não vai ser extinto

 

O tempo passa e o Excel continua sendo o software mais utilizado pelas empresas. Ao contrário do que muitos pensam, o Excel não será extinto tão cedo. Pelo contrário, ele permanecerá ainda por muito tempo no mercado, pois não existe um rival à altura que seja desenvolvido e suportado por uma organização tão qualificada quanto a Microsoft. Então, não há desculpas para não aprender Excel agora mesmo!

 

3. Possui uma linguagem universal

 

Sempre vão haver aqueles que irão defender que o Excel não é tão bom quanto outro determinado programa.

No entanto, ninguém pode negar que, por possuir uma linguagem universal, ele continua sendo o software mais utilizado pelas empresas ao redor do mundo, o que faz que aprender Excel seja ainda mais importante!

 

4. Rapidez ao manipular uma grande quantidade de dados

 

 

Toda empresa sabe que seu bem mais valioso é o tempo. Ao utilizar o Excel na resolução de problemas, o seu trabalho poderá ser automatizado, economizando muitas horas de tarefas repetitivas.

Assim, aprender Excel é uma forma de administrar, compartilhar e analisar dados numerosos de forma rápida e eficiente para ganhar tempo.

 

5. Faz com que você se destaque no trabalho

 

Ao aprender Excel, você irá conseguir criar atalhos na rotina, tornar a execução de certas tarefas mais fácil com o uso de fórmulas e funções, assim como obter conclusões estratégicas para a empresa através da análise dos dados.

Isso faz com que o seu trabalho se torne mais significativo e com que você se destaque entre os demais colaboradores.

 

6. Possui função analítica para criar relatórios

 

 

Para que as empresas possam atender os seus clientes da melhor forma possível, é essencial coletar dados, criar gráficos, analisá-los, tirar conclusões e apresentar essas informações para a diretoria. Aí está mais um motivo para aprender Excel!

Com ele, você pode extrair essas informações e, a partir de outras funções, criar estudos e relatórios em geral.

 

7. Possibilidade de construir tabelas dinâmicas

 

As planilhas feitas no Excel são muito úteis para organizar números, mas algumas vezes estes dados são numerosos e complexos.

Com a criação de uma tabela dinâmica, é possível demonstrar visualmente a análise de dados de uma planilha.

Esse é um recurso poderoso para que as informações apresentadas sejam bem compreendidas por quem irá recebê-las e uma ótima razão para aprender Excel!

 

8. O Excel é um aplicativo portátil

 

O oitavo motivo para aprender Excel se deve ao fato das planilhas feitas no software serem leves, de fácil armazenamento e poderem ser enviadas de diversas formas , como por e-mails, pen-drives, celulares, etc.

Além disso, se você precisar usar o Excel no computador de uma outra pessoa não haverá problema, pois todo Windows possui o Excel no seu pacote de softwares.

 

9. Investir na sua qualificação é sempre um bom negócio!

 

 

Em geral, os cursos de Excel não são muito extensos, porém são um excelente investimento para quem deseja conquistar o primeiro emprego, retornar ao mercado de trabalho ou, até mesmo, para atualizar-se e avançar em sua carreira.

Muitas vezes, aprender Excel avançado pode ser uma ótima forma de conseguir a tão sonhada promoção e ganhar salários maiores.

 

Viu como é importante aprender Excel?

 

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações e deseja aprender Excel para se beneficiar das vantagens citadas acima, você não pode perder o curso Introdução ao Excel!

E quer saber mais? O curso é totalmente GRATUITO! Isso mesmo, a Voitto disponibiliza para você de graça um curso onde você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que? Não perca tempo e clique na imagem abaixo para começar o curso!