Saber controlar gastos, entender sobre uma boa administração financeira, com análise de indicadores, planejamento e principalmente atingir metas financeiras é um grande diferencial competitivo no mercado de hoje.

O crescimento econômico já não é tão grande quanto já foi e as empresas sentem o impacto disso.

Um profissional capaz de medir e cuidar da saúde financeira de uma empresa é, sem dúvida, um profissional para se manter.

Para facilitar sua capacitação e também despertar curiosidades sobre a área de gestão financeira, selecionamos os melhores artigos sobre o assunto, preparado?

 

1. O que é Gestão Financeira?

 

Para iniciar bem nossa lista, escolhi um dos melhores artigos sobre o tema que vai explorar a fundo essa definição. Se você está curioso para aprender sobre gestão financeira esse artigo vai ser perfeito para começar!

Clique para ler!

  

2. Os 7 erros mais comuns na gestão financeira

 

Após aprender os conceitos e para que serve uma boa gestão financeira, podemos também aprender com a experiência de outros gestores.

Não elaborar um plano financeiro e confundir as finanças pessoais com as profissionais são alguns do erros comuns na gestão financeira.

Na leitura desse artigo você vai se atentar para os erros mais comuns que podem afetar diretamente os resultados da empresa e também aprender como evitá-los.

Clique para ler!

 

3. Como estruturar o setor financeiro de uma empresa?

 

Independente do porte da empresa, é vital que o setor financeiro seja estruturado. Mas como fazer isso ?

Essa é uma dúvida pertinente para qualquer pessoa que deseja aprender sobre gestão financeira. Neste artigo você poderá tirar suas dúvidas e aumentar ainda mais seu conhecimento.

Clique para ler!

 

4. ROA (Retorno sobre ativo): o que é e como calcular?

 

Todo gestor financeiro de sucesso usa indicadores para auxiliar seu trabalho. O ROA (Return on Assets) ou retorno sobre ativo, calcula a capacidade de qualquer negócio gerar ganho ao seus acionistas baseado nos seus ativos.

Com o cálculo do ROA você será capaz de obter respostas para algumas dúvidas de investimento, além de identificar os motivos pelos quais alguns retornos se tornaram abaixo do esperado.

Nesse artigo você vai ter um primeiro contato com os indicadores e aprenderá a obter lucros a partir dos seus ativos.

Clique para ler!

 

5. O que é ROI? Como calcular esse indicador financeiro?

 

O ROI, (Return on Investments) ou Retorno sobre Investimentos, é um indicador financeiro que ajuda o gestor a saber como está sendo empregado os investimentos da empresa.

É muito bom que você conheça os indicadores pois eles são ferramentas de acompanhamento da saúde financeira da empresa.

Nesse artigo você verá o passo a passo de como calcular, interpretar, os pontos fortes e fracos e como aplicá-lo.

Clique para ler!

 

6. EBITDA: o que é e como calcular

 

A sigla EBITDA significa Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization. Em português, isso significa Lucros Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização, sendo por isso também chamado de LAJIDA.

Esse indicador de rentabilidade representa quanto a empresa está gerando de caixa. E por que é importante saber disso?

Fácil, porque quando se tem investidores numa organização, eles vão querer se certificar de que a empresa pode pagar suas dívidas. Saiba como calcular e como combiná-lo com outros indicadores.

Clique para ler!

 

7. Despesa, gasto, custo: você sabe qual a diferença?

 

Você acha que conhece bem estes termos? É muito comum confundir e achar que estão todos na mesma categoria, porém não é bem assim.

No fundo todos são desembolsos mas é muito importante entender as diferenças para definir o perfil da sua empresa e se prevenir de grandes perdas. Analisando as suas perdas você pode aumentar os seus ganhos. Não deixe de ler este artigo!

Clique para ler!

 

8. Como aumentar o faturamento de uma empresa

 

Após aprender sobre todos estes conceitos, também é bom se atentar para algumas práticas financeiras que ajudam a alavancar seus ganhos.

Qual empresa não deseja aumentar seu faturamento?

Esse artigo vai te apresentar algumas estratégias que se, usadas corretamente, com certeza vão fazer sua receita aumentar. Então, está esperando o que?

Clique para ler!

 

9. O que é VPL (Valor Presente Líquido) e o que ele representa?

 

Durante nossa vida temos muitos projetos, mas será que todos eles são viáveis financeiramente? O VPL vai te ajudar fazer estimativas disso.

Ele é utilizado para medir a viabilidade econômica de um projeto, sendo um dos métodos mais confiáveis e práticos para esse tipo de análise.

Nesse artigo você vai aprender como calcular e como ele pode auxiliar na escolha do melhor investimento, focado em gerar o maior fluxo de caixa possível.

Clique para ler!

 

10. Taxa interna de retorno (TIR): o que é e como calcular

 

Ninguém quer fazer um investimento sem garantir que terá lucro com isso, certo?

A Taxa Interna de Retorno (TIR), em inglês Internal Rate of Return (IRR), pode ser definida como a taxa de desconto que faz com que o Valor Presente Líquido (VPL) de um projeto seja igual a zero.

Calma, eu explico, ela é uma métrica usada para avaliar qual o percentual de retorno de um projeto para a empresa. Sendo geralmente comparada à Taxa Mínima de Atratividade para que se decida se o projeto deve ou não ser aceito. Para ficar mais claro ainda, consulte o artigo.

Clique para ler!

 

11. Valor do dinheiro no tempo: como isso funciona?

 

Você já parou para pensar em como o tempo afeta o dinheiro de forma positiva e negativa? Essa influência, com certeza, tem grande poder de moldar as decisões financeiras das empresas.

Entender os mecanismos de valorização e desvalorização da moeda é muito importante para que você não seja prejudicado com o passar dos anos. Acesse esse artigo para não perder dinheiro!

Clique para ler!

  

E aí, já sabe tudo sobre gestão financeira?

 

Tenho uma surpresa pra você que se dedicou e chegou até aqui. Se matricule GRATUITAMENTE no nosso curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira.

Após ler nossos artigos sobre gestão financeira tenho certeza que você está bem mais curioso para aprender mais! Está esperando o que?
 

 

Nele você vai compreender os princípios básicos que regem esse setor tão importante dentro de uma organização, aprendendo os desafios dessa área, noções de contabilidade e muito mais.

E aí, gostou da nossa seleção? Não deixe de comentar abaixo, seu feedback é muito importante para nós!