Se você deseja alavancar a sua carreira, optar por fazer o curso de Black Belt é uma das decisões mais assertivas que você pode realizar.

Afinal, com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as empresas procuram profissionais que sejam capazes de reduzir custos e otimizar recursos. Assim, nada melhor que possuir o conhecimento em ferramentas estatísticas que o Lean Six Sigma proporciona como o grande diferencial do seu currículo!

Porém, é normal que surjam algumas dúvidas a respeito de como é o processo de certificação dos black belts. Então, vamos lá! Neste artigo eu vou te contar como funciona o esse processo no grupo Voitto.

 

Quais as diferenças entre as certificações de treinamento e especialista Black Belt?

 

A certificação de treinamento Black Belt é destinada a aqueles que realizam o curso todo, visto que, dessa forma nós acreditamos que você será capaz de comprovar o seu conhecimento teórico a respeito desta metodologia.  

Já a formação de especialista com a certificação Black Belt é voltada para o público que deseja aplicar a metodologia Lean Seis Sigma.

Logo, se é essa a sua intenção, você deve fazer o uso desta ferramenta em dois projetos práticos. Nos próximos itens você terá mais detalhes sobre a aplicação e submissão destes projetos.

Mas, caso você não tenha a possibilidade de aplicar esta metodologia na empresa a qual trabalha, você não deve se preocupar.

A Voitto oferece dois cases, desenvolvidos pelo Master Black Belt Daniel Fraga, nos quais é possível aplicar os seus conhecimentos, são eles: o Projeto Prático na Área Industrial e o Projeto Prático na Área de Serviços.

Se ainda assim, você ficou com alguma dúvida a respeito desta aplicação nos projetos da Voitto, acesse o nosso artigo sobre Projeto Prático Aplicado.

 

Passo a passo para  a certificação de especialista Black Belt

 

Como você já sabe qual é a diferença entre os certificados de especialista e treinamento Black Belt, vamos ao passo a passo que você deve seguir para obter a certificação de especialista.

 

Projeto prático aplicado em empresas

 

1- O primeiro passo é a realização de todo o treinamento de capacitação para se tornar um profissional Black Belt. Através dele você vai entender como funciona e qual a importância da aplicação do Seis Sigma no mundo organizacional.

2- Agora você já está apto para conduzir o seu primeiro projeto de melhoria. Então, veja qual é o passo a passo que deve ser seguido nesse tipo de certificação para a aplicação do projeto em uma empresa.

  • Entre na página de Certificação em Lean Seis Sigma da Voitto e baixe os documentos necessários para a submissão do seu projeto. Nesta pasta você irá encontrar todas as ferramentas necessárias para fazer o seu projeto.

  • Dentro desta pasta, utilize o arquivo denominado Gerenciador de Ferramentas para a condução das etapas do projeto ( mapa de raciocínio, voz do cliente, indicadores, contrato de projeto e dentre outros).

  • Siga a metodologia DMAIC, respeitando seu passo a passo e as ferramentas consideradas em cada etapa (pode não ser necessária o uso de todas).

  • Ao final de cada etapa responda ao questionário existente no arquivo lista de verificação;

  • Após finalização do projeto, recalcule novos resultados e assegure que as metas iniciais foram alcançadas.

 

3-  A submissão do seu primeiro projeto como um Black Belt é bem simples e rápida:
 

  • Você deve enviar os arquivos listados abaixo para seissigma@voitto.com.br:

 -Comprovante de Capacitação Seis Sigma;

-Termo de Veracidade preenchido

-Apresentação (PPT) do Projeto padronizado atendendo ao Padrão Voitto;

-Lista de Verificação de Metodologia;

  • Posteriormente, será agendada uma apresentação do projeto via Skype ou presencial com a duração de 30 minutos.

  • Você obterá aprovação caso a nota do seu projeto final seja maior ou igual a 70%

 

4- A execução do segundo projeto de melhoria segue o mesmo a passo a passo do primeiro, porém este deve gerar resultados mais expressivos.

 

5- Assim como a execução, a submissão do segundo projeto é feita da mesma forma que o primeiro e a avaliação será feita com mais rigor.
 

  • Caso o seu projeto tenha sido aprovado, é necessário realizar pagamento da taxa de certificação de R$ 590,00 (Ex-alunos Voitto tem 50% de desconto)

 

Projeto prático aplicado da Voitto

 

Para receber a certificação de especialista Black Belt, através dos projetos práticos aplicados da Voitto, você deve realizar dois projetos, o da área de serviços e da área industrial.

O passo a passo é o mesmo para os dois, veja como fazer o seu:

 

1- Assista todos os vídeos do projeto prático e veja quais foram as intruções do consultor em relação ao desenvolvimento de cada etapa do projeto.
 

Assim como para o projeto aplicado em empresas, todas as ferramentas serão disponibilizadas. Cabe ao candidato mostrar domínio da utilização das ferramentas e sua capacidade de desenvolvimento de um Mapa de Raciocínio claro e organizado.

 

2-Envie para o Grupo Voitto cada etapa do seu projeto a medida em que você finalizá-las. Uma vez feito o envio, você terá acesso ao gabarito da etapa. Se alguma correção for necessária, essa poderá ser feita no Projeto Final.

 

3- Cada etapa é avaliado por nossos consultores, levando em consideração itens como: qualidade da documentação, aplicação correta da etapa e domínio das ferramentas.


A nota mínima para que o aluno avance para a etapa seguinte é de 70%.

 

4- Se você for aprovado na etapa anterior, é possível desenvolver a etapa seguinte seguindo os procedimentos das anteriores.
 

Caso a nota mínima de 70% não seja atingida, você terá a chance de reenviar a documentação da etapa. Dessa vez, no entanto, sua nota máxima possível será 70%.

 

5- Uma vez que todas as etapas foram entregues, avaliações foram recebidas e os gabaritos já foram liberados, você terá a chance de realizar correções que achar pertinentes para a entrega do Projeto Final. Esse deve conter todas as etapas do método DMAIC e é definitivo.

 

6- Se avaliado, ao final, com no mínimo 70%, você receberá o certificado de Especialista Seis Sigma, com o selo de acreditação da Comunidade Six Sigma Brasil e do The Council for Six Sigma Certification.

 

Saiba mais sobre a certificação de especialista Black Belt

 

Além do passo a passo para a certificação de especialista Black Belt, é normal que surjam algumas dúvidas a respeito do projeto, como:

 

1- Caso meu projeto não seja aprovado, tenho que arcar com o valor?


Não. O pagamento é realizado mediante a aprovação e emissão do certificado de especialista.

 

2-  Quanto tempo depois do treinamento posso enviar meu projeto?


Não existe restrição de tempo para se certificar.

 

3- Posso me certificar em um projeto em dupla ou grupo?


Não. Como se trata de uma avaliação da execução de um projeto Seis Sigma, que apresente resultados e siga a metodologia, é necessário que a avaliação seja individual. Dessa forma, apenas o líder do projeto poderá receber o certificado de especialista.

 

4- Fiz o treinamento em outra empresa. Posso me certificar pela Voitto?


Sim. Nesse caso, uma cópia do comprovante de treinamento deve ser enviada juntamente com a documentação do projeto.

 

5- Como é realizada a avaliação?


Para ser aprovado o candidato deverá realizar um projeto de acordo com os seguintes critérios:

  • Qualidade dos documentos;

  • Domínio das Ferramentas Lean Seis Sigma;

  • Aplicação do DMAIC;

  • Resultados financeiros;

  • Alcance da Meta Global;

  • Ganhos organizacionais;

  • Entrega no prazo;

  • Habilidades gerenciais.

 

6- A Voitto ou o Instrutor realizam consultoria e acompanhamento do projeto?


A Voitto envia o padrão de documentação e dúvidas pontuais podem ser enviadas para o contato seissigma@voitto.com.br. O serviço de consultoria e acompanhamento do projeto deve ser contratado a parte.

 

As suas dúvidas foram solucionadas?

 

Agora que você já sabe como funciona o projeto para certificação Black Belt na Voitto, tenho certeza que você obterá sucesso no seu projeto.

Mas caso tenha ficado com alguma dúvida a respeito desta certificação, não esqueça de deixar o seu comentário.