Se você olhar apenas para as vendas de uma empresa, pode enxergar um cenário financeiro diferente do real. É fácil se iludir com grandes vendas, mas é necessário saber, também, os gastos que virão pela frente, chegando na realidade escondida. Por isso, é indispensável entender o fluxo de caixa de uma empresa.

O principal objetivo desse artigo é oferecer para você uma ferramenta prática e objetiva para análises das movimentações de caixa por meio de uma planilha do Excel. Com o auxílio dela será possível ter um controle financeiro detalhado das entradas e saídas de dinheiro de sua empresa, garantindo saúde financeira e maior assertividade na tomada de decisões.

Mas antes de começar, é preciso entender alguns conceitos básicos. Vamos lá?

 

O que é fluxo de caixa?

 

O fluxo de caixa é uma ferramenta que permite a visualização das movimentações financeiras de um negócio. Com ele, é possível analisar as entradas e saídas da empresa, ou seja, o montante recebido e gasto durante um período de tempo.

 

Para que serve o fluxo de caixa?

 

O fluxo de caixa serve para que seja possível entender a realidade financeira da empresa. Sem um bom entendimento de como está a saúde financeira do seu negócio, não é possível identificar oportunidades importantes como a possibilidade de fazer investimentos de forma responsável sem comprometer o caixa ou até mesmo identificar a necessidade de redução de despesas.

Além disso, o fluxo de caixa permite a previsibilidade, tornando possível criar uma noção do quanto haverá em caixa em um certo período de tempo. Dessa forma, decisões mais assertivas em relação ao futuro no seu negócio podem ser tomadas.

Agora que você aprendeu os conceitos básicos sobre o que é e para que utilizar o fluxo de caixa, vamos à prática! A seguir, você aprenderá o passo a passo para criar um fluxo de caixa no Excel, de maneira simples rápida. Confira!

 

Como fazer um fluxo de caixa no Excel?

 

Para você poder acompanhar este artigo de forma dinâmica, não deixe de baixar a planilha que disponibilizamos para você. Basta clicar na imagem abaixo!

 

Planilha fluxo de caixa


 

Veja na vídeoaula abaixo o funcionamento da planilha

 

 

Passo a passo para criar um fluxo de caixa no Excel

 

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

 

                          Fluxo de Caixa

 

Contas

A primeira aba de contas tem o intuito de reunir informações básicas sobre a empresa, já discriminando as contas em seus diferentes tipos. Os campos marcados em pretos tidos como “tópicos”, e os seus subtópicos deverão ser preenchidos de acordo com a realidade da empresa. No exemplo abaixo, tem se o tópico de Receita, que deve ser preenchido com os produtos e serviços que geram receita para a empresa.

 

  Planilha Excel Fluxo de Caixa

 

Receitas, Despesas e Projeção

 

Receitas e Despesas: As receitas e despesas possuem campos para acompanhamento detalhado do fluxo de caixa para os dozes meses do ano. O preenchimento da mesma é intuitivo e deve ser feito de modo a possibilitar um gerenciamento preciso. 

  • Data: data da movimentação;

  • Item: discriminação objetiva do item de modo a facilitar a identificação;

  • Plano de Contas: preenchimento com o plano de contas referente, de acordo com a aba anterior;

  • Entrada: indicar o valor que está “entrando” no caixa da empresa;

  • Saída: indicar o valor que está “saindo” do caixa da empresa;

  • Situação: selecionar a situação atual do pagamento. Caso a mesma se modifique, esta deve ser atualizada.

 

Planilha fluxo de caixa

 

Projeção: Nessa aba prosseguiremos com o cadastramento dos dados. Nos campos na cor branca, iremos cadastrar os dados referentes ao que projetamos para aquele mês. Esses dados serão usados posteriormente a fim de estabelecer comparações entre o Projetado e o Realizado, de modo a acompanhar mais efetivamente o desempenho dos fluxos de dinheiro.

 

                             Planilha fluxo de caixa

DRE

 

A Demonstração do Resultado do Exercício visa evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício através do confronto das receitascustos e resultados, oferecendo uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins legais de divulgação, em geral são feitas mensalmente para fins administrativos.

Com o preenchimento da aba anterior, a planilha irá apresentar a DRE referente a cada mês, conforme o exemplo:

 

                         Planilha fluxo de caixa

                        

Fluxo de Caixa

 

A aba de Fluxo de Caixa é interessante por apresentar de forma objetiva as informações acumulativas mensais de despesas e receitas, sendo possível ainda realizar um comparativo entre o realizado e planejado.

  • Realizado: apresenta o realizado em cada mês, de acordo com as receitas e despesas preenchidas;

  • Variações: mostra as variações entre um determinado mês e o subsequente, tanto para as receitas, despesas e saldo final;

 

                   Planilha fluxo de Caixa

  • Projetado: deve ser preenchido com os valores de receitas e despesas projetados para cada mês;

 

                    Planilha fluxo de caixa

  • Gráficos:

    • Realizado: ilustra os valores de receita, despesas e saldos realizados;

  

                Planilha fluxo de caixa

                 Planilha fluxo de caixa 

 

Panorama

 

É uma aba resumo que, por meio dos gráficos, realiza um compilado das informações e permite uma rápida e geral leitura do andamento dos fluxos de dinheiro.

 

              Planilha fluxo de caixa

              Planilha fluxo de caixa

 

Nos gráficos mostrados abaixo basta escolher o mês na caixa de seleção e os resultados referentes àquele mês são atualizados de maneira automática.

 

            Planilha fluxo de caixa

 

Aprenda mais!

 

Controlar o fluxo de caixa da sua empresa pelo Excel pode ser bem fácil com essa planilha pronta, não é mesmo? Entretanto, pode parecer um pouco mais difícil para quem ainda não domina o Excel. Mas fica tranquilo que a Voitto te ajuda! 

Se você está um pouco confuso com algumas funções ou formatações do Excel e deseja aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa, você não pode perder a chance de fazer a nossa formação Master em Excel.

Com ela, através de uma abordagem 100% prática, você terá  uma imersão completa nessa ferramenta, aprendendo desde os conceitos básicos até os recursos mais avançados, te proporcionando as habilidades necessárias para alavancar resultados! 

Está esperando o que? Não perca tempo e clique no botão abaixo para começar o curso!

 

Formação Master em Excel

 

Gostou do artigo? Deixe seu comentário pra gente!