"A liderança efetiva é colocar em primeiro o que é mais importante. O gerenciamento efetivo é disciplina, realizando isso."
(Stephen Covey)

 

Um dos meios eficientes para assegurar que a empresa tenha um desempenho satisfatório, é o uso contínuo dos sistemas de controles internos. Estes proporcionam segurança para a administração na busca que seus objetivos e metas estabelecido sejam atingidos. Logo, seja qual for o processo, é importante que a empresa tenho meios de controlá-los, que variam de acordo com a complexidade dos mesmos. Quanto aos gerenciamento de custos, especificamente, a necessidade de registro e controle dos mesmos é intrínseca, visto que esses influenciam diretamente no lucro da empresa.

Sendo assim, para aprender a registrar e acompanhar de forma detalhada os principais custos de fabricação de uma empresa, basta ler esse artigo até o final. E mais, você poderá fazer download dessa planilha 100% editável para adaptá-la a sua realidade! Vamos lá?

 

 

Veja na vídeo-aula abaixo o funcionamento da planilha

 

 

Entenda a Ferramenta

 

A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas da planilha de gerenciamento de custos. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

 

 

Custos

 

O registro de todos os custos deve ser realizado através da aba Custos. Nesta, há separação entre gerenciamento de custos fixos, matéria-prima e mão-de-obra. Vale ressaltar que os custos fixos são aqueles que independem da produção, ou seja, existirão se empresa produzir 1000 peças ou 0 peças, por exemplo.

As informações referentes a cada tipo de custo devem ser preenchidas conforme os exemplos  abaixo.

  • Custos Fixos:

 

 

  • Custos com matéria-prima:

 

 

  • Custos com mão-de obra:

 

 

Relatórios

 

As informações registradas na aba anterior serão ilustradas de forma gráfica na aba Relatório, tornando assim, mais fácil a análise do conjunto de custos. O exemplo abaixo é quanto aos custos fixos, mas há gráficos similares para os três custos citados.

 

 

E aí, gostou?

 

Tenho certeza que sim! Então não perca mais tempo e comece seu gerenciamento de custos agora mesmo. É só clicar no botão abaixo para ter acesso a planilha que você acabou de aprender a utilizar, podendo editá-la por completo para atender as suas necessidades. 

 

 

Quer ir além?

 

Separei alguns estudos de caso com referências sobre o assunto para que você dê continuidade na sua capacitação e aprenda mais sobre gerenciamento de custos!  

 

K Abbas - 2001 - repositorio.ufsc.br
 

DZ De Florio, FC Fonseca, ENS Muccillo, R Muccillo - Cerâmica, 2004 - SciELO Brasil
 

R Cooper, R Slagmulder - HSM Management, 2003 - sites.google.com