O que é Centro de Custo?
Por que fazer um Fluxo de Caixa por Centro de Custo?
Utilizando o Centro de Custo dentro da sua corporação
Veja o funcionamento da planilha de Fluxo de Caixa por Centro de Custo
Passo a passo para o preenchimento da planilha de Fluxo de Caixa por Centro de Custo
Chegou a hora de se capacitar!

Aprenda a criar do zero um Fluxo de Caixa por Centro de Custo em sua empresa!

Reduza suas despesas e aumente a eficiência de sua empresa com o Fluxo de Caixa por Centro de Custo, o melhor meio de análise de gastos por setor da atualidade!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda a criar do zero um Fluxo de Caixa por Centro de Custo em sua empresa!

Sabe como fazer um controle financeiro e de gastos correto? Então conheça a solução! O Fluxo de Caixa por Centro de Custo é uma análise de gastos dentro dos diferentes setores de uma empresa que ajudará no detalhamento da influência de cada área nos custos totais.

Um dos meios eficientes para assegurar que a empresa tenha um desempenho satisfatório é o uso contínuo dos sistemas de controles internos. Estes proporcionam segurança para a administração na busca que seus objetivos e metas estabelecidos sejam atingidos.

Logo, seja qual for o processo, é importante que a empresa tenha meios de controlá-los, que variam de acordo com a complexidade dos mesmos.

Quanto às movimentações financeiras especificamente, a necessidade de registro e controle é intrínseca, visto que as análises oriundas das mesmas são fundamentais para as tomadas de decisões futuras.

O principal objetivo da planilha é oferecer uma ferramenta prática e objetiva para controle e análises das movimentações de caixa de uma empresa, segundo seus centros de custo.

Mas antes de começarmos, é importante abordarmos e citarmos alguns assuntos que serão abordados!

  • O que é Centro de Custo?
  • Por que fazer um Fluxo de Caixa por Centro de Custo?
  • Utilizando o Centro de Custo dentro da sua corporação;
  • Veja o funcionamento da planilha de Fluxo de Caixa por Centro de Custo;
  • Passo a passo para o preenchimento da planilha de Fluxo de Caixa por Centro de Custo.

O que é Centro de Custo?

O centro de custo consiste na separação da empresa em nichos, ou setores, onde cada um deles representará uma parcela de responsabilidade nos custos totais da empresa.

É uma maneira de fazer uma análise mais detalhada do negócio, por meio da análise individual de receitas e despesas destes grupos e entender o impacto deles nas receitas totais da empresa.

Por que fazer um Fluxo de Caixa por Centro de Custo?

Existem vários benefícios em se fazer um fluxo de caixa por centro de custo nas empresas. Alguns deles são:

1. Redução de despesas

Com a análise mais detalhada da saúde financeira do negócio proporcionada pelo centro de custo, é possível identificar de forma mais rápida e fácil possíveis problemas que afetam a possibilidade de haver um melhor aproveitamento dos recursos financeiros.

2. Criação de objetivos adequados

Assim como a análise mais detalhada beneficia a redução de despesas, também apoia a criação de metas adequadas a cada setor, pois leva em consideração a realidade de cada um e seus objetivos de acordo com ela.

3. Melhoria na performance da empresa

Ao ficar evidente como cada setor contribui para os resultados gerais da empresa, metas individuais podem surgir para aumentar a parcela de contribuição, caso esteja inferior se comparado aos demais.

Utilizando o Centro de Custo dentro da sua corporação

Sabemos bem que inicialmente destrinchar o cálculo de despesas de cada setor, mas aqui vão umas dicas para te orientar.

Primeiramente, sabe-se que algumas áreas não possuem custos diretos, diferente do setor de marketing que podemos ter como investimento e custos as ações(propaganda/publicidade) de marketing.

Contudo, se um setor não possui estes investimentos, ainda assim é calculado os recursos para mantê-los, como salário e despesas do ambiente físico, o que nos leva para a próxima dica.

Se um espaço físico é dividido por diferentes setores, este custo deverá ser repartido com equivalência. Ou seja, 50% para cada, contudo uma equipe maior deve ser levada em consideração, então esta deverá absorver maior parte, pois ela ocupa e utiliza uma maior porção.

Fazendo este tipo de organização pode beneficiar qualquer tipo de empresa, mas principalmente as de pequeno porte. Isto porque elas têm maior controle e observação de suas áreas, além de ter um crescimento mais organizado em relação aos gastos e recursos em suas atividades.

Veja o funcionamento da planilha de Fluxo de Caixa por Centro de Custo

Agora venha entender com este vídeo como realizar seu fluxo de caixa por centro de custo e depois tenha nosso passo a passo escrito para melhorar suas compreensão!

Passo a passo para o preenchimento da planilha de Fluxo de Caixa por Centro de Custo

Para começar a criar o fluxo de caixa por centro de custo, você precisa entender a ferramenta. A página inicial possui a estrutura mostrada abaixo. Utilize os botões para navegar entre as abas. Basta clicar no botão e você será direcionado para a aba respectiva. Os gráficos apresentados são uma amostra do que contém nas respectivas abas. Os resultados presentes neste exemplo são meramente ilustrativos.

Início da planilha de Fluxo de caixa por cento de custo

1. Contas

A aba "Contas" tem o intuito de reunir informações básicas sobre a empresa, já as discriminando em seus diferentes tipos. Os campos marcados em pretos tidos como "tópicos", e os seus subtópicos deverão ser preenchidos de acordo com a realidade da empresa.

No exemplo abaixo, tem se o tópico de Receita, que deve ser preenchido com os produtos e serviços que geram receita para a empresa.

Planilha fluxo de caixa por centro de custo

2. Cadastro

Nessa aba deverão ser listados todos os centros de custos para avaliação do fluxo de caixa, conforme exemplo:

Planilha de fluxo de caixa por centro de custo

3. Receitas e Despesas

As receitas e despesas possuem campos para acompanhamento detalhado do fluxo de caixa para os doze meses do ano. O preenchimento da mesma é intuitivo e deve ser feito de modo a possibilitar um gerenciamento preciso.

  • Data: data da movimentação
  • Item: descriminação objetiva do item de modo a facilitar a identificação
  • Plano de Contas: preenchimento com o plano de contas referente, de acordo com a aba anterior
  • Centro Custo: centro de custo referente
  • Entrada: indicar o valor que está "entrando" no caixa da empresa
  • Saída: indicar o valor que está "saindo" do caixa da empresa
  • Situação: selecionar a situação atual do pagamento. Caso a mesma se modifique, esta deve ser atualizada.

Planilha fluxo de caixa por centro de custo

4. DRE

A Demonstração do Resultado do Exercício visa evidenciar a formação do resultado líquido em um exercício, através do confronto das receitas, custos e resultados, oferecendo uma síntese financeira dos resultados operacionais e não operacionais de uma empresa em certo período.

Embora sejam elaboradas anualmente para fins legais de divulgação, em geral, são feitas mensalmente para fins administrativos.

Com o preenchimento da aba anterior, a planilha irá apresentar a DRE referente a cada mês, conforme o exemplo:

Planilha Fluxo de caixa por centro de custo

5. Fluxo de Caixa

A aba de Fluxo de Caixa é interessante por apresentar de forma objetiva as informações acumulativas mensais de despesas e receitas, sendo possível ainda realizar um comparativo entre o realizado e planejado.

  • Realizado: apresenta o realizado em cada mês, de acordo com as receitas e despesas preenchidas
  • Variações: mostra as variações entre um determinado mês e o subsequente, tanto para as receitas, despesas e saldo final

Variações do fluxo de caixa

  • Projetado: deve ser preenchido com os valores de receitas e despesas projetados para cada mês

Fluxo de caixa projetado

  • Projetado x Realizado: faz o comparativo mensal entre os valores projetados e realizados

Comparação entre fluxo de caixa projetado e realizado

  • Gráficos:
    Realizado: ilustra os valores de receita, despesas e saldos realizados

Gráfico do fluxo de caixa realizado


Projetado: ilustra os valores de receita, despesas e saldos projetados

Gráfico do fluxo de caixa projetado

6. DRE por Centro de Custo

Para facilitar as análises, nessa aba será possível verificar as demonstrações mensais para cada centro de custo presente na empresa. Para tanto, basta selecionar o referido centro de custo na parte superior da aba, conforme ilustrado:

Fluxo de caixa por cento de custo

7. Fluxo de Caixa com Centros de Custos

Com a seleção do centro de custo na etapa anterior, os fluxos de caixas mensais apresentados nesta aba, serão referentes ao centro de custo selecionado.

Fluxo de caixa de determinado cento de custo

Viu como é simples?

Chegou a hora de se capacitar!

Você deseja saber montar não apenas esta planilha de fluxo de caixa como também qualquer outra planilha de organização?

Então você está no local certo! O Excel é uma segunda língua, quase obrigatória, no mundo dos negócios, assim como o inglês é no mundo da comunicação. Mas sabemos como é difícil conseguir tempo e disponibilidade para se capacitar.

Então estamos com a solução perfeita para você: o curso Fundamentos de Excel!

Aqui você aprenderá as primeiras etapas para manusear esta ferramenta tão eclética, em qualquer hora e em qualquer lugar que estiver, você monta seu horário!

E o melhor de tudo é que estamos com uma promoção por tempo limitado de 100%, ou seja, você terá acesso a 3h de conteúdo de graça! Basta usar o cupom BLOG100 e aproveitar esta excelente capacitação.

Fundamentos de Excel

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e faça o download!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Fluxo De Caixa Por Centro De Custo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.