Hoje vamos falar sobre uma importante ferramenta para posicionamento estratégico de uma empresa!

A análise da matriz SWOT Excel é a base para gestão e planejamento estratégico de uma empresa. Essa ferramenta avalia o cenário atual da empresa (interno e externo) diante do mercado e auxilia a tomada de decisões estratégicas.

 

Faça junto com a gente!

 

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar a planilha. Basta clicar no botão abaixo:

 

 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha:

 

 

Entenda a Ferramenta 

 

A Análise SWOT é uma ferramenta utilizada para fazer uma análise interna da empresa e o do cenário em que a empresa está inserida. Sendo utilizada para auxiliar na gestão, facilita a tomada de decisões, auxiliando a definição de posicionamento que deverá ser tomado.

O termo é uma sigla em inglês originada através das palavras Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças).  Dentro do ambiente interno, as Forças são as vantagens da empresa em relação aos concorrentes, e as Fraquezas são as desvantagens. No âmbito externo, as Oportunidades são aspectos positivos com potencial de fazer a empresa crescer, ao passo que as Ameaças são aspectos com potencial de prejudicar o desempenho da empresa no mercado.

O conceito é simples de ser implementado. Há uma identificação dos elementos relevantes para a gestão da empresa, priorizando os pontos chaves. A matriz montada entre o cruzamento dos fatores internos e externos permite-se ter clareza do negócio, facilitando a visualização de quais pontos fortes devem ser explorados e quais pontos devem ser trabalhados, auxiliando assim na tomada de decisões e na definição da estratégia da empresa. A priorização de quais os pontos que devem ser trabalhados só é permitida quando há a quantificação dos impactos de cada característica para a empresa.

 

Utilização da Planilha

 

1.1. Considerações Iniciais

 

A aba consiste em uma breve explicação da ferramenta e como as análises individuais de cada ponto são interligadas, fornecendo uma análise completa do negócio, informando os principais pontos que deverão ser priorizadas.

 

1.2. Fatores Internos

 

O ambiente interno evidencia os principais aspectos que diferenciam a empresa dos seus concorrentes. Estes fatores podem ser controlados pelos gestores da empresa, uma vez que eles são resultado das decisões tomadas e dos focos estabelecidos pela própria empresa.

Os fatores que diferenciam a empresa positivamente perante aos concorrentes são considerados forças, já as desvantagens da empresa são as fraquezas.

O primeiro ponto a ser trabalhado são as características internas sugeridas. Pois para o caso de haver outras características mais importantes a serem analisadas, basta substituir alguns dos critérios que foram pré-estabelecidos ou inseri-los nos espaços em branco.

A coluna referente aos critérios segue abaixo.

 

Fatores internos

 

Após os critérios levantados estarem adequados a empresa, é necessário pontuar cada critério quanto ao atendimento e a importância. Deve-se pontuar quanto ao Atendimento e a Importância.

 

1.2.1.Atendimento

 

No quesito Atendimento, existem opções para pontuar o quanto a empresa atende ao aspecto levantado.

 

Atendimento

 

  • Não atende: caso a empresa não despenda nenhuma energia para trabalhar o aspecto;

  • Atende Razoavelmente: caso a empresa despenda alguma energia para trabalhar aspecto, mais ainda não está no nível desejado;

  • Atende Totalmente: caso a empresa despenda energia para trabalhar o aspecto, e esse está no nível considerado adequado para a organização.

 

1.2.2.Importância

 

No quesito Importância, há as opções para pontuar o quanto aquele critério é relevante para a empresa;

 

Importância

 

  • Insignificante: caso o fator, para o bom posicionamento da empresa, seja irrelevante;

  • Importante: caso o fator seja importante para o bom posicionamento da empresa;

  • Muito Importante: caso o fator seja essencial para o bom posicionamento da empresa.

 

A partir da avaliação dos quesitos, tem-se a análise que define se o aspecto é uma Força na organização ou uma Fraqueza. O resultado disso é uma nota, que varia de -10 a 10, que mostra o grau que o critério tem para a organização.

 

1.3. Fatores Externos

 

O ambiente externo corresponde a fatores provenientes de mercado e do meio envolvente. Estes fatores estão fora do controle da organização, mas é importante que a empresa os conheça e os monitore, aproveitando situações favoráveis e se prevenindo  das desfavoráveis.

As Oportunidades são os aspectos positivos, que propiciam um ambiente favorável para a empresa e seu desenvolvimento. As Ameaças são os aspectos negativos que podem prejudicar o posicionamento da mesma.

A lógica para trabalhar os aspectos externos é a mesma do interno. Primeiramente deve-se observar os pontos levantados e alterar caso seja necessário.

 

Fatores Externos

 

Após os critérios levantados estarem adequados a empresa, é necessário pontuar cada critério quanto ao momento e a importância.

 

1.3.1.Momento

 

No quesito Momento, existem  opções para pontuar o quanto ao momento em que a empresa está passando.

 

Momento

 

  • Desfavorável: caso o ambiente esteja em um momento que exija maior esforço para aproveitar ou driblar a situação.

  • Neutro: caso o ambiente não contribua de forma substancial, porém nem dificulte a empresa.

  • Favorável: caso o ambiente esteja em um momento que exija poucos esforços para driblar ou aproveitar a situação.

 

1.3.2.Importância

 

No quesito Importância, há as opções para pontuar o quanto aquele critério é relevante para a empresa.

 

Importância

 

  • Insignificante: caso o ambiente não influencie de nenhuma maneira para o bom posicionamento da empresa.

  • Importante: caso o ambiente influencie para o bom posicionamento da empresa.

  • Muito Importante: caso o ambiente influencie muito para o bom posicionamento da empresa.

A partir da avaliação dos quesitos, há a análise que define se o aspecto é uma oportunidade para a empresa ou uma ameaça e há a nota, que varia de -10 a 10, que mostra o grau que o critério atinge a organização.

Após o preenchimento de todos os critérios é necessário apertar o botão Atualizar Dados, para que o gráfico dos fatores externos tenha a pontuação atualizada.

 

Análise Final

 

O gráfico representará, através de seus quatro quadrantes, o cruzamento entre os Fatores Internos e Fatores Externos. É importante observar as áreas dos quadrantes para obter a importante informação onde há maior oportunidade de se trabalhar.

O cruzamento das Forças com as Oportunidades indicam onde deve-se ter uma estratégia ofensiva a fim de aproveitar ao máximo as oportunidades para intensificar as forças do negócio. E o cruzamento das Forças com as Ameaças indicam onde deve-se utilizar as Forças para minimizar os efeitos das Ameaças.

O cruzamento das Fraquezas com as Oportunidades indicam onde pode-se aproveitar o máximo possível tais oportunidades para minimizar estas Fraquezas. E o cruzamento das Fraquezas com as Ameaças indicam onde deve-se ter uma estratégia defensiva e trabalhar estrategicamente para minimizar as fraquezas em frente as ameaças detectadas.

 

 

Porém, para saber quais pontos deverão ser trabalhados, deve-se observar as abas de Fatores Internos e Externos quais as menores pontuações. No caso dos Fatores Internos, as maiores pontuações indicarão quais Fraquezas mais necessitam serem trabalhadas, ao passo que as maiores pontuações são as Forças mais relevantes que a empresa possui, precisando de monitoramento constante para mantê-la. No caso dos

Fatores Externos, as menores pontuações indicam as maiores ameaças para o negócio, e deverão ter atenção especial, e as maiores pontuações são as Oportunidades mais sobressaem para o negócio, e estrategicamente deverão ser aproveitadas.

 

Viu como é fácil?

 

Fazer uma análise SWOT no Excel pode ser bem fácil com essa planilha pronta, não é mesmo? Entretanto, pode parecer um pouco mais difícil para quem ainda não domina o excel. Mas fica tranquilo que a Voitto te ajuda!

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder o curso de Introdução ao Excel.

E quer saber mais? O curso é totalmente GRATUITO! Isso mesmo, a Voitto disponibiliza para você de graça um curso onde você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que? Não perca tempo e clique na imagem abaixo para começar o curso!