Por onde você se mantém informado sobre economia? Já pensou em dar uma chance para os podcast de finanças e investimento? Pois é, nosso país tem um péssimo comportamento de consumo.

A prova disso são os recordes recentes no número de inadimplentes aferidos pelo Serasa, por isso é importante rever os conceitos sobre educação financeira, tanto na sua casa como no seu negócio. Mas onde entram os Podcast?

A mídia, de uma maneira geral, vem se adaptando e diversificando os seus canais de comunicação. Um desses canais são os famosos podcasts em áudios com formato e pauta definidos, como num programa de rádio.

A grande diferença é que isso está disponível a qualquer momento e de graça na palma da sua mão. 

Hoje, existe uma infinidade de podcasts dos mais variados estilos e temas, nessa lista separamos 7 podcast sobre investimentos e finanças para ampliar sua visão sobre o mundo dos negócios e que vão ajudá-lo a se manter informado sobre as novidades no mercado financeiro, preparados?

 

1. Poupecast

 

Ganhadora do prêmio comunique-se, Nathalia Arcuri é jornalista, especialista em finanças e possui o maior canal do Youtube brasileiro sobre educação financeira; Comanda o PoupeCast, que explica tudo o que você precisa saber sobre finanças e investimentos.

No podcast, Nathalia aborda os temas com muita irreverência e descontração, bem diferente dos outros comunicadores da área, dando dicas prática para “desfuder” (conceito usado pela apresentadora) a sua vida financeira. O programa não tem um dia fixo para o post, mas toda a semana fica disponível um novo programa, muitas vezes mais de um.  

 

Clique na imagem para acessar o Poupecast:

imagem podcast: poupcast

 

2. Drops de Inteligência Financeira

 

Na segunda posição da nossa lista de Podcasts sobre finanças e investimentos, temos Gustavo Cerbasi. Ele é autoridade em educação financeira e possui diversos livros sobre o tema incluindo “Casais Inteligentes Enriquecem Juntos”, best-seller que inspirou o filme “Até que a Sorte nos Separe”.

Seu podcast é uma dose semanal de insights sobre finanças pessoais e investimentos, sempre direto ao ponto e com uma linguagem leve e didática. 

 

Clique na imagem para acessar o Drops de Inteligência Financeira:

imagem podcast: drops de inteligência financeira

 

3. Primo cast

 

Thiago Nigro é o idealizador do projeto Primo Rico, canal no Youtube onde o foco é educação financeira e investimentos. 

Sua paixão pelo tema surgiu após perder 5 mil reais na bolsa de valores. Hoje aos 28 anos é considerado uma das pessoas mais influentes no quesito educação financeira e investimentos.

O Primo cast segue a linha do seu canal no Youtube e aborda de maneira descontraída sobre educação financeira, investimentos, empreendedorismo e análise de livros. O cast é semanal, está em atividade e vai ao ar entre domingo e segunda feira.

 

Clique na imagem para acessar o Primo cast:

imagem podcast: primo cast

 

4. NerdCash

 

Jovem Nerd e Azaghal são os hosts do NerdCast que fala sobre cultura nerd. Ao passar dos anos o cast foi crescendo e adicionando novos programas, para abordar mais temas e ir além do tradicional que já apresentavam.

Assim com uma parceria com a corretora Nova Futura teve início o NerdCash programa que fala de economia e todos os aspectos por trás dela; Além de explicar, de maneira fácil, as diversas formas de investir o seu dinheiro. O programa vai ao ar toda segunda sexta-feira do mês no feed do NerdCast.

 

Clique na imagem para acessar o NerdCash:

imagem podcast: nerd cast

 

5. Stock Pickers

 

Stock Pickers (caçadores de ações) é um dos podcast do portal de notícias infomoney, um dos maiores canais de comunicação sobre mercado financeiro; o podcast é focado no mercado de ações e seu ambiente de negócio.

Os episódios contam com convidados de todos os segmentos, desde de analistas de investimentos a investidores comuns, e é focado em compartilhar as experiências dos investidores com o mercado de ações e informar melhores práticas de gestão das ações, sempre levando em conta o momento atual. 

 

Clique na imagem para acessar o Stock Pickers:

imagem podcast: stock pickers

 

6. Dinheirama Cast

 

Dinheirama é uma empresa especializada em educação financeira, através de seu blog dissemina conteúdos sobre o tema, com o objetivo de aprimorar a gestão financeira das pessoas. 

Um desses conteúdos é o Dinheirama cast, podcast sobre finanças e investimentos que debate conceitos do mercado financeiro a partir da visão dos hosts, Yago Barbosa, Conrado Navarro e Ricardo Pereira. O programa é dividido em temporadas atualmente se encontra na quarta e os programas são semanais.

 

Clique na imagem para acessar o Dinheirama Cast:

imagem podcast: dinheirama cast

 

7. Podcast Educação Financeira

 

O Podcast Educação Financeira é um dos canais informativos derivados do portal de notícias G1, do Grupo Globo.

O podcast é focado em dar dicas rápidas sobre finanças pessoais e investimentos, além disso sempre informam as principais notícias da economia. O podcast é semanal e vai ao ar toda a segunda feira.

 

Clique na imagem para acessar o Podcast Educação Financeira:

imagem podcast: educação financeira

 

Dica bônus: MacroCast BTG

 

O podcast mais recente da lista é um programa da BTG Pactual, um dos maiores bancos de investimento Brasil; O programa discute a conjuntura macroeconômica brasileira atual e seus reflexos para o mercado financeiro.

Com apenas cinco episódios de meia hora, traz informações importantes e te coloca por dentro dos principais movimentos da economia global e brasileira.

 

Clique na imagem para acessar o MacroCast BTG:

imagem podcast: macro cast

 

Pronto para ir além? 

 

Agora que conhecemos os principais podcasts sobre finanças e investimentos, você já pode baixar o Spotify ou algum agregador de podcast. Informe-se e aprenda mais com essa nova ferramenta de aprendizado. 

Além disso, você também pode começar agora mesmo o nosso curso de Gestão Financeira Pessoal! 

Se prepare para estruturar a sua vida financeira, aprender sobre investimentos e sair das dívidas. Clique e conheça:

curso de fundamentos essenciais a gestão financeira

Acha que faltou alguma recomendação? Deixe nos comentários!