Inúmeras pessoas acessam nosso blog a fim de aprender sobre a filosofia Lean, e muitos nos perguntam também quais os nossos melhores artigos sobre esse tema.

E para responder essa pergunta, listei os 13 melhores artigos sobre Lean. Nesse post você encontrará artigos de definição da filosofia, explicações sobre o tão famoso valor agregado e os 8 desperdícios.

Além disso, também encontrará artigos voltados a explicar as ferramentas utilizadas na prática pelos agentes de melhoria contínua, bem como artigos explicando cada uma das variações do Lean, além é claro, da sua aplicação na indústria. Confira!

 

Lean Manufacturing: o que é e como funciona?

 

Para encabeçar essa lista, resolvi começar com um de nossos melhores artigos sobre o Lean. Esse post traz uma explicação de o que é e como funciona a filosofia Lean Manufacturing.

Além disso, esse artigo também traz uma contextualização histórica do momento em que surgia essa filosofia, quais eram seus objetivos na época e também quais os atuais.

Se deseja ter uma visão ampla sobre o assunto, não deixe de conferir esse post!

Clique para ler!

 

O conceito de valor agregado no Lean Manufacturing

 

O valor agregado é definido em termos de produtos ou serviços específicos que têm capacidades e funcionalidades específicas.

Ou seja, é fazer o que o cliente está disposto a pagar. Esse valor é o ponto de partida para a manufatura enxuta, visto que no Lean Manufacturing tudo parte da perspectiva do cliente.

Com este artigo você entenderá as diferenças entre o modelo de produção tradicional e a produção enxuta, sempre focando em manter o valor agregado do produto, eliminando aquilo que não gera valor ao cliente.

Clique para ler!

 

Conheça os 8 desperdícios Lean Manufacturing

 

O Lean Manufacturing, como você já deve ter reparado, é uma filosofia de gestão focada em combater desperdícios. Porém, nem sempre é possível eliminá-los. E quando isso acontecer, você deve reduzi-los constantemente, até que o seu fim se torne possível.

Neste artigo, você conhecerá os 8 desperdícios Lean que toda organização deve incessantemente buscar extinguir.

Além disso, também falarei sobre práticas e ferramentas que você pode adotar para, de fato, combater os desperdícios.

Clique para ler!

 

Ferramentas Lean: o que você sabe sobre elas?

 

Esse artigo pega um gancho no artigo anterior, porém, é mais focado em exemplificar e explicar as principais ferramentas Lean.

Ele traz uma breve explicação de ferramentas como o just in time, mapa do fluxo de valor, poka yoke, Ishikawa, fluxograma, pareto, histograma, takt time e muitas outras.

Essas ferramentas certamente vão te ajudar muito na hora de executar um projeto Lean na sua área de atuação.

Clique para ler!

Separei também alguns artigos específicos de algumas dessas ferramentas para você, confira a seguir!

 

Takt time: o que é e como calcular

 

Um processo não precisa ser rápido demais, e nem pode ser lento demais, ele precisa caminhar na velocidade certa, ou seja, no equilíbrio! E é exatamente isso que você vai aprender nesse artigo.

Você vai entender o que é Takt Time, como calcular esse tempo e ver uma aplicação prática de como esse conceito é importante na hora de entregar o que seu cliente deseja.

Clique para ler!

 

O que é Lead Time e como calcular?

 

Por definição, Lead Time é o tempo necessário para um produto ou serviço percorrer todas as etapas do processo, do início até o fim.

Numa linha de produção, tempo é dinheiro! Qualquer redução nesse Lead Time resulta diretamente em redução dos custos, o que por sua vez acarreta no aumento dos lucros.

O Lead Time é um dos principais conceitos e métricas do Lean Manufacturing, oriundo do Sistema Toyota de Produção, sendo o ponto principal no qual se apoia essa metodologia.

Nesse post você entenderá mais sobre o Lead Time e como calcular esse indicador. Confira!

Clique para ler!

 

Just In Time: o que é e como funciona

 

O Just in Time é um método de reorganização para alavancar o sistema produtivo e eliminar os desperdícios.

Ele tem como objetivo reduzir os custos por meio de fornecimento e de produção dos materiais na quantidade e locais corretos, na hora que o cliente necessita.

Com esse objetivo, a empresa passa a usar de forma mais enxuta possível os equipamentos, materiais, instalações e também o recurso humano.

Nesse artigo, você entenderá como surgiu o conceito Just in Time, bem como suas características.

Clique para ler!

 

O que é Mapa do Fluxo de Valor (VSM)?

 

O mapa do fluxo de valor (MFV), também conhecido como VSM (Value Stream Mapping), também é uma ferramenta derivada da filosofia de gerenciamento Lean Manufacturing.

O mapa do fluxo de valor é um diagrama de todas as etapas envolvidas nos movimentos de material e informação para atender aos clientes em seu andamento de compra.

Esse artigo mostra como criar um VSM, além de apresentar motivos para se utilizar tal ferramenta.

Clique para ler!

 

Logística Lean: a evolução do Lean Manufacturing

 

Agora que você já sabe o que é o Lean Manufacturing, e também algumas de suas ferramentas, que tal entender como ela evoluiu para aplicações logísticas?

Nesse artigo você verá quais os conceitos fundamentais para aplicação da Logística Lean e descobrir qual a sua relação com o Just in Time e as ferramentas de manufatura!

Clique para ler!

 

Lean Office: como tornar meu escritório enxuto e produtivo?

 

O Lean Office é a aplicação dos princípios do pensamento enxuto às atividades não manufatureiras e físicas, ou seja, ao ambiente de escritório ou áreas administrativas da empresa. O fluxo de valor, nesse caso, consiste de fluxo de informações e de conhecimentos.

Neste artigo, você irá conhecer o Lean Office, compreender a sua importância de uso e conferir muito mais detalhes sobre cada um de seus 4 passos para implantação.

Otimizar o fluxo de processos administrativos que carregam produtos invisíveis são tão importantes quanto aqueles que produzem os físicos! É isso que o Lean Office prega!

Clique para ler!

 

Lean Construction: o que é e como funciona

 

O Lean Construction é a variação do Lean voltada à construção civil. Nesse artigo você entenderá a diferença entre a construção tradicional e a construção com o pensamento enxuto.

Esse segmento possui 11 princípios elaborados por Koskela, nesse post é destacado os 5 mais importantes e significativos. Confira!

Clique para ler!

 

O que é Lean Healthcare?

 

Se chegou até aqui, você já sabe da importância do Lean Manufacturing no meio industrial, não é mesmo? No entanto o Lean atingiu também outras áreas, como a área da saúde por exemplo, o que deu origem ao Lean Heathcare.

Neste post você irá descobrir como o Lean é aplicado em hospitais, clínicas e postos de saúde.

Aqui você verá tudo sobre essa filosofia; a sua história; o porquê de ela ir para a saúde; quais são os passos para sua implementação; quais são as ferramentas utilizadas, além de alguns cases de sucesso.

Clique para ler!

 

Especialista Lean: o agente de mudança da melhoria contínua

 

Para ser possível conquistar as tão desejadas melhorias na organização reduzindo os desperdícios, se torna necessário a presença de profissionais especializados nesta metodologia que buscam diariamente promover a cultura Lean nas suas organizações.

Neste post você irá entender qual o papel de um especialista Lean em uma empresa e conferir 5 práticas e fundamentos que são constantemente adotados por ele nas companhias para difundir os princípios e ferramentas derivados dessa poderosa filosofia de melhoria contínua.

Clique para ler!

 

E aí, já sabe tudo sobre o Lean?

 

Depois de ler nossos melhores artigos sobre o Lean, você deve estar empolgado com todo esse conhecimento, não é mesmo? Então pode se alegrar, tenho uma surpresa pra você que se dedicou e chegou até aqui.

Se matricule GRATUITAMENTE no nosso curso de Introdução ao Lean Manufacturing, ministrado pelo nosso consultor Julio Aragon Briales.   

 


Não deixe de nos presentear com seu comentário. Tem algum artigo que você acha que eu deveria ter mencionado? Conte para mim e me ajude a melhorar ainda mais nosso conteúdo. Seu feedback é importante para nós!