Ter uma escala de trabalho clara e bem organizada faz com que sua empresa tenha um fluxo de atividades mais produtivo. Os horários se adaptam a cada organização, mas uma coisa é certa: o uso contínuo de sistemas de controles internos é um dos meios mais eficientes para assegurar um bom desempenho.

Assim, o planejamento de uma escala de trabalho pode te proporcionar mais segurança e confiança na busca de suas metas e objetivos. O principal objetivo da planilha que aqui te disponibilizaremos é possibilitar um controle detalhado do quadro de funcionários da empresa e suas escalas de trabalho, além de viabilizar diversas análises através de indicadores.

 

Esta vídeo-aula pode ser bem esclarecedora

 

 

Entenda a Ferramenta abaixo

 

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva.

 

 

Cadastro

 

A primeira aba de cadastro servirá apenas para cadastrar as informações quanto aos funcionários e exceções de turno de trabalho. 

O primeiro passo será preencher o lado direito da planilha com os cargos existentes na empresa.

 

 

Posteriormente, os demais cargos deverão ser preenchidos com o nome do funcionário, selecione o cargo do mesmo, sexo, idade e, por fim, indique caso haja um turno em que o funcionário não pode ser escalado.

 

 

Escala

 

A aba de Escala é considerada de suma importância, pois nela serão registradas todas as escalas realizadas por cada funcionário nos três turnos de uma semana.

A princípio, torna-se necessário entender a legenda dos status com os quais serão preenchidos os campos dessa aba.

 

 

Esse campo serve como fonte para a lista que preencherá o restante da tabela. Caso deseje, você pode mudar aqui os tipos de STATUS, que de forma automática a lista para se escolher será mudada também.

O mesmo ocorre com os cargos na aba Cargos. Para aumentar o intervalo, basta seguir os procedimentos normais de validação de lista de dados.

O preenchimento dos demais campos referentes aos turnos deverá ser feito conforme o exemplo abaixo, indicando o status de cada funcionário para cada turno em cada dia da semana.

 

 

Com o preenchimento das informações dos turnos, será gerado um informativo em forma de planilha ao lado, indicando a quantidade realizada por cada funcionário em cada status.

No exemplo abaixo, a quantificação semanal indica que João Antônio esteve presente em 5 turnos, Felipe Souza esteve presente em 4 turnos, ausente em 1 turno e de férias em 3 turnos.

 

 

Panorama Semanal

 

A aba denominada Panorama, como o próprio nome diz, objetiva apresentar um geral das escalas de trabalho da empresa, extratificando a mesma por funcionários, turnos e status.

O primeiro gráfico é uma quantificação geral de turnos, indicando a quantidade de funcionários por status durante toda a semana.

 

 

O segundo gráfico apresenta as mesmas informações do gráfico anterior, porém estratificadas nos dias semanais.

 

 

Por fim, tem-se a estratificação da quantificação semanal para cada turno, possibilitando análises mais completas e especificas.

 

 

 

 

Separei alguns estudos de caso com referências sobre o assunto para que você de continuidade na sua capacitação! 

 

ES Costa, I Morita, MAR Martinez - Cad Saúde Pública, 2000 - SciELO Public Health

 

MRL Simões, FC Marques, AM Rocha - Revista Latino-Americana de …, 2010 - SciELO Brasil
 

T Paschoal, Á Tamayo - Estudos de Psicologia, 2004 - SciELO Brasil