O que é Certificação Black Belt?
Por que ter um Certificado em Black Belt?
Como obter a Certificação de especialista Black Belt?
Saiba mais sobre a Certificação de especialista Black Belt
Pronto para se tornar um especialista Black Belt?

Certificação Black Belt na Voitto. Entenda como fazer o seu projeto prático aplicado!

Conheça a certificação em Six Sigma de Black Belt e entenda o que é preciso para se especializar, liderar equipes e tornar-se um profissional de sucesso!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Certificação Black Belt na Voitto. Entenda como fazer o seu projeto prático aplicado!

Se você deseja alavancar a sua carreira, optar por fazer o curso de Black Belt é uma das decisões mais assertivas que você pode realizar.

Afinal, com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, as empresas procuram profissionais que sejam capazes de reduzir custos e otimizar recursos.

Assim, nada melhor que possuir o conhecimento em ferramentas estatísticas que o Lean Six Sigma proporciona como o grande diferencial do seu currículo! Porém, é normal que surjam algumas dúvidas a respeito de como é o processo de Certificação dos Black Belts.

Por isso, neste artigo, vamos te contar como funciona esse processo nos seguintes tópicos:

  • O que é Certificação Black Belt?
  • Por que ter um Certificado em Black Belt?
  • Como obter a Certificação de especialista Black Belt?
  • Saiba mais sobre a Certificação de especialista Black Belt

O que é Certificação Black Belt?

A certificação de treinamento Black Belt é destinada àqueles que realizam o curso todo, visto que, dessa forma, nós acreditamos que você será capaz de comprovar o seu conhecimento teórico a respeito dessa metodologia.

Já a formação de especialista com a certificação Black Belt é voltada para o público que deseja aplicar a metodologia Lean Seis Sigma.

Logo, se é essa a sua intenção, você deve fazer o uso desta ferramenta em dois projetos práticos. Nos próximos itens, você terá mais detalhes sobre a aplicação e submissão desses projetos.

Mas, caso você não tenha a possibilidade de aplicar esta metodologia na empresa a qual trabalha, você não deve se preocupar.

A Voitto oferece dois cases, desenvolvidos pelo Master Black Belt Daniel Fraga, nos quais é possível aplicar os seus conhecimentos, são eles: o Projeto Prático na Área Industrial e o Projeto Prático na Área de Serviços.

Se ainda assim, você ficou com alguma dúvida a respeito desta aplicação nos projetos da Voitto, acesse o nosso artigo sobre o Projeto Prático Aplicado.

Por que ter um Certificado em Black Belt?

Levando em consideraçãoque o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e competitivo, possuir uma certificação Black Belt eleva o currículo e a bagagem de conhecimento a outro nível.

Isso acontece pois o profissional certificado em Black Belt possui conhecimento profundo em gestão de processos de empresas, é mais eficiente realizando projetos e tarefas e é um ótima escolha para cargos de liderança.

Além disso, é muito bem visto pelo mercado por possuir facilidade com resolução de problemas, trabalhar com alta produtividade, ter entendimento de cada setor das organizações e possui um grande leque de atuação, atendendo várias áreas.

Como obter a Certificação de especialista Black Belt?

Como você já entendeu a diferença entre os certificados de especialista e treinamento Black Belt, vamos ao passo a passo que você deve seguir para obter a certificação de especialista.

Projeto prático aplicado em empresas

1. O primeiro passo é a realização de todo o treinamento de capacitação para se tornar um profissional Black Belt. Através dele, você vai entender como funciona e qual a importância da aplicação do Seis Sigma no mundo organizacional.

2. Agora você já está apto para conduzir o seu primeiro projeto de melhoria. Então, veja qual é o passo a passo que deve ser seguido nesse tipo de certificação para a aplicação do projeto em uma empresa.

  • Entre na página de Certificação em Lean Seis Sigma da Voitto e baixe os documentos necessários para a submissão do seu projeto. Nessa pasta, você irá encontrar todas as ferramentas necessárias para fazer o seu projeto.
  • Dentro dessa pasta, utilize o arquivo denominado "Gerenciador de Ferramentas" para a condução das etapas do projeto (mapa de raciocínio, voz do cliente, indicadores, contrato de projeto e dentre outros).
  • Siga a metodologia DMAIC, respeitando seu passo a passo e as ferramentas consideradas em cada etapa (pode não ser necessário o uso de todas).
  • Ao final de cada etapa responda ao questionário existente no arquivo "lista de verificação".
  • Após finalização do projeto, recalcule novos resultados e assegure que as metas iniciais foram alcançadas.

3. A submissão do seu primeiro projeto como um Black Belt é bem simples e rápida:

  • Você deve enviar, para o email seissigma@voitto.com.br, os arquivos listados abaixo:
  1. Comprovante de Capacitação Seis Sigma
  2. Termo de Veracidade preenchido
  3. Apresentação (PPT) do Projeto padronizado atendendo ao Padrão Voitto
  4. Lista de Verificação de Metodologia
  • Posteriormente, será agendada uma apresentação do projeto via Skype ou presencial com a duração de 30 minutos.
  • Você obterá aprovação caso a nota do seu projeto final seja maior ou igual a 70%

4. A execução do segundo projeto de melhoria segue o mesmo passo a passo do primeiro, porém, deve gerar resultados mais expressivos.


5. Assim como a execução, a submissão do segundo projeto é feita da mesma forma que o primeiro e a avaliação será feita com mais rigor.

  • Caso o seu projeto tenha sido aprovado, é necessário realizar pagamento da taxa de certificação de R$ 590,00 (Ex-alunos Voitto tem 50% de desconto)

Projeto prático aplicado da Voitto

Para receber a certificação de especialista Black Belt, através dos projetos práticos aplicados da Voitto, você deve realizar dois projetos, o da área de serviços e o da área industrial.

O passo a passo é o mesmo para os dois, veja como fazer o seu:


1. Assista todos os vídeos do projeto prático e veja quais foram as instruções do consultor em relação ao desenvolvimento de cada etapa do projeto. Assim como para o projeto aplicado em empresas, todas as ferramentas serão disponibilizadas. Cabe ao candidato mostrar domínio da utilização das ferramentas e sua capacidade de desenvolvimento de um Mapa de Raciocínio claro e organizado.


2. Envie para o Grupo Voitto cada etapa do seu projeto a medida em que você finalizá-las. Uma vez feito o envio, você terá acesso ao gabarito da etapa. Se alguma correção for necessária, essa poderá ser feita no Projeto Final.


3. Cada etapa é avaliada por nossos consultores, levando em consideração itens como: qualidade da documentação, aplicação correta da etapa e domínio das ferramentas.

A nota mínima para que o aluno avance para a etapa seguinte é de 70%.


4. Se você for aprovado na etapa anterior, é possível desenvolver a etapa seguinte seguindo os procedimentos das anteriores. Caso a nota mínima de 70% não seja atingida, você terá a chance de reenviar a documentação da etapa. Dessa vez, no entanto, sua nota máxima possível será 70%.


5. Uma vez que todas as etapas foram entregues, avaliações foram recebidas e os gabaritos já foram liberados, você terá a chance de realizar correções que achar pertinentes para a entrega do Projeto Final. Esse deve conter todas as etapas do método DMAIC e é definitivo.


6. Se avaliado, ao final, com no mínimo 70%, você receberá o certificado de Especialista Seis Sigma, com o selo de acreditação da Comunidade Six Sigma Brasil e do The Council for Six Sigma Certification.


Quer entender um pouco mais sobre a Certificação Black Belt? Então não deixe de assistir o Workshop da Voitto sobre Black Belt na prática.

Saiba mais sobre a Certificação de especialista Black Belt

Além do passo a passo para a certificação de especialista Black Belt, é normal que surjam algumas dúvidas a respeito do projeto, como:


1- Caso meu projeto não seja aprovado, tenho que arcar com o valor?


Não. O pagamento é realizado mediante a aprovação e emissão do certificado de especialista.


2- Quanto tempo depois do treinamento posso enviar meu projeto?


Não existe restrição de tempo para se certificar.


3- Posso me certificar em um projeto em dupla ou grupo?


Não. Como se trata de uma avaliação da execução de um projeto Seis Sigma, que apresente resultados e siga a metodologia, é necessário que a avaliação seja individual. Dessa forma, apenas o líder do projeto poderá receber o certificado de especialista.


4- Fiz o treinamento em outra empresa. Posso me certificar pela Voitto?


Sim. Nesse caso, uma cópia do comprovante de treinamento deve ser enviada juntamente com a documentação do projeto.


5- Como é realizada a avaliação?


Para ser aprovado o candidato deverá realizar um projeto de acordo com os seguintes critérios:

  • Qualidade dos documentos
  • Domínio das Ferramentas Lean Seis Sigma
  • Aplicação do DMAIC
  • Resultados financeiros
  • Alcance da Meta Global
  • Ganhos organizacionais
  • Entrega no prazo
  • Habilidades gerenciais.

6- A Voitto ou o Instrutor realizam consultoria e acompanhamento do projeto?


A Voitto envia o padrão de documentação e dúvidas pontuais podem ser enviadas para o contato seissigma@voitto.com.br. O serviço de consultoria e acompanhamento do projeto deve ser contratado à parte.

Pronto para se tornar um especialista Black Belt?

Agora que você já sabe como funciona o projeto para certificação Black Belt na Voitto, tenho certeza que você obterá sucesso no seu projeto. Então comece agora mesmo investindo em seu treinamento Black Belt para acelerar sua carreira.

Quer se tornar um dos profissionais mais requisitados pelo mercado de trabalho? Então, temos uma oportunidade para você!

Atualmente, todas as empresas buscam a redução da variabilidade e diminuição/eliminação de desperdícios em seus processos. Porém, raros são os profissionais que conseguem entregar esses resultados. Para atender essa demanda do mercado, nós desenvolvemos a Formação Especialista Black Belt em Lean Seis Sigma.

Com essa formação, você será capaz de:

  • Liderar equipes de melhoria contínua e obter resultados cada vez melhores.
  • Reduzir a variabilidade e diminuir/eliminar desperdícios nos processos de uma empresa.
  • Montar e gerenciar um plano de coleta de dados eficiente.
  • Desenvolver análises estatísticas criteriosas através do Minitab18®.
  • Melhorar o raciocínio e o planejamento através da metodologia DMAIC.
  • Resolver problemas corporativos de alta complexidade em busca de competitividade estratégica

O que você está esperando? Clique na imagem abaixo, inscreva-se na nossa Formação Especialista Black Belt e domine a metodologia Lean Seis Sigma!

Formação Especialista Black Belt

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Programa de Aceleração de Carreiras- Voitto Pro

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Formação] Programa De Aceleração De Carreiras Voitto Pro

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.