O que é fluxo de caixa?
Para que serve o fluxo de caixa?
Como fazer um fluxo de caixa no Excel?
Veja na vídeo aula abaixo o funcionamento da planilha
Passo a passo para criar um fluxo de caixa no Excel
Aprenda mais!

Aprenda como é fácil ter o controle do fluxo de caixa da sua empresa utilizando o Excel

Uma planilha simples para otimizar o controle das movimentações financeiras e analisar o fluxo de caixa de forma descomplicada!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda como é fácil ter o controle do fluxo de caixa da sua empresa utilizando o Excel

Se você olhar apenas para as vendas de uma empresa, pode enxergar um cenário financeiro diferente do real. É fácil se iludir com grandes vendas, mas é necessário saber, também, os gastos que virão pela frente, chegando na realidade escondida. Por isso, é indispensável entender o fluxo de caixa de uma empresa.

O principal objetivo desse artigo é oferecer para você uma ferramenta prática e objetiva para análises das movimentações de caixa por meio de uma planilha do Excel. Com o auxílio dela será possível ter um controle financeiro detalhado das entradas e saídas de dinheiro de sua empresa, garantindo saúde financeira e maior assertividade na tomada de decisões.

Mas antes de começar, é preciso entender alguns conceitos básicos. Vamos lá?

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta que permite a visualização das movimentações financeiras de um negócio. Com ele, é possível analisar as entradas e saídas da empresa, ou seja, o montante recebido e gasto durante um período de tempo.

Para que serve o fluxo de caixa?

O fluxo de caixa serve para que seja possível entender a realidade financeira da empresa. Sem um bom entendimento de como está a saúde financeira do seu negócio, não é possível identificar oportunidades importantes como a possibilidade de fazer investimentos de forma responsável sem comprometer o caixa ou até mesmo identificar a necessidade de redução de despesas.

Além disso, o fluxo de caixa permite a previsibilidade, tornando possível criar uma noção do quanto haverá em caixa em um certo período de tempo. Dessa forma, decisões mais assertivas em relação ao futuro no seu negócio podem ser tomadas.

Agora que você aprendeu os conceitos básicos sobre o que é e para que utilizar o fluxo de caixa, vamos à prática! A seguir, você aprenderá o passo a passo para criar um fluxo de caixa no Excel, de maneira simples rápida. Confira!

Como fazer um fluxo de caixa no Excel?

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar a planilha que disponibilizamos para você.

Você já ouviu falar sobre fluxo de caixa? É um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado. Esse fluxo deixa fácil identificar os lucros e despesas da sua empresa.

Mas quer uma ajuda para deixar ainda mais fácil? Criamos uma planilha de Fluxo de Caixa, para você poder calcular a rentabilidade do seu negócio. Baixe agora mesmo e não perca mais tempo!

Clique aqui e faça o download!

Veja na vídeo aula abaixo o funcionamento da planilha

Passo a passo para criar um fluxo de caixa no Excel

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

Exemplo de fluxo de caixa no excel

Contas

A primeira aba de contas tem o intuito de reunir informações básicas sobre a empresa, já discriminando as contas em seus diferentes tipos. Os campos marcados em pretos tidos como "tópicos", e os seus subtópicos deverão ser preenchidos de acordo com a realidade da empresa. No exemplo abaixo, tem se o tópico de Receita, que deve ser preenchido com os produtos e serviços que geram receita para a empresa.

Contas

Receitas, Despesas e Projeção

Receitas e Despesas: as receitas e despesas possuem campos para acompanhamento detalhado do fluxo de caixa para os dozes meses do ano. O preenchimento da mesma é intuitivo e deve ser feito de modo a possibilitar um gerenciamento preciso.

  • Data: data da movimentação;
  • Item: discriminação objetiva do item de modo a facilitar a identificação;
  • Plano de Contas: preenchimento com o plano de contas referente, de acordo com a aba anterior;
  • Entrada: indicar o valor que está "entrando" no caixa da empresa;
  • Saída: indicar o valor que está "saindo" do caixa da empresa;
  • Situação: selecionar a situação atual do pagamento. Caso a mesma se modifique, esta deve ser atualizada;

Planilha fluxo de caixa

  • Projeção: Nessa aba prosseguiremos com o cadastramento dos dados. Nos campos na cor branca, iremos cadastrar os dados referentes ao que projetamos para aquele mês. Esses dados serão usados posteriormente a fim de estabelecer comparações entre o Projetado e o Realizado, de modo a acompanhar mais efetivamente o desempenho dos fluxos de dinheiro.

Projeção fluxo de caixa

DRE

A Demonstração do Resultado do Exercício visa evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício através do confronto das receitas, custos e resultados, oferecendo uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos.

Com o preenchimento da aba anterior, a planilha irá apresentar a DRE referente a cada mês, conforme o exemplo:

Fluxo de caixa DRE

Fluxo de Caixa

A aba de Fluxo de Caixa é interessante por apresentar de forma objetiva as informações acumulativas mensais de despesas e receitas, sendo possível ainda realizar um comparativo entre o realizado e planejado.

  • Realizado: apresenta o realizado em cada mês, de acordo com as receitas e despesas preenchidas;
  • Variações: mostra as variações entre um determinado mês e o subsequente, tanto para as receitas, despesas e saldo final

Fluxo de Caixa no Excel

  • Projetado: deve ser preenchido com os valores de receitas e despesas projetados para cada mês;

Fluxo de Caixa no excel

  • Gráficos:

Realizado: ilustra os valores de receita, despesas e saldos realizados;

Gráfico no excel

Gráfico no excel

Panorama

É uma aba resumo que, por meio dos gráficos, realiza um compilado das informações e permite uma rápida e geral leitura do andamento dos fluxos de dinheiro.

Gráfico de receita e despesas no excel


Nos gráficos mostrados abaixo basta escolher o mês na caixa de seleção e os resultados referentes àquele mês são atualizados de maneira automática.

Gráfico com resultado realizado e efetivado no excel

Aprenda mais!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Fluxo De Caixa Com Analise Bancaria

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.