O que é o Lean Seis Sigma?
Entendendo o Lean Seis Sigma com Star Wars
Que a força, quero dizer, a arte de gerar resultados esteja com você! Se liga na dica de ouro!

Entenda de uma vez por todas o que é o Lean Seis Sigma com Star Wars!

Aprenda como funciona a metodologia Lean Seis Sigma com os personagens do universo Star Wars de acordo com sua hierarquia e níveis de graduação da especialização.

Thales Campissi
Por: Thales Campissi
Entenda de uma vez por todas o que é o Lean Seis Sigma com Star Wars!

Eu aposto que você conhece a série de filmes, e mais do que isso, o universo de Star Wars, não é mesmo?

Desde os clássicos até os lançamentos mais recentes, os filmes são sempre um grande sucesso e renovam, a cada geração, uma legião de fãs. A franquia, conhecida mundialmente, nos apresenta a Ordem Jedi, cavaleiros que lutam para manter a ordem na galáxia e o equilíbrio da força.

Mas agora, e se eu te disser que há uma relação direta entre a Ordem Jedi e a formação Lean Seis Sigma? E ainda, que existem personagens análogos a cada nível da especialização? Inusitado, não é?

Então, papel e caneta na mão, ou se preferir, estoure a pipoca, que agora eu vou te explicar como estes dois universos se relacionam.

O que é o Lean Seis Sigma?

Lean Seis Sigma é a junção de duas metodologias que visam otimizar processos.

Uma delas é o  Lean Manufacturing, ou manufatura enxuta. Esta visa a eliminação ou, ao menos, a redução de  8 desperdícios. Estes desperdícios são todos os fatores que não agregam valor ao seu produto e você pode descobrir quais são cada um deles acessando o nosso artigo específico sobre o tema.

Lean Manufacturing torna o processo mais eficiente, eliminando os desperdícios para reduzir custos e aumentando a velocidade de produção.

A outra é a  Metodologia Seis Sigma. Esta é uma estratégia gerencial que se baseia no método  DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Incrementar e Controlar) e no uso de ferramentas de monitoramento e controle da qualidade de um processo. Tem como objetivo a redução de custos, otimização dos produtos e processos e aumento da satisfação do cliente.

A Metodologia Seis Sigma conta ainda com uma escala de qualidade que vai de 1 a 6 sigma. Para a qualidade 6 sigma, o processo analisado deve apresentar menos de 3,4 falhas por milhão, ou seja, 99,99966% de conformidade.

O Seis Sigma atua na  melhoria contínua e na redução da variabilidade do processo, tornando-o mais eficaz.

A junção das duas metodologias surge para unir a eliminação de desperdícios e a velocidade de produção com a redução da variabilidade nos processos, potencializando o rendimento da empresa. Isso não é incrível?

Lean Seis Sigma pode ser aplicado em qualquer empresa que possua processos.

Entendendo o Lean Seis Sigma com Star Wars

Vamos entender agora, como os níveis de especialização em Lean Seis Sigma funcionam com uma analogia bem divertida com o universo Star Wars, então prepare-se, porque agora vamos fundir esses dois incríveis universos!

O graduado

stormtrooper do Seis Sigma. O profissional recém-formado na faculdade que cai no mercado de trabalho é exatamente como um stormtrooper: os dois atiram para todo lado, sem nenhuma técnica e raramente acabam acertando o alvo.

O recém-formado

White Belt

Neste caminho, o profissional que opta por fazer um curso e torna-se especialista em  White Belt é como um Padawan: ambos iniciaram o seu treinamento e receberam alguns ensinamentos na direção de se tornar um grande guerreiro! Opa, quero dizer, profissional.

Se você deseja dar início à sua jornada e se tornar um Padawan do Lean Seis Sigma, conte com o nosso treinamento completo e gratuito de  White Belt em Lean Seis Sigma.

Este especialista já é capaz de lidar com mais de dez ferramentas práticas, entende todas as etapas do método DMAIC, sabe como analisar e planejar melhorias e pode integrar equipes de resolução de problemas junto com os outros Belts.

O Jovem Padawan (White Belt)


E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Green Belt

O passo seguinte aqui é o de se tornar um Cavaleiro Jedi, este equivale na nossa analogia ao Green Belt.

Aqui, o guerreiro, assim como o profissional, já aprendeu e aplicou na prática os conhecimentos aprendidos, vivenciou situações complicadas e obteve experiência.

O profissional já é plenamente capaz de executar projetos Lean Seis Sigma.

O rito de cortar a trança do cabelo que os simboliza Padawans, quando os guerreiros se tornam cavaleiros Jedi, equivale aqui, à obtenção do certificado de especialista Green Belt.

Este especialista já conhece mais de 60 ferramentas práticas, entende todas as etapas do método DMAIC e, sabe analisar, planejar e executar projetos de melhoria contínua.

O Cavaleiro Jedi (Green Belt)

Black Belt

Agora, ao adquirir ainda mais experiência, dominar todas as principais armas e ser reconhecido por grandes feitos, a Ordem Jedi entrega ao Cavaleiro um novo título, o de Mestre Jedi.

No caminho dos "cinturões" (Belts), podemos comparar este título ao de Black Belt.

O especialista Black Belt já domina diversas ferramentas, possui competências analíticas, comunicativas e gerenciais, tendo alto nível de exatidão e precisão na tomada de decisões.

Este profissional ajuda a destrinchar, ao lado da direção da empresa, as metas mensuráveis e alcançáveis de desempenho nos projetos Seis Sigma.

Ele sabe utilizar mais de 80 ferramentas práticas, aplicar todas as etapas do método DMAIC e é capaz de analisar, planejar, executar e liderar projetos de melhoria contínua.

Mestre Jedi (Black Belt)

Master Black Belt

Grande Mestre é o título dado pela Ordem Jedi ao chefe da Ordem e líder dos Mestres. Este guerreiro é especialista na arte Jedi e se sobressai entre o já seleto grupo de mestres, ele é o topo da Ordem.

No outro contexto, os Master Black Belts são o topo dos cinturões, os especialistas na metodologia Lean Seis Sigma.

Responsáveis por aplicar a metodologia dentro das organizações, entendendo as necessidades do cliente e pensando sempre na melhoria de processos, produtos e serviços.

São profissionais com conhecimento técnico de todas as ferramentas estatísticas, além de amplo conhecimento em gestão e liderança.

Sabem aplicar todos os conceitos, etapas e ferramentas essenciais do Lean Seis Sigma, dominando a metodologia. São capazes de implementar a metodologia Lean Seis Sigma na empresa. Têm boa visão financeira e boa liderança.

A organização e os mentores

Seguindo nesta analogia, assim como na Ordem Jedi os Mestres Jedis treinam os Padawans, aqui na Voitto você vai encontrar os melhores consultores para ensinar a você, como se tornar o Maior Master Black Belt de todos os tempos.

O lado escuro da força

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades, não é mesmo? O especialista em Seis Sigma tem diversas obrigações e deveres dentro das organizações, de acordo com seu respectivo nível de certificação. Mas essa referência é de outro filme!

No universo Star Wars existem aqueles que, apesar de serem portadores de grande poder, acabam não cumprindo com o seu dever de trazer a paz para a galáxia e partem para o lado escuro da força. Você conhece exemplos de profissionais que agiram assim na vida real e acabaram prejudicando a organização?

Conta essa história pra gente aqui nos comentários!

O escolhido (Master Black Belt)

Que a força, quero dizer, a arte de gerar resultados esteja com você! Se liga na dica de ouro!

A metodologia Lean Seis Sigma já demonstrou, ao longo da sua história, a enorme capacidade de redução de custos e desperdícios e otimização dos processos para as grandes empresas.

O conhecimento na metodologia Lean Seis Sigma faz a diferença para as empresas com projetos que impactam verdadeiramente a organização. E você pode conquistar o título que te dá a possibilidade de gerenciar todos esses projetos.

Já imaginou dominar essa metodologia e se tornar um dos profissionais mais requisitados pelo mercado de trabalho? É por isso que a Voitto possui a formação no Pacote Especialista Master Black Belt, uma formação completa que engloba todos os níveis do Seis Sigma.

O Pacote Master Black Belt da Voitto conta com 250 horas de carga horária e foi feito para você que quer se tornar Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma!

Lembrando que nossas capacitações em Seis Sigma são os únicos cursos online acreditados pelo fórum Six Sigma Brasil, além de possuírem acreditação internacional pelo The Council for Six Sigma Certification, alinhada com o conteúdo recomendado pela ASQ (American Society for Quality) e com a ISO 10353.

Clique na imagem abaixo e se inscreva na nossa Formação Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma!

Formação Especialista Master Black Belt em Lean Seis Sigma

Thales Campissi

Thales Campissi

Grad. de Engenharia Elêtrica com habilitação em Sistemas de Potência pela UFJF e técnico em Eletromecânica pelo IF Sudeste MG. Possui formação de White Belt em Lean Seis Sigma, Construção de Websites, Linguagem HTML, Padrões W3C, Recursos de Formatação, Marketing de Rede e Excel Intermediário. Foi bolsista como monitor das disciplinas Cálculo I e Análise de Investimentos em Engenharia e Gestão de Obras na UFJF. SEO Funcional Manager e head da equipe de produção de conteúdos na área de Pesquisa e Desenvolvimento do blog da Voitto.

Clique aqui e saiba mais!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Treinamento De White Belt Em Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.