Eu aposto que você conhece a série de filmes, e mais do que isso, o universo de Star Wars, não é mesmo?

Desde os clássicos até os lançamentos mais recentes, os filmes são sempre um grande sucesso e renovam, a cada geração, uma legião de fãs. A franquia, conhecida mundialmente, nos apresenta a Ordem Jedi, cavaleiros que lutam para manter a ordem na galáxia e o equilíbrio da força.

Mas agora, e se eu te disser que há uma relação direta entre a Ordem Jedi e a formação Lean Seis Sigma? E ainda, que existem personagens análogos a cada nível da especialização? Inusitado, não é?

Então, papel e caneta na mão, ou se preferir, estoure a pipoca, que agora eu vou te explicar como estes dois universos se relacionam.

 

O que é o Lean Seis Sigma?

 

Lean Seis Sigma é a junção de duas metodologias que visam otimizar processos.

Uma delas é o  Lean Manufacturing, ou manufatura enxuta. Esta visa a eliminação ou, ao menos, a redução de  8 desperdícios. Estes desperdícios são todos os fatores que não agregam valor ao seu produto e você pode descobrir quais são cada um deles acessando o nosso artigo específico sobre o tema.

Lean Manufacturing torna o processo mais eficiente, eliminando os desperdícios para reduzir custos e aumentando a velocidade de produção.

A outra é a  Metodologia Seis Sigma. Esta é uma estratégia gerencial que se baseia no método  DMAIC (Definir, Medir, Analisar, Incrementar e Controlar) e no uso de ferramentas de monitoramento e controle da qualidade de um processo. Tem como objetivo a redução de custos, otimização dos produtos e processos e aumento da satisfação do cliente.

A Metodologia Seis Sigma conta ainda com uma escala de qualidade que vai de 1 a 6 sigma. Para a qualidade 6 sigma, o processo analisado deve apresentar menos de 3,4 falhas por milhão, ou seja, 99,99966% de conformidade.

O Seis Sigma atua na  melhoria contínua e na redução da variabilidade do processo, tornando-o mais eficaz.

A junção das duas metodologias surge para unir a eliminação de desperdícios e a velocidade de produção com a redução da variabilidade nos processos, potencializando o rendimento da empresa. Isso não é incrível?

Lean Seis Sigma pode ser aplicado em qualquer empresa que possua processos.

 

Entendendo o Lean Seis Sigma com Star Wars

 

Vamos entender agora, como os níveis de especialização em Lean Seis Sigma funcionam com uma analogia bem divertida com o universo Star Wars, então prepare-se, porque agora vamos fundir esses dois incríveis universos!

 

O graduado

stormtrooper do Seis Sigma. O profissional recém-formado na faculdade que cai no mercado de trabalho é exatamente como um stormtrooper: os dois atiram para todo lado, sem nenhuma técnica e raramente acabam acertando o alvo.

 

 

White Belt

Neste caminho, o profissional que opta por fazer um curso e torna-se especialista em  White Belt é como um Padawan: ambos iniciaram o seu treinamento e receberam alguns ensinamentos na direção de se tornar um grande guerreiro! Opa, quero dizer, profissional.

Se você deseja dar início à sua jornada e se tornar um Padawan do Lean Seis Sigma, conte com o nosso treinamento completo e gratuito de  White Belt em Lean Seis Sigma.

 

 

Este especialista já é capaz de lidar com mais de dez ferramentas práticas, entende todas as etapas do método DMAIC, sabe como analisar e planejar melhorias e pode integrar equipes de resolução de problemas junto com os outros Belts.

 

 

Green Belt

O passo seguinte aqui é o de se tornar um Cavaleiro Jedi, este equivale na nossa analogia ao Green Belt.

Aqui, o guerreiro, assim como o profissional, já aprendeu e aplicou na prática os conhecimentos aprendidos, vivenciou situações complicadas e obteve experiência.

O profissional já é plenamente capaz de executar projetos Lean Seis Sigma.

O rito de cortar a trança do cabelo que os simboliza Padawans, quando os guerreiros se tornam cavaleiros Jedi, equivale aqui, à obtenção do certificado de especialista Green Belt.

Este especialista já conhece mais de 60 ferramentas práticas, entende todas as etapas do método DMAIC e, sabe analisar, planejar e executar projetos de melhoria contínua.

 

 

Black Belt

Agora, ao adquirir ainda mais experiência, dominar todas as principais armas e ser reconhecido por grandes feitos, a Ordem Jedi entrega ao Cavaleiro um novo título, o de Mestre Jedi.

No caminho dos "cinturões" (Belts), podemos comparar este título ao de Black Belt.

O especialista Black Belt já domina diversas ferramentas, possui competências analíticas, comunicativas e gerenciais, tendo alto nível de exatidão e precisão na tomada de decisões.

Este profissional ajuda a destrinchar, ao lado da direção da empresa, as metas mensuráveis e alcançáveis de desempenho nos projetos Seis Sigma.

Ele sabe utilizar mais de 80 ferramentas práticas, aplicar todas as etapas do método DMAIC e é capaz de analisar, planejar, executar e liderar projetos de melhoria contínua.

 

 

Master Black Belt

Grande Mestre é o título dado pela Ordem Jedi ao chefe da Ordem e líder dos Mestres. Este guerreiro é especialista na arte Jedi e se sobressai entre o já seleto grupo de mestres, ele é o topo da Ordem.

No outro contexto, os Master Black Belts são o topo dos cinturões, os especialistas na metodologia Lean Seis Sigma

Responsáveis por aplicar a metodologia dentro das organizações, entendendo as necessidades do cliente e pensando sempre na melhoria de processos, produtos e serviços.

São profissionais com conhecimento técnico de todas as ferramentas estatísticas, além de amplo conhecimento em gestão e liderança.

Sabem aplicar todos os conceitos, etapas e ferramentas essenciais do Lean Seis Sigma, dominando a metodologia. São capazes de implementar a metodologia Lean Seis Sigma na empresa. Têm boa visão financeira e boa liderança.

 

A organização e os mentores

Seguindo nesta analogia, assim como na Ordem Jedi os Mestres Jedis treinam os Padawans, aqui na Voitto você vai encontrar os melhores consultores para ensinar a você, como se tornar o Maior Master Black Belt de todos os tempos.

 

O lado escuro da força

Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades, não é mesmo? O especialista em Seis Sigma tem diversas obrigações e deveres dentro das organizações, de acordo com seu respectivo nível de certificação. Mas essa referência é de outro filme!

No universo Star Wars existem aqueles que, apesar de serem portadores de grande poder, acabam não cumprindo com o seu dever de trazer a paz para a galáxia e partem para o lado escuro da força. Você conhece exemplos de profissionais que agiram assim na vida real e acabaram prejudicando a organização?

Conta essa história pra gente aqui nos comentários!

 

 

A sua jornada começa aqui!

 

Se você é movido por desafios, tem sede de aprendizado e deseja chegar ao topo na sua carreira, tornar-se um Master Black Belt é o caminho perfeito para você.

Durante o processo de aprendizado, você irá entender qual é o papel do Master Black Belt na estratégia de uma organização, aprenderá como implantar e gerenciar um programa Lean Seis Sigma e, além disso, desenvolverá visão financeira sobre os projetos e táticas coach de liderança.

Se você se interessou em obter esta certificação e se tornar um especialista, acesse o nosso curso completo  Master Black Belt em Lean Seis Sigma e garanta já o seu futuro!

 

 

Que a força, quero dizer, a arte de gerar resultados esteja com você!