1. O que é Gestão Financeira?
2. Os 7 erros mais comuns na gestão financeira
3. Como estruturar o setor financeiro de uma empresa?
4. ROA (Retorno sobre ativo): o que é e como calcular?
5. O que é ROI? Como calcular esse indicador financeiro?
6. EBITDA: o que é e como calcular
7. Despesa, gasto e custo: você sabe qual a diferença?
8. Como aumentar o faturamento de uma empresa
9. O que é VPL (Valor Presente Líquido) e o que ele representa?
10. Taxa interna de retorno (TIR): o que é e como calcular
11. Valor do dinheiro no tempo: como isso funciona?
E aí, já sabe tudo sobre gestão financeira?

Veja os 11 melhores artigos sobre gestão financeira da Voitto para você conferir!

Elaboramos uma lista com os melhores artigos da Voitto sobre gestão financeira selecionados para você! Confira e entenda melhor sobre o assunto!

Walmor Machado
Por: Walmor Machado
Veja os 11 melhores artigos sobre gestão financeira da Voitto para você conferir!

A gestão financeira é de extrema importância para a sobrevivência de um negócio e é por esse motivo que hoje eu trouxe uma lista dos melhores artigos sobre gestão financeira que você pode ler em nosso blog.

Afinal, saber controlar gastos, emitir notas fiscais, entender sobre uma boa administração financeira, com análise de indicadores, planejamento e principalmente atingir metas financeiras é um grande diferencial competitivo no mercado de hoje.

O crescimento econômico já não é tão grande quanto já foi e as empresas sentem o impacto disso.

Um profissional capaz de medir e cuidar da saúde financeira de uma empresa é, sem dúvida, um profissional para se manter.

Para facilitar sua capacitação e também despertar curiosidades sobre a área de gestão, selecionamos os melhores artigos sobre gestão financeira, preparado? Vamos lá!

1. O que é Gestão Financeira?

Para iniciar bem nossa lista de artigos sobre gestão financeira, escolhi um dos melhores artigos sobre o tema que vai explorar a fundo essa definição. Se você está curioso para aprender sobre gestão financeira esse artigo vai ser perfeito para começar!

Em nosso artigo "O que é gestão financeira?" você encontrará definições e entenderá porque esse tema é tão importante para um negócio. Confira!

2. Os 7 erros mais comuns na gestão financeira

Após aprender os conceitos e para que serve uma boa gestão financeira, podemos também aprender com a experiência de outros gestores.

Não elaborar um plano financeiro e confundir as finanças pessoais com as profissionais são alguns do erros comuns na gestão financeira.

Na leitura do artigo "Os 7 erros mais comuns na gestão financeira" você vai se atentar para os erros mais comuns da gestão financeira que podem afetar diretamente os resultados da empresa e também aprender como evitá-los.

Não deixe de incluí-lo em sua lista de leitura.

3. Como estruturar o setor financeiro de uma empresa?

Independente do porte da empresa, é vital que o setor financeiro seja estruturado. Mas como fazer isso?

Essa é uma dúvida pertinente para qualquer pessoa que deseja aprender sobre o assunto. Por isso, nesse artigo sobre gestão financeira você poderá tirar suas dúvidas e aumentar ainda mais seu conhecimento.

Então, não deixe de conferir "Como estruturar o setor financeiro de uma empresa?" e leia as 7 dicas que ele oferece.

4. ROA (Retorno sobre ativo): o que é e como calcular?

Todo gestor financeiro de sucesso usa indicadores para auxiliar seu trabalho. O ROA (Return on Assets) ou retorno sobre ativo, calcula a capacidade de qualquer negócio gerar ganho ao seus acionistas baseado nos seus ativos.

Com o cálculo do ROA você será capaz de obter respostas para algumas dúvidas de investimento, além de identificar os motivos pelos quais alguns retornos se tornaram abaixo do esperado.

Nesse artigo você vai ter um primeiro contato com os indicadores e aprenderá a obter lucros a partir dos seus ativos não deixe de conferir: ROA: o que é e como calcular?

5. O que é ROI? Como calcular esse indicador financeiro?

O ROI, (Return on Investments) ou Retorno sobre Investimentos, é um indicador financeiro que ajuda o gestor a saber como está sendo empregado os investimentos da empresa.

É muito bom que você conheça os indicadores pois eles são ferramentas de acompanhamento da saúde financeirada empresa.

Em nosso artigo "O que é ROI?" você verá o passo a passo de como calcular, interpretar, os pontos fortes e fracos e como aplicá-lo.

Ah, caso você queira começar com os seus planejamentos hoje mesmo, eu vou deixar um presente para você:

O nosso kit de Gestão Financeira que conta com 21 planilhas GRATUITAMENTE para você usar em seu negócio.

Não perca tempo e clique na imagem abaixo, adquira a sua:

Kit de Planilhas Gestão Financeira

6. EBITDA: o que é e como calcular

A sigla EBITDA significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Em português, isso significa Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, sendo por isso também chamado de LAJIDA.

Esse indicador de rentabilidade representa quanto a empresa está gerando de caixa. E por que é importante saber disso?

Fácil, porque quando se tem investidores numa organização, eles vão querer se certificar de que a empresa pode pagar suas dívidas.

Pela significância desse indicador, trouxemos para você o artigo sobre gestão "EBITDA: o que é e como calcular". Nele você vai aprender como calcular e como combiná-lo com outros indicadores.

Não deixe de conferir!

7. Despesa, gasto e custo: você sabe qual a diferença?

Você acha que conhece bem estes termos? É muito comum confundir e achar que estão todos na mesma categoria, porém não é bem assim.

No fundo todos são desembolsos mas é muito importante entender as diferenças para definir o perfil da sua empresa e se prevenir de grandes perdas. Analisando as suas perdas você pode aumentar os seus ganhos. Não deixe de ler este artigo!

Para isso, não deixe de ler este artigo sobre gestão financeira: despesa, gasto e custo: você sabe qual a diferença?

8. Como aumentar o faturamento de uma empresa

Após aprender sobre todos estes conceitos, também é bom se atentar para algumas práticas financeiras que ajudam a alavancar seus ganhos.

Qual empresa não deseja aumentar seu faturamento?

Esse artigo vai te apresentar algumas estratégias que se, usadas corretamente, com certeza vão fazer sua receita aumentar. Então, está esperando o que? Leia agora nosso artigo "Como aumentar o faturamento de uma empresa"

9. O que é VPL (Valor Presente Líquido) e o que ele representa?

Durante nossa vida temos muitos projetos, mas será que todos eles são viáveis financeiramente? O VPL vai te ajudar fazer estimativas disso.

Ele é utilizado para medir a viabilidade econômica de um projeto, sendo um dos métodos mais confiáveis e práticos para esse tipo de análise.

No artigo "O que é VPL e o que ele representa" você vai aprender como calcular e como ele pode auxiliar na escolha do melhor investimento, focado em gerar o maior fluxo de caixa possível.

10. Taxa interna de retorno (TIR): o que é e como calcular

Ninguém quer fazer um investimento sem garantir que terá lucro com isso, certo?

A Taxa Interna de Retorno (TIR), em inglês Internal Rate of Return (IRR), pode ser definida como a taxa de desconto que faz com que o Valor Presente Líquido (VPL) de um projeto seja igual a zero.

Calma, eu explico, ela é uma métrica usada para avaliar qual o percentual de retorno de um projeto para a empresa. Sendo geralmente comparada à Taxa Mínima de Atratividade para que se decida se o projeto deve ou não ser aceito. Para ficar mais claro ainda, consulte o artigo.

Para ficar mais claro ainda, consulte o artigo: Taxa Interna de Retorno (TIR).

11. Valor do dinheiro no tempo: como isso funciona?

Você já parou para pensar em como o tempo afeta o dinheiro de forma positiva e negativa? Essa influência, com certeza, tem grande poder de moldar as decisões financeiras das empresas.

Entender os mecanismos de valorização e desvalorização da moeda é muito importante para que você não seja prejudicado com o passar dos anos. Acesse esse artigo para não perder dinheiro!

Acesse o nosso artigo sobre gestão financeira e valor do dinheiro no tempoe não perca dinheiro!

E aí, já sabe tudo sobre gestão financeira?

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira

Walmor Machado

Walmor Machado

Grad. em Ciências Exatas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi bolsista de Robótica e Educação Matemática no Colégio de Aplicação João XXIII. Diretor de Gestão da Qualidade no Ramo Estudantil IEEE UFJF. Possui certificação de Especialista em Growth, Black Belt em Lean Six Sigma, Scrum Master pela Voitto e Product Management pela PM3. Especialista em SEO, ex-coordenador do blog da Voitto, gosto de quebrar paradigmas e desafiar limites usando a tecnologia e a comunicação.

planilha gestão financeira

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Gestão Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.