Abrir um negócio é o desejo de muitos brasileiros, porém, essa não é uma tarefa fácil.

Pensando nisso, para te ajudar nessa tarefa, separamos 20 ferramentas de gestão que vão facilitar a vida de qualquer administrador ou empresário.

As 20 planilhas estarão separadas por assuntos, que são:

 

 

Ah! E ao final do artigo preparamos para você uma dica bônus que vai mudar a sua vida, não deixe de conferir.

Preparado? Então, vamos lá!

 

Gestão de Pessoas

 

1. Construindo uma Avaliação de Desempenho por Competências

 

Com essa planilha você conseguirá identificar e mensurar as ações desempenhadas pelos colaboradores da empresa para fornecer à gestão de recursos humanos, informações para tomadas de decisões acerca de salários, bonificações, promoções, demissões, treinamentos e planejamento de carreira.

 

  • É indicada para diagnosticar e analisar o desempenho individual e em grupo dos funcionários, promovendo um crescimento pessoal e profissional dos colaboradores.

  • É útil porque facilita o feedback e possibilita a descoberta de talentos resultante da identificação das qualidades de cada pessoa da organização.

 

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Avaliação de desempenho por competências.

 

 

2. Painel de indicadores de RH

 

Esta planilha permite o controle dos principais indicadores de RH visando garantir o desenvolvimento, atração, e retenção do capital humano nas empresas.

 

  • É indicada para contribuir no direcionamento e cogestão das decisões e práticas organizacionais.

  • É útil porque auxiliará você a controlar sua área de Recursos Humanos de forma profissional e organizada.

 

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Indicadores de Recursos Humanos.

 

 

3. Usando o Excel para montar uma escala de trabalho

 

O principal objetivo desta planilha é possibilitar um controle detalhado do quadro de funcionários e suas escalas de trabalho dentro da empresa.

 

  • É indicada para definir se os sábados serão trabalhados ou não, quantas horas diárias serão necessárias e de quanto em quanto tempo cada colaborador terá intervalos, folgas e férias.

  • É útil porque organiza e promove uma escala de trabalho produtiva para sua equipe.

 

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Escala de Trabalho.

 

 

4. Pesquisa de Clima: Uma poderosa ferramenta para Gestão Empresarial

 

Na prática, a pesquisa de clima vai possibilitar o levantamento, o registro e a análise de informações internas, de modo que o gestor conheça as percepções e o grau de satisfação dos colaboradores em relação à sua empresa.

 

  • É indicada para mensurar, monitorar e melhorar o clima organizacional, isto é, o grau de satisfação das pessoas que integram sua empresa.

  • É útil porque é capaz de analisar o ambiente interno, permitindo que o gestor conheça os principais pontos fortes e fracos de seu negócio o que, consequentemente, o ajudará a tomar decisões mais assertivas em relação às melhorias organizacionais.

 

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Pesquisa de Clima Organizacional.

 

 

5. Planos de cargos e salários

 

A intenção desta planilha é proporcionar uma organização dos cargos e salários da empresa, para se ter uma visão do custo demandado pelos custos daqueles funcionários de acordo com os cargos existentes.

 

  • É indicada para propiciar um ambiente de motivação e produtividade dentro da empresa, eliminando as incoerências e distorções que possam causar desequilíbrios salariais ou a insatisfação das pessoas.

  • É útil porque normatiza internamente a promoção e a progressão das carreiras na empresa.

 

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Plano de Cargos e Salários.

 

 

Marketing e Vendas

 

6. Como gerenciar indicadores de marketing digital

 

Esta planilha apresenta quatro exemplos de indicadores: SEO Site, SEO Blog, Redes Sociais e E-mail Marketing.  Cada um deles representa um tipo diferente de meio onde o marketing digital é veiculado.

 

  • É indicada para analisar dados, informações e calcular os indicadores utilizados no Marketing Digital, também conhecidos como KPI's.

  • É útil porque ajuda os analistas de marketing digital a entender as ações que estão funcionando e as que precisam ser melhoradas.

 

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Indicadores de Marketing Digital.

 

 

7. Fazendo gestão de Stakeholders no Excel

 

O objetivo desta planilha é proporcionar uma análise e registros das principais informações referente aos Stakeholders, ou seja, o público estratégico, as partes interessadas da empresa.

 

  • É indicada para facilitar a comunicação e analisar as diferentes expectativas, influências e meios de comunicação com as partes interessadas do negócio/empresa.

  • É útil porque identifica o interesse de todos os Stakeholders, o que permite assegurar que suas expectativas e necessidades sejam conhecidas e consideradas pelos gestores.

 

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Comunicação com Stakeholders.

 

 

Finanças

 

8. Controlando orçamentos

 

Através do orçamento é possível controlar o rumo dos negócios, fazendo comparações entre o previsto e o realizado, bem como avaliar o desempenho de projetos.

 

  • É indicada para estabelecer com antecedência ações a serem executadas, estimar recursos que serão necessários e alocados, assim como indicar os valores efetuados referentes as despesas, ou seja, o que de fato foi gasto durante o determinado mês.

  • É útil porque formaliza e sistematiza tarefas de controle e planejamento da empresa, criando assim condições para o aperfeiçoamento das ações administrativas e uma aferição mais objetiva do desempenho dos diversos setores da organização.

 

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Controle de Orçamentos e Despesas.

 

 

9. Criando um controle financeiro de vendas

 

Esta planilha tem o objetivo de auxiliar o empresário a manter um controle geral de suas vendas, controlando a venda de produtos, os clientes, os tipos de vendas, pagamentos realizados, as políticas de descontos e taxas de cobranças, registrando assim a receita total das vendas.

 

  • É indicada para mensurar a receita gerada pelo produto ou serviço de uma empresa.

  • É útil porque fornece uma visão geral dos resultados das vendas da empresa.

 

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Controle Financeiro de Vendas.

 

 

10. Criando um fluxo de caixa por centro de custo

 

O principal objetivo da planilha é oferecer uma ferramenta prática e objetiva para controle e análises das movimentações de caixa de uma empresa segundo seus centros de custo.

 

  • É indicada para assegurar que a empresa tenha um desempenho satisfatório fazendo o uso contínuo dos sistemas de controles internos.

  • É útil porque proporciona segurança para a administração para que seus objetivos e metas estabelecidas sejam atingidas.

 

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Fluxo de Caixa por centro de custo.

 

 

11. Análise de ponto de equilíbrio

 

Esta planilha é ideal para empresas que buscam analisar o ponto de equilíbrio do seu negócio, que nada mais é do que um indicador de segurança que mostra o quanto é necessário vender para que as receitas se igualem aos custos.

 

  • É indicada para analisar o faturamento mensal mínimo necessário para cobrir os custos (fixos e variáveis) do seu negócio, dados que muitas vezes são essenciais para a análise de viabilidade de um empreendimento ou da adequação da empresa em relação ao mercado.

  • É útil porque ajuda as empresas a formular suas metas de faturamento mínimo.

 

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Análise de Ponto de Equilíbrio.

 

 

12. Controlando contas a receber

 

A planilha de contas a receber foi desenvolvida para você que está cansado de usar ferramentas complexas e de difícil preenchimento para realizar essa tarefa.

  • É indicada para fornecer informações para tomada de decisões sobre um dos ativos mais importantes que a empresa dispõe, os créditos a receber originários de vendas a prazo.

  • É útil porque é uma planilha prática e fácil de usar para que você possa controlar melhor suas contas a receber.

 

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Contas a receber.

 

 

13. Criando um fluxo de caixa diário

 

O principal objetivo da planilha é possibilitar um controle diário detalhado de toda a movimentação financeira da empresa, além de possibilitar diversas análises via indicadores.

 

  • É indicada para manter suas finanças equilibradas, podendo assim planejar o futuro da empresa, fazer investimentos e manter-se no mercado.

  • É útil porque organiza o controle financeiro diário da empresa.

 

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Fluxo de Caixa Diário.

 

 

Produção

 

14. Elaborando um controle de entregas logísticas

 

Esta planilha vai possibilitar a você um controle detalhado dos pedidos e suas entregas logísticas, além de oferecer indicadores práticos sobre os mesmos.

 

  • É indicada para controlar as entradas e saídas dos produtos de uma empresa.

  • É útil porque apresenta um panorama geral da movimentação financeira da empresa no mês determinado, registrando os valores totais de entradas, saídas, bem como o saldo do mês.

 

Clique na imagem abaixo e baixe agora a planilha de Controle de Entregas Logísticas.

 

 

15. Como funciona um controle de estoques

 

O principal objetivo desta planilha é proporcionar uma ferramenta prática e objetiva para controle de estoque, informando o capital atualizado no mesmo e a necessidade de produtos.

 

  • É indicada para registrar, fiscalizar e gerir a entrada e saída de produtos da empresa.

  • É útil porque apresenta uma visão geral das informações referentes a entradas, saídas e valor do estoque.

 

Clique na imagem abaixo e baixe agora a  planilha de Controle de Estoque.

 

 

Estratégias e Gestão

 

16. Análise SWOT: uma ferramenta para definição de ações estratégicas

 

A análise SWOT é a base para gestão e planejamento estratégico de uma empresa. Essa ferramenta avalia o cenário atual da empresa (Interno e Externo) diante do mercado e auxilia a tomada de decisões estratégicas.

 

  • É indicada para fazer uma análise interna e do cenário em que a empresa está inserida.

  • É útil porque promove o cruzamento dos fatores internos e externos que envolvem o negócio, facilitando a visualização de quais pontos fortes devem ser explorados e quais pontos devem ser trabalhados.

 

Clique na imagem abaixo e baixe agora a  planilha de Análise SWOT.

 

 

17. O que são e como aplicar as cinco forças de Porter

 

O objetivo desta planilha é auxiliar o profissional a realizar análises baseadas na metodologia de Porter, utilizando um formato simples e direto para mensurar, quantitativamente, os resultados obtidos por análises em cada critério (Força de Porter).

 

  • É indicada para analisar seu ambiente interno e externo, através de cinco critérios:

    • Fornecedores;

    • Entrantes potenciais;

    • Clientes;

    • Produtos/serviços substitutos;

    • Concorrentes.

  • É útil porque o gráfico mostra uma comparação entre as cinco forças de Porter.

 

Clique na imagem abaixo e baixe agora a  planilha de 5 Forças de Porter.

 

 

18. Como gerenciar um plano de ação

 

O principal objetivo da planilha é proporcionar um gerenciamento claro e objetivo das ações monetárias de uma empresa.

 

  • É indicada para gestores e administradores que trabalham com compras e vendas de ações.

  • É útil porque promove um panorama sobre cada ação, já oferecendo algumas análises básicas quanto às suas compras e vendas.

 

Clique na imagem abaixo e baixe agora a  planilha de Controle de Ações.

 

 

19. Montando um planejamento estratégico

 

O principal objetivo da planilha é possibilitar ao gestor uma visão ampla de qual é a situação atual da empresa, definir onde se deseja estar no futuro e qual o caminho a ser percorrido (ações) para que esse objetivo seja alcançado.

 

  • É indicada para auxiliar os gestores que desejam encontrar o caminho correto que a empresa deve trilhar, de modo a ter flexibilidade frente aos desafios, antecipando-se às ameaças e principalmente identificando oportunidades e melhorias.

  • É útil porque possibilita uma sinergia entre todas as áreas da organização, que passam a trabalhar com o mesmo foco e estratégia.

 

Clique na imagem abaixo e baixe agora a  planilha de Planejamento Estratégico.

 

 

20. Como montar um Plano de negócios

 

O Plano de Negócio, também chamado "plano empresarial", é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado.

 

  • Esta planilha é indicada para realizar diversas análises com base em definições iniciais e fluxo de caixa esperado nos primeiros anos de mercado.

  • É útil porque reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser estruturado.

 

Clique na imagem abaixo e baixe agora a  planilha de Plano de Negócios.

 

 

Dica Bônus

 

Conheça o Clube do Excel, onde você terá acesso a toda trilha de cursos dos principais softwares usados na gestão de dados, além de acompanhamento e suporte em transmissões ao vivo. 

No Clube do Excel, você terá disponível os cursos de Excel Básico ao Intermediário, Excel Avançado, VBA Aplicado a Negócios, Power BI e Especialista em Dashboards de Gestão.

A cada curso finalizado um certificado será emitido e ao final da trilha de Excel você receberá a certificação em Master Excel pela Voitto.

Essa é a chance que você estava esperando para conquistar o título de Master em Excel! Então aproveite essa oportunidade, clicando no botão abaixo.

Comenta aí o que achou do artigo e das planilhas, pois seu feedback é extremamente importante para nós!

Ah! Não deixe de enviar este artigo para um amigo que também queira mudar a sua vida profissional.