Um dos meios eficientes para assegurar que a empresa tenha um desempenho satisfatório, é o uso contínuo dos sistemas de controles internos. Estes proporcionam segurança para a administração na busca que seus objetivos e metas estabelecidos sejam atingidos.

Logo, seja qual for a informação, é importante que a empresa tenho meios de controlá-los, que variam de acordo com a complexidade dos mesmos. Nesse artigo, você aprenderá como fazer uma planilha de cadastro de clientes no Excel e como usá-la.

 

O principal objetivo da planilha é proporcionar o cadastro eficiente dos clientes, além de oferecer informações estatísticas para análise de perfis de clientes.

 

Faça junto com a gente!

 

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar a planilha de cadastro de clientes no Excel. Basta clicar no botão abaixo:

 

 

 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha

 

 

Entenda a Ferramenta

 

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

 

 

Cadastro

 

A primeira aba, denominada Cadastro, servirá para cadastrar as perguntas a serem feitas para as clientes, com a finalidade de traçar diferentes perfis, além de cadastrar também as possíveis respostas para as mesmas.

 

PERGUNTAS

RESPOSTA 1

RESPOSTA 2

 SEXO

 FEMININO

MASCULINO

 IDADE

 11 - 15 ANOS

16 - 20 ANOS

 GRAU DE ESTUDO

ENSINO FUNDAMENTAL

ENSINO MEDIO

 TIPO DE CLIENTE

 REGULAR

EXPLORÁTICO

 CONHECIMENTO VIA

 E-MAIL

RÁDIO

 PRODUTO DE INTERESSE

 MEIA

CALÇA

 

  • Pergunta: Esse campo deverá ser preenchido com a pergunta a ser preenchida. A informação desse campo deverá ser clara a objetiva. Ex.: sexo, idade; 
  • Respostas: Indicar as possíveis respostas para pergunta, conforme exemplo acima. Há campos para cadastros de até sete respostas por pergunta.  

 

Dados

 

As informações sobre clientes, com base nas perguntas cadastradas na aba anterior, devem ser registradas na aba de Dados. O importante é ter todas as perguntas respondidas, para assim, proporcionar uma análise estatística interessante.

Vale ressaltar, que as perguntas da aba Cadastro irão automaticamente para esta aba, sendo necessário apenas selecionar a resposta ideal para cada cliente.

 

CLIENTE

 SEXO

 IDADE

JOÃO DE ASSIS

FEMININO

21 - 25 ANOS

CARLOS HENRIQUE

MASCULINO

21 - 25 ANOS

EDUARDO CERQUEIRA

MASCULINO

36 - 40 ANOS

FERNANDO OLIVEIRA

MASCULINO

41 - 45 ANOS

ISABELA MOREIRA

FEMININO

16 - 20 ANOS

 

Panorama

 

Por fim, a aba Panorama visa apresentar, de forma gráfica, os perfis de clientes cadastrados, de acordo com a cada resposta. A importância dessas informações é proporcionar análises para definição de planos de marketing e outros, ou seja, poderá se ter informações para tomada de decisões estratégicas, dentre outras.

Vale ressaltar que essa aba é totalmente automática. Os gráficos irão se alterar de acordo com a quantidade de respostas obtidas por pergunta, bem como a porcentagem de distribuição, conforme pode ser observado nos exemplos a seguir.

 

 

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