O que é e como funciona o Lean Manufacturing?
O conceito de valor agregado no Lean Manufacturing
Os 8 desperdícios do Lean Manufacturing
Ferramentas utilizadas no Lean Manufacturing
O que é e como calcular o Takt time?
O que é Lead Time e como calcular?
O que é e como funciona o Just In Time?
O que é Mapa do Fluxo de Valor (VSM)?
O que é Logística Lean?
Como aplicar o Lean Office em meu escritório?
O que é e como funciona o Lean Construction?
O que é Lean Healthcare?
Conheça o Especialista Lean
E aí, já sabe tudo sobre o Lean?

Veja 13 artigos que vão esclarecer todas as suas dúvidas sobre o Lean Manufacturing!

Confira a lista que selecionamos e elaboramos com os 13 melhores artigos sobre Lean, a metodologia que pode te ajudar a impulsionar sua carreira!

Leonardo Rodrigues
Por: Leonardo Rodrigues
Veja 13 artigos que vão esclarecer todas as suas dúvidas sobre o Lean Manufacturing!

Inúmeras pessoas acessam nosso blog a fim de aprender sobre a filosofia Lean, e muitos nos perguntam também quais os nossos melhores artigos sobre esse tema.

E para responder essa pergunta, listei os 13 melhores artigos sobre Lean. Nesse post você encontrará artigos de definição da filosofia, explicações sobre o tão famoso valor agregado e os 8 desperdícios.

Além disso, também encontrará artigos voltados a explicar as ferramentas utilizadas na prática pelos agentes de melhoria contínua, bem como artigos explicando cada uma das variações do Lean, além é claro, da sua aplicação na indústria.

Ao longo deste artigo, você irá aprender sobre:

  • O que é e como funciona o Lean Manufacturing?
  • O conceito de valor agregado no Lean Manufacturing;
  • Os 8 desperdícios do Lean Manufacturing;
  • Ferramentas utilizadas no Lean Manufacturing;
  • O que é e como calcular o Takt time?
  • O que é Lead Time e como calcular?
  • O que é e como funciona o Just In Time?
  • O que é Mapa do Fluxo de Valor (VSM)?
  • O que é Logística Lean?
  • Como aplicar o Lean Office em meu escritório?
  • O que é e como funciona o Lean Construction?
  • O que é Lean Healthcare?
  • Conheça o Especialista Lean.

Confira!

O que é e como funciona o Lean Manufacturing?

Para encabeçar essa lista, resolvi começar com um de nossos melhores artigos sobre o Lean. Esse post traz uma explicação de o que é e como funciona a filosofia Lean Manufacturing.

Além disso, esse artigo também traz uma contextualização histórica do momento em que surgia essa filosofia, quais eram seus objetivos na época e também quais os atuais.

Se deseja ter uma visão ampla sobre o assunto, não deixe de conferir esse artigo!


Aproveitando a deixa, a Voitto preparou um presente exclusivo para você que quer se aperfeiçoar na metodologia Lean Seis Sigma e conseguir uma certificação que vai impulsionar sua carreira.

Você quer se tornar um destaque no mercado de trabalho?

Descubra os fundamentos do Lean Manufacturing e impulsione a eficiência da sua empresa! Aprenda com o melhor no curso online de Fundamentos de Lean Manufacturing, desenvolvido pela Voitto.

Aproveite essa oportunidade para se tornar um especialista na metodologia que revolucionou a indústria. Garanta o curso gratuitamente utilizando o cupom BLOG100!

Clique agora mesmo no banner abaixo e garanta a sua vaga!

Banner do curso Fundamentos de Lean Manufacturing.

O conceito de valor agregado no Lean Manufacturing

O Valor Agregado é definido em termos de produtos ou serviços específicos que têm capacidades e funcionalidades específicas.

Ou seja, é fazer o que o cliente está disposto a pagar. Esse valor é o ponto de partida para a manufatura enxuta, visto que no Lean Manufacturing tudo parte da perspectiva do cliente.

Com este artigo você entenderá as diferenças entre o modelo de produção tradicional e a produção enxuta, sempre focando em manter o valor agregado do produto, eliminando aquilo que não gera valor ao cliente.

Os 8 desperdícios do Lean Manufacturing

O Lean Manufacturing, como você já deve ter reparado, é uma filosofia de gestão focada em combater desperdícios. Porém, nem sempre é possível eliminá-los. E quando isso acontecer, você deve reduzi-los constantemente, até que o seu fim se torne possível.

Neste artigo, você conhecerá os 8 desperdícios Lean Manufacturing que toda organização deve incessantemente buscar extinguir.

Além disso, também falarei sobre práticas e ferramentas que você pode adotar para, de fato, combater os desperdícios.

Ferramentas utilizadas no Lean Manufacturing

Esse artigo pega um gancho no artigo anterior, porém, é mais focado em exemplificar e explicar as principais Ferramentas Lean.

Ele traz uma breve explicação de ferramentas como o Just in Time, mapa do fluxo de valor, Poka Yoke, Ishikawa, fluxograma, Pareto, histograma, Takt Time e muitas outras.

Essas ferramentas certamente vão te ajudar muito na hora de executar um projeto Lean na sua área de atuação.


Separei também alguns artigos específicos de algumas dessas ferramentas para você, confira a seguir!

O que é e como calcular o Takt time?

Um processo não precisa ser rápido demais, e nem pode ser lento demais, ele precisa caminhar na velocidade certa, ou seja, no equilíbrio! E é exatamente isso que você vai aprender nesse artigo.

Você vai entender o que é Takt Time, como calcular esse tempo e ver uma aplicação prática de como esse conceito é importante na hora de entregar o que seu cliente deseja.

O que é Lead Time e como calcular?

Por definição, Lead Time é o tempo necessário para um produto ou serviço percorrer todas as etapas do processo, do início até o fim.

Numa linha de produção, tempo é dinheiro! Qualquer redução nesse Lead Time resulta diretamente em redução dos custos, o que por sua vez acarreta no aumento dos lucros.

O Lead Time é um dos principais conceitos e métricas do Lean Manufacturing, oriundo do Sistema Toyota de Produção, sendo o ponto principal no qual se apoia essa metodologia.

Nesse artigo você entenderá mais sobre o Lead Time e como calcular esse indicador. Não deixe de conferir!

O que é e como funciona o Just In Time?

O Just in Time é um método de reorganização para alavancar o sistema produtivo e eliminar os desperdícios.

Ele tem como objetivo reduzir os custos por meio de fornecimento e de produção dos materiais na quantidade e locais corretos, na hora que o cliente necessita.

Com esse objetivo, a empresa passa a usar de forma mais enxuta possível os equipamentos, materiais, instalações e também o recurso humano.

Nesse artigo, você entenderá como surgiu o conceito Just in Time, bem como suas características.

O que é Mapa do Fluxo de Valor (VSM)?

O Mapa do Fluxo de Valor (MFV), também conhecido como VSM (Value Stream Mapping), também é uma ferramenta derivada da filosofia de gerenciamento Lean Manufacturing.

O mapa do fluxo de valor é um diagrama de todas as etapas envolvidas nos movimentos de material e informação para atender aos clientes em seu andamento de compra.

Esse artigo vai te ensinar como criar um VSM, além de apresentar motivos para se utilizar tal ferramenta!

O que é Logística Lean?

Agora que você já sabe o que é o Lean Manufacturing, e também algumas de suas ferramentas, que tal entender como ela evoluiu para aplicações logísticas?

Nesse artigo você verá quais os conceitos fundamentais para aplicação da Logística Lean e descobrir qual a sua relação com o Just in Time e as ferramentas de manufatura!

Como aplicar o Lean Office em meu escritório?

O Lean Office é a aplicação dos princípios do pensamento enxuto às atividades não manufatureiras e físicas, ou seja, ao ambiente de escritório ou áreas administrativas da empresa. O fluxo de valor, nesse caso, consiste no fluxo de informações e de conhecimentos.

Neste artigo, você irá conhecer o Lean Office, compreender a sua importância de uso e conferir muito mais detalhes sobre cada um de seus 4 passos para implantação.

Otimizar o fluxo de processos administrativos que carregam produtos invisíveis é tão importante quanto aqueles que produzem os físicos! É isso que o Lean Office prega!

O que é e como funciona o Lean Construction?

O Lean Construction é a variação do Lean voltada à construção civil. Nesse artigo você entenderá a diferença entre a construção tradicional e a construção com o pensamento enxuto.

Esse segmento possui 11 princípios elaborados por Koskela, nesse post é destacado os 5 mais importantes e significativos. Confira o artigo!

O que é Lean Healthcare?

Se você chegou até aqui, você já sabe da importância do Lean Manufacturing no meio industrial, não é mesmo? No entanto, o Lean atingiu também outras áreas, como a área da saúde por exemplo, o que deu origem ao Lean Healthcare.

Neste artigo, você irá descobrir como o Lean é aplicado em hospitais, clínicas e postos de saúde.

Aqui você verá tudo sobre essa filosofia, a sua história, o porquê de ela ir para a saúde, quais são os passos para sua implementação, quais são as ferramentas utilizadas, além de alguns cases de sucesso.

Conheça o Especialista Lean

Para ser possível conquistar as tão desejadas melhorias na organização reduzindo os desperdícios, se torna necessário a presença de profissionais especializados nesta metodologia que buscam diariamente promover a cultura Lean nas suas organizações.

Neste artigo você irá entender qual o papel de um Especialista Lean em uma empresa e conferir 5 práticas e fundamentos que são constantemente adotados por ele nas companhias para difundir os princípios e ferramentas derivados dessa poderosa filosofia de melhoria contínua.

E aí, já sabe tudo sobre o Lean?

Não perca tempo! Desenvolva habilidades essenciais para identificar oportunidades de melhoria, reduzir desperdícios e alcançar resultados extraordinários.

Com o curso Treinamento de White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, você vai adquirir os conhecimentos essenciais para impulsionar a eficiência e produtividade de sua organização!

Aproveite essa oportunidade para dominar os conceitos fundamentais do Lean Six Sigma. Utilize o cupom BLOG100 e tenha acesso gratuito a esse curso!

Banner do curso Treinamento de White Belt em Lean Seis Sigma.

Leonardo Rodrigues

Leonardo Rodrigues

Possui curso Técnico em Agroindústria pelo IFF (Instituto Federal Fluminense), onde foi o monitor principal da disciplina de matemática. Acumulou por 3 anos, menções honrosas por bom desempenho na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). É graduado em Engenharia Mecânica pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), onde além de continuar lecionando através de monitoria das disciplinas de cálculo 3, resistência dos materiais (I e II), e fundamentos de combustão, participou do movimento empresa júnior. Também foi presidente da equipe universitária de eficiência energética da faculdade, nessa área teve um artigo acadêmico aceito e o apresentou no EMMEC (Encontro Mineiro de Engenharia Mecânica). Leonardo foi estagiário na empresa MRS Logística S.A. onde trabalhou com planilhas gerenciais e liderança de equipes de trabalho a partir da definição de metas. Tem formação complementar Master em MS Excel, Black Belt em Lean Seis Sigma, Análises Estatísticas, Marketing de Conteúdo e Produção de Conteúdo Web. Atualmente ê Mestrando do programa de pós-graduação em Modelagem Computacional da UFJF e colaborador do Grupo Voitto na área de Pesquisa e Desenvolvimento.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Lean Manufacturing De A A Z

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.