O que é custo de fabricação?
Dica de ouro!
Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha
Passo a passo para o preenchimento da planilha de gerenciamento de custos de fabricação
Quer saber mais sobre Excel?

Aprenda como fazer o gerenciamento de custos de fabricação do seu negócio de forma simples utilizando o Excel

Aprenda agora mesmo a fazer o gerenciamento de custos de uma empresa com a nossa planilha do Excel.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda como fazer o gerenciamento de custos de fabricação do seu negócio de forma simples utilizando o Excel

Um dos meios eficazes para assegurar que a empresa tenha um desempenho satisfatório, é o uso contínuo dos sistemas de controles internos. Estes proporcionam segurança para a administração na busca que seus objetivos e metas estabelecidas sejam atingidos.

Logo, seja qual for o processo, é importante que a empresa tenho meios de controlá-los, que variam de acordo com a complexidade dos mesmos.

Quanto aos gerenciamento de custos, especificamente, a necessidade de registro e controle dos mesmos é intrínseca, visto que esses influenciam diretamente no lucro da empresa.

Sendo assim, para aprender a registrar e acompanhar de forma detalhada os principais custos de fabricação do seu negócio, você encontrará neste artigo uma planilha gratuita e editável para que você possa usar e adaptar à realidade da sua empresa.

Além disso, aprenderá alguns conceitos importantes em relação ao gerenciamento de custos.

Então não perca tempo e acompanhe nosso artigo até o fim!

O que é custo de fabricação?

Custo de fabricação se refere aos custos inerentes à fabricação de determinado produto, levando em consideração custos diretos e indiretos.

Ter o controle e saber exatamente os custos envolvidos na produção, faz com que melhores decisões sejam tomadas, beneficiando os resultados da empresa.

Dica de ouro!

Para se ter um bom gerenciamento de uma empresa, é importante conhecer quais são os seus centros de custo, ou seja, saber quais são os seus maiores gastos e receitas.

Dessa forma, desenvolvemos para você a Planilha de Fluxo de Caixa por Centro de Custo, a fim de que possa identificar e controlar esses valores de maneira mais fácil!

Se deseja possuir uma excelente ferramenta para manter o controle de suas despesas, baixe agora esse material clicando no botão abaixo!

planilha fluxo de caixa por centro de custo

Agora que você já tem sua planilha em mãos, que tal assistir uma videoaula para aprender como usá-la?

Veja na videoaula abaixo o funcionamento da planilha

Passo a passo para o preenchimento da planilha de gerenciamento de custos de fabricação

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas da planilha de gerenciamento de custos de fabricação. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

Planilha de gerenciamento de custos de fabricação

1. Custos

O registro de todos os custos deve ser realizado através da aba Custos. Nesta, há separação entre gerenciamento de custos fixos, matéria-prima e mão-de-obra.

Vale ressaltar que os custos fixos são aqueles que independem da produção, ou seja, existirão se empresa produzir 1000 peças ou 0 peças, por exemplo.

As informações referentes a cada tipo de custo devem ser preenchidas conforme os exemplos abaixo:

  • Custos Fixos:

Planilha de gerenciamento de custos de fabricação

  • Custos com matéria-prima:

Planilha de gerenciamento de custos de fabricação

  • Custos com mão-de obra:

Planilha de gerenciamento de custos de fabricação

2. Relatórios

As informações registradas na aba anterior serão ilustradas de forma gráfica na aba Relatório, tornando assim, mais fácil a análise do conjunto de custos. O exemplo abaixo é quanto aos custos fixos, mas há gráficos similares para os três custos citados.

Planilha de gerenciamento de custos de fabricação


Muito simples, não é?

Quer saber mais sobre Excel?

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos De Excel

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.