O que é Gestão Financeira?
Por que é importante uma boa Gestão Financeira?
Entendendo melhor a administração Financeira
Funções da Gestão Financeira
Quais são os erros mais comuns cometidos na Gestão Financeira?
Essa é a trilha para o sucesso!

Gestão Financeira: Entenda como esse conceito pode fazer a diferença em seu negócio.

Além de ser essencial dentro de uma organização, a gestão financeira é o principal ponto que definirá o sucesso do seu negócio. Entenda.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Gestão Financeira: Entenda como esse conceito pode fazer a diferença em seu negócio.

Esse é um assunto extremamente delicado, afinal, inúmeras empresas hoje em dia acabam quebrando por não saberem o que é gestão financeira e como colocar esse conceito em prática!

Compram mais do que vendem, não analisam seu fluxo de caixa, não conseguem ter uma ideia se estão fechando no negativo ou no positivo e muitas vezes são enganadas por indicadores que não representam a situação financeira real da empresa.

Mas fique tranquilo, se você se identificou nas frases acima, é hora de resolver esse problema!

Nesse artigo você vai entender o que é, como funciona, os principais desafios e algumas dicas essenciais sobre gestão financeira que irão mudar o rumo da sua organização através dos seguintes tópicos:

  • O que é Gestão Financeira?
  • Por que é importante uma boa Gestão Financeira?
  • Entendendo melhor sobre a administração Financeira.
  • Funções da Gestão Financeira
  • Quais os erros mais comuns cometidos na Gestão Financeira?
  • Essa é a trilha para o sucesso!

Vamos lá?

O que é Gestão Financeira?

Gestão Financeira é um conjunto de ações e procedimentos administrativos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de um estabelecimento.

É tudo aquilo que se refere a investimentos, despesas fixas e variáveis, lucros, empréstimos, financiamentos e valor patrimonial da empresa.

Essas ações são vitais para que uma organização obtenha bons resultados, pois permite estabelecer metas, estipular prazos e analisar se os resultados estão de acordo com o que estava planejado pela organização.

Através dela, você vai compreender os princípios básicos que regem esse setor tão importante dentro de uma organização, aprendendo os desafios dessa área, noções de contabilidade e muito mais.

Agora vamos entender mais sobre gestão financeira e a sua importância.

Por que é importante uma boa Gestão Financeira?

Vamos analisar a imagem a seguir...

A imagem apresenta as 4 perguntas fundamentais para obter uma boa gestão financeira


Essas são as 4 perguntas fundamentais dentro de uma boa gestão financeira e demonstram de forma clara o porquê de sua importância.

Se você como gestor financeiro não sabe a resposta para essas perguntas, significa que está fazendo algo de errado!

Somente a partir da análise dos indicadores financeiros de uma empresa é possível entender para onde ela está indo, se você deve continuar nesse caminho ou tomar medidas para que os resultados melhorem.

A segunda questão importante é entender se a empresa está operando no lucro ou no prejuízo. Isso parece óbvio, mas a grande maioria das organizações tiram suas conclusões a partir do fluxo de caixa, que é o que sobra. Porém, isso não tem nada a ver com lucro ou prejuízo.

Muitas vezes as empresas têm sobra de caixa, mas a operação está no prejuízo, assim como podem ter falta de caixa, e a operação está dando lucro.

Por isso é importante entender verdadeiramente se a empresa está tendo lucro ou não. Para que seja possível tomar ações corretivas quando o negócio não está seguindo como desejado.

Outra questão importante é entender quais ações podem ser tomadas para alcançar as melhorias desejadas. Uma vez entendido os indicadores e se realmente a empresa tem uma boa rentabilidade ou não, é preciso traçar ações para chegar no patamar de desempenho desejado.

Por fim, fazer gestão financeira é importante para entender o que a empresa tem a receber, o que tem para pagar e como está o balanceamento dos recursos financeiros.

Dessa forma, você conseguirá identificar se consegue honrar com as dívidas no curto prazo com o que tem a receber, compreendendo o balanceamento entre o ativo e o passivo da organização.

Entendendo melhor a administração Financeira

Após entender o que é Gestão Financeira e qual sua importância, você precisa entender o conceito de administração financeira, que pode ser dividida em três partes, sendo elas:

A imagem apresenta as três partes da administração financeira


Nesse artigo iremos focar nas finanças corporativas, mas caso queira aprender sobre finanças pessoais, temos um artigo completo no blog ensinando como usar uma planilha de controle financeiro no Excel para organizar seus gastos.

Voltando às finanças corporativas, é preciso entender que o principal foco de uma boa gestão financeira é a criação de valor.

Ou seja, de forma fácil de entender, é necessário que os ganhos relacionados aos investimentos sejam maiores do que os custos de financiamento.

Ganhos x Custos


Afinal, de nada adianta o gestor ter inúmeras qualidades, entender de números, saber conceitos de gestão e não conseguir fazer a empresa fechar no positivo.

Pensando nisso, existem 3 pilares que devem ser levados em consideração na hora de tomar decisões que impactem nas finanças corporativas, e são eles:

Investimentos: Quais ativos a empresa deve investir?

Financiamento: Como levantar os recursos necessários para os investimentos pretendidos?

Dividendos: O que fazer com o resultado dos investimentos?


Seguindo esse raciocínio e respondendo sempre essas três perguntas, com certeza você tomará boas decisões!

Mas atenção! Não faz sentido investir mal apenas por ter financiado bem! Tudo deve ser feito de maneira harmônica para alcançar o máximo retorno possível, como você pode ver a seguir:

Maximização do retorno: Comparação dos fluxos de caixa com o custo de oportunidades (uso alternativo) e não com sua fonte de financiamento

Funções da Gestão Financeira

Dentro do foco que estamos tratando, que são as finanças corporativas, podemos destacar 4 papéis importantes que uma boa gestão financeira desempenha dentro de uma organização, e são eles:

  • Planejamento Financeiro: Evidenciar a necessidade de crescimento da organização, identificar problemas e desafios futuros, selecionar ativos rentáveis e condizentes com a empresa e estabelecer rentabilidade mínima dos ativos.
  • Controle financeiro ou controladoria: Acompanhar e avaliar o desempenho financeiro da empresa, analisar desvios dos indicadores financeiros, comparando o previsto com o realizado, definir medidas corretivas básicas, implementar medidas corretivas e verificar eficácia, verificar a emissão de notas fiscais.
  • Administração de ativos: Estabelecer a melhor estrutura em termos de risco e retorno dos ativos (gestão de riscos), acompanhar defasagens entre entradas e saídas (fluxo de caixa, gestão do capital de giro) e fazer uma boa gestão de investimentos.
  • Administração de passivos: Gerenciar a estrutura de capital (financiamentos) da organização e garantir a estrutura de capital mais eficaz em termos de liquidez, risco financeiro e redução de custos.

Como você pode notar, essas 4 atividades são de extrema importância para a vida econômica de uma empresa.

Uma organização que não pense em seus ativos, passivos, que não faça um planejamentoe não saiba controlar seus gastos, é uma organização fadada ao fracasso!

E você certamente não quer ser responsável por cometer esse erro, não é mesmo?

Outro ponto importante que deve ser analisado pelo gestor financeiro é quais ações são de longo prazo e quais são de curto prazo. Veja a seguir:

A imagem apresenta as funções em curto e longo prazo.


Quando você compreende esse quadro, percebe a importância de se fazer uma boa gestão para o presente, porém também compreende como essas atitudes positivas irão impactar futuramente na empresa.

Muitos gestores pecam por pensar somente no presente, querendo resultados rápidos para poder apresentar aos seus superiores.

Não entenda errado, resultados rápidos são bons e devem ser alcançados, porém é preciso entender que algumas ações só irão gerar resultados com o tempo, e se bem trabalhadas, podem mudar a vida financeira de uma organização!

Quais são os erros mais comuns cometidos na Gestão Financeira?

Saber quais são e como se prevenir dos principais erros cometidos na gestão financeira, é garantir que seu negócio não vá para o mesmo caminho de organizações com má gestão das finanças.

1. Não realizar uma análise frequente do desempenho

É essencial que seja frequente as análises de desempenho, quando ocorre um acompanhamento mais próximo e constante dos resultados obtidos, o risco de perder a direção do negócio é reduzido.

Uma dica para facilitar todo processo, é contar com um bom sistema de gestão financeira.

2. Não ter controle de estoque

Se sua empresa tem necessidade de lidar com estoque, é fundamental que exista um controle assertivo em seu armazenamento, além de boas práticas para gestão do mesmo. Isso faz com que você evite gastos desnecessários.

3. Misturar finanças corporativas com as pessoais

Se você tem feito isso, aconselho que pare! Uma das principais regras deve ser existir a separação entre suas finanças pessoais com as finanças da sua empresa. Mantenha o capital em contas separadas.

4. Desconsiderar o capital de giro

É muito comum, que muitos gestores acabam se preocupando apenas com as metas a médio e longo prazo. Um dos fatores que contribuem para isso, além do costume rotineiro, é o fato de obterem bons prazos em negociações.

Mas, não se deve jamais esquecer do capital de giro. Ele pode ser utilizado para contas mensais da empresa ( como água, luz), o salário dos colaboradores e etc.

Conserve seu capital de giro fechando boas negociações com prazo de pagamento curto, dessa forma, você não corre o risco de ter que retirar de outros investimentos para se manter em dia com as questões mensais.

Essa é a trilha para o sucesso!

Com o kit Gestão Financeira, você receberá 21 planilhas para controlar as finanças na sua empresa e até mesmo na sua vida pessoal.

Aprenda com ele a organizar: Análise de Ponto de Equilíbrio, Análise de Produto por Giro de Venda, Balanço Socioambiental, Contas a receber, Controle de Cheque , Controle de Comissão de Vendas, Controle de Orçamento e Despesas, Controle Financeiro de Vendas, Cotação de Preços, Custos de Fabricação, Fluxo de Caixa com Análise bancaria, Caixa Diária, Por Centro de Custo, Gestão de Compras, Indicadores Financeiros, Investimento Iniciais para abertura de Negócios, Mapa de Análise Financeira, Margem de Contribuição e Lucratividade, Necessidade de Capital de Giro e Precificação de Produto.

Vai ficar de fora desse KIT de Gestão financeira recheado de conteúdo rico? Bora crescer com a gente!

Banner do Kit de Planilha

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira - Clique e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Gestao Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.