Dica de ouro!
Você pode conferir o funcionamento da planilha na videoaula abaixo:
Posso te explicar os passos mais detalhadamente...
Os Indicadores
Análise dos Gráficos
Viu como é fácil?

Aprenda como montar um painel de Indicadores de RH em Excel

Monte um painel de indicadores de RH no Excel e controle os dados para melhorar o acompanhamento e alcançar resultados de forma mais efetiva.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda como montar um painel de Indicadores de RH em Excel

Uma boa Gestão de Recursos Humanos é estratégica para organizações. Esta planilha permite o controle de seus principais indicadores, visando garantir o desenvolvimento, atração e retenção do capital humano nas empresas. Assim, contribui no direcionamento e cogestão das decisões e práticas organizacionais.

Dica de ouro!

Já ouviu falar sobre os Indicadores de Recursos Humanos? Eles são métricas que ajudam a medir o desempenho da área de recursos humanosdurante um determinado período de tempo.

Os dados neste setor estão se tornando cada vez mais importantes, por isso montamos a planilha de Indicadores de Recursos Humanos para te ajudar.

Faça o download agora da nossa planilha de Indicadores de Recursos Humanos! Com ela, realizar a gestão de pessoas da sua organização vai se tornar muito fácil!

Clique no botão abaixo e faça o download

Você pode conferir o funcionamento da planilha na videoaula abaixo:

Posso te explicar os passos mais detalhadamente...

Você conseguirá controlar seus dados de forma profissional e organizada.

Planilha de Recursos Humanos

Os Indicadores

Aqui, você acompanha e controla os principais indicadores do seu setor de RH. Na primeira aba, "Indicadores", é onde entraremos com os dados. Ela é dividida em 4 tabelas, note que algumas células estão coloridas de azul, estas células não devem ser editadas, pois estão com fórmulas que já gerarão o resultado automaticamente. Portanto, as únicas células que devem ser preenchidas são as brancas.

O preenchimento delas se dá da seguinte forma:

1. Número de funcionários

Número de Funcionários


Na linha "número de funcionários", o único mês que deve ser preenchido é o de Janeiro. Depois disso, você só precisa inserir o número de novas contratações e de demissões que o cálculo é feito automaticamente.

Além disso, você pode observar os dois primeiros indicadores de RH. O primeiro é a variação do número de funcionários por mês, que permite fazer com que você entenda se está tendo muitas baixas ou não. O outro é a taxa de turnover, que basicamente indica a rotatividade de pessoal na sua empresa, mostrando uma relação entre admissões e demissões.

2. Receita e folha de pagamento

Receita e folha de pagamento


A segunda tabela faz referência à receita bruta da sua empresa e ao valor da folha de pagamento. No caso da Receita Bruta, basta adicionar o valor faturado pela sua empresa no mês em questão.

Para chegar ao valor referente à folha de pagamento, você precisa preencher mês a mês os gastos com salário, pró-labore, hora-extra, comissões, benefícios e outros custos.

Para facilitar a obtenção destes valores, basta ter uma planilha de Fluxo de Caixa para acompanhamento mensal dos itens descritos.

3. Receita e custo por funcionário

planilha de recursos humanos


Essa tabela gera automaticamente a receita e custos por funcionário mensalmente. Basicamente, é uma simples divisão da sua Receita Bruta e do seu Custo com Folha Salarial pelo número de funcionários no mês correspondente.

4. Treinamentos e Ações de Integração

planilha de recursos humanos


A última tabela se refere ao número de treinamentos e ações de integração realizadas na empresa. Esses indicadores podem ser uma ótima forma de analisar a qualidade da relação com seus colaboradores e basta preencher com o número de treinamentos e ações realizados ao longo do mês em questão.

Essas informações alimentam os gráficos que se encontram na próxima aba da planilha ("Gráficos"), facilitando a visualização, entendimento e análise das informações.

Análise dos Gráficos

As primeiras informações que encontramos na aba "Gráficos" são a receita por funcionário e o custo por funcionário no ano.

Receita e Custo do funcionário ao ano


Vale a pena observar que, se o seu custo por funcionário estiver maior ou muito próximo das receitas por funcionário, muito provavelmente você está tendo prejuízo, pois esse cálculo não leva em conta impostos, custos fixos e diretos.

Abaixo, temos os gráficos:

1. Número de funcionários

Neste gráfico, as colunas verdes mostram o número total de funcionários no final de cada mês. Mudanças muito bruscas de um mês para outro podem indicar algum problema de gestão ou de insatisfação de seus colaboradores.

Gráfico do número de funcionários

2. Taxa de turnover

A linha vermelha mostra sua taxa de turnover. Quanto maior ela for, indica que você está tendo grandes variações de contratações e/ou demissões, por isso fique atento a esse indicador importantíssimo de RH.

Gráfico da taxa turnover

3. Receita bruta X folha de pagamento

Esse gráfico mostra a relação entre sua receita bruta e a folha de pagamento. Se a sua receita bruta não for muito maior que a sua folha de pagamento, provavelmente, você enfrentará problemas quando tiver que pagar seus custos diretos e indiretos.

gráfico da receita x folha de pagamento

4. Folha de pagamento e Treinamento e Integração

O primeiro gráfico, indica a divisão dos principais itens da folha de pagamento, para você saber o que está te custando mais. Já o segundo, mostra mês a mês o número total de treinamentos e ações de integração que você promoveu.

gráficos da distribuição da folha de pagamento

Viu como é fácil?

Sabemos que muitas vezes ficamos confusos e perdidos em meio a tantas informações que existem no Excel, ainda mais se estamos estudando pela primeira vez. O Excel é uma ferramenta que está se tornando cada vez mais importante e por isso ter conhecimentos sobre eles é uma habilidade essencial.

E para te ajudar com os seus primeiros passos, criamos um E-Book completo para você!

Aqui está um E-book gratuito com os Primeiros passos no Excel que você precisa saber!

Assim, aprender a utilizar esse software vai ficar bem mais fácil e você terá informações preciosas à sua disposição! Então, não perca tempo!

 Clique na imagem para baixar

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Como montar um painel de indicadores de RH em Excel

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Como Montar Um Painel De Indicadores De Rh Em Excel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.