O que é o Fluxo de Caixa?
Qual a importância do Fluxo de Caixa?
Como fazer uma boa gestão do Fluxo de Caixa?
Como elaborar o Fluxo de Caixa?
Quais são os tipos de Fluxo de Caixa?
Como calcular o Fluxo de Caixa de uma empresa?
Veja como manter a saúde financeira do seu negócio!

Entenda como elaborar e calcular o Fluxo de Caixa da sua empresa

Saiba o significado e a importância do Fluxo de Caixa, uma ferramenta essencial para o gerenciamento das movimentações financeiras do seu negócio.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda como elaborar e calcular o Fluxo de Caixa da sua empresa

O fluxo de caixa é uma ferramenta utilizada para registrar e acompanhar as movimentações financeiras de uma empresa.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 60% das empresas fecham as portas após 5 anos de sua entrada no mercado. Será que isso tem relação ou poderia ser evitado com uma boa análise do fluxo de caixa?

Veremos que isso acontece, na maioria das vezes, pela falta de gestão e planejamento financeiro. Muitos empresários pensam ser muito caro ou até mesmo difícil e trabalhoso fazer esse controle.

Apesar do fluxo de caixa parecer ser uma ferramenta complicada, ela, na verdade, é relativamente simples e pode ser automatizada facilmente pelo Excel.

Neste artigo você entenderá tudo sobre o fluxo de caixa, sua importância, como calcular, realizar uma boa gestão, os diversos tipos existentes para aplicar no seu negócio e muito mais!

Acompanhe os seguintes tópicos para guiar o seu aprendizado:

  • O que é o Fluxo de Caixa?
  • Qual a importância do Fluxo de Caixa?
  • Como fazer uma boa gestão do Fluxo de Caixa?
  • Como elaborar o Fluxo de Caixa?
  • Quais são os tipos de Fluxo de Caixa?
  • Como calcular o Fluxo de Caixa de uma empresa?

Continue a leitura para entender tudo sobre fluxo de caixa! Vamos lá?

O que é o Fluxo de Caixa?

O fluxo de caixa é composto por todas as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa. Basicamente, é uma ferramenta que permite a visualização das movimentações financeiras de um negócio.

Para que possamos gerenciar o nosso dinheiro e o dinheiro da nossa organização, entender as nossas oportunidades em termos financeiros, saber qual o nosso saldo de caixa e onde podemos captar recursos, precisamos primeiro conhecer o básico do que é o fluxo de caixa.

É preciso registrar tudo no fluxo de caixa da empresa, qualquer tipo de entrada e saída. Um dos maiores erros é ignorar as pequenas entradas e saídas de dinheiro.

Qual a importância do Fluxo de Caixa?

O fluxo de caixa auxilia no gerenciamento de gastos, fazendo os registros das despesas da organização, tornando assim muito mais fácil um trabalho de redução de custos. Não é possível definir metas de melhoria sem conhecer os dados históricos para analisar.

Quando você estrutura seu fluxo de caixa, é possível ter controle financeiro da organização, uma vez que o fluxo de caixa permite a previsibilidade, isto é, saber quanto terá em caixa daqui a um mês, dois meses ou um ano.

Para melhorar as tomadas de decisões, o fluxo de caixa pode servir como embasamento, já que ali estão todos os dados de suas finanças.

Como fazer uma boa gestão do Fluxo de Caixa?

Para garantir uma boa gestão do fluxo de caixa é necessário levar em consideração os seguintes fatores:

  • Diminuir a necessidade de capital de giro: quanto mais se encurtar o tempo entre o pagamento de fornecedores e o recebimento de clientes, melhor será a saúde financeira e o controle do fluxo de caixa;
  • Ter fluxo de caixa positivo: busque sempre ter mais entrada do que saída, do contrário a empresa não sobrevive;
  • Planejar o controle de estoques: se tem estoque, tem dinheiro parado que poderia estar sendo utilizado para outras coisas. Por outro lado, se o estoque está muito baixo pode-se estar perdendo vendas. Por isso o bom controle é importante para a sustentabilidade do negócio.

Como elaborar o Fluxo de Caixa?

Vamos a um passo a passo simples para elaborar seu fluxo de caixa:

1. Separe entradas e saídas nas seguintes categorias:

  • Fluxo de Investimentos: aquisição de ativos fixos (saídas de caixa) e vendasde ativos fixos (entradas de caixa). Como por exemplo a compra ou a venda de equipamentos;
  • Fluxo de Financiamento: entradas provenientes de capital próprio e de terceiros; saídas para pagamentos de empréstimos, financiamentos, distribuição de lucros e devolução do capital dos sócios;
  • Fluxo de Operações: fluxo de caixa do dia a dia. Por exemplo: receitas e despesas com estoques e matéria-prima; contas a pagar como água, energia elétrica e impostos; entradas de caixa pela venda de produtos e mercadorias.

2. Registre todas as receitas e despesas:

  • Utilize uma ferramenta para registro: pode ser umaplanilha no Excel ou alguma ferramenta de gestão. O importante é que tudo seja registrado.
  • Controle diário: para que você não corra o risco de esquecer alguma entrada ou saída de recursos, lembre-se de fazer anotações todos os dias;
  • Lançamento correto dos dados: atenção para não anotar valores errados é importante para que o fluxo de caixa esteja totalmente correto.

3. Faça a análise dos dados:

  • Receitas e Despesas: verifique quanto você tem de receita e despesa no período (dia e mês) e se tem lucroou prejuízo, com o histórico é possível identificar sazonalidade comparando períodos;
  • Saldo Mensal e Acumulado: mostra quanto dinheiro você tem em caixa ao final do período (Saldo final = Saldo inicial + Entradas - Saídas). Acompanhe variações do dinheiro em caixa e tenha uma reserva;
  • Lucro: para calculá-lo é preciso considerar todos os gastos da empresa naquele mês e diminuí-los do valor gerado com as vendas. Acompanhe também a lucratividade do negócio;
  • Gráficos e Indicadores: eles permitem que você entregue tendências de crescimento, ou queda no seu negócio em receitas, ou despesas, além disso, é possível entender a distribuição das receitas e despesas nas categorias criadas.

E por falar em Excel…

Um fato: não existe outra ferramenta mais completa que o Excel.

Para elaborar um excelente fluxo de caixa, nada mais justo do que fazer uso das planilhas, não é verdade?

Para tornar esse processo ainda mais simples, pois sabemos que se você está aqui é porque se importa com a saúde financeira do seu negócio, liberamos a nossa Planilha de Fluxo de Caixa no Excel!

Faça o download gratuito clicando no botão abaixo e facilite a gestão financeira da sua empresa!

Planilha Fluxo de Caixa

Quais são os tipos de Fluxo de Caixa?

Agora vamos conhecer os diferentes tipos de fluxo de caixa que você pode aplicar no seu negócio:

Fluxo de Caixa projetado

É a estimativa do quanto de entrada e saída financeira a empresa terá nos meses que seguirão.

É preciso avaliar como é a forma de pagamento dos clientes: qual a porcentagem que paga à vista, qual a porcentagem que parcela e de quantas vezes é feito esse parcelamento.

Proporciona melhor planejamento financeiro para a empresa que o utiliza.

Tabela exemplificando a estrutura de Fluxo de caixa projetado

Fluxo de Caixa livre

Basicamente, é o dinheiro que sobra após os pagamentos de todos os custos.

Se o saldo for positivo, as receitas foram maiores que as despesas.

O fluxo de caixa livre é uma ferramenta muito útil para analisar a capacidade da empresa de gerar caixa em curto, médio e longo prazo.

É um parâmetro para analisar se a empresa está tendo lucratividade. Servindo para analisar e controlar o comportamento do negócio e a tendência de continuar neste movimento ou não.

Ele pode ser usado, por exemplo, para manter o capital de giro da empresa ou para algum investimento. No caso de uma expectativa de capital em excesso em determinado período, os gestores podem tomar decisões de maneira a aproveitar este recurso de maneira produtiva.

Fluxo de Caixa operacional

Esse tipo de fluxo de caixa ajuda o gestor a entender se a empresa está gerando lucro, pois fornece dados que auxiliam na visualização do desempenho da organização a partir das operações.

Fluxo de Caixa direto

Apesar de ser considerado complicado, o fluxo de caixa direto é o mais utilizado para analisar e controlar os recursos de entrada e saída da empresa.

É composto pelo saldo inicial, operacional e final do caixa, além das contas a pagar e a receber.

Fluxo de Caixa indireto

Já esse tipo de fluxo de caixa é muito utilizado no mundo dos investimentos. Ao contrário do direto, o fluxo de caixa indireto não possibilita a visualização das entradas e saídas.

Além disso, para utilizá-lo, recomenda-se o conhecimento do Balanço Patrimonial e DRE, visto que os dados são apurados nesses demonstrativos financeiros.

Fluxo de Caixa descontado

Por fim, o fluxo de caixa descontado funciona como um método para projetar o valor de uma empresa com base nos rendimentos que ela pode proporcionar futuramente.

Como calcular o Fluxo de Caixa de uma empresa?

Se a análise mês a mês do seu fluxo de caixa está trazendo informações ainda pouco palpáveis para suas análises, você pode querer mensurar o que essas entradas e saídas, passadas ou futuras, representam para você no presente.

Para isso, você precisa, antes de qualquer coisa, determinar a Taxa Interna de Retorno (TIR) da sua empresa. Com ela você saberá o quanto este dinheiro te renderia durante os meses caso você o investisse hoje na sua empresa. Por isso, serve como base para valorizar e desvalorizar o seu dinheiro no tempo.

Com o TIR em mãos você já pode entender e utilizar a seguinte fórmula:

VP=VF/(1+TIR)^n

Sendo:

  • VP: valor presente;
  • VF: valor Futuro;
  • TIR: taxa de juros;
  • n: número de períodos (geralmente meses ou anos).

O Fluxo de Caixa deve ser apurado em regime de caixa ou regime de competência

No regime de competência, tanto as vendas quanto as compras são contabilizadas no momento em que elas ocorrem, não importando se o pagamento será efetuado agora ou daqui a um mês.

Já no regime de caixa, despesas e receitas só serão contabilizadas no momento que o pagamento ou recebimento for efetuado. E é neste regime que entra o fluxo de caixa.

Veja como manter a saúde financeira do seu negócio!

Agora que você já sabe calcular o fluxo de caixa de acordo com a necessidade da empresa, você pode então ampliar seus conhecimentos!

O segredo para manter a saúde financeira do seu negócio é, curiosamente, entender os Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira!

O conteúdo do nosso treinamento é repleto de procedimentos que ensinam a planejar, analisar e controlar todas as movimentações de uma empresa.

Aprenda a fazer um Balanço Patrimonial, elaborar um fluxo de caixa, aplicar o DRE, a diferença entre despesa, gasto e custo e muito mais!

Aplique o cupom BLOG100 para se capacitar gratuitamente! Clique no botão abaixo e inicie a sua jornada do conhecimento:

Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Gestão Financeira

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Gestão Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.